Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless)

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Mensagem por tfalce Ter 28 Nov 2017 - 14:32



Olá Confrades, 


Não consegui colar as imagens e o vídeo, mas segue o link para a reportagem:


https://g1.globo.com/carros/noticia/video-veja-como-e-o-furto-hacker-de-carro-sem-as-chaves.ghtml


Não tenho certeza, mas parece uma classe C.
Usar tranca de volante é sacanagem.


Um abraço a todos!

---



VÍDEO: polícia flagra 'furto hacker' de carro sem as chaves
Polícia no Reino Unido faz flagrante de um 'furto hacker' de carro, sem usar as chaves, muito menos armas.
Por G1


Polícia flagra 'furto hacker' de carro sem as chaves no Reino Unido


Os carros estão cada vez mais conectados e inteligentes. Mas os ladrões também. Dois deles foram flagrados no Reino Unido em um "furto hacker", que não precisou de arma e nem danificou o carro.
A técnica engana os sensores de chave presencial, também conhecido como sistema keyless (em inglês), em que basta   o dono se aproximar do veículo com a chave no bolso para as portas se abrirem.
Os criminosos usaram retransmissores de sinal, aparelhos simples que podem ser comprados em qualquer lugar do mundo. Um deles vai para perto do portão da garagem e capta o sinal da chave de dentro da casa.
O sinal da chave é retransmitido para outro aparelho próximo ao carro, que é "enganado" e abre as portas. Também não é necessário "girar" a chave para dar partida, que é feita por botão.
A ação dura cerca de um minuto. O caso aconteceu na noite de 24 de setembro, em Solihull. A polícia de West Midlands ainda não conseguiu recuperar o Mercedes-Benz furtado.
Enquanto as fabricantes não criam barreiras para evitar este tipo de crime, os policiais recomendam usar a "boa e velha" trava de segurança no volante.


Mais vulneráveis
No ano passado, um estudo da associação alemã de automóveis (Adac) afirmou que os carros com sistema de acesso e partida sem chave estão mais propensos a furtos do que os que possuem chave convencional.
O órgão realizou testes com 24 modelos de carros equipados com o sistema, chamado também de "keyless" (em inglês), e eles puderam ser abertos e ligados facilmente com uso de equipamentos simples de rádio.
Em uma situação real, por exemplo, o proprietário pode estar em uma lanchonete com a chave em cima da mesa, e o carro no estacionamento. O ladrão senta na mesa ao lado, aciona um equipamento que transmite o sinal para o outro lá fora, e pronto.
Depois da partida, o carro pode rodar sem a chave por muitos quilômetros, até ser desligado novamente ou acabar o combustível. A Adac ainda afirma que até abastecer com o carro ligado é possível.
Também no ano passado, hackers chineses conseguiram controlar um Tesla à distância, inclusive acionando o freio, por meio de uma brecha no navegador do sistema multimídia.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 29 Nov 2017 - 3:47



Houve um técnico de SP o Amadira que disse aqui no fórum que isso não seria possível!!! What a Face

Pelo que entendi os ladrões copiaram segredo usando o sinal que chega na caixa de relé do portão da casa, muito estranho, não entendi quando falam em captar sinal de uma chave eletrônica guardada dentro de casa num momento que não esta sendo acionada ou usada, talvez tentaram rastrear o sinal da chave dentro de casa como disse um amigo Mercedeiro que leu a reportagem, outra que não entendi quando falam forma ligaram o motor.
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Mensagem por tfalce Qua 29 Nov 2017 - 8:28



Pelo que eu entendi:
- a caixa perto do portão consegue captar o sinal da chave dentro de casa;
- a chave keyless está sempre transmitindo, pois não precisamos apertar seu botão para o carro destrancar;
- a caixa perto do carro retransmite o sinal, fazendo o carro acreditar que a chave esta próxima a maçaneta;
- as duas caixas transmitem e recebem, fazendo toda a "conversa" entre o carro e a chave normalmente;
- o processo se repete dentro do carro para a partida;
- após ligado, o carro não desliga mais, ou demora para desligar, já estando na garagem do ladrão.

Tive a oportunidade de testar um focus, que após ligado com a chave keyless e a chave retirada do veiculo ele não desliga, apenas emite um aviso no painel que a chave não está mais presente. Não tive coragem de dirigir para ver até onde ia.
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Mensagem por machadosl Qua 29 Nov 2017 - 8:55



Minha amiga tinha um Nissan Xgear com sistema keyless, quando a assaltaram levaram o carro mas a chave ficou com ela, quando o carro foi recuperado, eles tinham rodado bastante com ele. Ou seja, parece que realmente os carros keyless permitem que se rode com eles sem a chave perto.
Agora, essa reportagem está muito mal escrita, os jornalista andam piorando sua capacidade de redação a cada dia que passa.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Coronel Qua 29 Nov 2017 - 10:44



Eu assisti no programa sobre carros da Globo, domingo de manhã, que o controle remoto comum de portões interrompe o travamento das portas de um carro, se acionados concomitantemente, o controle do carro com um de portão. 
Se essa interferência básica foi possível, não surpreende a possibilidade de um furto como esse ocorrido no Reino Unido.

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Mensagem por Diogao13 Qua 29 Nov 2017 - 11:16



Me lembrou esse vídeo:




Abs
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Mensagem por tfalce Qua 29 Nov 2017 - 12:57



O  golpe com o controle remoto de portões eu já conhecia, mas é um método mais simples, que apenas impede o trancamento e ativação do alarme. 
Tem o mesmo principio que um bloqueador de celular, emitindo interferência impede o funcionamento do controle.
O ladrão leva o que tem dentro, mas não liga o carro.
É necessário observar que o carro pisque 3 vezes a seta, uma vez trancado o carro não há mais risco.

Agora o o golpe foi levar o carro apenas com a simulação da presença da chave, o que é bem mais complexo.
Uma pessoa se aproxima da chave e toda a comunicação é transmitida para outra pessoa que está próxima ao carro. Simulando tanto que a chave está próxima para o carro, quanto que o carro está próximo para a chave.
Aqui seria o principio de um repetidor de Wi-Fi, encurtando a distancia entre duas partes da rede.
A única solução seria interromper a comunicação entre a chave e o carro, retirando a pilha ou guardando a chave em um cofre (Gaiola de Faraday).

A solução do site, uma tranca de volante, além de horrível, não impede a abertura do carro e o roubo de tudo que tem dentro.
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Mensagem por Diogao13 Qua 29 Nov 2017 - 13:34



Com certeza é impossível comparar a questão técnica envolvida entre o método UK e o método do fiesta. No entanto, a tramóia UK me lembrou a tramóia do fiesta.
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Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless) Empty Re: Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless)

Mensagem por tfalce Qua 29 Nov 2017 - 18:26



Eles vão evoluindo, todos estamos sujeitos ao golpe do Fiesta, já deve estar precificado no seguro, que não vai pagar nada porque não vão nem levar o carro, nem estragar nada para arrombar.
Agora essa da keyless, mais cedo ou mais tarde vai majorar o seguro desses carros.
Quando escolhi Mercedes percebi que o seguro é mais barato que dos demais premium que avaliei e a explicação recebida foi que, dentre outros fatores, a chave da Mercedes é inclonavél, portanto é impossível furtar uma Mercedes.
O sistema infra vermelho ainda dá mais segurança, por ser completamente digital, e sem nenhuma possibilidade de interceptação ou interferência.
A segurança dessa chave foi reverenciada no filme 60 segundos ainda no ano 2.000.
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Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless) Empty Mercedes roubada sem arrombamento e sem chaves (chupacabra - clone)

Mensagem por Leon 1.6 Seg 4 Dez 2017 - 7:47



Os seus problemas acabaram! Para fazer seu Mercedes funcionar, não é preciso comprar nova chave canivete, trocar módulos etc.

Aqui está a solução!

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Mensagem por Espindola Power Head's Seg 4 Dez 2017 - 12:13



tanta tecnologia, pra  facilitar nossa vida e dos bandidos tb
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Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless) Empty Re: Polícia no Reino Unido faz flagrante de 'furto hacker' sem usar as chaves (MB com Sistema keyless)

Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Dez 2017 - 12:47



Já existe um tópico aberto semana passada por um Confrade de BSB sobre este mesmo assunto, vou localizar para fundir.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Dez 2017 - 12:53



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Mensagem por Leon 1.6 Seg 4 Dez 2017 - 13:23



Obrigado @Antônio Elias.
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Mensagem por Espindola Power Head's Seg 4 Dez 2017 - 14:26







os carros continuam funcionando mesmo sem a chaves, eles so param de funcionar quando vc desliga ai ele ñ liga mais sem a chave por perto.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Dez 2017 - 16:17



Leon 1.6 escreveu:Obrigado @Antônio Elias.

Por nada Leon, interessante essa reportagem, acho que deixou mais dúvidas no ar do que certezas propriamente ditas do ponto de vista técnico, pelo menos não se tem conhecimento de outros roubos, ainda não consigo vislumbrar como seria possível clonar códigos de uma chave eletrônica à distância e sem que a mesma esteja pelo menos sendo acionada emitindo sinais que seriam captados.

Do jeito mostrado no vídeo seria o mesmo que dizer que o dono caminhando andando com a chave no bolso seria possível alguém por perto com um aparelho desses captar o sinal digital da chave e cloná-la?!?! confused

Prever esse tipo de situação acho que seria o básico do básico em termos de segurança no projeto de qualquer chave Mercedes-Benz, assim espero, mesmo por que aparelhos como o mostrado pelo @Diogao13 invadem sistemas de outras marcas comuns mas não conseguem fazer absolutamente nada com MB. 

À primeira vista me parece que há algo no vídeo que fugiu completamente da rotina de segurança que não estaria sendo mostrado ou revelado ao público, penso que se houvesse este risco real mesmo acredito que a própria montadora já teria reconhecido a falha ou entidades representantes de montadoras, seguradoras e etc já teriam se manifestado!


Última edição por Antônio Elias em Seg 4 Dez 2017 - 16:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Espindola Power Head's Seg 4 Dez 2017 - 16:40



Antônio Elias escreveu:
Leon 1.6 escreveu:Obrigado @Antônio Elias.

Por nada Leon, interessante essa reportagem, acho que deixou mais dúvidas no ar do que certezas propriamente ditas do ponto de vista técnico, pelo menos não se tem conhecimento de outros roubos, ainda não consigo vislumbrar como seria possível clonar códigos de uma chave eletrônica à distância e sem que a mesma esteja pelo menos sendo acionada emitindo sinais que seriam captados.

Do jeito mostrado no vídeo seria o mesmo que dizer que o dono caminhando andando com a chave no bolso seria possível alguém por perto com um aparelho desses captar o sinal da chave e cloná-la?!?! confused

Prever esse tipo de situação acho que seria o básico do básico em termos de segurança no projeto de qualquer chave Mercedes-Benz, assim espero. 

À primeira vista me parece que há algo no vídeo que fugiu completamente da rotina de segurança que não estaria sendo mostrado ao público, se houvesse este risco real mesmo acredito que a própria montadora ou entidades representantes de montadoras, seguradoras e etc já teriam se manifestado!


Acredito q ñ confrade pq se a montadora se manisfestar sobre a possibilidade disso acontecer. imagina o desespero dos donos desses carros...
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Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Dez 2017 - 17:01



Verdade, concordo, mesmo por que no ano passado divulgaram testes com sistemas de partida sem chaves de outras montadoras que apresentaram vulnerabilidade com uso de rádios simples, o FBI já tinha alertado, consta que as montadores haviam corrigido o problema, até então Mercedes estava fora dessa lista, essa é a surpresa:


"Veja os modelos com "keyless" vulneráveis a furtos testados pela Adac:
Audi - A3 (2015), A4 (2015) e A6 (2014)
BMW - Série 7 730d (2015)
Citroën - DS4 CrossBack (2015)
Ford - Galaxy (2014) e EcoSport (2015)
Honda - HR-V (2015)
Hyundai - SantaFé (2015)
Kia - Optima (2015)
Lexus - RX450h (2015)
Range Rover - Evoque (2015)
Renault - Traffic (2015)
Mazda - CX-5 (2015)
Mini - Clubman (2015)
Mitsubishi- Outlander (2013)
Nissan - Qashqai (2013) e Leaf (2012)
Opel - Ampera (2012)
Ssangyong - Tivoli XDi (2015)
Subaru - Levorg (2015)
Toyota- RAV4 (2015)
Volkswagen - Golf GTD (2013) e Touran (2015)
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Mensagem por Leon 1.6 Seg 4 Dez 2017 - 19:37



Antônio Elias escreveu:... interessante essa reportagem, acho que deixou mais dúvidas no ar do que certezas propriamente ditas do ponto de vista técnico, pelo menos não se tem conhecimento de outros roubos, ainda não consigo vislumbrar como seria possível clonar códigos de uma chave eletrônica à distância e sem que a mesma esteja pelo menos sendo acionada emitindo sinais que seriam captados...
Do jeito mostrado no vídeo seria o mesmo que dizer que o dono caminhando andando com a chave no bolso seria possível alguém por perto com um aparelho desses captar o sinal digital da chave e cloná-la?!?! confused

Infelizmente, parece ser isso mesmo: há um vídeo que orienta clicar duas vezes nas chaves dos Mercedes para desativar a emissão de sinais. Ei-lo:



E outro vídeo mostra como funciona o "relay":



Pelo jeito, teremos de voltar a instalar correntes e cadeado no volante, travas de câmbio (Carneiro, Mul-t-lock) ou - quem sabe - ressuscitar aquelas travas de volante que detonavam as pedaleiras...
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Mensagem por Guest Seg 4 Dez 2017 - 19:51



:giggle: minha velho W126 tem uma interruptor no Porta-luvas fechado com o chave. deste interruptor desligou o ignição plus ativar o alarme depois alguns segundos. pronto. hoje eles nao sair com um W126. :cagandoderir:

e Hoje plus um pequeno GPS Chip e sensor do reboque.


normalmente chegar no mesmo hora na casa do ladroes com uma state of the art metralhadora e  :dontdoit: carne moída...
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Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Dez 2017 - 20:42



Leon 1.6 escreveu:
Antônio Elias escreveu:... interessante essa reportagem, acho que deixou mais dúvidas no ar do que certezas propriamente ditas do ponto de vista técnico, pelo menos não se tem conhecimento de outros roubos, ainda não consigo vislumbrar como seria possível clonar códigos de uma chave eletrônica à distância e sem que a mesma esteja pelo menos sendo acionada emitindo sinais que seriam captados...
Do jeito mostrado no vídeo seria o mesmo que dizer que o dono caminhando andando com a chave no bolso seria possível alguém por perto com um aparelho desses captar o sinal digital da chave e cloná-la?!?! confused

Infelizmente, parece ser isso mesmo: há um vídeo que orienta clicar duas vezes nas chaves dos Mercedes para desativar a emissão de sinais. Ei-lo:



E outro vídeo mostra como funciona o "relay":



Pelo jeito, teremos de voltar a instalar correntes e cadeado no volante, travas de câmbio (Carneiro, Mul-t-lock) ou - quem sabe - ressuscitar aquelas travas de volante que detonavam as pedaleiras...

Leon, complicado chegar a este ponto rsrsrs ... havia me referido a possibilidade de clonar chaves eletrônicas "convencionais" (sem Keyless), só falta elas, a fragilidade desse sistema presencial Keyless sem necessidade de chave para dar partida já vinha sendo levantada noutras marcas desde 2016, preocupante mesmo para quem tem Mercedes com este sistema de partida.
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Mensagem por Espindola Power Head's Seg 4 Dez 2017 - 22:03



elas ficam sempre emitindo sinal. isso sempre me preocupou deste a época q trabalhei na Mercedes.
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Mensagem por Guest Ter 5 Dez 2017 - 8:40



hoje o maioria adora para conectar o carro via smartphone do internet e todo. e lógico uma sistema ficar com acesso uma hacker tambem ficar com acesso na sistema. mesmo no internet banking, primeiro eles falar seguro e pouco depois ja o sistema ficar obsoleta e perigoso.

eu pessoalmente jogo deste todos coisas fora e nao mais usar. eu nao aceitar todo mundo controlar minha vida e o ladroes, independia do forma, ficar com fácil acesso via deste porcaria.

mas hoje existe clientes do carro aceitam o controle que forma eles dirigir e transmita o dados para o segurança do carro. próxima o governo instalar uma impressora no carro para o multas e deles continuar ohhh que bom desenvolvimento.

horrível Georg's Orwell 1984 Si-Fi novela hoje uma realidade por que deste desnecessário infantil brinquedos.


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Mensagem por Leon 1.6 Ter 5 Dez 2017 - 11:34



Pois é, @Antônio Elias e amigos, há muitos produtos por aí que fazem coisas que nem consigo imaginar como, p.ex., os do site vagtacho brasil: http://www.vagtachobrasil.com/

Um link desse site remete à Abrites Auto Solutions; se consegui compreender, parece que eles dispõem uma espécie de scanner que, além das funções habituais, também atuaria na codificação e reprogramação dos módulos ELV e ESL, p.ex.: mais em http://www.abrites.com/products/abrites-diagnostics/for-mercedes-maybach-smart
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Mensagem por Convidado 9 Qua 6 Dez 2017 - 16:02



Se entendi numa leitura superficial, apenas aperfeiçoaram os softerwares MB para cruzamento de dados que a própria Mercedes já tem para troca de módulos, agora essa parte da EZL e EZS a idéia "brilhante" dessa empresa me pareceu que é simplesmente isolar as travas que contém segredos de segurança e ignição do carro e lascar no lugar um emulador, certamente sem a segurança do sistema original, estranho é colocarem esse tipo de adaptação (ou gambiarra?!) ao alcance de qualquer pessoa rotulando como solução técnica. Shocked
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