Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Ter 20 Mar 2018 - 23:09



Olá amigos, estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem. Gostaria de saber qual líquido de arrefecimento usar em minha Mercedes-Benz W202 C180 1996 ? E também quais as melhores marcas para comprar (importada ou nacional)? Estou com essa dúvida pois não possuo o manual original do automóvel para verificar.

Obrigado.
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Felipe_CWB Qua 21 Mar 2018 - 13:31



Celso, tudo bem?

O manual não determina uma marca em específico, apenas a quantidade necessária. 
No caso da C180, são necessários 8 litros para atender todo o sistema.

Abraço
Felipe_CWB
Felipe_CWB
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 15/03/2018
Interesses : Manutenção
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por MRaposo Qua 21 Mar 2018 - 14:44



Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode comprar qualquer líquido de arrefecimento que atenda a norma mb 325.0.

A lista de produtos homologados você encontra no site da Mercedes: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu particularmente estou utilizando o Pentosin Long-Time Antifreeze. Fui recentemente até Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina), cruzei os Andes umas 6 vezes e não tive problemas de congelamento ou superaquecimento.

Cordialmente,

Raposo


Última edição por MRaposo em Qua 21 Mar 2018 - 14:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do nome da cidade)
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Qua 21 Mar 2018 - 18:47



MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode comprar qualquer líquido de arrefecimento que atenda a norma mb 325.0.

A lista de produtos homologados você encontra no site da Mercedes: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu particularmente estou utilizando o Pentosin Long-Time Antifreeze. Fui recentemente até Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina), cruzei os Andes umas 6 vezes e não tive problemas de congelamento ou superaquecimento.

Cordialmente,

Raposo
Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?


Última edição por celsoluiz em Qua 21 Mar 2018 - 18:57, editado 1 vez(es)
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Qua 21 Mar 2018 - 18:55



Felipe_CWB escreveu:Celso, tudo bem?

O manual não determina uma marca em específico, apenas a quantidade necessária. 
No caso da C180, são necessários 8 litros para atender todo o sistema.

Abraço
Baixei o manual em espanhol e lá realmente só diz a quantidade necessária de líquido. Mas a minha dúvida era realmente sobre qual norma se encaixaria o modelo do meu carro, pois para líquido de arrefecimento tem 5 normas. tem a norma 325.0/ 325.3/ 325.5/ 325.6/ 325.7
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por MRaposo Qua 21 Mar 2018 - 20:43



celsoluiz escreveu:
MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode comprar qualquer líquido de arrefecimento que atenda a norma mb 325.0.

A lista de produtos homologados você encontra no site da Mercedes: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu particularmente estou utilizando o Pentosin Long-Time Antifreeze. Fui recentemente até Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina), cruzei os Andes umas 6 vezes e não tive problemas de congelamento ou superaquecimento.

Cordialmente,

Raposo
Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?
Boa noite

Você pode optar por líquidos de arrefecimento normas MB 325.x ou 326.x.

Os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:3 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 2 l de liquido de arrefecimento e 6 l de água. 

Já os líquidos da norma 326.x  estão prontos para uso e não deve ser diluídos.

Como norma geral  temos:

MB 325.0  e 326.0- para veículos fabricados até abril de 2014.

MB 325.6 e 326.6 - para todos os veículos.

Como seu carro é de 1986, qualquer uma das normas atende.

Caso você deseje maiores detalhes em relação as especificações 325.3, 325.5 e 325.7, de uma olhada na norma BEVO 310.1, que está disponível aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você vai notar que teoricamente estas normas permitem um tempo maior de troca do líquido de arrefecimento e que algumas delas são específicas para determinadas famílias de motores.

Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por MRaposo Qui 22 Mar 2018 - 2:52



Boa noite,

Apenas corrigindo o post anterior, os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:1 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 4 l de liquido de arrefecimento e 4 l de água. 


Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Qui 22 Mar 2018 - 9:33



MRaposo escreveu:
celsoluiz escreveu:
MRaposo escreveu:Olá [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode comprar qualquer líquido de arrefecimento que atenda a norma mb 325.0.

A lista de produtos homologados você encontra no site da Mercedes: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu particularmente estou utilizando o Pentosin Long-Time Antifreeze. Fui recentemente até Ushuaia (Terra do Fogo, Argentina), cruzei os Andes umas 6 vezes e não tive problemas de congelamento ou superaquecimento.

Cordialmente,

Raposo
Então, qualquer carro da Mercedes Benz se usa o líquido de arrefecimento da norma 325.0 ? Vi que além da norma 325.0 existe também outras 4 normas= 325.3/ 325.5/ 325.6 e a 325.7 ? Qual a diferença dessas 5 normas ?
Boa noite

Você pode optar por líquidos de arrefecimento normas MB 325.x ou 326.x.

Os líquidos das normas 325.x devem ser diluídos na proporção 1:3 em água. Se seu carro pega 8 litros, você vai necessitar de 2 l de liquido de arrefecimento e 6 l de água. 

Já os líquidos da norma 326.x  estão prontos para uso e não deve ser diluídos.

Como norma geral  temos:

MB 325.0  e 326.0- para veículos fabricados até abril de 2014.

MB 325.6 e 326.6 - para todos os veículos.

Como seu carro é de 1986, qualquer uma das normas atende.

Caso você deseje maiores detalhes em relação as especificações 325.3, 325.5 e 325.7, de uma olhada na norma BEVO 310.1, que está disponível aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você vai notar que teoricamente estas normas permitem um tempo maior de troca do líquido de arrefecimento e que algumas delas são específicas para determinadas famílias de motores.

Cordialmente,

Raposo
Muito obrigado pela explicação, acho que agora entendi, resumindo: "posso usar tanto os da norma 325.x quanto 326.x mas se eu usar da norma 325.x eu terei que misturar com 50% de água por outro lado seu eu usar da norma 326.x não precisarei fazer a mistura".
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Qui 22 Mar 2018 - 21:15



O líquido de arrefecimento da marca Delphi é bom ?
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Convidado 9 Sex 23 Mar 2018 - 15:41



celsoluiz escreveu:O líquido de arrefecimento da marca Delphi é bom ?
Líquidos refrigerantes desta marca Delphi não tem homologação MB, vejo-os como nível mediano no padrão de Bosch por exemplo que também não tem homologação, são inferiores aos recomendados nas listas MB, existe um Delphi orgânico cor rosa que foi usado por um Confrade do RS no M112 de uma W163 que detonou com o radiador e com o sistema de refrigeração em pouco tempo, teve que trocar tudo, sugiro analisar bem a composição e o tipo de motores que tiver homologação, se houver, antes de aplicar na sua W202.


Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 20:22, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Sex 23 Mar 2018 - 18:50



Antônio Elias escreveu:
celsoluiz escreveu:O líquido de arrefecimento da marca Delphi é bom ?
Líquidos refrigerantes desta marca Delphi não tem homologação MB, vejo-os como nível mediano no padrão de Bosch por exemplo que também não tem homologação, são inferiores aos recomendados nas listas MB, existe um Delphi orgânico cor rosa que foi usado por um Confrade do RS no M112 de uma W163 que detonou com o radiador e com o sistema de refrigeração em pouco tempo, teve que trocar tudo, sugiro analisar bem a composição e o tipo de motores que tiver homologação, se houver, antes de aplicar na sua W202.
Muito Obrigado... Então irei comprar o Mobil GS 333 Plus.
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Diogao13 Ter 3 Abr 2018 - 9:25



Sinceramente, fiquei bem curioso com essa história do fluido Delphi. Basicamente o que diferencia esse tipo de produto hj no mercado é só a concentração de monoetilenoglicol. É o tipo de produto que não tem como dar problema. Enfim...
Fato é que na área de fluídos de radiador compramos apenas marca, pq a tecnologia é zero. Conseguiram pegar um produto que deveria custar no máximo 3 reais o litro e vender a preço de champagne.
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por machadosl Ter 3 Abr 2018 - 11:19



Eu já testei alguns fluidos de radiador em meu laboratório e o da Delphi concentrado se diluído com água destilada consegue ter um bom ponto de ebulição e congelamento sem falar que não corroi o sistema. Pelo menos já tem 3 anos que fiz os testes e a palha de aço que está imersa no fluido até hoje está sem ferrugem.
Já o Delphi diluído tem o ponto de ebulição bem inferior ao Concentrado, logo eu evito de usar.
Atualmente eu uso o liquido da Kobe nos meus carros, mas sempre diluídos com água destilada.
Fiquem atentos que o uso de água de torneira que não passou por um filtro de carvão tende a comprometer a ação do liquido de arrefecimento, podendo inclusive, ajudar na corrosão de peças. O mesmo vale para água da chuva, que em alguns fóruns costuma-se falar que é bom, na verdade, por causa dos poluentes que temos na atmosfera, a água de chuva é bem pior que a água de torneira.
Em tempo, água mineral não é égua destilada e também não serve.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Diogao13 Ter 3 Abr 2018 - 11:49



Legal ter feito o teste, Sergio.

A diferença observada no ponto de ebulição entre o diluído e concentrado tem relação com a concentração da solução final, visto que mesmo tendo diluído conforme indicado, não sabemos se a indicação do fabricante gera concentrações diferentes entre a que foi diluída e que já vem pronta pra uso.

Na prática, esses fluidos vão servir apenas para elevar o ponto de ebulição, abaixar o ponto de congelamento da água do radiador e auxiliar no combate a corrosão. De modo geral, a água pura já é suficiente quanto ao arrefecimento no Brasil, porém não irá combater a corrosão.

Agora, apenas para substanciar o tópico, segue abaixo um teste que não é científico, mas dá um direcionamento:
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Leon 1.6 Qua 4 Abr 2018 - 19:40



Compartilhando o que aprendi sobre esse assunto:

1) "Nunca misture aditivos com especificações diferentes, ainda que produzidos pelo mesmo fabricante" => "Faça uma limpeza completa de todo o aditivo antigo ANTES de aplicar o aditivo novo"

A combinação de aditivos diferentes pode ocasionar uma reação química indesejada, altamente corrosiva ao motor. É possível que isto tenha acontecido no caso do RS citado pelo Antônio Elias, não devendo ser necessariamente creditado ao novo aditivo (Delphi) que, aliás, foi testado pelo confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], demonstrando boa eficácia.

Vejam, a partir dos 3:30 deste vídeo de 17/2/2018 do "Diego Velocímetros", o que pode provocar a mistura de aditivos:


2) "O aditivo orgânico tende a ser mais detergente/corrosivo que o inorgânico"

Há poucos dias, o mecânico generalista que cuida de meus carros disse-me isso; segundo ele, em sistemas de arrefecimento mais antigos ou com manutenção negligenciada, o uso de aditivos orgânicos ("rosa") geralmente provoca maior desprendimento de sujidades/ferrugens, em comparação aos inorgânicos ("verde").
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por machadosl Qua 4 Abr 2018 - 19:53



O pior dessa mistura é que as vezes a reação entre os dois aditivos podem levar a formação de "grumos" que acaba por entupir o radiador que tem a aletas muito finas.
Outro ponto negativo, agora com relação a alguns fabricantes como a Koube, ela usa a cor que quer nos líquidos que produz, a embalagem é que diz se é orgânico ou sintéticos (inorgânicos) está apenas escrita no rótulo. Considero isso um erro do fabricante que não segue as regras que a maioria dos bons fabricantes segue no mercado. Esse, com certeza, será um motivo para nunca receber a aprovação da Mercedes.
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Convidado 9 Qua 4 Abr 2018 - 20:40



Diogao13 escreveu:Sinceramente, fiquei bem curioso com essa história do fluido Delphi. Basicamente o que diferencia esse tipo de produto hj no mercado é só a concentração de monoetilenoglicol. É o tipo de produto que não tem como dar problema. Enfim...
Fato é que na área de fluídos de radiador compramos apenas marca, pq a tecnologia é zero. Conseguiram pegar um produto que deveria custar no máximo 3 reais o litro e vender a preço de champagne.

No caso que citei pode ter ocorrido a situação citada pelo Leon, esteja certo de que cada produto tem uma formulação diferente da outra e cada fabricante homologa fluídos conforme o projeto de cada motor, experimente pegar um fluído bosch ou um delphi ou um desses mais baratos vendidos nos postos de troca de óleo e deixe cair um pouco do produto numa parte do escape quente por exemplo e depois faça o mesmo com um dos 2 homologados que citei, verá que no segundo sobe um vapor frio, os outros não; esses fluídos homologados pela MB houve uma mudança em 2012 quando retiraram das prateleiras das CCS no mundo todo os orgânicos, a distribuição de fluído de outras cores foi descontinuado pela Mercedes-Benz a partir de 01 de Julho de 2012, o atual é de base sintética alterado a partir do "amarelo / laranja Q1030002 para o novo "Blue" fluído Q1030004 que não contem nitritos e outros componentes e tem uma TSB da MBUSA alertando para que não deve ser misturar o blue com outras cores descontinuadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Os fluídos atuais da lista não provocam por exemplo reações com o alumínio e as ligas de tecnologia própria utilizadas pela montadora nos revestimentos internos dos motores modernos e podem ser aplicados sem restrições em motores novos e antigos, esse dado é importante, observe também que conforme o produto muda o período de troca o que revela composições diferentes entre si, exemplo um fluído formulado pela Bosch aplicado em algumas marcas comuns a troca orientada na própria embalagem é recomendada anualmente, já a mistura do Mobil GS 333 e o Pentosyn longa vida com água desmineralizada comentada pelo Sérgio a troca é prevista no Assyst a cada 3 anos, demonstra que os fluídos existentes no mercado são produtos diferentes entre si, cada um com aplicação específica.


Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 22:28, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : texto)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por celsoluiz Sex 4 maio 2018 - 18:47



Uma outra dúvida, o líquido de arrefecimento da marca Peak é boa ? é certificado pela MB ?
celsoluiz
celsoluiz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 78
Data de inscrição : 01/07/2017
Interesses : manual carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996 Empty Re: Líquido de Arrefecimento W202 C180 1996

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos