Classe A 190 2003 automática não dá partida

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Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Kael Gasparin em Qua 4 Abr 2018 - 0:27



Estou com seguinte problema:
Carro está normal água,óleo e após ter rodado 100km estacionei o veículo normalmente. Após tentar dar a partida veículo acende o painel normalmente as luzes sendo que não gera ignição, quando dou partida as luzes se apagam parece sem força de partida somente dia o barulho motor tec.tec.tec.......coloquei o cabo para chupeta bateria e mesmo após carregar somente fica este barulho TEC.tec.tec.tec..e não da partida..alguém pode me ajudar? Será motor partida? Injeção eletrônica?


Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 23:01, editado 1 vez(es) (Razão : título ampliado (estava somente o ano / modelo do veículo))
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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Alfredo Guimaraes em Qua 4 Abr 2018 - 13:48



Caro Gasparin,
Me parece que sua bateria já era!
Melhor testar e trocar se for o caso.
Abçs,
Alfredo
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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Kael Gasparin em Qua 4 Abr 2018 - 14:45



Caro Alfredo, será somente bateria geralmente nesses casos? .;...a direção elétrica fica dura também e ao desligar ele volta ao normal.....o ar condicionado não gelando não atrapalha em nada ?
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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Antônio Elias em Qua 4 Abr 2018 - 23:07



Ampliei o título para tentarmos direcionar o foco do tópico e entendermos o que está acontecendo.

Aparentemente ar condicionado não teria relação com a falha na partida, o som pela descrição parece bateria descarregada mesmo, a não ser que o A/C esteja causando fuga de corrente e descarregando a bateria, o A/C funcionava bem antes de ocorrer essa dificuldade de partida?   

Não entendi a parte que você disse que quando desliga a direção volta ao normal, o que você quiz dizer?

E muito cuidado com chupeta, pode queimar módulos, principalmente o comutador de partida que é o primeiro geralmente a ser atingido por pico excessivo de corrente, desconfigura tudo, houve um caso aqui essa semana do Confrade Marcos A160 2005 teve que trocar comutador que derreteu com chupeta, Ecu e etc.

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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Kael Gasparin em Qui 5 Abr 2018 - 10:37



Bom dia Antonio,

Em relação ao A/C funcionava bem antes de ocorrer essa dificuldade de partida sim, só resfriava pouco mas acho que é falta de troca do filtro.


Em relação a direção dura, li em alguns tópicos no portal que pode ser o motor elétrico da direção hidráulica que pode estar queimado ou danificado por isso que as vezes ao esterçar volante após ligar ele começa a ficar duro demais, ai tenho que desligar e ligar ele retorna ao normal.


Em relação bateria vou retirar ela e fazer alguns teste e trocá-la se necessário para ver se resolverá este problema de ignição...e volto a postar se for resolvido.


Agradeço pelas orientações do fórum MB.
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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

Mensagem por Antônio Elias em Qui 5 Abr 2018 - 13:01



Sim, agora entendi, quando a direção ao desligar volta funcionar e enrijece toda vez que esterça com certeza é sintoma típico do módulo da bomba avariado ou baixa tensão no sistema que pode estar interferindo também na partida, corrigir para evitar que os reflexos se ampliem e causem outros problemas noutras partes interligadas. 

Teste a tensão com amperímetro, se o regulador de tensão do alternador começar carregando abaixo do máximo de 14,40 V e estabilizar algum tempo após e permanecer carregando com o motor aquecido carregando bateria acima de 13,60 V é sinal de que está tudo normal com a parte elétrica.

Se estiver tudo normal com o alternador e persistir o problema da direção enrijecendo toda vez que esterça a direção isso é sintoma típico de módulo da bomba avariado, como disse tem que descartar a primeira hipótese (equilíbrio elétrico) antes de mexer na bomba; ocorre o seguinte: se faltar energia, tensão cair muito abaixo de 10V o módulo "desarma" a bomba eletro-hidráulica, ao religar quando levada ao esforço no esterçamento desarma novamente, se o módulo estiver danificado como imagino esteja eu não conheço quem remanufature esse módulo no Brasil dentro do padrão original do componente, isso dificulta correção, o Confrade Edgarde teve o mesmo problema e no final de várias tentativas frustradas de reparo acabou optando por colocar outra bomba completa usada, no exterior existem empresas que recondicionam mas o frete para envio e retorno é oneroso, se tiver contato no exterior para receber, encaminhar a peça e depois despachar de volta resolvendo o desembaraço aduaneiro facilitará muito, por outro lado também não é aconselhável isolar o módulo com relés porque este módulo é atrelado a outros sistemas do carro como o tração e o ESP, veja aí a melhor forma de resolver esse problema caso o sistema elétrico esteja em ordem.

Bateria confira nestas revendas com aparelho apropriado se está segurando carga, a maneira correta de fazer isso é dar antes uma boa carga lenta na bateria de um dia para o outro e depois de completamente carregada fazer o teste. Se a bateria estiver fraca o alternador não carregará adequadamente.

Meça o que chega na bateria e depois meça quanto sai do alternador para ver se há perda de carga no caminho. 

Se por acaso não estiver carregando ou então chegando carga insuficiente na bateria, um detalhe que acontece muito com Classe A por causa da disposição transversal do motor e movimentação do trem de força: costuma simplesmente quebrar ou romper o terminal negativo do alternador e pára de carregar. Como é bastante trabalhosa a tarefa de desmontagem para se chegar nele e no próprio motor de arranque, muitos eletricistas costumam não se atentar para tentar antes um exame visual do chicote e do cabeamento e só descobrem depois de tudo desmontado que era apenas a falta de negativo impedindo carga. 

Depois dos testes elétricos nos dê retorno para acompanharmos o desfecho.

Abraços,

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Re: Classe A 190 2003 automática não dá partida

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