Funcionamento ventoinha refrigerção M112 - C320

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Funcionamento ventoinha refrigerção M112 - C320

Mensagem por Augusto Siqueira em Dom 10 Jun 2018 - 8:50

Bom dia a todos!!

Seguindo a sugestão do nosso confrade [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], abro este tópico para discutirmos um pouco mais e entendermos o funcionamento do ventilador utilizado pela MB no sistema de arrefecimento dos motores M112. No meu caso uma C320, mas acredito que deve ser aplicado às C240 também e em até outros modelos.

No meu caso o que me chamou a atenção foi que o ventilador, ou ventoinha como também é chamado, entra em funcionamento, permanentemente, em baixa velocidade após a partida domotor. Quando ligo o ar condicionado, a velocidade aumenta, retornando à velocidade baixa quando desligado. Não é verificado qualquer problema se sobre temperatura do motor.

O que me incomoda é a duvida se o funcionamento constante em baixa velocidade é normal. Aliado a esta dúvida vem o fato de, quando em alta velocidade, o barulho e a vibração causada chegarem a serem perceptíveis tanto com o carro em movimento quanto parado em um semáforo, por exemplo.

Curioso que sou, pesquisei a respeito tanto no forum quanto na internet, e no próprio EPC/WIS-ASRA, sem nada consistente a respeito achar.

Chamou-me a minha atenção apenas o seguinte vídeo. Atentem para o fato, de no final, o usuário conseguir ajustar a proporção do fluxo de ar (velocidade) do ventilador.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Desde já, agradeço pelas colaborações.
Augusto Siqueira
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 153
Interesses : Classic Mercedes Benz
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: