Sistema de ar condicionado desligado e ventoinha não desliga.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema de ar condicionado desligado e ventoinha não desliga.

Mensagem por PauloCorrea em Sab 22 Set 2018 - 16:07

Ola amigos confrades sou novo no tópico  e gostaria de compartilhar um problema que estou tendo em minha MB.

Tenho uma MB c250 CGI 2011.

Apos deixa-la desligada por algum tempo fiquei sem bateria e acabei caindo na tentação de fazer uma transferência de energia para dar a partida, ok ate ai tudo bem, o carro ligou, porem, logo 10 segundos apos a partida a ventoinha ligou em velocidade máxima e nao desligou mais, percebi que o painel de controle do ar-condicionado nenhum botão mais funcionava e todos os botoes desligaram e ficaram apagados.

Um Amigo fez um Scan e aparecerem os seguintes erros:

U0424 - Dados inválidos do modulo de controle do ar condicionado
U0164 - Link de comunicação do modulo do ar condicionado.

Nao sei o que fazer, se eh um fusível, se o modulo deu problema, se puderem me ajudar por gentileza, acredito que temos grandes mentes especializadas em MB aqui.

Desde ja muito obrigado.
PauloCorrea
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Interesses : Conhecimento sobre mercedes e Bens e Ajuda com Problemas da mesma
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Re: Sistema de ar condicionado desligado e ventoinha não desliga.

Mensagem por Antônio Elias em Sab 22 Set 2018 - 19:25

Paulo, apresentação é bem-vinda antes de participar de área técnica. 

Os códigos citados não são específicos Mercedes-Benz, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], são genéricos, provavelmente foram obtidos de scanner comum que não leu todas centrais, seria interessante postar qual scannner foi usado, se o seu amigo chegou resetar alguma outra avaria armazenada na memória de erros e se essas de grupo U aparecem no scanner dele como atuais, presentes, não aceitam reset  etc, apenas para entendermos como ocorreu a intervenção com scanner. 

A sua C250 está equipada Thermatronic, confere? 

U0164 pode ser significativo quando há defeito em sensor de pressão ou pressostato do A/C e desativa o ar condicionado, não me parece pelos relatos ser este o seu caso. 

É possível considerar possibilidade de erro leitura por que quando ocorre queda de energia aparecem na varredura feita com Star Diagnosis e outros equipamentos baseados na plataforma do Xentry MB todos os códigos de inativação dos sistemas à medida que foram aos poucos sendo desernegizados enquanto havia carga na bateria para mantê-los, o ESP geralmente cai primeiro e o de injeção e o que comanda alarme e travas direção por último, o aviso de sistema retenção airbag por norma só scanner reseta mesmo que tenha sido só queda de energia, não vejo seguro confiar só nestes 2 códigos isoladamente. 

O correto ao meu ver nestes casos é passar Star mesmo e rodar o programa para reprogramar software de tudo que for necessário e confirmar se há módulo inerte para definir com certeza se o problema é de hardware.

Queimar módulo depende muito da forma como foi feita a transferência de carga, principalmente onde foi feito o aterramento do negativo da bateria que envia carga, quando necessário e só em último caso eu costumo aterrar no bloco do motor usando 2 cabos, se segurar 2 baterias ligadas em série a alternadores por mais de 10 segundos queima módulo mesmo.

Enfim posso estar enganado mas ao meu ver esses códigos genéricos não indicam nada de concreto com relação a perda/queima de módulo, pelos sintomas me parece ter havido perda de programação do ar condicionado eletrônico.

Última edição por Antônio Elias em Sab 22 Set 2018 - 20:39, editado 2 vez(es) (Razão : texto)

Moderador
Moderador

Número de mensagens : 14530
Interesses : Mercedes !!!
Estado : Minas Gerais

Mensagem por Antônio Elias em Sab 22 Set 2018 - 20:41

Complementando a questão da sua dúvida sobre transferência de carga possa ter causado problema no A/C, o nosso técnico [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] publicou um vídeo onde fez transferência com equipamento próprio e dá uma dica interessante, ensina ligar algum consumidor elétrico como farol por exemplo antes de remover os cabos para evitar pique de tensão, que é onde queima módulo e às vezes até chave, assista:

Moderador
Moderador

Número de mensagens : 14530
Interesses : Mercedes !!!
Estado : Minas Gerais

Mensagem por Seissler em Dom 23 Set 2018 - 8:53

ola,

o códigos da sua scanear genérico demonstra completamente outros problemas em OBD 2 normas. por isso precisar uma Xentry Star diagnosis!
o code U 0424 por exemplo uma code para MAF e/ou sistema do injeção - combustível.
o code U 0164 velhas e sensor do catalisador / em conexao do code U 0424 possivel. 

mas deste so OBD 2 e nao MB especifico e nada com o ar condicionado. o consume do carro muito alto? motor ligar ruim? falta do potencial?

o ar condicionado nao funciona sem code do erro possível: falta do agente no gas do ar condicionado. vc tem pressao na sistema mas o ar condicionado nao friar e desligar. em caso o temp alto no cabine logo o ventilador trabalhar no maxima em deste momento. so vc usar o regulador ele precisar menu ir. no automatica - maxima.

Manutenção: velhas correto e nao velho / quando o quilometragem? - nao NGK e correto especificação?

quando vc mantenham o ar-condicionado? em caso o antigo manutencao o oficina evacuar correto o sistema e completar correto o gas? vc tem R134a? ou ja deste novo gas que uma tem uma porcaria?

ps em 1 ano 3-10% do volume do R134a sair o sistema e deste normal.

att
Seissler
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 628
Interesses : boa vida
Estado : Estrangeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: