Fluído de Câmbio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fluído de Câmbio

Mensagem por Marcio Abdulklech em Dom 28 Out 2018 - 14:57



Peço perdão se estiver sendo repetitivo com a abertura desse tópico, mas não consegui encontrar qual o fluído correto para troca da minha Mercedes C230 Kompressor 2005, não sei quantos litros comprar, se é só esgotar o fluído do cárter, trocar filtro e junta ou se existe algum meio de esgotar todo o fluído, inclusive do conversor.


Grato


Márcio
avatar
Marcio Abdulklech
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 04/09/2018
Interesses : Manutenção de Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fluído de Câmbio

Mensagem por Espindola Power Head's em Qua 31 Out 2018 - 1:08



ola, vamos se posso ajudar.

o oleo usado no cambio ATF236.14
o ideal sera trocar junto com o oleo o filtro q vai dentro co carter da transmissão. junta tb.

com respeito a quantidade se vc trocar por gravidade vc vai utilizar uns 6L agora se trocar com utilização de maquina q faz a troca do oleo do conversor tb vc vai utilizar quase 10L.
avatar
Espindola Power Head's
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 15/02/2017
Interesses : ajudar e aprender
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fluído de Câmbio

Mensagem por Antônio Elias em Qui 8 Nov 2018 - 3:09



Márcio, recebi por MP os dados do chassis, me desculpe o lapso demora do tempo de retorno, o nosso sempre prestativo Confrade César já lhe deu um bom apoio inicial, a sua MB é uma W203.040 com câmbio NAT 1 722.695 W 5 A 330.

Nessa configuração a transmissão trabalha com um conversor de torque A 211 250 0902 blindado.

Pelo Wis cabem 8,5 litros de fluído contando com o conversor.

No Epc consta para o seu chassis um bujão roscado no conversor N000000648 mas sob encomenda, olhei rapidamente no datacard e não vi código de opcional que inclua esse bujão na sua C230K (vem bujão de linha de montagem nos conversores de final A211250.2002), enfim esse dado lhe interessa para ver a melhor forma de esgotar todo o conteúdo, não custa o mecânico conferir visualmente se o bujão está presente, na troca por gravidade vai caber em torno de 5,5 a máximo 6,5  lts na média informada acima pelo César, a medição final do nivel com motor na temperatura de serviço que vai definir quanto se acrescenta ou se retira.

Algumas oficinas especializadas usam processo de recirculação usando uma quantidade maior de fluído esgotando e recompletando até limpar o máximo possível a quantidade que circula no conversor blindado, ao final tem que checar o nível em 2 medições com vareta OEM, uma com motor frio e a segunda na temperatura de serviço e após ativar todas as posições do câmbio para circular o fluído.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

PN do filtro: A 140 277 0095; PN junta de vedação cárter: A140 271 0080.

Pelo preço destes componentes e tempo para a próxima revisão (5 anos ou 60.000 Km,o que vencer primeiro) compensa comprar tudo original OE e evitar produtos paralelos. 

Não aconselho troca por diálise por 2 motivos:

Primeiro por que acho necessário o profissional que for realizar o serviço abrir a tampa do cárter, observar o aspecto dos solenóides internos, examinar imã, identificar eventuais desgastes em componentes, molinhas e etc e principalmente se o fluído vencido tem cheiro de queimado e se há presença de limalhas que possam indicar desgaste precoce na caixa que requeira reparo antes de trocar o fluído. 

Segundo por que por diálise só se retira óleo e o Wis recomenda no plano de manutenção a troca do filtro que pode já estar perdendo a eficácia e impedindo a correta circulação do óleo e da junta de vedação do cárter que resseca por final de tempo de vida útil submetida a calor e etc e provoca vazamentos.

Fluído: nas Caixas NAG 1 se pode aplicar 236.12, mas para sua configuração concordo com o César com relação a 14, quanto mais evoluído melhor, qualquer um dos homologados tanto o Motul 236.14 ou Febi A001 989 6803 ou o Fuchs Titan 3353 da 236.12 você não terá problemas.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Lembrando que nessa manutenção é rotina ao inspecionar a caixa checar se há vazamentos na tomada e fazer resets com scanner ao final dos trabalhos, não vejo como um serviço para qualquer DIY.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 14435
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fluído de Câmbio

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum