Classe A com Fuga Elétrica

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Mensagem por jonaslewis em Dom 21 Abr 2019 - 18:37



Oi gente, sou novo no fórum e no Classe A. 
Peguei o carro essa semana, inteirinho, lindo. Um 160 2004. Dentro do porta-luva, o antigo dono tinha um som bem vagabundo. Instalei ele num mecânico. 

O carro ficou parado duas noites. O som ficava com o relógio ligado mesmo com o carro desligado e fechado. Enfim, no outro dia bateria MORTA. Dei carga e pegou. Fui a uma loja técnica de bateria, e estava bem descarregada. Ficou pra dar carga e peguei uma reserva. Mas havia uma fuga elétrica de 0.5. Coisa grande. Som já desligado e desplugado e tudo. Mesmo assim a fuga.

Hoje, o relógio do próprio painel, onde tem o contador de km também não apagou quando desliguei o carro todo. Normal isso? Fica ligado?

O que fazer?

Abração
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Mensagem por Wagner0 em Dom 6 Out 2019 - 0:55



Caro, estou com problema de fuga também. Descarregava antes e descobri no especialista em BH que a placa do alternador estava com problema. Resolvido. Depois de 4 meses fuga de novo, dessa vez não é a placa. Medi e está dando. 14,3, normal.

Fiz uma nova medição na Classe A e acredito ter descoberto o problema da fuga de energia: as luzes de teto, e não no alarme como eu estava supondo:

1)Com a bomba a vácuo desligada do fio no porta malas, e luzes de teto APAGADAS fica em 0,01 no multimetro, ou seja, sem fuga, certo?!

2)E quando as lâmpadas do teto são ACESAS, ao abrir a porta, vai imediatamente para 2,53. no multímetro.

3)Com a bomba à vácuo ligada disparada e as lâmpadas de teto APAGADAS fica em 0,54 no multímetro.
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Mensagem por Antônio Elias em Dom 6 Out 2019 - 3:45



@WagnerO, existe fuga ou corrente em vazio quando o consumo elétrico simulando veículo trancado no alarme e linha em repouso por mais de 5 minutos (dependendo do modelo, pacote eletrônica, opcionais e acréscimos adaptados) excede em média a 0,25 Miliamperes/minuto, W168 repousa normalmente em torno de 0,15 mA/h. 

Não sei quem é o especialista citado, mas creio que há um equívoco, a corrente gerada pelo alternador controlada pelo regulador eletrônica de tensão (medida com o motor ligado comparando dados em marcha-lenta e acima de 1.500 RPM tem que ficar entre 13,60 a 14,50 Volts) é um outro dado analisado à parte que é comparado com a capacidade de armazenamento de carga da bateria "versus" consumo em stand by (mede-se com motor desligado, veículo trancado, após linha em repouso). 

O que seria placa do alternador? Normalmente alternador não é um componente que gera corrente em vazio, não é um consumidor. 

A maneira correta de aferir se há ou não corrente em vazio é descrita neste tópico, utilizando alicate amperímetro eletrônico que mede corrente contínua DC: 
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Com multímetro se obtém medida aproximada, imprecisa e com margem de erro se excitar a linha ao desconectar o cabo positivo da bateria por que o certo é fazer ponte com o aparelho sem desenergizar módulos, difícil desta forma, geralmente não dá certo e se obtém retorno de dados de amperagem na bateria, que me parece foi o seu caso.

Não localizei tópico de sua apresentação e nem a sua identificação do nome no cadastro que está em branco, participação considerada em princípio anônima, é de BH?

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Mensagem por Wagner0 em Dom 6 Out 2019 - 17:12



Olá, sim, sou de BH. Obrigado pelo retornk. É a terceira vez que tento completar o cadastro, mas o sistema do fórum não é muito amigável. Bom, a questão com o alternador já foi resolvida. A placa está perfeita e o alternador gerando energia normalmente. O problema agora é a bomba à vácuo que fecha as portas. Ela está disparada (já desliguei o fio).

E o problema é o seguinte: quando abro a porta do carro e as luzes do teto acendem, no multímetro sai de 0,01 para 2,54 na mesma hora. E se a bombinha tiver disparada e a porta fechada, sem as luzes acesas, fica em 0,54.

Logo,
Luzes consumindo 2,54
Bomba disparada consumindo 0,54.

Não sei se esse consumo é normal quando em funcionamento.

A preocupação foi porque depois de usar o carro um dia, no outro estava sem bateria e não me lembro de ter deixado nada ligado.
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Mensagem por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 14:49



Wagner, essa questão do cadastro abra uma apresentação com os dados básicos mínimos necessários que servirão de referência do nickname no fórum e informe o nome completo pelo Fale Conosco para tentarmos Adm inserir no seu perfil. 

Quanto ao tema do tópico: este consumo a 0,54 mA de bomba disparada está pouco, uma bomba secundária de injeção insufladora de ar coletores consome o dobro durante o rápido funcionamento durante a partida a frio, solenóide desarma bomba após 3 minutos aproximadamente, consumo funcionando chega passar de 1 AH, pode estar fraca, costuma acender aviso painel, no W168 a luz de aviso injeção funciona conjugada com a amarela no painel, acende algo no painel?.

O certo de medir consumo de bomba secundária (estamos falando da mesma coisa? é em banca ou aproximado direto no componente usando fios de teste. 

O seu caso não me parece existir fuga. 

Estou na dúvida é quanto a essa escala que deu resultado 0,01, por que só um alarme gasta entre 0,05 a 0,07 mA, então 0,01 no seu caso não tem lógica a não ser que a leitura corresponda a 0,10 miliamperes, aí estará normal, o consumo elétrico geral de Classe A medido após 10 minutos de repouso se ficar acima de 0,10 até máximo 0,15 mA/hora é um valor tolerável para o consumo de módulos e sistema de alarme de W168 em STAND BY. 

Usando qualquer tipo de equipamento seja multímetro comum ou alicate é preciso esperar eletrônica entrar em stand by para medir, despreza-se as primeiras medições nos 10 minutos iniciais após trancar o carro usando o controle da chave, ou seja sempre simulando o carro trancado, está fazendo isto?

No caso do Classe A que a bateria é dentro da cabine pode tentar realizar o teste ficando dentro do habitáculo e tentar fechar postar para ver se dá certo, pode acontecer seu movimento acionar sensor de alarme e aí atrapalha o teste, testar com a porta aberta não dá certo, de qualquer forma a linha de qualquer Classe A sem modificações elétricas entra em repouso total após 10 a 12 minutos após o trancamento do carro, só a partir daí que a leitura e confiável. 

Questão dos picos de leitura tem que ter em mente que toda vez que abre uma porta, acende uma lâmpada ou liga qualquer consumidor elétrico durante o teste, simplesmente estará excitando a linha e vão aparecer esses resultados em faixa mais alta de amperagem, normal, agora toda vez que isto ocorrer o correto é reiniciar todo o procedimento. Não pode excitar a linha, tem que fazer a "ponte" no terminal do pólo positivo da bateria sem tirar a ponta de teste, te sugiro repetir o teste, coloca a ponta de teste na posição correta corrente contínua do amperímetro, vá observando a leitura, quando estabilizar após uns 10 minutos é este o momento correto de fazer a leitura, é preciso que todos os módulos tenham estabilizado em repouso para saber qual é o consumo real. Insisto neste detalhe da "ponte" com a ponta de teste do aparelho retirando o cabo positivo do pólo do bateria no momento da medição por que sem ela não dá certo. Está fazendo essa ponte?  

Na web tem alguns vídeos mostrando certo como se faz essa ponte com multímetro na hora do teste, neste abaixo por exemplo a única falha é que a pessoa não simulou o carro trancado, macête quando a bateria está no compartimento do motor como nas MB sedans e etc tem que baixar a trava do caput, independente da posição da bateria sempre tem que trancar o carro pelo controle alarme, esperar sistema repousar e depois medir fazendo a ponte para não confundir dados com leitura de amperagem da bateria.  



Última edição por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:01, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Wagner0 em Seg 7 Out 2019 - 14:55



Olá, obrigado.

Estou me referindo à bomba à vácuo que fica no porta malas, aquele compreessor pequeno. O meu espanto é apenas as luzes de teto consumir 2,54 no multímetro. Estou medindo da seguinte forma:
Removo o cabo negativo do polo da bateria e coloco o cabo preto do multímetro nele. E com o cabo vermelho, positivo, eu encosto no polo negativo, exatamente como ensinam diversos vídeos na interner.

Assim, temos o seguinte:

Carro com portas fechadas e a bomba á vácuo desligada do fio: 0,01
Bomba ligada e disparada com defeito: 0,54
Apenas as luzes acesas com a porta aberta: 2,54.

É normal esse consumo das luzes?

Enviado pelo Topic'it
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Mensagem por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:07



Entendi, bomba de vácuo de trava de portas é outra coisa, consumo dela quando acionada é baixo, não chega a 1/2 AH. 

Esses 2,54 o resultado não é real ou está fazendo teste com algum consumidor ativado ou com luzes de porta e teto acesas confunde; só terá leitura correta fazendo do jeito que mencionei acima após trancar o carro, esperar entre 10 a 12 minutos e etc e fizer ponte com ponta de teste. Temporizador está funcional?

Te sugiro reconferir com alicate eletrônico DC, mais prático.

0,01 mA em repouso para mim não faz sentido.


Última edição por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:10, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Wagner0 em Seg 7 Out 2019 - 15:09



😳😳😳 Entendi. Vou levar ao eletricista para rastreio.
Obrigado.

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Mensagem por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:10



Pode estar fazendo teste com algum ponto ativado excitando a linha.

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Mensagem por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:12



Te sugiro conferir num auto-elétrico que tenha aparelho apropriado para testar se essa bateria está segurando carga.

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