Troca do tensionador da correia poli-V e Bomba de ar secundária

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Troca do tensionador da correia poli-V e Bomba de ar secundária Empty Troca do tensionador da correia poli-V e Bomba de ar secundária

Mensagem por machadosl em Sab 11 Maio 2019 - 19:56



Hoje tive um tempo para trocar a bomba de ar secundária e também a correia de acessórios, tensionador  e rolamentos da mesma. 
Descobri que a melhor forma de fazer o serviço é retirando o ventilador do radiador, para isso é necessário tirar o acabamento metálico superior que é preso por 8 parafusos, sendo 7 de 10mm e um Torx T30. Infelizmente não fiz as fotos do processo de retirada, apenas das peças já fora. O mais difícil é tirar o ventilador, este precisa ser levantado, jogado para a direita e esquerda para poder passar pelas mangueiras do radiador e óleo do câmbio a fim de não quebrar nada. Depois é só começar o serviço...
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Destensionado e removendo os 2 parafusos torx 12. 

Detalhe, estas fotos são do momento que montava o tensionador novo, não deu para fazer quando eu tirava o velho.

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Agora a bomba de ar secundária, comece retirando a mangueira que vem do filtro de ar para a bomba:
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Depois disso aproveitei que a correia estava fora, e fica mais fácil de ter acesso a 3 dos 5 parafusos que seguram a bomba de ar secundária, o motivo, a correia passa bem na frente do acesso a eles. 
Só depois de soltos é que fica mais fácil desligar o conector elétrico e as mangueiras de saída de ar da mesma.

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Lembre-se do detalhe do local por onde passam os tubos de vácuo para no momento do remonte não amassar ou quebrar os mesmos.

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Motor sem a bomba:

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Agora com a bomba fora do carro é só soltar os 3 parafusos torx 12 e colocar a nova na mesma posição da antiga.

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Agora foi o momento de trocar a solenoide de controle, começando por soltar o conector e depois a mesma. Tem uma trava por detrás dela que exige que você empurre a trava no sentido do motor e assim consiga deslizar a solenoide para a esquerda.

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Detalhe da trava com a solenoide fora do motor:

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E agora tudo montado:

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Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019 - 7:27



parabéns Sergio, e que blz o interessante fotos! eu tambem muito preguiça para fotografar o obras. Mas finalmente um confrade com fotos mostra o que ele faz! e agora todo certo?

abraços!
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Mensagem por machadosl em Dom 12 Maio 2019 - 8:24



Ola Richard, sei que ando sumido por causa do trabalho mas, ontem eu tirei uma folga obrigatória. Eu só esqueci de levar o scanner para zerar os erros, mas espero que tenha resolvido essa parte do erro P0410. É que guardei o carro na casa dos meus pais até eu terminar o serviço na Suburban e na E240, que estão aqui em casa. Ambas a espera de ferramentas novas.
Se der, passo o scanner hoje, zero os erros e testo ela durante a semana, mas por enquanto, estou usando o velho Escort.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019 - 9:44



blz, claro sem Star o código nao sair e interferir o sistema.

aqui eu precisar trocar no cambio o interruptor de start- marcha Re. o peca ja aqui, e deste uma coisa chegar muitas vezes. custa 120 Euro original la...

e próxima projeto: coxins do motor/cambio.

depois deste concentrar no pequeno batidas de pedra, principalmente no laterais chamar "Bruno Sacco Bretter" (a tábuas de madeira) kkkk

abraços
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Mensagem por machadosl em Dom 12 Maio 2019 - 11:10



Pois é Richard, o que nos mata nesse país são as taxas de importação absurdas e os espertos que aqui cobram muuuuuito mais caro a peça em relação ao preço lá do exterior.
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Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019 - 12:47



60% importação plus ICMS e demais uma longe lista que estar mais longe do Extras do meu 140 e acumular para ca 100%, por isso eu reclamar muito aqui. plus taxa do container 10vezes mais alto 5.000 USD, temperado com um tonelada do papeis aduaneiro e milhares carimbos teatral acima e guarnecido com "taxinhas" sem parar...

resultado o treco custa aqui min 2.5 ate 7 vezes mais vs em um G7 pais...

muitaraiva doidão crying abraços fortes
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Mensagem por machadosl em Seg 13 Maio 2019 - 12:07



Em tempo, achei um video que mostra como se retira o ventilador do radiador das Mercedes GL.
Segue o link:
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Abraços,
Sergio
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Mensagem por Antônio Elias em Seg 13 Maio 2019 - 21:43



Excelente Sérgio.  bravissimo

Eu também apanhei dessa travinha quando troquei a bomba secundária de ar da minha Amg.  Trocou o relé ou não precisou?

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Mensagem por machadosl em Seg 13 Maio 2019 - 23:00



Ah sim Antônio, eu tinha trocado o relé antes mas, não surtiu efeito.
Hoje a noite eu desmontei a bomba secundária antiga e descobri que os rolamentos estavam precisando de lubrificação. A bomba em si está boa, mas vou trocar os rolamentos e assim fico com ela como reserva.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Antônio Elias em Seg 13 Maio 2019 - 23:11



Sérgio, que bom que você terá uma bomba dessa guardada recondicionada, custa caro e pode ser útil adiante.

Estava revendo as fotos, a posição dela na GL é bem chata mesmo para remover.

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