Ar Condicionado - Manutenção (sistema Thermatic)

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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Dom 6 Out 2019 - 14:12



Confrades,

Gostaria da experiência de vcs em relação a manutenção do sistema de ar condicionado

1) Compressor: é necessario troca de óleo com que frequência? Algum outro item além do óleo precisa ser verificado? O indicado na norma é um Reniso - Fuchs, mas não encontrei em lugar algum ... qual marca vcs tem utilizado?
2) Filtro de cabine - troca com qual frequência?
3) Filtro secador - troca com qual frequência?

É preciso ter cuidado com mais alguma coisa além dos 3 itens acima? "Limpeza" de sistema, gás, etc


Um abraço a todos!


Última edição por Antônio Elias em Qui 10 Out 2019 - 15:40, editado 1 vez(es) (Razão : título ampliado para identificar o tipo de sistema de A/C)
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Mensagem por machadosl em Dom 6 Out 2019 - 22:26



Ar condicionado é um sistema selado, não há necessidade de troca de gás ou óleo (que na verdade é silicone). Esta troca só é necessária se tiver que trocar alguma peça do sistema e aí que também entra a troca do filtro secador.
Já o filtro de cabine e anti-polem em geral a cada ano, dependendo do quanto se usa o ar.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por accateb em Qua 9 Out 2019 - 9:48



Isso aí... de tudo que você listo o filtro da cabine (filtro combinado na W204) é o único de troca preventiva. Qualquer outro serviço seria só em caso de falha do equipamento.

Abs!
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Mensagem por Alexandre - pr em Qui 10 Out 2019 - 12:21



Complementando.....

O filtro secador, eu particularmente troco preventivo entre 120.000km a 150.000km.

Dentro dele há sílica, que com o tempo, aglutina umidade do A/C.

O custo é relativamente baixo e evitar o entupimento do sistema após vários anos de uso. 

Após a troca do filtro secador é necessária a carga completa do gás do A/C.
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Mensagem por machadosl em Qui 10 Out 2019 - 14:00



Como disse, o sistema é fechado, se tem umidade é porque não passaram nitrogênio antes no sistema e nem fizeram vácuo por 20-30 minutos. Aliás, se falar em passar nitrogênio no sistema, a maioria dos reparadores não o fazem porque não sabem ou não querem se dar ao trabalho.
Outro ponto, a silica é um produto que pode ser recondicionado, basta colocar no forno a 60 graus por 40 minutos que ela desidrata, se for do tipo que tem indicador, ela de rosa fica azul, já a sem indicador só mesmo seguindo o procedimento do tempo de secagem.
Abraço,
Sergio
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Mensagem por Antônio Elias em Qui 10 Out 2019 - 15:39



O sistema de ar condicionado de controle automático eletrônico na Classe C 2017 acima é o Thermotronic, na 2010 do tópico é um Thermatic de 2 zonas, correto? 

Além dos cuidados básico citados, por ser sistema com muitos sensores e atuadores incluiria anualmente uma varredura de preferência com Star para checar erros armazenados e corrigir o que for necessário, muitas das vezes o ar resfria mas sem eficiência total por falha em algum sensor, o mais comum deles é o sensor antipoluente multi-função, danado para formar zinabre nas conexões do chicote dele e influencia na qualidade e temperatura do ar resfriado.

Colocaria também na revisão anual: verificação das conexões do chicote do A/C, checar o sensor de temperatura externa tiver (geralmente fixado na grade pára-choque dianteiro - costuma acumular graxa e sujeita ou então soltar e ficar pendurado próximo do bloco do motor, lendo temperatura do motor confunde ajustes no módulo do A/C), limpar dutos de passagem do ar cabine para eliminar fungos e bactérias e conferir a mangueira de respiro se não está obstruída e jogando excesso umidade no local certo para fora do carro.

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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Sex 11 Out 2019 - 20:56



Eu cheguei a fazer a troca do filtro secador quando o carro estava com cerca de 90.000km, estava até meio sujo na ocasião, de onde veio a sujeira eu não sei. Rodei cerca de 20.000km após essa troca, e estava na dúvida se deveria olhar de novo, vou rodar mais um ano tranquilo rs

O filtro de cabine, após os mesmos 20.000km, parecia estar bem OK até, poucas áreas sujas, dava pra ter rodado mais. Mas como é um item relativamente "barato" e simples, não tem pq forçar tanto, gastei 10min pra substituir

A minha maior preocupação é o compressor, é um item bem caro. Por isso quero ter bastante cautela em qualquer item que impacta no seu funcionamento. Esta questão da revisão da parte eletrica e sensores eu nunca parei pra olhar, por exemplo

Obrigado pelas dicas, confrades! Forte abraço a todos
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Mensagem por Alexandre - pr em Sab 12 Out 2019 - 0:53



Sergio,

Respeito sua opinião, mas discordo de alguns pontos. Explico.

O sistema é selado, ok. Mas na minha c180, o filtro secador encheu de umidade, danificando o compressor, que precisou ser trocado. Estava tudo original. Mangueiras, filtro secador, compressor, exatamente como saiu de fábrica.

Sobre a silica, como você sabe, o filtro secador é blindado. Ou seja, impossível retirar a silica de dentro para secar. Então, o único caminho é a troca dele, que não é uma peça cara (na w202 paguei R$ 150,00 senão me engano há uns 2 anos atrás).
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Sab 12 Out 2019 - 6:48



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Sergio,

Respeito sua opinião, mas discordo de alguns pontos. Explico.

O sistema é selado, ok. Mas na minha c180, o filtro secador encheu de umidade, danificando o compressor, que precisou ser trocado. Estava tudo original. Mangueiras, filtro secador, compressor, exatamente como saiu de fábrica.

Sobre a silica, como você sabe, o filtro secador é blindado. Ou seja, impossível retirar a silica de dentro para secar. Então, o único caminho é a troca dele, que não é uma peça cara (na w202 paguei R$ 150,00 senão me engano há uns 2 anos atrás).

Eu "perdi" o compressor de uma W203. Na época a turma da ISA - RJ me passou que a causa provavelmente foi a falta da troca do filtro secador, o carro estava com 140.000km e ainda com filtro original de fábrica. Na época veio deles essa orientação de troca deste item com mais periodicidade, desde então sempre fiquei com este item ma cabeça 

Pelo formato do filtro, uma espécie de cartucho envolvendo a sílica, talve seja possivel abrir e recuperar, mas realmente comprei tão barato que talvez nao valha o esforço
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Mensagem por Alexandre - pr em Sab 12 Out 2019 - 13:26



Rafael,

Sobre a troca da silica, talvez na w203 o filtro seja diferente, mas normalmente é blindado. Só cortando ele para ter acesso ao interior.

Segue uma foto do modelo do filtro da w202:

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Mensagem por machadosl em Dom 13 Out 2019 - 20:24



Vamos lá:
Sujeira no filtro secador, significa que o compressor está se desfazendo e este pó negro que aparece é o alumínio oriundo dos pistões do compressor. As vezes também, algum infeliz fez o reparo no sistema do ar condicionado quando o compressor quebrou e não limpou com o R141B, afinal dá trabalho.
Umidade no sistema: típico que que tem vazamento no sistema, ao desligar o ar condicionado pode haver a entrada de umidade.
A água oriunda do ar não entra assim no sistema a menos que o mesmo tenha sido reparado antes e, como disse não limparam passando nitrogênio para ver se não há vazamentos e depois fazendo o vácuo e assim também conferindo se não há vazamentos.
Quanto a silica dentro do filtro secador, se não há como abrir, realmente não há o que fazer, só jogando fora. 
Em tempo, existem filtros secadores que podem ser abertos, mas nem todos os carros os tem.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Dom 13 Out 2019 - 23:35



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Vamos lá:
Sujeira no filtro secador, significa que o compressor está se desfazendo e este pó negro que aparece é o alumínio oriundo dos pistões do compressor. As vezes também, algum infeliz fez o reparo no sistema do ar condicionado quando o compressor quebrou e não limpou com o R141B, afinal dá trabalho.
Umidade no sistema: típico que que tem vazamento no sistema, ao desligar o ar condicionado pode haver a entrada de umidade.
A água oriunda do ar não entra assim no sistema a menos que o mesmo tenha sido reparado antes e, como disse não limparam passando nitrogênio para ver se não há vazamentos e depois fazendo o vácuo e assim também conferindo se não há vazamentos.
Quanto a silica dentro do filtro secador, se não há como abrir, realmente não há o que fazer, só jogando fora. 
Em tempo, existem filtros secadores que podem ser abertos, mas nem todos os carros os tem.
Abraços,
Sergio

Sergio, sobre este desgaste do compressor que pode ter gerado a sujeira no filtro secador, o que podemos fazer pra evitar? Acho que este é o principal ponto de minha dúvida. Como prolongar a vida do compressor? Acredito que seja o item mais caro deste sistema
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Mensagem por machadosl em Seg 14 Out 2019 - 8:50



Não tem muito o que se fazer, os opressores de ar dos carros podem durar entre 10 e 20 anos, por exemplo tive um Landau que o compressor tinha mais de 30 anos e era original, tenho um Escort de 97 com o compressor original.
Se você ligar o sistema por 1o minutos pelo menos 1 vez por semana, já é garantia de que o compressor sempre estará lubrificado.
Agora, uma falha grave de vários reparadores é que não colocam o óleo de refrigeração (silicone PAC) na quantidade correta, em geral se entram 500g de gás 134a se colocam 50ml de óleo (10%), se tiver pouco ele começa a se desgastar mais rápido. Isto mostra a importância de saber qual o peso de gás que entra no sistema.
Outra coisa é que agora o pessoal está com a mana de colocar aquela coisa chamada Millitec junto com o óleo do ar, só que isso faz o compressor se estragar rápido, afinal essa coisa, é um óleo mineral.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por accateb em Seg 14 Out 2019 - 10:14



Exato pessoal... o sistema é selado. Se têm umidade no filtro secador significa que o sistema não está mais selado. A solução não é a troca periódica do filtro, mas resolver o vazamento que deixou a umidade entrar nas linhas de gás. Melhor conselho para manter o sistema de ar condicionado é o que o Sérgio deu; usar ele pelo menso uma vez por semana. Isso lubrifica o sistema todo e permite verificar se tem algum vazamento. De resto temos de manter em mente que qualquer máquina se desgasta. O compressor não vai durar para sempre, uma hora ele vai precisar ser trocado.

Abs!
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