Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10 Empty Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10

Mensagem por HMuroni em Qua 27 Nov 2019 - 18:29

Olá Amigos,

Estou enfrentando um problema com minha Mercedes CLC 200 kompressor 2010/2010, a luz de injeção do carro acendeu e o carro começou a apresentar falta de potencia, sem falar no som do motor que mudou, parecia que o carro estava funcionando com 3 cilindros. 
Mandei o carro para o meu mecânico de confiança e o aparelho detectou alguns erros e dentre eles estavam as velas, logo ele verificou e realmente, estavam bem ruins, foi feita a troca e todos os erros sumiram e o carro parecia ter ficado ok.
Porém ao sair da oficina logo na ida pra casa o carro voltou a acender a luz da Injeção e voltei na oficina e pedi pro mecânico verificar novamente, pq estava acontecendo aquilo, pois novamente o carro teve uma perda de potencia e o som do motor estava um pouco diferente (porem dessa vez o carro não fazia aquele barulho de estar falhando alguma câmara) ... ao passar o aparelho novamente apareceu um erro no AJUSTADOR DO EIXO DE COMANDO.... Alguém do fórum passou por esse problema? 

É necessário abrir o motor do veículo?

Desde já, um forte abraço.
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Interesses : Mercedes Benz
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10 Empty Re: Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10

Mensagem por HMuroni em Seg 2 Dez 2019 - 15:57

Atualizando o caso:

Conversando com um outro amigo mecânico chegamos a conclusão que o problema poderia tá no tensor da corrente ou na válvula que manda óleo para as polias variáveis, pois em marcha lenta não chega óleo nas polias e elas podem apresentar má funcionamento... Chegamos a essa conclusão pois o veículo foi trocado o óleo no mesmo dia que foi feita a troca das velas (já aproveitei que o carro estava parado e mandei trocar, pois faltava menos de 1000 km e eu não tinha feito nenhuma troca ainda)... Eu andei cerca de 5 mil km somente com o carro... 

Concluímos que o antigo dono poderia saber do problema e colocado um óleo mais grosso para "maquiar" o problema e vender, e na troca eu coloquei o óleo original dela... Que é sintético, bem mais fino...  5w40

Iremos Fazer a Abertura da tampa de válvulas para verificar. 

Vou atualizando o Post.
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10 Empty Re: Luz de Injeção (Erro: Ajustador do eixo de comando) - CLC 200 K 10/10

Mensagem por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 16:47

Qual o código dessa avaria e qual scanner está sendo utilizado nessas varreduras? Motor funciona bem na primeira partida ainda frio pela manhã?

Moderador
Moderador

Número de mensagens : 15503
Interesses : Mercedes !!!
Estado : Minas Gerais

Mensagem por HMuroni em Seg 2 Dez 2019 - 17:13

O aparelho eu não sei te falar o modelo... Mas o código que sai é o P2054 - Ajustador do eixo de comando.

Na primeira partida com ele frio o problema não aparece... o problema da inicio quando o carro começa a esquentar e posterior a primeira subida de rotação...

Quando dou partida com ele frio o carro funciona normalmente, mas quando piso no acelerador e bate uns 2 mil giros, eu tiro o pé e pronto... quando volta pra marcha lenta o problema começa... 

Hoje o carro foi para um outro mecânico, vou verificar o aparelho dele e vou verificar o código no scanner dele tbm e atualizo aqui!

Obrigado pela Força!
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 17:40

O M271 costuma apresentar problemas nos variadores que é o que parece este scanner está direcionando, só que motor rajaria frio, os sintomas que você citou ao meu ver levam a outros caminhos, leitura correta deste código seguindo o DAS Xentry normalmente remete ao módulo N3/9, aconselharia primeiro fazer varredura noutro scanner preferência o Star Diagnózis ou genéricos baseados na plataforma Xentry como o Icasorft MB2, Autel atualizado e etc, serão mais precisos no diagnóstico, este detalhe do scanner é relevante, hoje pela manhã fiz uma varredura com o meu MB2 numa C200 2012 que saiu de revisão numa oficina multimarcas que usou nela um scanner da Sun, o meu scanner detectou 26 anomalias, dentre elas 4 presentes e atuais que carecem de correção.

Moderador
Moderador

Mensagem por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 17:50

Este código P2054 é adotado por várias montadoras, para cada uma delas o significado é diferente. Os específicos de Mercedes-Benz estão listados neste tópico para facilitar:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

P2054 cilindro 6 falha, danificada pelo CAT (P0306)
P2054 Falha na ignição do cilindro 2, danifica o TWC (P0302)

Aparentemente este scanner não leu os módulos SAM corretamente. 

Não entendi bem o motivo da troca das velas que pelo jeito não passou nem perto do problema presente no trem de força.

Me parece pelos seus relatos que a caixa 5G está entrando no safety mode, pode estar relacionado por exemplo ao turbocompressor, placa de comando da Caixa, borra no motor e etc, só um bom scanner confiável baseado no DAS Xentry MB vai te ajudar - e a um mecânico experiente com MB - para direcionar este reparo. No chute e à distância acho muito difícil afirmar onde está o problema.

Qual a KM?

Moderador
Moderador

Mensagem por HMuroni em Seg 2 Dez 2019 - 17:58

Entendi, 

A concessionária mais próxima está em Rio Preto ou Ribeirão Preto... Mas o problema é custo! 

Moro em Barretos, dificilmente acho alguém com um aparelho baseado específico para MB...

As trocas de vela foi um problema anterior a esse... Antes desse problema aparecer o carro apresentou falha em cilindro, e o carro perdeu muita potencia! ... O carro não tinha força, e foi por conta disso que ela entrou na oficina... As velas foi trocada para sanar esse problema, e aproveitei o embalo na oficina e troquei óleo e pastilhas de freio! ... 
Quando sai da oficina e estava indo para casa que o carro apresentou esse novo defeito em questão... 
Esse defeito não raja  e em rotação alta e não tem perda de potência...
Só levantei o assunto das trocas de velas e óleo pois fiquei com medo de ter sido o problema... Ou algo assim...

Ela esta com 132 mil KM
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 18:09

Sinceramente, com essa KM e sintomas que você relatou, posso estar enganado mas eu acho pouco provável ser problema com as engrenagens do comando se a manutenção do carro vem sendo conduzida certinha com aplicação de fluídos, óleo do motor na viscosidade correta e etc, só que infelizmente o custo de mão de obra em Concessionária para este tipo de reparo que ainda depende de avaliação e diagnóstico vai muito do relacionamento com o cliente, a Stecar de repente pode ter tratamento diferenciado, não custa tentar orçar, o que você vai gastar rodando em multimarcas as vezes compensa entregar para o dealer, enfim acho mais prático no seu caso de MB com 9 anos de uso para evitar ficar perdendo tempo e dinheiro levar para oficinas independentes na região metropolitana de São Paulo, até mesmo pela maior facilidade conseguir as peças de reposição a pronta entrega para realizar o conserto.  

Como está o nível do óleo da transmissão?

Moderador
Moderador

Mensagem por HMuroni em Seg 2 Dez 2019 - 18:26

Vou aguardar o diagnóstico deste novo mecânico que está olhando ela... Ele foi indicação de um cliente meu que possui outros carros importados como Land Rover por exemplo... 
Vou aguardar o relatório dele e passarei aqui no fórum.

Não verifiquei o nível mas o óleo da transmissão foi trocado com 110 mil Km ... 

De cara, sem mexer no carro ele relatou que um outro veículo que passou por lá (um GM Cruze) apresentou o mesmo barulho, a solução foi a troca do Tensor da Corrente de Comando..

Vou tentar gravar um vídeo amanhã, para melhor demonstrar o problema.
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 19:52

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Vou aguardar o diagnóstico deste novo mecânico que está olhando ela... Ele foi indicação de um cliente meu que possui outros carros importados como Land Rover por exemplo... 
Vou aguardar o relatório dele e passarei aqui no fórum.

Não verifiquei o nível mas o óleo da transmissão foi trocado com 110 mil Km ... 

De cara, sem mexer no carro ele relatou que um outro veículo que passou por lá (um GM Cruze) apresentou o mesmo barulho, a solução foi a troca do Tensor da Corrente de Comando..

Vou tentar gravar um vídeo amanhã, para melhor demonstrar o problema.
Falou tensor de corrente!? Motor M271 é diferente de GM, não seria o tensor da correia poly de acessórios? No esquema da correia tem polias inversoras e etc, de qualquer forma rolamentos polias com defeito em princípio não tem relação direta com aviso de avaria no sistema de injeção. A questão do óleo de caixa, como já rodou 20.000 km, vence a cada 5 anos ou 60.000 Km, é importante conferir nível e se foi aplicada especificação homologada, sugiro ver se alguma oficina na sua região tem ferramenta vareta medir nível, é feito com motor frio e depois na temperatura de serviço, 2 etapas, tem tópico no fórum à respeito, serve de Chrysler mesma caixa 722.6, pelo menos elimina esse ponto da sua lista. Um vídeo pode ser interessante, relato escrito pode faltar detalhes, facilita sim!  Positive

Última edição por Antônio Elias em Seg 2 Dez 2019 - 20:11, editado 1 vez(es) (Razão : texto)

Moderador
Moderador

Mensagem por HMuroni em Qua 4 Dez 2019 - 14:12

Problema encontrado!!

Depois de muito insistir na parte de verificar sensores e tudo mais de eletrônico, tivemos que partir para a abertura da tampa de válvulas e parte da frente do motor para chegar no local que estava vindo a rajada... E como já imaginava o problema realmente estava nas Polias Variáveis do carro! 
Mas a surpresa veio ao saber que o problema não era causado por folga de corrente ou desgaste, as polias simplesmente tinha uns 10 dentes QUEBRADOS!! 
Causando assim um problema no controle do comando e tirando o motor do ponto correto...

Pedir as peças hoje:
Kit corrente + 2 polias variáveis do comando - o conjunto todo saiu por R$4.100,00 a vista... Optei pela marca Ruville, que seria do mesmo grupo fabricante das INA...

Assim que instalado, vou trazer a atualização de como ficou aqui no tópico... 

Queria agradecer ao Antônio, pelo apoio e ajuda... Muito obrigado! 

E vou deixar a foto de como estava a polia... 

Forte abraço!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
HMuroni
HMuroni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: