"F" no painel Classe A com câmbio automático e semi

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Mensagem por marcelobar Seg 11 Ago 2008 - 9:18



Amigos, hoje estava na Av dos Estados e derrepente a marcha "escapou". Apareceu a letra F no painéu. Parei o carro e li no manual na página 127 que orienta desligar o carro e esperar 10 segundos, ligar novamente e levar o carro para uma assistência técnica para verificar o câmbio. Já aconteceu isso com alguém aqui? O que pode ser? Voltou a funcionar normalmente mas agora vou procurar uma assistência técnica. Meu carro está com 36 mil Km, acho pouco para ter problemas desse tipo....
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Mensagem por _cls_ Seg 11 Ago 2008 - 10:07



Olá,
No caso de teres as revisões todas em dia e tendo em conta que não fazes rally com o carro, que após isso o carro voltou a andar como se não fosse nada...
Na minha opinião não levava já à autorizada, esperava que voltasse a acontecer, até porque podes nunca mais voltar a ter uma experiencia dessas (assim seja).
Mas veremos o que é que pessoas mais experientes dizem disso.

Já agora, o carro é de 2003 e só tem 36mil km? Compraste novo ou é segunda mão?
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Mensagem por marcelobar Seg 11 Ago 2008 - 11:33



Estou com ela há dois meses apenas.
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Mensagem por Krycek Seg 11 Ago 2008 - 12:51



Achei essa referencia lá fora

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

No caso desse cara, ele passou o DAS e o código indicou que o aviso F foi causado por pressão excessiva ao regular a válvula ou válula solenoide 1/4 ou 3 polegadas, seja lá o q isso for.

Quem perguntou foi "ameaçado" de ter q trocar todo o câmbio. E foi recomendado a ele que talvez a troca das solenoides baste, e que antes verificasse óleo e filtro e "resetasse" o carro tirando o polo positivo da bateria por 5 minutos.
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Mensagem por Andre Buss Seg 11 Ago 2008 - 17:20



Leia o tópico sobre o óleo do câmbio automático. 2003 para 2008 são 5 anos, o óleo do câmbio já não está trabalhando mais como deveria muito menos o filtro e ai começam as surpresas. Agora pode ser uma simples bateria meio ruim que faz o câmbio ficar meio louco.
Como você pegou o carro a pouco tempo uma revisão geral em profissional qualificado é uma boa, algo me diz que o antigo dono vendeu o carro por esse problema. 🇵🇳
É sempre bom quando se compra Mercedes passar o Star ou um Scaner que consiga ler a central e ver se a quilometragem do painel é a quilometragem real do carro. :pos:
Câmbio automátido do Classe A é um show, só que ele tem alguns detalhes que devem ser cuidadosamente observados.
Boa leitura.
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Mensagem por Eduardo Merhi Qua 13 Ago 2008 - 23:19



Buss,

Uma dúvida: a bateria então influencia no cambio auto? Por exemplo, a minha bateria está no meu carro há 3 anos e até hoje está firme e forte...
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Mensagem por Andre Buss Qui 14 Ago 2008 - 6:28



Eduardo não é que ela mexe no câmbio, quando cai a amperagem a CAN funciona de forma errada ai os módulos se perdem, ai dale F. No caso dos automáticos e semis o cuidado deve ser maior já que se o módulo FGS ficar meio doido ele pode trocar as marchas no tempo errado provocando desgaste prematuro dos discos.
O que eu mais vejo matar o câmbio automático é fluído de arrefecimento entrando no câmbio e no caso do Classe A óleo ferrado comendo módulo.
Semana passada nas minhas conversas mercedais eu perguntei porque diabos foram colocar o módulo do câmbio DENTRO do óleo, resposta: onde tem óleo não tem ar não vai existir corrosão só se o óleo corroer. O problema todo foi que a Mercedes por pura questão de mercado fez de conta que o óleo do câmbio opera no espaço onde não existe atrito ai com o tempo o óleo vai morrendo e ele se encarrega de comer o módulo e as membranas dos discos. Quem já abriu um módulo FGS conhece aquele gel amarelo que protege muito bem contra óleo e ar, só que contra óleo super-aquecido + aqueles fragmentos que o filtro deveria filtrar só que depois de 2 anos a membrana dele está tão desgastada que passa tudo ele morre e dai BUM. Um amigo meu fez uma que eu achei o máximo, o omega dele deu tilt no câmbio na garantia beleza ele levou na autorizada e viram que era não sei o que, beleza trocaram e queriam cobrar o óleo novo dele. Ele simplismente respondeu se o óleo é eterno coloca o meu óleo original. Twisted Evil Ai trocaram o filtro e o óleo e não cobraram dele, engraçado né? Deixa eu advinhar será que a GM falou assim: troca que eu não estou afim de pagar reparo nesse câmbio denovo já que esse cara anda muito com o carro.
É o mesmo que os citroen, antes o óleo era para 15mil 🇹🇱 🇹🇱 🇹🇱 agora o MESMO ÓLEO é para 10 uso normal e 5 severo, engraçado né? Conselho de amigo não comprem carros automáticos da PSA que usam o câmbio AL4, só se ele for zero e você andar 30 40 mil e passar para frente.
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Mensagem por pinetree Ter 26 Ago 2008 - 16:26



Este problema já apareceu no meu Classe A190E 04/05 três vezes. Está com 39.000 km. Sempre ocorreu pela manhã e num trajeto não superior a 100m. Duas vezes o carro foi apagado e quando ligado novamente voltou a funcionar normalmente. Na terceira vez não teve jeito. Ficou em modo de segurança. Levei ao meu mecânico (que já trabalhou na concessionária). Levou para fazer o scan e as prováveis falhas não se confirmam. Resetaram e voltou a funcionar normalmente. Estou fortemente inclinado a fazer a troca de óleo, filtro e junta. Nem pensar em fazer qualquer serviço na concessionária. Sempre fui muito mal atendido além de ser extorquido nas peças e serviços.
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Mensagem por Andre Buss Ter 26 Ago 2008 - 16:45



Eu acho que no seu caso é bateria. Não foi instalado alarme o outro equipamento no carro? Apesar da idade com essa quilometragem sendo que o problema já ocorreu mais vezes é difícil ser o óleo. Já foi olhado se o câmbio não está com algum retentor comido pela água torneiral que se costuma colocar no radiador?
Se o problema desaparece ao resetar o carro, o módulo provavelmente não é. Não pode ser esquecido que o câmbio entra em emergência para proteção. Tem que ser analisado o porque ele está ativando o modo de emergência. Eu vi um caso que com 28mil km o óleo morreu e os discos deram uma gastada forte, só que o dono do carro gostava de sair arrancando ehehheeh ai já viu.
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Mensagem por pinetree Ter 26 Ago 2008 - 16:56



Tenho interface instalado faz bastante tempo. Água "torneiral" não é porque cuido bastante da manutenção. Acho que vou dar uma olhada na bateria. Faz sentido porque sempre acusou a falha pela manhã. Após longa parada. Valeu ! Abs Julio
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Mensagem por pinetree Qua 27 Ago 2008 - 15:05



Hoje antes de dar a partida medí a voltagem da bateria. Esta em torno de 11.6v. Liguei o carro e deixei funcionando por 10 minutos. Saí e funcionou normalmente. Fui até uma loja de baterias e testei a mesma e está funcionando bem. Amanhã vou medir novamente, ligar o carro e sair para ver o que acontece.
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Mensagem por Andre Buss Qua 27 Ago 2008 - 17:31



Uma dica, antes de sair deixa o carro funcionar uns 2 minutinhos. Você já reparou que o alternador só entra em funcionamento depois de quase um minuto?
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Mensagem por pinetree Qua 27 Ago 2008 - 17:53



Sim, reparei quando observava o voltímetro que liguei na bateria.
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Mensagem por pinetree Seg 1 Set 2008 - 19:30



Não entra mais o F porém, no mesmo trajeto o D pisca e o câmbio continua funcionando normalmente. Estou esperando entrar e ficar em F para fazer nova leitura e tentar descobrir a falha (se é que tem).
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Mensagem por Andre Buss Ter 2 Set 2008 - 6:27



Se o D pisca ele quer avisar alguma coisa, eu não esperaria dar problema. Isso pode ser fluído de arrefecimento entrando no câmbio ou a temperatura subindo.
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Mensagem por pinetree Ter 2 Set 2008 - 14:58



Pois é...
O que me intriga é que a pane sempre aparece pela manhã com o carro frio e no mesmo trajeto.
Fora isto, rodo o dia inteiro sem aparecer a "marvada".
Já combinei com o mecânico e vamos abrir o cárter para verificar o óleo, filtro e contatos do módulo FGS.
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Mensagem por Andre Buss Ter 2 Set 2008 - 15:41



Se ele não tem equipamento para troca completa do óleo melhor deixar a troca para fazer onde tenha. No fórum já existem infos sobre quais são os óleos que podem ser usados nesse câmbio. Não tem o que mexer nos contatos do módulo e sim verificar se o gel que o protege está ok. Quando ao óleo nem precisa abrir o cárter para verificar é só sangrar um pouco ou melhor ainda pegar uma amostra pela entrada da vareta. Um cuidado especial é que para os câmbios 722.6 e 722.7 existe uma vareta, se for usada outra é certo que a leitura do nível vai ser feita de forma errada. Quando se troca o óleo da maneira correta vão quase 7 litros. O meu atualmente está com 6.730.
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Mensagem por pinetree Ter 2 Set 2008 - 16:38



Já ví um módulo condenado por falha aberto. Na parte eletrônica tudo perfeito. Gel intacto. Na minha opinião o problema seriam os solenóides. São cinco. São vendidos apenas quatro. Tem um que não é vendido.
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Mensagem por Andre Buss Ter 2 Set 2008 - 17:04



Eu acho que só tem o módulo inteiro, pelo menos é o que diz o EPC. Certo seria ter solenóide separado para vender mesmo, qual não é vendido?
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Mensagem por pinetree Qui 4 Set 2008 - 21:36



Tenho que verificar. Não saberia te dizer. Só sei que são quatro iguais e um diferente e é este que não é vendido.
Sábado vamos abrir o cárter para verificar o óleo e o filtro.
Continuo intrigado porque só apresenta a pane saindo de casa. Detalhe, tem uma descida na garagem bem acentuada.
Fora desta situação nunca apresentou esta pane.
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Mensagem por Andre Buss Sex 5 Set 2008 - 6:24



Mesmo se você deixar o carro esquentar e chegar na temperatura de operação dá esse problema? Estou achando que pode ser o óleo ou melhor o filtro que venceu e não estabiliza mais o óleo como deveria. Lembrando que depois de dois anos a membrada do filtro já era. Se o óleo não ficar estável a perda de torque ou comportamento estranho do câmbio pode ocorrer e ai ele entra em emergência. Acho que o problema não é solenóide não, se fosse ele iria incomodar toda hora principalmente nas trocas de marcha.
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Mensagem por França Sex 5 Set 2008 - 6:59



Olá Pinetree.

Você se referiu a uma rampa acentuada na garagem.Por acaso seu carro "dorme" em posição muito inclinada?Já ouví histórias interessantes sobre problemas com lubrificação, correias,etc em carros passam a noite em rampas bem íngrimes e são religados e aquecidos nesta posição.Se é seu caso faça um teste mudando essa posição.Pode ser Folclore.... mas....

Boa sorte.
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Mensagem por pinetree Sex 5 Set 2008 - 9:22



O carro não fica estacionado em rampa. Quando saio é que tem uma rampa bem acentuada em casa. E a pane quando se manifesta é sempre na saída de casa num trajeto não superior a 100 metros. Nunca ocorreu em outro local. Mesmo depois de ter rodado e ficar parado por um tempo bastante grande. Como exemplo cito minha esposa que sai com o carro pela manhã, vai para o trabalho, deixa o carro parado o dia inteiro e volta no final da tarde. A pane não ocorre.
A questão que me martela é: porque só faz saindo de casa ? Teria alguma relação com a rampa e o nível do óleo ?
As possíveis falhas listadas no diagnóstico não se confirmam.
Sei que por aquí quando a concessionária tem este problema ela resolve trocando o módulo FGS e duas peças mecânicas do câmbio. Não preciso nem falar do cu$$$$to di$to.
Amanhã saberemos a condição do óleo e do filtro. Postarei os resultados.
Julio
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Mensagem por pinetree Sáb 6 Set 2008 - 14:37



Após rodar pela manhã, medimos o nível do óleo. Estava baixo. Abrimos o carter e o óleo apresentava aspecto normal e o filtro também. O que chamou atenção foi o conector do módulo que parecia meio solto. Foi apertado até fazer o "clic". Trocamos o filtro e completamos o óleo. Andamos e nada de anormal aconteceu. O que o mecânico achou anormal foi a voltagem da bateria e um pouco de demora do alternador em começar a carregar. Insistí que demorava um pouquinho mas ele disse que desconhecia e considerava anormal. De qualquer forma na segunda ele vai conversar com o eletricista para tirar a dúvida. Eu acredito que minha bateria já está pedindo para ser trocada. Mas vamos testar.
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Mensagem por _cls_ Sáb 6 Set 2008 - 14:41



O alterador da Classe A demora a ligar sim, eu também fiquei admirado quando vi pela primeira vez.
Demora talvez até mais de um minuto, isso nota-se bem quando damos a partida à noite e ligamos logo as luzes.
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