Sonda Lambda Classe A

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sonda Lambda Classe A

Mensagem por Randolf Dieter Ludewig em Seg 1 Set 2008 - 23:55

Comprei uma Classe A 160 99/99 a pouco mais de um mes, e pelo que vi muitos falando aqui, é um otimo carro, mas tem que cuidar muito.

Porem pra mim a conta esta saindo cara, isso por que ainda nem fiz uma revisão geral numa autorizada, pois aqui em Campo Mourão - PR não tem autorizada da mercedes.

Eu tive a sorte de comprar o carro com o tanque furado, o antigo proprietario mandou arrumar, apenas com uma solda bem mal feita, e depois passando uma massa, dai quando o carro apresentou cheiro forte de gasolina, tive que mandar mexer na besteira. Na brincadeira foi 250,00 reais para fazer uma solda bem feita, e a mão de obra de baixar o tanque.

Agora o problema que me mata, é o consumo dela, estava fazendo 6,5 km/l na cidade e 8,5 na estrada, dai mandei fazer limpeza e regulagem dos bicos, troca do filtro de gasolina e troca das velas, la se foram mais 600,00 reais. E pra minha surpresa, o consumo caiu ainda mais, agora ta fazendo 5,5 na cidade e na estrada manteve em 6,5. Então hoje voltei na oficina e após passa pelo computador, sistema que creio que deve ser semelhante ao stardiagnostic da mercedes, foi apontado que o problema do carro esta na Sonda Lambda. Ai pedi um orçamento, já imaginando a facada, e após uma pesquisa, não conseguiram achar desta sonda aqui na cidade. O dono da oficina, pediu para que eu leve o carro num dia com mais tempo, para que ele possa retirar a sonda e verificar se tem alguma outra que possa ser utilizada.

Ai gostaria de saber se alguem aqui sabe me dizer o preço dessa sonda, e se realmente após a troca o consumo do carro deve atingir um nivel aceitavel.

E mais uma duvida, o meu marcador de gasolina marca certo ate quando chega em 1/4 do tanque, apos isso ele não marca mais, já me deixando na sem gasolina no 1° dia, em pleno sabado 2 horas da manha na rua. O que sera que deve ser o problema? Ja aconteceu com o babybenz de alguem?

E fora essas reclamações so tenho elogios sobre minha babybenz, ontem mesmo vi como o controle de estabilidade realmente funciona, enfim o carro é um show, mas levei o azar de que o antigo dono não cuidava dele.
Randolf Dieter Ludewig
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 18
Advertências : Sem restrição

Re: Sonda Lambda Classe A

Mensagem por _cls_ em Ter 2 Set 2008 - 6:27

É sempre assim, ninguém despacha uma Classe A em bom estado, só se for para comprar um Mercedão maior.
Quanto ao tanque é quase garantido que tens de trocar a boia, mas antes disso verifica se essa tem reparo.
A sonda Lambda pode estar responsavel pelo consumo, mas aí é simples, pegas no "macaco", levantas a roda da frente esquerda e substituis tu.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
A versão Europeia tem duas, a versão Brasileira penso que só tem uma.
O preço é uma questão de veres no Merc. livre (o eBay Brasileiro).
Abraço e boa sorte
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 171
País : Portugal

Mensagem por Andre Buss em Ter 2 Set 2008 - 6:44

Essa peça deve ser comprada original e zero. Consumo em carro podem ser várias e várias coisas. Se o outro dono deixou tanque de gasolina furar é porque usava gasolina ruim e andava com o tanque baixo toda hora.
Qualquer carro que se compre semi novo primeira coisa a fazer é trocar TODOS os fluídos do carro a não ser que você tenha provas que os que estão no carro foram trocados são os corretos e estão na validade.
Uma coisa que ninguém para para pensar é que câmbio com óleo vencido deixa o carro mais pesado, graxas vencidas deixam o carro mais pesado e por ai vai. Quanto ao medidor da bomba dá para comprar separado baratinho no ML, membros do fórum compraram e aprovaram. Não coloque peças não originais na parte de injeção e tudo que estiver relacionado a CAN do carro ele vai se transformar num baby-bomba e só vai dar dor de cabeça.
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
País : Estados Unidos

Mensagem por _cls_ em Ter 2 Set 2008 - 6:57

Sim o André tem razão, peças não originais só em coisas que você sabe que não tem importancia e podem mudar-se facil e rapidamente. Nunca colocar concorrencia na injecção, filtros, sensores e outras peças importantes.
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por França em Ter 2 Set 2008 - 7:07

Sonda Lanbda,está para alguns mecanicos,como virose está para alguns médicos.
Sempre levam a culpa quando não se sabe qual é o problema.Sonda Lanbda dificilmente estraga e nunca ouví alguém dizer que trocou apenas a sonda e o problema foi resolvido,sempre trocam mais algumas coisas .Tem muito mecanico que condena MAF,quando o problema é apenas a mangueira "rabo de porco" furada(Seu mecanico já verificou essa mangueira?).Hoje em dia até Mile precisa de equipamento adequado para diagnosticar o problema,imagine um Mercedes.Talvêz o mais prudente e até mais econômico seja se deslocar até um local onde haja um stardiagnosis ou um mecanico acostumado com Classe A.

Boa sorte!
França
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1402

Mensagem por _cls_ em Ter 2 Set 2008 - 9:25

Felizmente a sonda lambda não é cara e é super facil de diagnosticar, até com um multimetro se vê, neste caso não porque teriamos de cortar o cabo.
Mas uma coisa simples é desmonta-la e verificar se os orificios estão entupidos, eu tenho apanhado muitas assim, outro facto é que elas não duram para sempre e pode acontecer elas começarem a medir mal com o tempo, eu mudei uma ao meu outro carro (com 200mil km) e ela funcionava bem, mas na inspeção periodica o carro chumbou por excesso de CO2, mudei a Lambda e passou, também notei logo a diferença no tanque.

A Classe A no que trata à Lambda no diagnostico de erros não costuma falhar, e se no MAF isso acontece tem uma desculpa, é obvio que se há uma entrada de ar extra o diagnostico detecta que o ar que vai para o motor não equivale ao resultado lido pelo MAF, de quem é a culpa? MAF! infelizmente o diagnostico ainda não detecta tubos rotos!

Eu no passado limpei uma Lambda com WD40 e tive mau resultado, o motor ficou doido, mas com umas acelaradelas valentes ele foi ficando normal, possivelmente os gazes quentes queimaram o óleo que impedia a leitura correcta. Já lá vão 3 anos e ainda está a andar!
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Randolf Dieter Ludewig em Ter 2 Set 2008 - 9:58

Eu não entendo muito de mecanica (solta um parafuso e aperta-lo de novo eu sei. ahuahuhuahuauha) sera que teria como eu retirar essa sonda para verificar se esta intupida? conforme dissera? ou é melhor levar para um mecanico mesmo? ah e como que eu faço a limpeza do corpo da borboleta que vi muitos comentarios aqui, e tambem onde acho essa mangueira rabo de porco? para verificar se ela esta furada?
Randolf Dieter Ludewig
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Randolf Dieter Ludewig em Ter 2 Set 2008 - 12:55

E mais uma duvida, aproveitei que meu pai esta em foz do iguaçu (isso mesmo na divisa), para pedir pra ele ver o preço da sonda lambda la, porem na loja em que um tio meu trabalha dentro do brasil, e ele me disse que so tem um modelo universal, que esta na faixa de 120 reais, sera que essa sonda realmente presta? não perguntei a marca da mesma, se for uma bosh universal sera que é bom negocio?
Randolf Dieter Ludewig
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Andre Buss em Ter 2 Set 2008 - 13:33

Se presta eu não sei, só sei que se não usar original pode se preparar para surpresas e problemas misteriosos. O carro nunca vai ficar bom e vai gravar avaria atrás de avaria.
Mercedes são carros que usam o que existe de melhor, a Mercedes tentou por exemplo fazer discos e pastilhas de freio no Brasil e nenhuma fabricante conseguiu atender aos padrões. Imagina uma sonda lambda de 120 reais sendo que a original seee eu não me engano custa mil reais. É capaz dela piorar o problema.
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por _cls_ em Ter 2 Set 2008 - 16:20

André, se for 1000 Reais nem está caro nem está barato, está um roubo!
A Mercedes por cá vende a sonda lambda (sonda O2 como eles lhe chamam) por 150 a 200 euros, tanto a de "processamento" como a "pós-catalizador", elas são identicas em aparecia mas o cabo com protecção metálica e a ficha de ligação é diferente.
As da concorrencia segundo a NGK são 100% compativeis, mas não trazem o cabo de ligação, têm de ser soldadas no cabo velho. Para mim fica logo completamente fora de questão mesmo custando um terço do preço.
A Bosch não sei e a Magneti Marelli também não, só vendo.
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Randolf Dieter Ludewig em Ter 2 Set 2008 - 16:43

Vocês sabem me dizer se é 3 ou 4 fios a sonda lambda?
Randolf Dieter Ludewig
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por _cls_ em Ter 2 Set 2008 - 17:38

Eu agora não estou certo mas penso que a ficha de ligação são 4 pinos.
Mas estás a perguntar se são 3 ou 4 fios porquê? Vais mesmo comprar a da concorrencia, que não vem com o cabo de ligação?
Péssima opção...
E já agora como é que a vais ligar, tens o esquema de ligação dela, ao menos?
Outra coisa, isso não é chegar e comprar um sonda lambda qualquer, ela tem de ser para o modelo da tua Classe A, tipo de motor e ano.
No caso de comprares original, como é obvio tens de dar o numero do chassis e a sonda é mais cara, mas depois é tirar uma e meter outra. E fica garantido que se o problema for da sonda velha fica resolvido.
_cls_
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Randolf Dieter Ludewig em Ter 2 Set 2008 - 17:54

É que meu problema esta sendo achar a sonda original, já esta estou comprando com meu tio, se não funcionar direito, eu mando pra ele de volta e ele me devolve o dinheiro. Dai sabe como é vo tenta ver se fica so nos 120,00 reais, agora se não funcionar, dai tenho q encomendar uma original, e esperar um tempinho ate chegar, agora dinheiro, não vou perder.
Randolf Dieter Ludewig
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por valter em Ter 2 Set 2008 - 18:43

A Bosch fabrica para a MB, ao menos para o Classe A.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Instala, reseta, roda +/- uns 15 Km e se for necessário resetar de novo, aí acho que não serve.

valter
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 411
País : Brasil

Mensagem por Andre Buss em Qua 3 Set 2008 - 6:39

Pelo folheto tem a sonda para o Classe A, veja se a sua é da Bosch. Se for pode comprar essa do folheto que vai ser a mesma peça sem o símbolo da MB.
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: