Solução para a tampa do tanque de gasolina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Convidad 1 Ter 2 Set 2008 - 21:44



Amigos,

há algum tempo venho tendo problemas com a tampa do tanque de gasolina da SL. Depois de 36 anos de bons serviços, a junta de vedação da tampa (feita de cortiça) simplesmente desintegrou-se.

Desde então, até por preguiça, venho adotando soluções paliativas as quais acabaram se mostrando inadequadas: borracha, nylon, etc. Mas hoje finalmente criei vergonha e resolvi acabar com o problema de vez. Peguei a tampa e fui a uma loja de autopeças.

Mostrei para o balconista o que tinha acontecido e perguntei se ele não tinha alguma outra tampa para ser "doadora" da junta. Eu inclusive me lembrava de já ter visto uma muito parecida (senão idêntica) num carro bem popular. E de fato, o balconista confirmou minhas suspeitas: a tampa do tanque do Fusca!

A parte interna da tampa dos Fuscas (mod. 1964 a 1976, com bocal dentro do porta-malas) é idêntica à das SLs e SLCs (pelo menos até 1979, que são as que eu já vi ao vivo) e pode ser que sirva também em outros modelos mais antigos. A substituição é simples:

Retira-se a junta da tampa do Fusca e cola-se na tampa da Mercedes. Vejam baixo a junta e a tampa da SL, já completamente livre dos resíduos da antiga junta. É importante retirar esses resíduos para deixar a nova junta bem assentada.

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092010

Em seguida, passe cola na junta e na tampa. Isso é necessário pois mesmo cabendo justa no local a junta será submetida a rotação ao colocarmos a tampa no bocal. Isso pode fazer com que ela saia do lugar e se danifique. Use aquela cola para juntas de motores, que resiste ao contato do combustível. Por ser uma cola de contato, aguarde 10-15 minutos para unir as duas.

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092011

Passado o tempo indicado, coloque com cuidado a junta na tampa, de modo que ela fique bem assentada no rebaixo que existe na tampa. Pressione em toda a circunferência e .... voilá! Tampa nova por mais 36 anos hehehe....

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092012

Notem que em caso de emergência a tampa completa do Fusca também pode ser utilizada no bocal da Mercedes. Ah, sim, o mesmo vale para a tampa de abastecimento de óleo do motor, a qual também é idêntica à do Fusca.

Depois das bieletas de Logus, dos pivôs de Fuscão e da bomba de gasolina do Gol GTI, eis que a VW novamente contribui para a manutenção das nossas Estrelas...

John, calma...

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Perissoto Ter 2 Set 2008 - 21:55



E também a tampa de abastecimento de oléo do motor
do fusca é a mesma, Me parece que o amortecedor de direção
também é bem parecido, mas este não comparei para ver se tem
alguma diferença grande ou não.
Perissoto
Perissoto
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 403
Data de inscrição : 11/02/2008
Interesses : Mercedes Benz Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Maluhy Ter 2 Set 2008 - 22:28



Na 116/126 se não me engano utiliza-se o amortecedor de direção da Saveiro, nas 201/202 o da Variant II....Tio Uly, a tampa do óleo do passat tb dá no bocal das merças, mas prefiro comprar uma nova original MB,hehehehehehe....................
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Fresser Qua 3 Set 2008 - 5:52



Tsk, tsk, tsk, acho que vão cassar a placa preta da SL... ;)

NSI

Grande abraço
Fresser
Fresser
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 967
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes e outros automóveis clássicos
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Karl Fass. Qua 3 Set 2008 - 6:58



Tio Uly,
pode-se comprar uma manta de diversos tamanhos dessa cortiça e com vazadores comuns faz-se na mesma medida... como diz o glutão, baratin baratim e facin facin...
saudades dos meus tempos de profissional de manutenção, 30 anos, tinha todas as ferramentas na mão. Fiz muito para alguns amigos que pediam...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Convidad 1 Qua 3 Set 2008 - 14:06



Fass,

sim, é possível comprar essa manta e tb aquela outra (acho que chama-se Velumoid) para fazer juntas fininhas, tipo tampa de válvulas. O problema é encontrar esses materiais por aqui, daí porque optei por algo "pronto".

Quanto à placa preta, é só não contar pro Zero hehehe... Se bem que ainda dá para perder vários pontos, já que ela teve 97.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Marcelo Filho Qua 22 Dez 2010 - 15:16



Caros Confrades,

Muito instrutivo esse tópico !

Soube de roalmentos comuns as geniais criações de Ferdnand Porsche com as Mercedes Benz mais antigas !

Tido fato do parque industrial na Alemanha haver sido duramente bombardeado na segunda guerra mundial ! A fábricas de rolamentos eram alvos bem visados já que prejudicava toda a industria de motomecanização !

A renascente indústria alemã de carros no pós-guerra tinham tampas rolamentos e parafusos comuns a vários modelos do mesmo parque industrial !

Quem usa uma Mercedes-Benz dirige uma parte da história !
Marcelo Filho
Marcelo Filho
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 237
Data de inscrição : 17/04/2010
Interesses : Administração
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Guilherme Lacerda Qua 22 Dez 2010 - 15:55



Existe algum tópico aqui só de similaridade de peças para MB?
Não seria interessante???
Abs
Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2267
Data de inscrição : 11/08/2010
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Karl Fass. Qua 22 Dez 2010 - 17:03



Isso já deu confusão... melhor deixar quieto :D
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Guilherme Lacerda Qua 22 Dez 2010 - 17:05



Entendo...abs
Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2267
Data de inscrição : 11/08/2010
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por samukagrisu Qua 27 Jun 2012 - 12:54



Resgatando um tópico antigo destes, recebi um material sobre similaridade de peças MB. Enviei-o ao MAluhy que oportunamente colocará aqui.
Fato é que seria bom sabermos das similaridades ou até igualdades, caso estejamos em viagens coma familia indo a eventos, poderiamos substituir alguma peça emergencialmente.
um abraço a todos, sorry about resgatar um topico ancião! rsrs
Samuel
samukagrisu
samukagrisu
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 100
Data de inscrição : 29/08/2009
Interesses : MB, amizades
Sexo : Masculino País : Alemanha
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Stell Qua 27 Jun 2012 - 13:27



Por falar em tampa do tanque, é normal ter uma pressão negativa quando se abre a tampa?
Stell
Stell
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 704
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : MBs
Sexo : Masculino País : Alemanha
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Reuthmann Qui 28 Jun 2012 - 11:39



Valeu Ulysses no faça você mesmo em casa, esta similiaridade de peças da Mercedes com outros carros da industria alemã, já teve até reportagem sobre isso na quatro rodas, abs
Reuthmann
Reuthmann
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1383
Data de inscrição : 28/11/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty sei que faz tempo,mas sabe onde consigo fazer a troca do bocal da tampa do combustível da SLK200

Mensagem por silvana bueno vitti Sex 28 Abr 2017 - 15:01



Convidad 1 escreveu:Amigos,

há algum tempo venho tendo problemas com a tampa do tanque de gasolina da SL. Depois de 36 anos de bons serviços, a junta de vedação da tampa (feita de cortiça) simplesmente desintegrou-se.

Desde então, até por preguiça, venho adotando soluções paliativas as quais acabaram se mostrando inadequadas: borracha, nylon, etc. Mas hoje finalmente criei vergonha e resolvi acabar com o problema de vez. Peguei a tampa e fui a uma loja de autopeças.

Mostrei para o basta o que tinha acontecido e perguntei se ele não tinha alguma outra tampa para ser "doadora" da junta. Eu inclusive me lembrava de já ter visto uma muito parecida (senão idêntica) num carro bem popular. E de fato, o basta confirmou minhas suspeitas: a tampa do tanque do Fusca!

A parte interna da tampa dos Fuscas (mod. 1964 a 1976, com bocal dentro do porta-malas) é idêntica à das SLs e SLCs (pelo menos até 1979, que são as que eu já vi ao vivo) e pode ser que sirva também em outros modelos mais antigos. A substituição é simples:

Retira-se a junta da tampa do Fusca e cola-se na tampa da Mercedes. Vejam baixo a junta e a tampa da SL, já completamente livre dos resíduos da antiga junta. É importante retirar esses resíduos para deixar a nova junta bem assentada.

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092010

Em seguida, passe cola na junta e na tampa. Isso é necessário pois mesmo cabendo justa no local a junta será submetida a rotação ao colocarmos a tampa no bocal. Isso pode fazer com que ela saia do lugar e se danifique. Use aquela cola para juntas de motores, que resiste ao contato do combustível. Por ser uma cola de contato, aguarde 10-15 minutos para unir as duas.

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092011

Passado o tempo indicado, coloque com cuidado a junta na tampa, de modo que ela fique bem assentada no rebaixo que existe na tampa. Pressione em toda a circunferência e .... voilá! Tampa nova por mais 36 anos hehehe....

Solução para a tampa do tanque de gasolina 02092012

Notem que em caso de emergência a tampa completa do Fusca também pode ser utilizada no bocal da Mercedes. Ah, sim, o mesmo vale para a tampa de abastecimento de óleo do motor, a qual também é idêntica à do Fusca.

Depois das bieletas de Logus, dos pivôs de Fuscão e da bomba de gasolina do Gol GTI, eis que a VW novamente contribui para a manutenção das nossas Estrelas...

John, calma...

Abraço!
silvana bueno vitti
silvana bueno vitti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 20
Data de inscrição : 20/10/2016
Interesses : meu filho tem uma SLK200 2009,e bateram nela
Sexo : Feminino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Solução para a tampa do tanque de gasolina Empty Re: Solução para a tampa do tanque de gasolina

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos