E320 com DRIVE engatado anda pra tras na ladeira

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Mensagem por bulabr em Ter 9 Set 2008 - 13:06



Caros amigos

Tenho uma E320 Elegance 1998, com o D engatado subindo uma ladeira, ao parar ela anda pra tras. O mesmo ocorre ao contrario, um uma descida, ao parar, engatar a ré e soltar o carro ele anda pra frente. Isto não ocorre sempre, mas é na maioria das vezes, raramente tranca como deveria ocorrer. Alguem pode me ajudar?

Um abraço

Luis
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Mensagem por Andre Buss em Ter 9 Set 2008 - 14:20



Luis, não é correto segurar o carro em D ou em R geralmente quem tem carro automático faz isso. Existem carros que possuem o sistema AUTO HOLD que ao tirar o pé do acelerador seguram o carro pelo freio.
Se deixar o carro em D ou R e não freiar o desgaste do conversor e do óleo vai ser prematuro, os primeiros sintomas são perda de tração. Provavelmente o seu óleo já deve estar nas últimas.
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Mensagem por Convidad em Ter 9 Set 2008 - 14:26



Luis,

depende do angulo de inclinacao do aclive/declive. Por isso segura em algumas oportunidade e nao segura em outras. Nao se faz necessario colocar o carro em P, N em subida ou descida. Eh mais facil voce pisar no freio e problema resolvido. Se o cambio nao dah tranco ao engatar a R, D e se nao tem troca de marcha fora da hora, nao o ha o que se preocupar. O oleo do cambio possui um longo periodo para troca. Veja com o seu mecanico o que ele te recomenda, pois o assunto oleo e fluidos eh muito frondoso, polemico e cada um usa uma receita caseira que mais convem. Eu particularmente uso os que a autorizada usa, mas cada um cada um.

espero ter esclarecido
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Mensagem por Krycek em Ter 9 Set 2008 - 22:40



Tenho automático e evito ao máximo forçar o câmbio. Qdo fico parado no trânsito em aclive ou declive ponho em N e aciono o freio de "mão".
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Mensagem por Convidad em Ter 9 Set 2008 - 22:43



Krycek,

Pergunte para o seu mecanico, mas acho que assim vc força mais. Entendo que é mais crítico para o cambio o engate do que manter ele parado em D. O John está correto, use o freio de pé e mantenha o carro em D. Na hora de sair, apenas alivie o freio.

Quanto a descer numa ladeira, tem relação com o torque do motor em lenta e a inclinação. Se o carro não tiver um sistema que segure o carro parado, não vejo isso como defeito.
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Mensagem por Maurouts em Qua 10 Set 2008 - 9:07



Tenho uma C230 K Sport, que prioritariamente de manhã com o carro frio é comum a segunda marcha esticar um pouco mais até passar para a terceira, numa decida nesta situação sem acelerar nada ele chega até frear pelo motor um pouco (engrenado) até passar a terceira marcha, claro que dando um toque leve no acelerador ele responde passando a terceira.

Imagino que isso seja normal em função do carro estar frio, pois depois de rodar alguns quarteirões esse esforço induzido diminui bastante, embora ainda dê para sentí-lo levemente.

Será que isso é realmente normal?

Vi sobre esse "auto hold" e acredito que meu carro possui este mecanismo, pois numa subida íngrime de "D" ao soltar o freio ele para totalmente, isso significa que posso deixá-lo desta forma? ou devo colocar no "N" e segurá-lo pelo freio para não forçar...

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Última edição por Maurouts em Qua 10 Set 2008 - 9:22, editado 1 vez(es)
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Mensagem por bulabr em Qua 10 Set 2008 - 9:21



Caros amigos, muito bom ouvir suas experiencias e partilhar conhecimentos. Obrigado.
Perguntei isso do carro não "cair" pq tenho uma BMW 328 1999 que segura, mas estes tempos estava com ela carregada de gente e em uma ladeira ela começou a descer levemente, acredito que o sistema tenha sentido o peso. Minha 320 na verdade esta com uma lenta de mais ou menos 500 rpm, não é muito baixo? Pensei que os carros mais novos tinham um sistema tipo catraca, onde ele não cairia nunca, mas não forçando o sistema de transmissão. Vou revisar o óleo e ver como andam as coisas hehehe.
Um abraço
Luis
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Mensagem por Lobo em Qua 10 Set 2008 - 11:21



Tambem penso que o engate / desengate eh mais critico e mantenho em D, sempre com o pe no freio se parado numa inclinacao. Se as coloco em movimento de imediato e jah preciso acelerar um pouco mais (ao entrar numa preferencial por exemplo), quando frias minha 190E 2.6 e minha E300 turbodiesel 6 cilindros esticam um pouco mais a segunda marcha somente ateh a PRIMEIRA passada para a terceira marcha. Evito essa situacao pois nao se deve exigir do carro frio.
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Mensagem por Convidad 2 em Qua 10 Set 2008 - 18:52



Eu uso segurar em N com o pé no freio...
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Mensagem por Maurouts em Qua 10 Set 2008 - 19:16



O pessoal tá bem dividido...
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Mensagem por Convidad em Qui 11 Set 2008 - 12:16



Veja bem,

A transmissao automatica, por muitos que gostem de usa-la como a manual, nao foram projetadas para este uso, e sim para aumentar o conforto ao dirigir (coisas de americano..) e que eh hoje utilizada no mundo afora. Esse negocio de engrenar e desengrenar o veiculo o tempo todo, alem de ser mais "perigoso" obviamente causa mais chance de dano ao cambio caso o motorista engrene o cambio com o veiculo em movimento, p.ex num aclive ou declive.

Esse topico nem deveria ser frondoso. Nao tem por que ficar no engata, desengata. Para isso existem as transmissoes manuais com embreagem neh....agora soh falta alguem vir falar que engata marcha de 190 E 2.3-16 no "tempo" e deixa carro ancorado na guia da calcada para aliviar o cambio e respectivamente o freio de mao....

Depois o sujeito nao sabe por que a caixa fica dando tranco ao engatar e desengatar e a alavanca fica com aquela folga.....
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Mensagem por Convidad em Qui 11 Set 2008 - 12:52



John,

Voce está falando de duas situações distintas: 1- Colocar o carro em N nas pequenas paradas e 2- Usar a marcha correta quando necessário. O primeiro eu concordo que não precisa, já na segunda hipótese, acho recomendável, caso contrario o cambio não teria X opções de marcha para engatar. Quanto a alavanca ficar mole, basta a troca de uma pequena borracha que fica na base e deve custar uns R$ 30,00.
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Mensagem por bulabr em Qui 11 Set 2008 - 13:46



Acredito que quando se compra um carro automatico se quer conforto, por isso não gosto de ficar em uma ladeira trocando marcha. Acho importante segurar no freio de pé claro, mas acho estranho a minha descer as vezes. Vou revisa-la. Realmente acho muito bom nao ter que ficar trocando marcha, salvo se descendo uma serra. Hoje com o Tiptronic podemos usar os dois cambios, o que da a opção ao motorista. Sendo sincero, minha BMW tem tip, mas nao uso nunca, prefiro o automatico. No caso da minha 320 não tem tip, pois só a partir do modelo 2000 acho que tem. Mas para mim não faz falta, pois prefiro conforto. Quando se necessita motor a 320 responde muito bem, se torna um furacão quando se pisa no fundo.

Abraços

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Mensagem por Convidad em Qui 11 Set 2008 - 14:52



Luis,

Não vejo como defeito o seu carro descer para trás em uma ladeira. Quanto ao cambio automático, ele pode tanto atender ao motorista que quer conforto, quanto àquele que prefere "usar" o câmbio. Nos mais modernos o tip tem exatamente essa função, nos mais antigos a alavanca permitia a seleção da marcha, quando necessário. Vários modelos nem tem mais a opção do cambio mecânico.
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Mensagem por Andre Buss em Qui 11 Set 2008 - 16:20



Gentem, câmbio autoático não é para segurar carro em ladeira, quem faz isso é o AUTO HOLD alguns sistemas só freiam e outros freiam e colocam em N automáticamente se o carro ficar parado por X tempo sendo que esse tempo ele vai calculando com o uso. Deixar o carro em D sem freiar é gastar conversor de torque e óleo a toa. Quando se pisa no freio o câmbio recebe um sinal e o conversor de torque faz menos força. Alguns câmbios mesmo sem o AUTO HOLD quando ficam parados vão para N e depois voltam para D sozinhos, sem o AUTO HOLD isso pode ser um veneno já que se parar em aclive ou declive ele vai entrar raspando e com o tempo vai desgastar disco. Os merivas tinham isso e logo tiraram.... Mercedes usa AUTO HOLD é a melhor solução e para variar se não me engano foi o Classe S o primeiro carro a usar esse sistema. Isso é um opcional, no meu futuro Classe A vou pedir no atual não existia.
Nos Smarts por exemplo o sistema que fica freiando por 5 segundos depois de soltar o pé do freio para que o carro não volte.
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Mensagem por Convidad em Qui 11 Set 2008 - 16:30



André,

Voce está correto, ocorre que conforme a rotação da marcha lenta e da potencia do motor ele acaba não voltando para trás nas ladeiras mais suaves, por isso alguns ficam com a sensação que tem algo errado quando o carro volta um pouco. Outra pratica comum é acionar o freio com o pé esquerdo e na hora de sair, basta acelerar ao mesmo tempo que se alivia o freio.
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Mensagem por Andre Buss em Qui 11 Set 2008 - 16:59



Eu faço isso se o morro for dos bons heheheeh. É um AUTO HOLD paralelo ehehehhe
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Mensagem por Xenon em Qui 11 Set 2008 - 17:28



V8 segura mais.
significa q o torque e a força q segura nas ladeiras.
se for muito ingreme,tbm desce.
acredito ser normal em todas as caixas aut.
esse negocio de deixar em N nos farois....concordo com john.
nao precisa.
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Mensagem por Xenon em Qui 11 Set 2008 - 17:30



ah...e sobre caixa automatica em frio......
a caixa automatica fica bom com o fluido em tempreratura certa(quente).
reaçoes anormalas com o carro frio(demora em trocar) e normal.
todas fazem isso.
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Mensagem por Maurouts em Qui 11 Set 2008 - 17:34



Blz Xenon, eu imaginava isto mesmo.
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Mensagem por bulabr em Sex 12 Set 2008 - 8:13



Bem pessoal, com o dito por aqui podemos concluir que o melhor seria sempre ao parar o carro em ladeiras pisar no freio, e soltar quando arrancar. Pronto, acho que seria o menor desgaste, até eu comprar minha S zero hehehe. Vai demorar um pouquinhooooooo...

Abraços

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Mensagem por Daniel AMG em Sex 12 Set 2008 - 8:38



depois de um longo tempo mas vou deixar a minha experiencia para consulta futura
na E420 na primeira engatada tanto D como em R nao engatava a alavanca esta muito mole era necessario ir e vir para entrar a marcha
troquei as buchas do trambulador e do cambio
custo no PAS Zanini R$ 20,00 cada bucha original mais 1/2 hora de mao de obra tecnica
ficou otima

ainda em tempo
a 190E qdo comprei tb na parava em ladeiras e descidas mas a aceleração da marcha lenta estava variando muito e baixa depois da reforma do dosificador e aceleração da marcha lenta tb ficou otima
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Mensagem por BBSOL em Seg 22 Set 2008 - 18:49



Eu tinha postado dia 21, mas deu problema, que no material de divulgação do C200, ao se ler sobre o Agility Control se tem a idéia que o carro não voltaria para tras em aclive, ou que pelo menos existe um sistema auxiliar de arrancada em aclives, que talvez não deixe voltar apenas na saida. Será isto mesmo? Não sei se isto seria via freios ou via cambio, se é que é isto mesmo.
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Mensagem por Andre Buss em Qui 30 Out 2008 - 16:38



Olha se segura segura no freio. Não sei a C mas eu brinquei numa E350 que se soltar o pé ela para pelo freio. Teria que ver no manual se tem esse sistema, caso não tenha segura o carro no freio que resolve, mas nunca deixa o carro parado com o D isso só vai gastar óleo, conversor de torque e disco a toa.
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