Catalisador de novo

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Catalisador de novo

Mensagem por wanderley em Qui 25 Set 2008 - 21:44

Galera, boa noite!!

Por favor, vejam se vcs podem me ajudar...

Comprei uma Classe A 160 ano 2000 há 1 mês atrás e não percebi que o catalisador estava com defeito.
Quando comprei, ouvi um barulho estranho no escapamento mas achei que fosse apenas um furo ou coisa parecida. Que fosse fácil e barato consertar. Até porque ela tá inteirinha e não achei que tivesse algum problema sério como esse.

O primeiro problema que deu, foi quando saí do trabalho um dia desses e ela ficou com a luz BAS/ESP do painel acesa e o carro não saía dos 2000 giros. Mas depois essa luz apagou e ficou tudo certo.

Uns dias depois tive que chamar um guincho pq ela ligava, eu andava um pouquinho e morria. Dava na partida e pegava. Até que não pegou mais. Reclamei com a agência que comprei o carro e eles levaram numa oficina deles e disseram que havia queimado a bomba de gasolina e tiveram que trocar.

Deveria ser isso mesmo. Pq este problema não aconteceu mais. Porém, a luz BAS/ESP de vez em quando acende e o carro volta a andar no limite de 2000 giros. Hoje mesmo fui trabalhar e no meio do caminho acendeu e na volta para casa veio acesa até chegar em casa.

Antes da luz acender, o carro começa a falhar e a lenta não segura.

Voltei à oficina da agencia que me vendeu o carro no sábado passado e o mecânico colocou o aparelho que acusou três problemas: Defeito na sonda lambda, regulagem de combustivel e alguma coisa sobre a borboleta. Aí ele permaneceu acelerando forte o motor do carro continuamente e desligando e religando o aparelho por diversas vezes até que os defeitos não apareceram mais. Aí ele disse: "Ficou bom agora. Tá vendo? Os defeitos não aparecem mais." S´que is problemas voltaram dois dias depois.

Pedi a ele para ver o barulho no escapamento e ele disse que eu precisava ir numa oficina de escapamento. Foi quando descobri que o catalisador estava com problema.

Agora a pergunta: será que todos estes problemas são causados pelo catalisador ruim? Pergunto isso porque em um Tempra que eu tinha, o catalisador ficou ruim também e o carro falhava, não desenvolvia e consumia demais. Isso tudo melhorou depois que troquei o catalisador.

Li em uma das respostas do André Buss que um catalisador novo, original custa +/- mil reais. Onde você encontrou esse preço, André? ? Aqui em Brasília, na Brasilia Motors (unica concessionária MB em Brasília) está a bagatela de R$ 2.915,00. Uma sonda lambda, seissentos e poucos reais. Acho que isso tudo é um absurdo!!!

Hj fiz uma pesquisa de preços de catalisadores de fabricantes paralelos. Achei de 405 até 805 reais. Pelo que entendi, o de 405 reias é sem o coletor e o de 805 reais é com o coletor.

Desculpe a longa história mas gostaria da opinião de vocês, mais experientes em Classe A.

Obrigado
Wanderley

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Sex 26 Set 2008 - 6:46

Catalisador original vem com coletor, acho que esse valor está fora da casinha. Se não me engano custa 1.500 reais.
Conselho que eu te daria, leia o tópico como comprar um Classe A e faça os procedimentos já que o carro está na garantia.
Lembre-se o mecânico do garagista vai trabalhar para o garagista.

Catalisador de Classe A é para durar 10 15 anos, se o seu já está com tilt é por uso de gasolina ruim. E pode ter certeza que tem mais problema oculto ai.
Se o antigo dono usava gasolina ruim imagine o resto da manutenção.

600 reais na sonda não é caro, lembre-se ela dura agora se usar gasolina ruim pode esquecer que vai pro espaço. Coloca gasolina ruim numa Classe S de um milhão que a sonda vai pro espaço, e não se espante se ela for a mesma do Classe A.

Catalisador é uma das peças que funciona da seguinte maneira.

Original, vai funcionar como original.

Paralela, eu já andei com um Classe A usando catalisador paralelo e era bem estranho, o dono do carro achava normal até o dia que eu arrumei um carro igual ao dele funcionando bala. Resumo ele devolveu o carro e comprou um inteiro.

Mande revisar o seu carro em mecânico profissional sem ligações com quem lhe vendeu se o carro estiver baleado simples devolve e procure um Classe A inteiro.

No fórum já tem um a venda que se não estiver no mínimo 100% o mundo tá perdido. (só não tem pelego) What a Face

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por walter paiva em Sex 26 Set 2008 - 8:21

Wanderley, bom dia.

Quer um conselho, devolva o carro e pegue o seu $$ de volta, isto porque o ex-dono não cuidou do carro corretamente, veja bem, se já esta com catalizador estragado, bomba de combustivel já trocada luzes BAS/ESP acendendo e deve estar também com a KM adulterada, imagine dentro do motor com trocas de óleo feitas fora do prazo (15.000 km :ec: ) deve ter aquelas crostas de borra de óleo que só sairão com banho quimico (desmontagem do cabeçote).
Veja o tópico de como comprar uma Classe A e dificilmente te passarão a perna e você será mais um feliz proprietário de Classe A.

Atte,
Walter

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Xenon em Sex 26 Set 2008 - 8:33

o catalizador realmente pode ser a fonte de todos seus problemas.pode estar quebrado a ceramica e estar obstruindo a passagem do escape.
mas nao existe certeza.
catalizador.....peça cara.....para qquer marca......para nacionais tbm gira ao redor de 1 barao......
achar usado? trocar 12 por 1 duzia.
colocar paralelo? jogar dinheiro fora.
anular o catalizador? e possivel mas vai poluir.........vai falhar? acho q nao.........vai andar mais? acho q sim.....
acho q vc tem q fazer um teste....andar sem o catalizador para ver se os defeitos somem e so depois se decidir o que fazer......

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Alan em Sex 26 Set 2008 - 9:21

catalizador entupido dá todos estes problemas (entope por afogamento quimico ou por quebra por excesso de lombadas.

Devolva o carro, desligar sensores somente engana o computador que logo detecta a anomalia e reclama novamente. O mecanico do vendedor é no minimo experto

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Sex 26 Set 2008 - 12:45

Walter, óleo é com no máximo 5. 15 é pedir para moer o motor. :pos:

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Lobo em Sex 26 Set 2008 - 12:50

Catalisador soh original ? Pelo menos na minha 190E 2.6 USA 1991, nao. +/- 1 ano depois de te-la adquirido ela começou a falhar e foi constatado que o material ceramico estava todo estragado, quebrado e solto dentra da carcaça. Catalisador novo em concessionaria = R$9mil. Solucao adotada : a carcaça foi aberta, esvaziada, preenchida com material ceramico novo e fechada. Isto aconteceu ha +/- 8 anos e nao resultou em nenhum problema de regulagem ou desempenho. Permanece ok ateh hoje (toc toc toc).

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por valter em Sex 26 Set 2008 - 12:58

Existem até catalisadores universais de acordo com a potencia dos motores. Acho que no caso do A, que tem a sonda Lambda fixada antes da passagem dos gases pelo catalisador, diferente de outros carros com mais uma sonda na saida, não deve alterar tanto assim o consumo e desempenho, mas posso estar enganado....

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por walter paiva em Sex 26 Set 2008 - 13:42

Andre, acho que não expressei direito e faltou informação. Eu quis dizer troca fora do prazo (15.000 km) por isso coloquei o :ec:
O correto é no maximo com 5.000 km como você diz. Eu com 4.500 km no maximo já efetuo a troca : vl :

Como disse antes eu já tinha devolvido o carro, pois com todos estes problemas só prova uma coisa: ex-dono relaxado Sad imagine o motor por dentro com aquela linda borra por troca de óleo errado e suspensão detonada também. Se não teve cuidado com o catalizador, com a suspensão e o motor muito menos.

Wanderley, isto é uma opinião minha, ok (não vi como o seu carro esta). Fica ao seu critério escolher o que é melhor para você.

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por valter em Sex 26 Set 2008 - 14:16

Pode ser também a bateria com a vida útil no fim. Teste a bateria e se ela estiver ruim peça outra. Quando fica com o motor funcionando em marcha lenta numa Estrutural ou descida do Colorado, gera mas não acumula, quando o mecanico da loja acelerou com vontade os defeitos podem ter apagados devido a carga gerada momentaneamente. Agora, peça um catalisador ao vendedor e se não tiver acerto, tem muito Classe A em ótimo estado a venda em Bsb. Se eu estiver errado, perdõe-me.

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Sex 26 Set 2008 - 14:20

Lobo, se o serviço for bem feito com certeza. O problema é colocar catalisador paralelo com coisas paralelas dentro.

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por valter em Sex 26 Set 2008 - 14:25

André,



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Pelo que entendi, se o material interno for de qualidade, a cápsula não interfere?

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Xenon em Sex 26 Set 2008 - 14:37

perai...perai........gente.....
cada catalizador esta perfeitamente calculado para cada carro.
se nao for assim, como se faria com a diferença entre 1000cc e 5000cc de carros diferentes?
se fosse assim existiria "o catalizador" q funciona em qquer carro.
cada tipo de motor tem quantidade de gases expelidos em diferentes qualidades e quantidades.
esta estudado para q o carro possa dar o maximo de rendimento com o minimo de poluiçao.
apos este "retrabalho" como fica a emissao dos poluentes? nao tem sentido.....
esse negocio de "remanufaturado"...... Shocked Shocked Shocked qual e a garantia de serviço bem feito?
quem faz este trabalho estuda o fluxo de gases? estuda a emissao de poluentes?
se um filtro de ar fora de especificaçao(diferente densidade) faz diferença no motor,como ficaria um catalizador fora de especificaçao?
melhor q fazer isso, e retirar o catalizador.
vai poluir mas.........

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Sex 26 Set 2008 - 14:52

Olha resumindo, se fosse no meu Classe A era original e boa. Eu que não ia andar com carro fedendo e estranho para acelerar. Garanto que se importar essa peça sai o preço como de qualquer carro. Aqui eu perguntei uma vez quando saia o catalisador me passaram 1mil mil500 reais. Caro? Poxa se for para durar 15 anos não.

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Convidad em Sex 26 Set 2008 - 18:43

Wanderley,

Nao se desespere. As peças originais do Classe A sao caras mesmo e isso eh fato. Agora se duram mais ou menos, ou se o carro eh mais seguro que o Rolls do principe de Brunei eh outra estoria, mas o catalisador pode sim dar no que deu.

na verdade eu ateh vou bater uma bola paralela aqui com meu colega de profissao o Alan...na verdade o comeco dos problemas estah na posicao do catalisador que fica da jusante da sonda lambda.

A Sonda Lambda detecta o teor de O2 no gas de escape e informa o modulo de controle da qualidade de mistura ar/combustivel do queimado o modulo gerencia essa informacao e decide se precisa por mais ar ou combustivel, que por sua vez resulta numa conversao catalitica mais eficiente.

No caso, o MAF= medidor de massa de ar= caudalimentro, vai trabalhar em conjunto com a sonda lambda para determinar a massa de ar que entra no coletor de forma mais exata. Abaixo segue um esqueminha que volte e meia aparece por ai e que ilustra bem como funciona.

Em tempo, sabe o que acontece se voce coloca um catalisador errado? O catalisador eh uma perda de carga no sistema. Se a perda de carga for mudada a leitura realizada pelo modulo ECU serah incorreta, e o coitado do MAF fica louco e acabamos de entrar num LOOP, onde entra massa de ar errada, a combustao eh incorreta, e a sonda lambda le errado e dai comecam outros problemas e como isso eh lido em pouquissimo tempo, comecam a entrar em acao os sistemas de protecao e backup pois para o modulo do carro, tah tudo uma zona ali dentro do motor e ele fala "karaca!!! num to podendo!!! vou mandar um BAS/ESP + limitar a rotacao em 2000 rpm senao capaz do meu vizinho motor bater pino!"



Isso pode ser causado por combustivel ruim? Pode.
Pode ser causado por carro sem uso durante muito tempo? Pode
Pode apodrecer por porrada no solo com o Classe A que eh baixo? Pode.


Nao acho que voce precise vender ou devolver o carro, mas seria prudente comprar a peça original e talvez em outros locais voce consiga uma peça mais em conta mas o problema eh o frete para ai e quem compraria para voce. Posso ver o preco para vc na divena semana que vem se quiser.

Em tempo, eu nao estou nem ai se polui mais ou menos, mas sim para a carga. Se o sujeito do mercado paralelo consegue ou reencher um catalisador que possua a quantidade de elemento ceramico ou nao que resulte na mesma perda de carga que o componente original, otimo. caso contrario, nao ha o que se fazer.

Como curiosidade para ti, nos veiculos Mercedes grandes, dos anos 80 e comeco de 90 que vinham da europa, vinham com a opcao de nao possuirem catalisador, dai o que acontecia com o sujeito que comprava um veiculo com catalisador e o catalisador ia para as cucuias na epoca?! Simplesmente tirava-se o catalisador e reprogramava-se a injecao para a operacao sem catalisador e resolvia-se o problema....mas no teu caso e eu nao sou mto expert em A acho que todos os A feitos na europa possuem catalisador...se nao possuirem ai estah tua saida...arrumar a programacao sem catalisador (eu nao a tenho). O problema serah dai passar na inspecao veicular que os governos estaduais estao colocando em vigor....

depois disso voce deve estar se perguntando: por que que eu nao comprei um palio 1.0?!

Enfim...estou aqui pra ajudar.....

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Sex 26 Set 2008 - 19:24

Se o catalisador detonou por batida embaixo, no caso do Classe A é PT. Pra chegar no catalisador tem que passar pelo protetor de cárter que é uma bela armadura.

Palio 1.0 também tem catalisador, se estiver baleado vai ter que ser original ou os mesmos problemas se aplicam. Sendo que no caso de Palio.... What a Face

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por wanderley em Sab 27 Set 2008 - 23:35

Pessoal,

Obrigado pelas informações!!
Foram realmente de grande valia!
Acho que um catalizador de 1500 reais está num preço compatível e justo. Mas 2915 reais? É brincadeira, né?
Vou contatar algumas autorizadas em São Paulo e ver se consigo um preço mais em conta. Tenho parentes por lá e eles podem comprar pra mim. O problema vai ser a demora.

Quanto a comprar um Pálio ao invés de uma Classe A, nem pensar! Não gosto muito de carros populares. Ainda mais um 1.0.

Já tive uma Classe A há 4 anos atrás e ela nunca me deu problemas. Mas nunca mesmo! E olha que viajava sempre com ela. E era usada. Por isso, tenho a inexperiência em problemas na Classe A.

Mas beleza, vou trocar o catalisador e espero que tudo se resolva.

Informo depois.

Valeu!!!!!

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Andre Buss em Dom 28 Set 2008 - 6:29

Wanderley, antes de comprar o catalisador mande inspecionar o carro inteiro. O garagista é obrigado por lei a pagar, não tem esse papo furado de motor e caixa é o carro inteiro.
Faça uma revisão completa no se carro em mecânico qualificado para tal e veja tudo que precisa fazer. Eu já adianto que todos os fluídos devem ser trocados, observe tudo com muita atenção. Se o catalisador do carro morreu imagine como o antigo dono cuidava do carro.

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Re: Catalisador de novo

Mensagem por Antonio Bello em Dom 28 Set 2008 - 15:02

Para conhecimento ... em Campinas/SP o valor do conjunto escape/catalisador esta em torno dos R$2.900,00. Esta consulta eu fiz a 15 dias atrás.
Acredito que este valor deva ser tabelado entre as concessionárias, pois pelo que estou vendo ... é o mesmo preço em Brasilia.

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Re: Catalisador de novo

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