Funcionamento do sistema ASR no Classe A W168

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Mensagem por Deco Qua 12 Nov 2008 - 11:24



Amigos, certa vez eu postei uma mensagem dizendo não entender bem o funcionamento do ASR e não obtendo nenhuma resposta satisfatória, resolvi testar e vou postar aqui os resultados para o conhecimento de todos.

Eu pensava que o funcionamento do ASR era imediato, como o ABS e que, ao dar uma arrancada mais forte, os sensores leriam a patinação e diminuiriam de alguma maneira a rotação das rodas motrizes, fazendo com que ele não derrapasse. NÃO É NADA DISSO. Não é assim que funciona.

Fiz vários testes e um deles respondeu todas as minhas duvidas. Coloquei o baby na lama e  obviamente ele começou a patinar mais uma roda do que a outra. Imediatamente acendeu o triângulo no painel avisando que ele estava detectando a diferença e ouvi um ruido no meu diferencial. Imediatamente a roda que patinava parou de girar em falso e a outra roda ganhou força, fazendo com que o carro andasse. Quando esta roda começou a patinar ele transferiu a tração para a outra e assim foi até que eu saísse do atoleiro sem maior dor de cabeça, apenas deixando o baby trabalhar.

Isso foi feito pensando nas ruas nevadas da Europa, o que está longe de ser nosso caso... só me restou testar na lama mesmo.

Abraço a todos.
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Mensagem por erocha Qua 12 Nov 2008 - 11:41



classe-a adventure locker !!!
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Mensagem por Andre Buss Qua 12 Nov 2008 - 11:45



O funcionamento do ASR é emediato, só que o triângulo só pisca quando a coisa tá feia. Uma leve derrapada é consertada pelo freio mesmo, se a coisa esquentar ai que ele assume o controle de acelerador e cia.
Inclusive o óleo do câmbio manual só existe um justamente por isso, é um óleo feito especialmente para MB, é usado em sprinter também. Quando o ASR precisa boquear algo o fluído tem que suportar a variação brusca de temperatura.
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Mensagem por mauro Qua 12 Nov 2008 - 12:55



E a Fiat se gabando por ter sido "pioneira" no sistema...
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Mensagem por Andre Buss Qua 12 Nov 2008 - 14:25



Mauro, o sistema locker é pioneiro. O ASR é outra coisa.

Agora eu já ouvi vendedor Fiat dizendo que o câmbio automátizado a Fiat foi pioneira. É até engraçado desde 2000 tem Smart rodando no Brasil com esse sistema. Laughing
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Mensagem por Convidad Qua 12 Nov 2008 - 14:37



O João Gurgel fazia isso com um freio de mão independente para cada roda trazeira de seus veículos, já na década de setenta. Eram veículos com tração trazeira.

O ASR da mercedes é mais complexo, mas o principio é o mesmo, vc tem que parar a roda que gira mais livremente. Isso só é valido quando há muita diferença de rotação entre as duas, já que em curvas sempre haverá diferença de rotação.

Abraços,

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Mensagem por Xenon Qua 12 Nov 2008 - 14:57



epico,bem lembrado.
so acrecentar q este sistema da vw(poder freiar cada roda traseira separadamente funcionando como um "antibloqueo" manual) nao e invençao do gurgel.
muitos fuscas e variantes(acho q ate os primeiros porches) tinham este sistema.....
meu pai teve uma variant alema 1966 q tinha isto.....so q nao sabia o q era...(era criança)...ate crecer e entender a "genialidade" dos alemaes..... : pl : : pl : : pl :
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Mensagem por walter paiva Qua 12 Nov 2008 - 21:57



Com essa chuva de hoje em Sampa o /!\ piscou algumas vezes eita sisteminha bão sô.

Atte,
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Mensagem por mauro Qui 13 Nov 2008 - 15:09



André, então não entendo... a função dos dois sistemas não é a mesma?
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Mensagem por Xenon Qui 13 Nov 2008 - 15:13



nao......o locker nao atua nos freios........
ela tem um "diferencial blocante" comandado por sistema eletrico......
acho q desliga ao ultrapassar 20km/h??!!!!!
serve para lama.....nada mais q isso.....
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Mensagem por mauro Qui 13 Nov 2008 - 15:17



Xenon, então com certeza o ASR é um sistema bem mais complexo e útil que o locker, não? Porque mesmo o cara sendo "sitiante" assíduo não vai usar o sistema com frequencia tornando o locker quase que um opcional inutil...
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Mensagem por Andre Buss Qui 13 Nov 2008 - 15:22



Mauro, locker é só para dar um ar de off-road. Fora que é muito mais barato um locker que um ASR.
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Mensagem por Xenon Qui 13 Nov 2008 - 15:25



entao....locker em tupiniquim significa louco...... Laughing Laughing Laughing
nao serve de nada........
ja ASR,ESP,BAS trabalhando em conjunto..........salvaçao de muitas situaçoes desagradaveis......
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Mensagem por erocha Qui 13 Nov 2008 - 17:26



A piadinha do locker foi só pq o colega tá colocando a MB dele no BARRO. 8-)
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Mensagem por mattosmk1 Qui 13 Nov 2008 - 18:43



lol! é isso ai xenon pra tupiniquim carro que fala vire a direita ....vire a esquerda é qui é bão rsrs
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Mensagem por walter paiva Qui 13 Nov 2008 - 18:46



A baby na lama sai fácil :D , ja o locker/fiat só com guincho lol!

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Mensagem por mauro Qui 13 Nov 2008 - 22:06



Tou vendo que sou "locker" de comparar um sistema com o outro! Laughing
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Mensagem por snaf Sex 14 Nov 2008 - 18:56



ASR já me deixou na lama!!

Estava em um W210 E 430, 5 cm de profundidade de lama fina, bastante aguada, parecia de apenas um poça de agua barrenta, piso de barro, não era um atoleiro !

Giro do motor subia de descia de acordo com o acelarador, triangulo do ASR aceso direto e as duas rodas de tração imóveis, desligando o ASR no botão do painel não alterava em nada.

Solução, sujar os pés na lama e empurrar 5 metros e sair da poça.
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Mensagem por Andre Buss Sex 14 Nov 2008 - 19:38



ASR para sair de atoleiro quando possível deve ser usado colocando o câmbio em primeira ou em W. Acelera devagar a não ser que o carro seja 4MATIC.
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Mensagem por mauro Sex 14 Nov 2008 - 22:33



Se a chuva continuar por aqui amanha vou fazer um teste no sitio... só que na grama molhada e numa subida um pouco acentuada... vamos ver se dá certo e ela sobe!
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Mensagem por Krycek Sáb 15 Nov 2008 - 3:37



Snaf me solidarizei com sua história da E430 na lama, fico imaginando o pesinho da criança.

Com a 180 05 com pneus novos, e por ter o motor mais calminho só vejo o triângulo em situações muito raras, geralmente quando as rodas estão muito viradas, ou há desnivel de pista, e claro, aceleração em piso molhado.

Já na 230 99 como os pneus já estavam na hr e o motor é bem nervoso, o triângulo era uma constância, parecia uma foto da minha mãe dizendo que eu estava fazendo m...! Laughing
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Mensagem por Andre Buss Sáb 15 Nov 2008 - 5:01



Gente, não quer dizer que o locker não seja bom. Ele faz o papel para que se propõe. O ASR apesar de ajudar não foi feito para sair de atoleiro, só quando está nos MB 4x4 4MATIC.
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Mensagem por snaf Sáb 15 Nov 2008 - 8:55



Lembro a todos que não era um atoleiro, parecia apenas uma poça de agua barrenta.
As laterais dos pneus não chegaram nem a ficar sujas.

Me recordo problemas também estacionado em uma ladeira de paralelepidos molhados pela chuva.
Duas rodas em cima do meio fio, bem baixo por sinal, não gosto de marcar minhas rodas subindo meio fio.

Estava estacionado com a frente do carro em direção ao aclive, coloquei o cambio em D e acelerei suavemente para subir a ladeira, esterçando as rodas para sair de cima o meio fio. Exatamente o mesmo sintoma, triangulo ASR piscando loucamente quase aceso direto, giro subindo e veiculo imóvel.

Desligando o ASR mesma coisa.

Solução descer de ré até ficar com as quatro rodas no paralelepipedo e subir a ladeira. E se tivesse outro carro impedindo a descida ? Como fazer ?

De forma alguma as duas situações enfrentadas estavam acima da possibilidade de qualquer carro convencional (sem tração 4 x 4).

Os vídeos apresentados do sistema em funcionamento demonstram que realmente é fantástico o seu funcionamento, porém em algumas situações cotidianas ele pode atrapalhar. Tenho certeza que qualquer fusca se sairia melhor nestas duas situações descritas.
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Mensagem por snaf Sáb 15 Nov 2008 - 8:59



Krycek,

Realmente me acostumei a relacionar a luz do ASR com abusando da dirigibilidade.

Como vc é aqui do Rio deve conhecer a curva do VIPs na Av Niemeyer, curva fechada, costelas de vaca no asfalto.

Nos dois sentidos dirigir ali com velocidade acima do recomendável com ASR te faz sentir super motorista, o carro pula sai da trajetória e o ASR conserta.

Apenas o triangulo de avisando: Vai com calma !!! Está passando do limite !
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