Filtro de òleo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filtro de òleo

Mensagem por Daniel Bezerra em Sex 19 Dez - 14:50

Qual a localização do filtro de óleo do Classe A , pos no manual não há indicação sobre o mesmo

Daniel Bezerra
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens: 2

Re: Filtro de òleo

Mensagem por erocha em Sex 19 Dez - 17:29

o filtro do óleo do Classe é tipo refil, entre o motor e a carroceria (perto do nro do chassis).
Veja nesta página uma foto http://www.aclassinfo.co.uk/mypage.46.htm

erocha
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens: 896

http://www.eduardo.med.br

Mensagem por Daniel Bezerra em Sab 20 Dez - 10:38

Obrigado pela informação , aproveitando a oportuni9dade Bom natal para você e felicidades a todos os seus, incluindo todos os participantes do Portal .

Daniel Bezerra
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens: 2

Mensagem por oldboy em Ter 28 Jul - 9:23

Aproveitando o tópico, alguém já usou (ou usa) o filtro de óleo fabricado pela Metal Leve, vulgo MaLe?
Fiz a troca do óleo e filtro ontem e me deparei com uma altissima pressão no manômetro mesmo em marcha-lenta e mesmo após 1/2 hora ligado.
O óleo foi um 5W-30 Selenia, semi-sintético que pretendo trocar daqui a um mês (meu modo de fazer flushing) e por então um 5W-30 sintético da ELF.
Não creio que seja o óleo e muito menos o motor, sobra então para o filtro.
É a primeira vez que coloco o MaLe então fica a dúvida se o elementro filtrante esteja impondo barreira excessivas às moléculas do óleo.
Dentro do copo e no meio do seu interior, onde estaria em contato com o óleo já filtrado, aparentemente estava seco, igual apos a limpeza do mesmo assim que se removeu o filtro velho. Muito estranho.
Pelo sim, pelo não, hoje vou a Intercar do Rio buscar um original, é lógico com meu outro carro.
Depois posto aqui o resultado.

É de ficar preocupado com outros usuários que o usam e não instalaram medidores auxiliares de supervisão do motor.

oldboy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens: 177

Mensagem por Epicco em Ter 28 Jul - 9:46

oldboy: em primeiro lugar registrar que é uma grande satisfação encontrar você novamente por aqui. É muito bom poder aprender sobre o carrinho com seus posts.

Quanto à sua dúvida, registrar que nada impede uma peça nova estar com defeito. Em minha penúltima troca eu usei o filtro Mahle para óleo e não notei nada de anormal no funcionamento do motor. Mas como vc mesmo disse, sem o auxilio do manômetro fica difícil aferir. Fica aí para todos os usuário o seu importante registro.

Já estou providenciando a instalação do marcador da temperatura da água (este sábado comprei a válvula termostática nova para instalar o temistor) e também o manometro de óleo. Aproveito para te perguntar qual é a pressão de óleo de trabalho do Classe A (não sei se há diferença entre o 160 e o 190)? Ainda não comprei os instrumentos por pura falta de tempo.

Eduardo

Epicco
Moderador
Moderador

Número de mensagens: 5122

http://www.drbombas.com.br

Mensagem por walter paiva em Ter 28 Jul - 12:59

Legal este registro, parabéns.

Isto prova uma coisa - ponto para o filtro original

walter paiva
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1731

http://www.mofolandia.com.br

Mensagem por Marck Schuckert em Ter 28 Jul - 14:17

Acho que nesse caso específico não compensa usar outro filtro que não o original, já que o preço dele é o mesmo, às vezes até mais barato que os demais.
Comprei o filtro original Hengst por R$ 26,00 na technopeças e troquei semana passada.

Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens: 280

Mensagem por Epicco em Ter 28 Jul - 14:21

O oldboy ainda vai ver o que aconteceu. Se trocar o filtro e a pressão do óleo voltar a níveis normais, e contanto que o filtro estivesse instalado de forma correta, ficará claro que o defeito é do filtro.

A Mahle é uma grande multinacional de origem alemã e que é grande por produzir produtos de qualidade.
No lugar do oldboy, em se confirmando o problema com o filtro, eu encaminharia o mesmo para análise da Mahle para saber o que ocorreu.

Eduardo

Epicco
Moderador
Moderador

Mensagem por Marck Schuckert em Ter 28 Jul - 14:38

Será que o óleo utilizado está de acordo também? Eu pessoalmente nunca utilizei esses que ele falou.

Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Mensagem por oldboy em Ter 28 Jul - 14:45

Vamos lá pessoal. Acabei de vir da Intercar onde comprei o original com selo holográfico e tudo com o meu caro amigo Saraiva.
Retirei o Mahle (não sabia que tinha H) que dava exatos 60PSI de pressão em marcha-lenta e coloquei o original - em vez dos 60 PSI o manômetro marcou 30PSI imediatamente e após uns dez minutos estabilizou em 20PSI.
O Mahle em 1/2 hora não caiu nem um ponto, mantendo-se alto.

Lembro aos caros amigos e confrades que a pressão do óleo é basicamente "ajustada" pelas 4 folgas no eixo de manivelas (ou virabrequim ou biela) onde estão presas as bielas e não pela resistência do filtro à passagem do óleo.
É nesse colchão de óleo (ou calço) sobre os moentes é que todo o movimento deve ficar e quanto mais óleo pressurizado se interpõe menor o atrito e desgaste. Se o filtro por sua vez limita esta pressão, bai-bai bronzinas (ou casquilhos) e outros bichos.

A pressão mínima com o óleo @ 80°C para qualquer Classe A é de 1.2 bar em 1200RPM, 2.0 bar em 2000RPM e 2.8 bar em 2800RPM.
Meu manômetro é em PSI comprado no mercado norte-americano portanto os 60PSI que encontrei equivalem a 4.13 bar, o que não é normal a 800RPM da marcha-lenta.
Já os 20PSI obtidos com o filtro original após 10 minutos correspondem a 1,37 bar, bem mais satisfatório.

Mesmo não tendo um manômetro instalado permanentemente, é só retirar o parafuso que fica em cima do esticador da correia e colocar alí um manômetro mecânico para observar como anda a coisa após a troca de óleo, por exemplo. Conferido o valor, é só desfazer a giga de teste.

Abraços,

OB

ps. caro Eppico, grato pelas suas bondosas palavras. Estive fora do país arrumando minha "casa" (escritório) e estou de volta, pelo menos até o fim deste ano.

oldboy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Epicco em Ter 28 Jul - 15:44

Legal oldboy, bom mesmo ter essas aulas com vc.

Vc observou alguma irregularidade no filtro da mahle?

Eduardo

Epicco
Moderador
Moderador

Mensagem por oldboy em Ter 28 Jul - 17:03

Não, nada ví nada de irregular nele e nem na montagem.
Inclusive não tem como errar pois é só inseri-lo até o fim do copo e rosqueá-lo.
Correção quanto ao óleo: não é Selenia não se bem as cores são parecidas.
Fui até a garagem ver o 1/2 litro que sobrou.
É um Mobil1 5w-30 Ecopower semi-sintético.

oldboy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Epicco em Ter 28 Jul - 17:55

Caramba.
Defeito de fabricação do filtro. Como diz o Maluhy sempre desconfie de peças novas. Menos mal que vc tem o manometro.

Eduardo

Epicco
Moderador
Moderador

Mensagem por Marck Schuckert em Ter 28 Jul - 18:19

Isso preocupa mesmo!

Marck Schuckert
Usuário Prata
Usuário Prata

Mensagem por iveiga em Ter 28 Jul - 22:15

Isto reforca minha crenca, pecas originais sempre.

iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens: 416

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: