Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Guina Dom 15 Fev 2009 - 21:11



Amigos,
Procurei em outros tópicos e mesmo lendo no manual do W202 nã consegui ententer direito:
- Em que situação é usado o câmbio automático nas posições 2 ou 3?
Por exemplo, se eu estiver numa rampa de subida muito acentuada (garagem de prédio) poderia usar a posição 2 para o motor ter mais força sem forçar o câmbio? E a posição 3, qual a diferença?
A mesma pergunta para o modo E (econômico) e S (standard) do câmbio. Qual seria a diferença? Pelo que eu vi a economia não é tão significativa.
Obrigado.
Guina
Guina
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 27/01/2009
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Maluhy Dom 15 Fev 2009 - 21:55



Guina, é correto reduzir para 3 ou 2 em subidas íngremes ou descidas tb ,dependendo do grau de inclinação ....no E o carro fica mais lerdo,menos torque disponível nas rodas, interessante para se usar em pisos escorregadios,fora disso é standard mesmo.... :D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Maurouts Dom 15 Fev 2009 - 22:01



As posições 2 ou 3 representam, no meu entendimento, uma opção de ajustar a marcha certa ao tipo de relevo enfrentado. Como já dito aqui, a grelha no câmbio nos modelos que a possuem, permite ajustes de marchas mais precisos e a gosto do cliente. A posição 2 compreende as marchas de 1 a 2 e posição 3 compreende as marchas de 1 a 3. O Câmbio automático é inteligente o suficiente para determinar a marcha certa, ocorre que ele não o faz de forma rápida, salvo quando acionado por meio do "kick down". Desta forma acho legal, no momento oportuno, reduzir manualmente quando necessário, para as marchas 3 e 2.

Pode ser controverso o assunto e o entendimento, mas tenho dirigido meu carro na 4º marcha em W, ao invés da "D" no modo "S", onde o carro sai de primeira e possui maior resposta. Tenho percebido até uma relação melhor entre km/litros adotando tal postura.

Daí a pergunta, será que o modo "S" gasta mais combustível ao modo "W"?
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Guina Dom 15 Fev 2009 - 22:37



Obriagdo, Maluhy e Marouts.
Guina
Guina
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 27/01/2009
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por snaf Seg 16 Fev 2009 - 17:27



Se vc costuma subir/descer serra de alta velociade, desça em 3, vai gastar muito menos as pastilhas de freio...
snaf
snaf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 237
Data de inscrição : 01/03/2008
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Karl Fass. Seg 16 Fev 2009 - 18:26



Funciona como freio motor de ônibus, carro fica mais estavel e firme nas curvas...além da preservação dos freios.
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por GR Seg 16 Fev 2009 - 22:45



E tb não dará "fadiga"...
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Guina Seg 16 Fev 2009 - 23:18



Amigos, obrigado pelos esclarecimentos.
Guina
Guina
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 27/01/2009
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Andre Buss Ter 17 Fev 2009 - 6:31



A regra número 1 para câmbio automático e manter o fluído e filtro novos.
Não se misturar óleo e nunca usar óleo fora da norma.
Assim o câmbio vai durar mais que o motor.
O que se vê é o pessoal usar o câmbio até ralar tudo e depois querer que uma troca de óleo resolva.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por thcabral Ter 17 Fev 2009 - 12:49



Tive uma C 180 94 com esse câmbio E/S.
Na estrada, notava uma diferença: nas ultrapassagens, em E, o câmbio inibia o kick down. O motor ganhava rotação devagar. Se precisasse de mais potência, reduzia manualmente para 3.
Em S, o carro fazia o kick down normalmente...
thcabral
thcabral
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 691
Data de inscrição : 25/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por gilberto/sp Ter 17 Fev 2009 - 14:54



O brasileiro ainda não se conscientizou que câmbio automático precisa de manutenção preventiva.
gilberto/sp
gilberto/sp
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Andre Buss Ter 17 Fev 2009 - 14:59



Já trocou o óleo do seu Gilberto?
Se não trocou, não esqueça das fotos.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Maurouts Ter 17 Fev 2009 - 15:08



Buss,

o óleo do carro ou do Gilberto! hahhahahha

:D

O poder da vírgula.... cheers
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Gaby Iskandar Ter 17 Fev 2009 - 16:03



Quando eu quero pisar mesmo , raramente uso o kick down , vo so na alavanca mesmo..
uns disem ser o ``menos´´ prejudicial , outros ja fala que sim
Gaby Iskandar
Gaby Iskandar
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 832
Data de inscrição : 11/08/2008
Interesses : automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por gilberto/sp Ter 17 Fev 2009 - 17:20



Buss, ainda não troquei. Não estou andando com o carro. Preciso trocar uma válvula termostática.
Pode deixar que tiro umas fotos, e quem sabe até filmo.
Mas infelizmente acho que não vou trocar o filtro, pois como te disse, precisa abrir a caixa.
gilberto/sp
gilberto/sp
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Andre Buss Ter 17 Fev 2009 - 17:26



É fogo, nessas horas que eu adoro ainda mais os câmbios da MB.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Romeu Castelo Sex 29 Jan 2010 - 12:07



Amigos.....

O que acontece se na estrada eu estando em "D" eu puxar a alavanca do câmbio para a posição "1"?

Ela fará a redução 4 - 3 - 2 - 1 ou jogará diretamente para a primeira marcha?

No meu Taurus, se faço isso, ele reduz as marchas gradualmente.....e na MB?
Romeu Castelo
Romeu Castelo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 45
Data de inscrição : 29/12/2009
Interesses : Mercedes C180 - troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Mauricio Freitas Sex 29 Jan 2010 - 22:33



E posso mudar de D para 2 ou 3 direto?Na mesma situação acima?
Mauricio Freitas
Mauricio Freitas
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 353
Data de inscrição : 26/05/2009
Interesses : em busca da segunda estrela; mas minha mulher ainda não sabe!!! Se souber acho que me mata, mas morrerei feliz!!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Norton Gontijo Sex 29 Jan 2010 - 22:44



Mas se ficar usando 2 e 3 em decidas como um freio motor nao pode provocar um desgaste prematuro nas cintas?
Norton Gontijo
Norton Gontijo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por António Júlio Sex 29 Jan 2010 - 22:57



DICAS DE USO segundo a Motor Show

 Ao subir ladeiras, selecione as marchas mais reduzidas, como 1, 2 ou L, dependendo do que está especificado no câmbio. Isso evita o desgaste e prolonga a vida do câmbio.

 Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa. Atualmente, grande parte dos veículos, abaixo dos 3 km/h e sem que exista aceleração, simula a posição N (neutro) automaticamente.

Evite trocar as marchas manualmente sem necessidade. Usar as reduções em subidas longas é uma maneira eficiente de evitar o desgaste do sistema, mas, se as reduções forem desnecessárias ou muito constantes, podem causar problemas de lubrificação na transmissão.

Não coloque a alavanca no N com o carro em movimento. Esqueça o ponto-morto e o vício de usá-lo em carros manuais. Com a alavanca no D, você evita problemas de lubrificação da caixa, além de descansar a mão direita.
Se você quiser que as mudanças de marcha sejam feitas em rotações mais altas, opte (se o carro oferecer) por dirigir com a alavanca em S. As trocas serão mais esportivas, mas o consumo vai aumentar.

Nos carros em que exista a opção de overdrive (marcha para economia que não aumenta a velocidade) se possível, é melhor desligá-lo no anda-e-pára, para que o sistema trave nas primeiras marchas que serão mais usadas, evitando trocas desnecessárias.

TIPOS DA CÂMBIO
CVT (TRANSMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL ):
não possui engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia e comandadas eletronicamente. Este câmbio oferece uma aceleração contínua, pois permite variação entre a marcha mais alta e, mais baixa sem degraus.

MANUAL AUTOMATIZADA : conta com sistema de embreagem (sem o pedal) igual ao de um carro manual, porém, um sistema eletrônico com sensores de velocidade e rotação, realiza as trocas de marcha no momento correto.

AUTOMÁTICA CONVENCIONAL : o conversor de torque hidráulico, no lugar da embreagem, transmite o torque do motor para o câmbio. O sistema eletrônico detecta a relação entre velocidade e rotação do motor e faz as trocas.

eu uso muito a caixa tipo: em subida se for a traz de um camião coloco no 3 para quando eu precisar de ultrapassar nao dé aquela reduzida tipica ou no trasito coloco no 2 para ela não estar sempre a meter marchas e tirar e etc e nunca coloco no N quando estou parado na sinaleira por exemplo sempre no D, espero ter contribuido para o topico, abraço a todos.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por PAULO BRITO Sex 29 Jan 2010 - 23:02



É possível mudar de D par 2 ou 1 desde que a velocidade que se está andando no momento da redução seja compatível com a marcha que se quer reduzir, para não exceder o limite de rotação do motor, danificar o cambio ou ambos.

No meu carro, o C significa confort, onde as marchas são trocadas em rotações mais baixas do que no S onde as marchas são mais esticadas
avatar
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : Masculino País : Austrália
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por António Júlio Sex 29 Jan 2010 - 23:17



tem muitos carros que ao trocar do D para o 2 ou 1 não acontece nada mesmo q a velocidadenão seja compativel, simplesmente não engrena a marcha fica tipo em Neutral, abraço.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Karl Fass. Sáb 30 Jan 2010 - 6:21



 Não troque a marcha para a posição N em semáforos ou cruzamentos. Deixar no D economiza combustível, além de manter a temperatura da caixa.

Lembrando que os carros mais novos não tem medidor de pressão de óleo. Se lembrarem dos mais antigos, quando parados em D, o manômetro mostra que a pressão cai bastante. Eu, particularmente, prefiro colocar em N, pois sobe a pressão de lubrificação do óleo em função da subida de rotação. Diferença de consumo??? infima!!!!
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Andrey Paiva Qua 23 Fev 2011 - 17:39



Amigos, vale lembrar que ficar brincando com a alavanca pode também estragar o mecanismo da mesma.
Andrey Paiva
Andrey Paiva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 07/12/2010
Interesses : Câmbio Automático, Aviôes, W126, W202
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por erichwey Ter 1 Mar 2011 - 8:31



Alguém sabe como verificar o invel do oleo de cambio sem ter que ir à um concessionario pegar a vareta de 'mola'? Obrigado
erichwey
erichwey
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 19
Data de inscrição : 02/06/2010
Interesses : geral
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip) Empty Re: Uso correto do câmbio automático 722.6 (W202 sem Tip)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos