Óleo do motor do C 280

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Mensagem por MATIAS em Qua 1 Abr 2009 - 13:57



Olá pessoal,quem me pode dizer a graduação do óleo aconselhado pela MB para os motores M 104? não tenho o manual de manutenção,e actualmente para ele não se habituar mal dou-lhe a beber Castrol GTX 15W-50 mineral.Será besteira? actualmente conta com 150 Mil Klm.se é que tem alguma influencia.Cump. :?:
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Mensagem por Nelson Molina em Qua 1 Abr 2009 - 18:04



No Manual consta classe API SG. Se o GTX for igual ou superior - por exemplo: SJ ou SL você está fazendo a coisa certa, desde que troque a cada 5.000 kms ou um ano, o que ocorrer primeiro, pois se trata de óleo mineral. Se andar mais do que isso por ano, seria o caso de pensar num óleo semi-sintético para 10.000 kms. Eu uso o mineral SJ e vou passar para o SL na próxima troca. IMPORTANTE: sempre trocar o filtro junto com a troca de óleo.
Saudações
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Mensagem por Norton Gontijo em Qua 1 Abr 2009 - 18:11



Nelson para mim não existe esse tal de óleo para 10,000km sendo mineral ou sintetico é 5,000km mesmo.
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Mensagem por Andre Buss em Qua 1 Abr 2009 - 18:15



Mobil 1 e filtro a cada 5mil km. 10 mil é dar tiro no pé.
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Mensagem por Norton Gontijo em Qua 1 Abr 2009 - 18:22



Andre o problema que o mobil 1 one custa mais de R$50,00 o litro, para você que tem classe A fica mais facil deve ser uns 3 ou 4 litros nesse motor e para nós que temos C280 são 8 LITROS!!!!! ou seja uma troca dessas ficaria mais de R$450,00 em uma C280.

Correção: São 7,5 litros no motor, mas acaba que tem que comprar 8 litros e guardar meio.
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Mensagem por Convidad em Qua 1 Abr 2009 - 18:24



Elf 15/40 base sintetica + filtro a cada 5000 ta descansado tb!!
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Mensagem por Andre Buss em Qua 1 Abr 2009 - 18:29



Mas qual o problema de pagar 50 reais o litro do óleo? Se fosse para colocar num carrinho tudo bem. Agora numa Mercedes não vejo nada de muito anormal. Só fico triste em saber que o preço que pagamos aqui é bem maior que fora por conta dos impostos.

Eu acho incoerente a pessoa andar de C280 e reclamar para trocar o óleo.
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Mensagem por Norton Gontijo em Qua 1 Abr 2009 - 18:35



Andre tem óleo como o Lubrax Tecno 15w40 semi sintético que é um exelente óleo por R$15,00 o litro e varios outros exelentes óleos na faixa de R$13,00 a R$20,00 até mesmo da mobil tem um que chama ''anti borra'' que é R$ 15,00 o litro, resumindo não justifica fazer uma troca de óleo a R$450,00 né?? eu pessoalmente nunca fiz e nem vou fazer.
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Mensagem por Andre Buss em Qua 1 Abr 2009 - 18:46



Blade, cada um coloca o que quiser. Agora não pense que um óleo de 13 pila é sequer parecido com um Mobil 1.
E o seu motor foi criado para usar óleos do nível do Mobil 1.

Para tudo existe alternativa.
Você pode comprar um notebook Toshiba ou um Semp-Toshiba.
Toshiba é o Mobil 1........
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Mensagem por Convidad 4 em Qua 1 Abr 2009 - 18:58



Me desculpe, mas esse tipo de economia pode acabar saindo bem caro. Tem que usar o oleo recomendado pela fabrica. O carro da minha esposa é turbo e nunca teve borra de óleo, porque só uso o óleo recomendado, no caso do carro dela o Pentosin. Carro de primeira linha merece óleo de primeira linha, independente do preço.
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Mensagem por Elizeu PAI em Qua 1 Abr 2009 - 19:04



posso dar um palpite? Quando a C 280 do Matias foi fabricada em 94, a classificação do óleo ia até SH. Então o motor foi projetado para trabalhar com esse tipo de óleo, ou estou enganado? Será que não estão querendo azulejar galinheiro, como diz o Maluhy ? Eu também não gastaria 450 reais numa troca de óleo.
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Mensagem por Convidad em Qua 1 Abr 2009 - 19:09



Andre

Nós que prezamos pela originalidade acabamos sempre pagando mais caro. São opcões individuais e indiscutíveis, pois quem paga é quem manda.

Com relaçao ao W202, o Mobil 1 0W-40 é o óleo oficial da MB para Europa e America do Norte, por exemplo mas aqui usam 10W-40. Pentosin é mais dificil de encontrar e o Motul, nao entendo a razao, mas ficou carissimo.

Enfim a lista para Europa e America do Norte segue abaixo. Se o oleo de 10 real que o Blade usa estiver listado abaixo, vai que é teu. Se nao estiver, e possuir as mesmas caracteristicas mete ficha. Blade, no ramo da economia maxima, existem oleos reciclados. Se atenderem tudo bem, mas até hoje nao vi um que foi submetido a todos testes da norma API e que passaram, mas tambem nao sou um oleonologo entao fica a cargo do usuario escolher o que é melhor para si e para seu bolso.

Aral Super Elastic 0W-40 Unal
Aral Extra Turboral 0W-40 Unal
Aral BasicTronic 10W-40
Aral SuperTronic 0W-40
Aral HighTronic 5W-40
Aviasynth 5W-40
Avia Turbo CFE 10W-40
BP Visco 5000
Castrol GTD Magnatec 10W-40
Castrol GTX5 Magnatec 10W-40
Castrol GTX3 15W-40, 15W-50, 20W-50, 10W-40
Castrol GTX2 15W-50
Castrol GTX 15W-50
Castrol GXL 10W-40 ACEA A3/B3
Castrol Formula RS 0W-40
Castrol GTX3 Professional 15W-40 (Castrol's best mineral oil)
Castrol GTD 505 01 TOPUP 5W-30
Chevron Supreme SAE 5W-40
Chevron Supreme Semi-Synthetic SAE 10W-40
Elf Excellium 0W-40
Elf Synthese
Esso Ultra
Esso Uniflo
Fuchs Titan Supersyn SL 0W-30, 0W-40, 5W-40
Fuchs Titan UNIC MC 10W-40
Fuchs Titan UNIC Plus MC 10W-40
Havoline Synthetic 5W-40
Havoline Formula3 X1 Extra 10W-40
Havoline Formula3 X1 Diesel Extra 10W-40
Hellas Super Synto 0W-40
Hellas Hermes Plus 15W-50
Kendall Motor Oil Elite 0W-40
Liqui Moly Diesel Synthoil 5W-40
Liqui Moly High Tech 5W-40
Liqui Moly HC7 5W-40
Mobil 1 with SuperSyn 15W-50
Mobil 1 TriSynthetic 5W-50, 15W-50, 0W-40, 5W-40 (100% synthetic)
Mobil Super M 15W-40 (mineral)
Mobil Super S 5W-40 and 10W-40 (mineral w/ synth additives)
Motul 6100 Synergie 10W-40
Motul 4100 Turbolight 10W-40
Pentosin Pentosynth TS 10W-40
Pentosin Pentosynth 5W-40
Pentosin Pentoturbo 15W-40
Pentosin Diesel 10W-40
P.O. Zirve
P.O. Zirve Ekstra
Pennzoil Synthetic European Formulation 5W-40
Performanx Full Synthetic Motor Oil 5W-40
Schaeffer Micron Moly 5W-30
Schaeffer Micron Moly 10W-40
Schaeffer Supreme 7000 10W-30
76 Pure Synthetic Motor Oil 5W-40
Shell Helix Ultra 5W-30
Shell Helix Plus 5W-40
Shell Super Motor Oil 10W-40
Sunoco Forza SAE 15W-40
Ultra Turbo Semi-Synthetic Motor Oil 0W-40
Valvoline All Fleet Extra 15W-40, 20W-50, 10W-40
Valvoline SynPower
Veedol SUPER X-TRON 10W-40
Veedol SUPER X 15W-40
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Mensagem por Norton Gontijo em Qua 1 Abr 2009 - 20:38



John não estou usando VS,Petroil esses de 10 real, sempre usei Lubrax Tecno Semi sintetico 15w40 ótimo óleo esse custa na media de R$15,00 o litro, agora coloquei esse Valvoline que esta nesta lista ai, o cara da loja me garantiu ser bom, na proxima vou usar um Mobil ''anti borra'' que custa R$17,00 o litro.
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Mensagem por Elizeu PAI em Qua 1 Abr 2009 - 21:03



Desculpem a sinceridade, mas entendo que esse negócio de óleo recomendado por montadora é jogada mercadológica, um acerto entre as partes. Veja que quando comprei minha Spacefox vinha no manual a recomendação do óleo Elaion, quando fui fazer a troca de óleo e filtro dos 5000km já era o Castrol o recomendado pela VW. E daí, o Elaion não serve mais? O motor era exatamente o mesmo, tudo igual, o que teria acontecido para que a montadora mudasse para a marca de óleo agora recomendada? Como dizia um sábio escritor: sou míope, não cego.
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Mensagem por GR em Qua 1 Abr 2009 - 21:13



O óleo tecno é um excelente óleo e excelente relação custo/benefício e atende as especificações da Mercedes é só ver no manual... É só trocar com 5 mil km e junto com o filtro. Ele é semi-sintético... É da Petrobrás...
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Mensagem por Convidad em Qua 1 Abr 2009 - 22:04



Concordo com o Elizeu

Todos os óleos são obrigados a atender as especificações dos órgãos reguladores, alem disso são produzidos por grandes empresas, que normalmente tem uma grande preocupação com a qualidade. Eu não compraria óleo genérico a granel, nem sei se existe isso, mas estando na embalagem do fabricante e sendo esse uma empresa de primeira linha, realmente não vejo problema. Não confundir isso com troca da especificação ou do tipo de óleo. Se o fabricante exige a classificação XYZ e ela só é atendida por 1 fabricante, então não tem jeito.

Outra coisa que eu não entendo é como podemos afirmar que o óleo X é melhor que o Y. Como não podemos fazer degustação de óleo, somente poderíamos fazer esse tipo de afirmação, se tivéssemos 4 ou 5 carros idênticos, que fossem usados durante uns 200.000 km, sempre um ao lado do outro e abastecidos com a mesma gasolina. Resumindo, sós testes de laboratório podem definir isso com precisão.

Aceito que caras como o Maluhy, que vivem na oficina, possam afirmar, que viram mais problemas de borra, por exemplo, com carros que usavam determinadas marca. Isso tem lógica, pela cor ou sabor é puro chute.
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Mensagem por Maluhy em Qua 1 Abr 2009 - 23:35



A maioria dos óleos são bons, a borra é criada não por culpa do óleo,mas são outros fatores, esse negócio de borra é só da década de 90 para cá,eu já expliquei isso aqui, se vc tem um carro 94 e vc usa óleo de especificação igual ou superior ao que era recomendado na época está ok, vc não pode é usar óleo ABAIXO da recomendação do fabricante ,E O MAIS IMPORTANTE: prazo de troca depende do jeito de usar o carro....erros que eu vejo o consumidor praticar:

1- usar óleo de 500real o litro e acha que ele é eterno
2- Aplicar óleo de 500 real o litro em carros antigos e achar que por causa do preço ele vai ser eterno
3- trocar o óleo a cada 5000km, mas o cara roda 5000km por ano, não dá certo tb
4- Aplicar o mesmo km de troca para uso severo e leve , aí a porca torce o rabo.....

Resumo, tem que aplicar corretamente o lubrificante e prestar muita atenção no prazo de troca.. Shocked

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Mensagem por Maluhy em Qua 1 Abr 2009 - 23:40



Só para jogar lenha na fogueira , em 90 andávamos de Passat aqui no RJ, Grupo N , tentamos usar Mobil 1 , perdemos 2 motores , passamos a usar Valvoline , usamos o motor refeito por mais 6 corridas, mas seria perigoso eu dizer que esse óleo não presta, né? Mas me reservo o direito de não usá-lo.... Shocked

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Mensagem por Convidad em Qua 1 Abr 2009 - 23:47



Maluhy,

Voce concorda que é dificil afirmar que foi o oleo o único culpado? Na dúvida concordo com você, para de usar. Agora como um consumidor pode afirmar que o oleo X é melhor que o Y.
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Mensagem por Convidad em Qui 2 Abr 2009 - 0:14



Maluhy

Como forma de enriquecer o topico, qual o prazo de validade que voce cre que seja ideal para a troca de oleo com base num uso de 2000km por ano
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Mensagem por Convidad em Qui 2 Abr 2009 - 0:17



Eu troco a cada 6 meses, nos carros que rodam pouco.
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Mensagem por Maluhy em Qui 2 Abr 2009 - 0:58



Bingo....Pois é,João, além do mais foi um evento com mais de 15 anos de idade,muita coisa mudou , mas eu continuo montando motores do mesmo jeito ,hahahahahaha Twisted Evil

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Mensagem por Andre Buss em Qui 2 Abr 2009 - 6:50



Eu sempre usei Mobil Super S Plus e trocava a cada 3mil km, ai coloquei na ponta do lápis e vi que é mais legal colocar o Mobil 1 e trocar com 5mil sempre com flush e filtro novo.

Ano passado antes de viajar para Alagoas meti uma sonda no motor e o tio que estava fazendo o trabalho não acreditou que eu nunca abri o motor. Ele perguntou tem certeza? Esse carro sempre foi seu?
Ai eu falei como eu troco o óleo.
Os engenheiros da Mobil criaram o óleo sintético quando lançou o Royal Purple ele bateu o Mobil 1, pessoal da Mobil lançou o Mobil 1 com SuperSyn e bateu o Royal.
No motor das SLR vai Mobil 1 0W40 e se o uso for em modo RACE eles recomendam a troca entre 3~5mil km.
Agora se você usar qualquer óleo no nível do Mobil1 com certeza.
O que eu fico dando pulos é pegar um motor MB e ficar regulando para trocar o óleo. Isso me deixa LOUCO. geek
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Mensagem por MATIAS em Qui 2 Abr 2009 - 12:32



Ó pessoal ,afinal a minha dúvida prendia-se mais sobre a viscosidade do óleo a usar,seja ele mineral ou sintético,barato ou caro.A MB não se pronuncia sobre este aspecto para estes motores? Também na minha opinião quando só existiam óleos minerais os nossos motoristas de taxi à época 100% Mercedes bem podiam mudar de profissão,pois a mudar de óleo cada 3.000 Kilómetros, e 7,5l cada vez,só daria para uma semana no máximo,ou seja 30l por Mês,igual a ruina. Shocked
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Mensagem por Andre Buss em Qui 2 Abr 2009 - 14:28



Mas ai depende de como a pessoa quer o motor do carro. Eu troco assim para ficar sempre 100%.
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