Rodizio dos pneus

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Andre Buss em Seg 6 Abr 2009 - 13:48



Ricardo, se o estepe nunca rodou o rodízio dos pneus foi feito incorretamente.
Fora o fato que o estepe já passou da sua vida útil (5 anos).
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por thiagohp em Seg 6 Abr 2009 - 15:23



André, não necessariamente o rodizio foi incorreto. Acho que não problema algum fazer rodizio apenas com 4 pneus, e trocar o step a cada 5 anos.

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Andre Buss em Seg 6 Abr 2009 - 15:34



Correto é o estepe participar do rodízio.
5 anos é o prazo de validade para todo pneu, rodando ou não.
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Convidad em Seg 6 Abr 2009 - 15:36



André,

Concordo com o Thiago, voce pode fazer o rodízio usando ou não o step. Eu particularmente prefiro não usar.

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Andre Buss em Seg 6 Abr 2009 - 15:48



Eu também não uso estepe no rodízio, mas o correto seria usar.
Eu simplismente não uso pq se um dia furar algum pneu eu tenho aquele líquido para encher e já vedar o buraco.
Depois eu paro e mando arrumar o pneu.
Só estou dizendo que o correto seria usar o estepe.
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Borba em Seg 6 Abr 2009 - 15:59



No meu ponto de vista o correto,para que mantem alinhamento e balanceamento em ordem, e' nao fazer rodizio algum .....eu acompanhei testes na Pirelli e na Firestone e em funcao da diferente geometria de suspensao dianteira e traseira , cada vez que se faz o rodizio o pneu adquire uma nova geometria de contato com o solo o que acarreta em desgate multifacetado do pneu causando vibracoes apos meia vida do pneu , alem do mais e' recomendado que para fins de controle no limite de estabilidade do veiculo o pneu de menor desgaste deve estar sempre na traseira do veiculo e nao na dianteira como a maioria acredita , e se voce colocar durante o rodizio um pneu mais gasto na dianteira do que na traseira estara correndo o risco....
Eu tenho feito desta maneira e tenho rodado bem com os pneus , sendo que quando da troca dos dianteiros que gastam primeiro , no momento da troca os traseiros sao colocados na frente e os novos na traseira , mantendo a regra de que os melhores pneus devem sempre estar na traseira....
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Laurival em Seg 6 Abr 2009 - 16:20



Borba, boa tarde, desde que tenho carro faço desta forma que voce relatou, os pneus novos na traseira e os meia vida vão para frente, já tive discussões homéricas, e nem eu sabia mais onde tinha aprendido isso, é bom saber que estou certo.

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Convidad em Seg 6 Abr 2009 - 16:21



Usar o estepe é apenas uma forma de economia, voce consegue colocar mais um pneu para rodar. Incomoda o fato de entrar um pneu okm no meio de pneus usados.

Borba,

Concordo com voce!


Última edição por João em Seg 6 Abr 2009 - 16:54, editado 1 vez(es)

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Borba em Seg 6 Abr 2009 - 16:30



Caros confrades,

eu ja fiz testes de todas as maneiras visto que eu rodo em media 100.000 km por ano e nos ultimos 12 anos de trabalho ja rodei 1.200.000 km com meus carros sempre em boas estradas entao fica facil verificar das recomendacoes quais as que sao mais satisfatorias .
E como tenho contato com todas as fornecedoras de pneus locais tenho oprtunidade de conversar com todos os engenheiros das fabricas ( PIrelli , GY , Firestone e Continental).
o unico detalhe/recomendacao que deve ser seguida como regra para nao "degradar" esta pratica e' manter principalmente o alinhamento com extremo rigor pra evitar desgaste irregular nos mesmos comprometendo a vida util dos pneus se estes ficarem na dianteira todo o tempo....e logico da calibragem dos mesmos tambem....

grande abraco,
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por França em Seg 6 Abr 2009 - 19:18



É REGRA que os pneus em melhores condições sejam mantidos na trazeira, pelo simples fato de que em uma situação de emergência é muito mais difícil corrigir a trajetória de um carro que escapa de trazeira do que um que escapa de frente.


Abraços
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Maluhy em Seg 6 Abr 2009 - 21:30



Pois é,por isso que os melhores sempre estão na frente do meu carro, não quero de jeito nenhum uma fuga de frente ,principalmente no molhado e as controvérsias continuam, não se pode firmar regras para todos os carros , temos carros substerçantes , temos carros sobre-esterçantes ,pega um Corcel e coloca os piores na frente e um fusca o inverso .....eu acho o ideal o carro ter um desgaste uniforme nas 4 rodas, as características vão mudando aos poucos com o desgaste, e não precisa ficar liso, com pouco menos de 1,5mm já não segura nem no seco, não tem borracha para agarrar,quem segura é a borracha , pneu largo nem sempre, existe o paradigma do pneu largo, isso já é papo para mais de hora,hahahaha Twisted Evil

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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Elizeu PAI em Seg 6 Abr 2009 - 23:04



Gente, sempre achei que o melhor lugar para os pneus " piores " é no lixo. Não uso pneu após atingir a marca de desgaste TWI nem no estepe. Lembremo-nos que o carro está apoiado em 4 pequenos retângulos de borracha, às vezes a quase 200 por hora.
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Re: Rodizio dos pneus

Mensagem por Maluhy em Seg 6 Abr 2009 - 23:18



Eu nem espero atingir o TWI (aprox 1,0mm) ,antes disso já escorrega demais na água ,aí acaba a minha graça,hehehehe..... Twisted Evil

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