Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

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Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por FMBB em Dom 19 Abr 2009 - 13:12

Confrades, 

A Mercedes Benz divide em categorias ou listas todos os óleos lubrificantes e fluidos homologados para toda a linha automotiva e a Mercedes-Benz Brasil mantém um Guia sempre atualizado de lubrificantes homologados que podem ser encontrados no mercado nacional, o link é o seguinte:
http://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/servicos-e-acessorios/guia-de-lubrificantes

No Fórum, há esse tópico com mais detalhes e comentários sobre esse Guia da MBB, bem prático e objetivo para consulta: 
http://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil

As tabelas são elaboradas por Norma MB e são válidas para todos veículos novos ou usados, bastando consultar antes para ver qual lista que deve ser seguida conforme o modelo, tipo de câmbio e etc, tais tabelas contém acesso aos produtos homologados pela MB; exemplificando, os óleos para motores são divididos nas categorias: 229.1 229.3 229.5 e assim por diante, o mesmo ocorre com os fluídos de transmissão automática, de direção hidráulica, diferenciais e etc.

O link internacional que apresenta o menu completo é o da Matriz na Alemanha com todas as opções:
http://bevo.daimler.com/bevolistenmain.php        

Leiam o prefácio(000.0).

As tabelas básicas de classificação, entre outras, estão nas Normas: 
223.2 Óleo para motores
231.1 fluídos de transmissão
310.1 liquidos refrigerantes

Foi acrescentado ao tópico pela Moderação em 25/01/2015, o link contendo o acesso a todas as normas gerais aplicáveis aos líquidos operacionais da MB Bevo:
http://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/bevo-sheets-sort1.html

OU clique nos links abaixo para ter acesso às respectivas normas gerais:

022.0Obrigações em relação à aprovação de Fluidos de Operação
023,0As substâncias perigosas
110,1Informações gerais sobre os combustíveis
112,0Classes de perigo Fuel
119,0Aditivos e aditivos para combustíveis secundários
121,0Combustíveis motor a gasolina na República Federal da Alemanha
125,0Combustíveis para motores a gasolina126,0Enxofre na gasolina
127,0Combustíveis para motores a gasolina de gás natural
131,0Combustíveis para motores a diesel
134,0Aviação combustível turbina como combustível diesel
135,0Éster metílico de ácido gordo (FAME) como combustível diesel
136,0Enxofre no diesel
136,1Teor de enxofre Wordwide de combustíveis diesel disponíveis no mercado - classificação grosseira
136,2Teor de enxofre Wordwide de combustíveis diesel disponíveis no mercado - classificação detalhada
137,0Operação de inverno com combustíveis diesel
138,0Microorganismos no combustível diesel
138,1Microbiocidas para estes combustíveis (Especificação 138,1)
141,0O gasóleo para motores industriais
210,0Informações gerais sobre os lubrificantes
211,0Graus de viscosidade SAE de motor / óleos para engrenagens
215,0A utilização de óleos lubrificantes
219,0Aditivos especiais para lubrificantes (veículos e motores)
221,0Requisitos no caso dos óleos de motor
222,0O uso de óleos de motor / multisseriadas grau único e óleos de alta lubricidade
223.2Óleos de motor especificados (serviço) - visão geral
224,1Classes de viscosidade de óleos de motor (motores de veículos)
224,2Classes de viscosidade de óleos de motor (motores CV)
226,5Óleos de motor Multigrade (Especificação 226,5)
226,51Óleos Low SPASH motor serviço multigrade (Especificação 226,51)
228,0Óleos de motor-grade Individual (Especificação 228,0)
228,1Óleos de motor Multigrade (Especificação 228,1)
228,2Óleos de motor-grade Individual (Especificação 228,2)
228,3Óleos de motor Multigrade (Especificação 228,3)
228,31Óleos de motor Multigrade (Especificação 228,31)
228,5Óleos de motor Multigrade (Especificação 228,5)
228,51Óleos Low SPASH motor serviço multigrade (Especificação 228,51)
229,1Óleos de motor Multigrade (Especificação 229,1)
229,3Óleos de motor Multigrade (Especificação 229,3)
229,31Óleo do motor serviço Multigrade Low SPASH (Especificação 229,31)
229,5Óleos de motor Multigrade (Especificação 229,5)
229,51Óleos Low SPASH motor serviço multigrade (Especificação 229,51)
229,52Óleos Low SPASH motor serviço multigrade (Especificação 229,52)
231,0Óleos de transmissão Geral
231,1Óleos especificados engrenagem (automóveis, veículos de cross-country) - Inquérito
231,2Óleos especificado engrenagem (veículos comerciais) - Visão Geral
231,3Óleos para engrenagens prescritos (UNIMOG, MB-tratores) - visão geral
235,0Óleos para engrenagens hipóides (SAE 90, 85 W-90, Especificação 235,0)
235,1Óleos para engrenagens (Especificação 235,1)
235,10Óleos para engrenagens (Especificação 235,10)
235,11Óleos para engrenagens (Especificação 235,11)
235,12Óleos para engrenagens (Especificação 235,12)
235,13Óleo da transmissão de veículos comerciais totalmente sintético (para transmissão manual) (Spec 235,13)235,15Óleos para engrenagens hipóides (SAE 75 W-85, Especificação 235,15)
235,20Óleo mineral óleo de engrenagem hypoid veículo utilitário (especificação 235.20)
235,27Retarderoils para veículos comerciais, categorie Voith A (Especificação 235,27)
235,28Retarderoils para veículos comerciais, categorie Voith B (Especificação 235,28)
235,29Retarderoils para veículos comerciais, categorie Voith C (Especificação 235,29)
235,3Óleos FE engrenagem (Especificação 235,3)
235,31Óleo de engrenagem hypoid veículo utilitário (Especificação 235,31)
235,4Óleos de engrenagem sintético (SAE 75W-85W, especificação 235.4)
235,41Gear Oil (Especificação 235,41)
235,5Óleos para engrenagens (SAE 80, 80W-85W, Specification 235,5)
235,6Óleos para engrenagens hipóides (SAE 90, 85W-90, Especificação 235,6)
235,61Óleos para engrenagens Hypoid (Especificação 235,61)
235,62Óleos de engrenagem diferencial (Especificação 235,62)
235,7Óleos para engrenagens axel Traseira (Especificação 235,7)
235,71Óleos de engrenagem, inteligente (especificação 235,71)
235,72Typ Automatic deslocamento de engrenagem de óleo 451 e 454 (Especificação 235,72)
235,74Óleo de engrenagem axel Front (Especificação 235,74)
235,8Óleos para engrenagens hipóides (SAE 75W-90, Especificação 235,Cool
236,1Fluidos de transmissão automática (ATF, especificação 236.1)
236,10Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,10)
236,11Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,11)
236,12Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,12)
236,13Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,13)
236,14Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,14)
236,15Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,15)
236,16Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,16)
236,2Fluidos de transmissão automática (ATF, do tipo A, sufixo A, Specification 236,2)
236,20Óleo da transmissão CVT (ATF, Specification 236,20)
236,217-G DCT óleo da transmissão (ATF, Specification 236,21)
236,24Gear Oil (ATF, Specification 236,24)
236,25Sistema ATF-hidráulico (SLS)
236,26GL-5 Sistema hidráulico (conjunto de engrenagens, SLS)
236,3Óleos de engrenagem de direcção (ATF, especificação 236.3)
236,41Óleo de engrenagem por ML Classe-Hybrid (type: 164,195 transmissão: 722,550)
236,6Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,6)
236,7Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,7)
236,8Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,Cool
236,81Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,81)
236,9Fluidos de transmissão automática (ATF, especificação 236.9)
236,91Fluidos de transmissão automática (ATF, Specification 236,91)
238,22Óleos para engrenagens (Especificação 238,22)
239,71Óleos de transmissão Eixo (Especificação 239,71)
239,72Óleos de engrenagem do eixo dianteiro (Especificação 239,72)
261,0Graxa lubrificante Geral
264,0Graxa líquida (graus NLGI 00/000, Specification 264,0)
265,1Graxa de rolamento antifricção de alta temperatura (NLGI grau 2, especificação 265.1)
266,0Grease (NLGI grau 1, Especificação 266,0)
266,2Massa lubrificante de longa vida (NLGI grau 2, especificação 266.2)
267,0Graxa multiuso (classe NLGI 2, Especificação 267,0)
267,1Graxa de rolamento de roda (NLGI grau 2, especificação 267.1)
269,2Graxa Complex (NLGI grau 2, especificação 269.2)
310.1Refrigerante Especificações
311,0Refrigerante agentes de refino (Especificação 311,0)
312,0Aditivos refrigerantes (solúveis em água), sem exigência de protecção anticongelante (SPEC) 312,0325,0Anticorrosivos / anticongelantes (Especificação 325,0)
325,2Anticorrosivos / anticongelantes (Especificação 325,2)
325,3Anticorrosivos / anticongelantes (Especificação 325,3)
325,5Anticorrosivos / anticongelantes (Especificação 325,5)
325,6Anticorrosivos / anticongelantes (Especificação 325,6)
326,0Refrigerante pré-misturada (326,0 Especificação)
326,3Refrigerante pré-misturada (326,3 Especificação)
326,5Refrigerante pré-misturada (326,5 Especificação)
326,6Refrigerante pré-misturada (326,6 Especificação)
330,1Fluido de freio Geral
331,0Fluidos de freio (DOT 4 plus, Specification 331,0)
331,1Fluidos de freio DOT 4 (tipo 200, Especificação 331,1)
332,0Brake pad paste
341,0Tipper e fluidos hidráulicos (Especificação 341,0)
342,0Os fluidos hidráulicos (Especificação 342,0)
343,0Os fluidos hidráulicos (Especificação 343,0)
344,0Fluidos hidráulicos Central (Especificação 344,0)
345,0Os fluidos hidráulicos (Especificação 345,0)
346,0Os fluidos hidráulicos (Especificação 346,0)
350,0Lubrificantes para equipamento eléctrico
352,0Agente de redução de NOx AUS 32 (
352,1Aprovado agente redutor de NOx AUS 32
361,0Refrigerantes (Especificação 361,0)
361,1Refrigerantes (Especificação 361,1)
362,0Óleos de geladeira (Especificação 362,0)
362,1Óleos de geladeira (Especificação 362,1)
363,0Óleos para compressores (Especificação 363,0)
371,0Pára-brisas concentrado líquido de lavagem
381,0Instruções de Preservação automóveis de passageiros
382,0Instruções de Preservação veículos comerciais
383,0Instruções de Preservação Unimog
385,1Agentes de preservação Wax para parte inferior da carroçaria (Especificação 385,1)
385,2Agentes de preservação de cera para cavidades (especificação 385.2)
385,3Agentes de preservação Wax cavidades (ônibus, Specification 385,3)
385,4Agentes de preservação Wax para o compartimento do motor (Especificação 385,4)
385,5Agentes de preservação Wax para exterior veículo (Especificação 385,5)


Última edição por Antônio Elias em Seg 2 Fev 2015 - 12:13, editado 9 vez(es) (Razão : Atualização de dados e dos links disponibilizados pela Mercedes-Benz para consultas gerais de óleos, fluídos, aditivos, combustíveis e etc!)

FMBB
Convidado


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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Maluhy em Ter 21 Abr 2009 - 9:44

Muito boa essa tabela.... Very Happy

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Convidad em Ter 21 Abr 2009 - 15:41

Pessoal,

Estou colocando também uma tabela enviada pelo Maluhy em Portugues. Basicamente os dados são os mesmos, mas focada mais nos produtos encontrados no Brasil.
Informação de Serviço

Gr.: 00 -Nº: 01/04
Gr.: 00 -Nº: 06/03
Gr.: 00 -Nº: 02/02
Data: Setembro/2004 Distribuição: I Substitui: Gr.: 00 -Nº: 04/01 Gr.: 00 Nr.: 04/04
b

AOS SENHORES CONCESSIONÁRIOS, 
OFICINAS CREDENCIADAS E AUTORIZADAS. Circulação: O+V+P+PS

Lubrificantes e Produtos Auxiliares - Automóveis, incluindo o Classe A

Em anexo e segundo a subdivisão abaixo indicada, relacionamos os óleos lubrificantes, fluidos para o sistema de
arrefecimento, fluidos para freio, óleos especiais e produtos para limpeza e conservação, por nós homologados.

ANEXO I - Óleos lubrificantes para motores
Página Referência Data

01 Óleos lubrificantes classe MB 229.1
Aplicação: Automóveis, inclusive veículos Classe A
Set/2004

02 Óleos lubrificantes classe MB 229.3 e MB 229.5
Aplicação: Automóveis, inclusive veículos Classe A
Set/04

03 Óleos lubrificantes para reposição do 1º abastecimento
Aplicação: Veículos Classe A
Set/2004

ANEXO II - Óleos lubrificantes para transmissão
Página Referência Data

01 Óleos lubrificantes para transmissões automáticas
Aplicação: Exceto transmissão automática tipo 722/6 e veículos Classe A
Set/2004

02 Óleos lubrificantes para transmissões automáticas tipos 722/6 e 722/7
Aplicação: Transmissões automáticas tipo 722/6 e tipo 722/7 do Classe A
Set/2004

03 Óleos lubrificantes para caixas de mudanças mecânicas
Aplicação: Automóveis, exceto veículos Classe A
Set/2004

04 Óleos lubrificantes para caixas de mudanças mecânicas e semi-automáticas
Aplicação: Veículos Classe A
Set/2004

05 Óleos lubrificantes para o diferencial
Aplicação: Automóveis, exceto veículos Classe A
Set/2004

06 Óleos lubrificantes para o diferencial com bloqueio automático e deslizamento limitado
Aplicação: Automóveis, exceto veículos Classe A
Set/2004

ANEXO III - Óleos lubrificantes para caixas de direção
Página Referência Data
01 Óleos lubrificantes para direção hidráulica e suspensão hidropneumática
Aplicação: Veículos tipo 210
Set/2004

DAIMLERCHRYSLER DO BRASIL LTDA. DIREITOS RESERVADOS.

I.S. 00 - 04/04Pág. 02

ANEXO III - Óleos lubrificantes para caixas de direção
Página Referência Data

02 Óleos lubrificantes para direção hidráulica
Aplicação: Exceto veículos tipo 210 e Classe A
Set/2004

03 Óleos lubrificantes para direção hidráulica
Aplicação: Veículos Classe A
Set/2004

ANEXO IV - Óleos especiais
Página Referência Data

01 Óleos para suspensão hidropneumática
Aplicação: Exceto veículo tipo 210 Set/2004

02 Óleo para o compressor do motor 111
Aplicação: Todos automóveis com motor 111, dotados com compressor Set/2004

ANEXO V - Fluido para sistema de arrefecimento
Página Referência Data

01 Fluidos anticongelantes/anticorrosivos
Aplicação: Automóveis, inclusive veículos Classe A Set/2004

ANEXO VI - Fluidos para freios

Página Referência Data

01 Fluidos para freios
Aplicação: Automóveis, exceto veículos Classe A Set/2004

02 Fluidos para freios
Aplicação: Veículos Classe A Set/2004

ANEXO VII - Produtos para limpeza e conservação - Veículos Classe A
Página Referência Data

01 Detergentes para limpeza - Verão e Inverno
Aplicação: Veículos Classe A Set/2004

02 Produtos de limpeza diversos e cera polidora
Aplicação: Automóveis, inclusive veículos Classe A Set/2004
Considerando as frequentes alterações/complementações a que a presente I.S. está sujeita, solicitamos mantêla
sempre devidamente atualizada.
MERCEDES-BENZ
G. F. Ferber
Ingo Pelikan
Divisão Pós-Venda
Centro Tecnológico da Qualidade
de Materiais
(original assinado em poder do VPS/VPS.3/TLQ)
Atualizações efetuadas:


I.S 00 - 04/04Pág. 03
Generalidades

O sistema de liberação de óleos para motores de automóveis e industriais da área de automóveis, foi modificado
conforme diretriz da DAIMLERCHRYSLER DO BRASIL LTDA.
Os óleos multivicosos Classe MB 229.1, 229.3 e 229.5 indicados no Anexo I, páginas 01 e 02, deverão ser
aplicados em:
-Automóveis, inclusive veículos CLASSE A, tanto para motores do ciclo Otto como Diesel.
-Os óleos lubrificantes do Anexo I, página 03, deverão ser utilizados nos veículos Classe A, nos casos em que
houver necessidade de reposição/complementação do nível do óleo do motor original de fábrica, até a primeira
troca.

Os fluidos para sistemas de freio, relacionados no Anexo VI, são totalmente sintéticos, não podendo ser
misturados com fluidos a base de silicone ou mineral.

O proprietário deverá consultar sempre o “Manual do Veículo” quando da escolha dos óleos lubrificantes,
fluidos e produtos para limpeza e conservação, a serem aplicados em veículos da marca Mercedes-Benz.

Deverá ser observada a perfeita correspondência entre a designação comercial constante da embalagem dos
produtos e as listadas nos Anexos desta “Informação de Serviço”.

I.S. 00 - 04/04

Anexo I
Pág. 01
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.1
DENOMINAÇÃO
Agip Sint 2000 20W50
Agip Tecsint 15W50
BP Visco 5000
Castrol GTX Magnatec SAE 10W40
Elaion SJ SAE 15W40

Esso Ultra 15W50
F1 Master 501 SAE 15W40
F1 Master Sintético SAE 5W40
Havoline Synthetic SAE 5W40
Lubrax Sintético SAE 5W40

Mobil Super XHP 15W40
Mobil Super S 15W50
Mobil 1 15W50
Motul 4100 Power 15W50
Motul 2100 Power+ 10W40
Motul 6100 Synergie SAE 15W50
Pentosynth 5W40 (*)
Pentosynth 5W50 (*)
Pentosynth TS 10W40 (*)
Pentosynth 15W50 (*)
Q8 Formula Excel SAE 5W40 (**)
Q8 Formula Top SAE 10W40 (**
Q8 Formula Rallye SAE 15W40 (**)
Repsol Elite Multiválvulas 10W40
Selenia K SAE 15W40
Selenia Racing SAE 10W60
Shell Helix Plus 10W40
Total Quartz 7000 SAE 15W50
Total Quartz 9000 SAE 5W40
Total Quartz 9000 SAE 10W50
Wintershall VIVA 1 Synth. SAE 5W40 (***)

NOTA:

Vide Generalidades, pág. 03.
FABRICANTE
Agip Lubrificantes Ltda.
Agip Lubrificantes Ltda.
BP Oil International.
Castrol Brasil Ltda.
Repsol YPF Brasil S.A.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil)
Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Texaco Brasil Ltda.
Petrobrás Distribuidora S.A.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Motul Brasil.
Motul Brasil.
Motul Brasil.
Deutsche Pentosin Werke.
Deutsche Pentosin Werke.
Deutsche Pentosin Werke.
Deutsche Pentosin Werke.
Kuwait Petroleum.
Kuwait Petroleum.
Kuwait Petroleum.
Empresa Espanhola de Petróleo Ltda.
FL Brasil S.A.
FL Brasil S.A.
Shell Brasil Ltda.
Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
SRS GmbH.


(*) produto importado, distribuído por Giro Lub Comércio do Brasil Ltda.

(**) produto importado, distribuído no Brasil por Phanter Oils Ltda.

(***) produto importado, distribuído no Brasil por Phanter Oils Ltda (produto Wintershall
VIVA 1 Synth. SAE 5W40.

I.S. 00 - 04/04
Anexo I
Pág. 02
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.3
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Castrol Formula SLX SAE 0W30 Castrol Brasil Ltda.
Esso Ultron SAE 5W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Motul 8100 E - Tech 0W40 Motul Brasil.
Motul 8100 X - Cess SAE 5W40 Motul Brasil.
Q8 Formula Special SAE 0W30 (*) Kuwait Petroleum.
Elf Excellium LDX 5W40 Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Pentospeed 0W30 VS* (**) Deutsche Pentosin Werke.
Selenia Perform 5W40 FL Brasil S.A.
Shell Helix Ultra SAE 5W40 Shell Brasil Ltda.
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos - Classe MB 229.5
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Fuchs Titan Supersyn SL MB Fuchs do Brasil.
Mobil 1 SAE 0W40 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
NOTA:
• Vide Generalidades, pág. 03.
• (*)produto importado, distribuído por Giro Lub Comércio do Brasil Ltda.
• (**) produto importado, distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo I
Pág. 03
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA REPOSIÇÃO DO 1º ABASTECIMENTO
APLICAÇÃO: VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Multiviscosos SAE 10W40
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Saphir SAE 10W40 Fuchs DEA GmbH & Co (*).
NOTAS:
• (*) produto importado, distribuído no Brasil por Fuchs do Brasil S.A.
• Vide Generalidades, pág. 03. Set/04

Convidad
Convidado


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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Convidad em Ter 21 Abr 2009 - 15:41

I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 01
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
APLICAÇÃO: EXCETO TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DO TIPO 722/6 DO CLASSE C E 722/7 DO CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 236.6/7
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Agip ATF Dexron III Agip Lubrificantes Ltda.
ATF D III Repsol YPF Brasil S.A.
ATF Dexron II Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.

ATF Dexron III
(subsid. Exxon Mobil).
ATF Fluido Tipo B (*) Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Castrol Dexron III Castrol Brasil Ltda.
Isamatic III Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Lubrax OH 49 TDX Petrobrás Distribuidora S.A.

Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
Mobil Multipurpose ATF
(subsid. Exxon Mobil).
Motul Dexron III Motul Brasil.
Shell Donax TG Shell Brasil Ltda.
Texamatic 7045 Texaco Brasil Ltda.
Titan ATF 3000 Fuchs do Brasil S.A.

NOTAS:
• (*) Deverão ser utilizados preferencialmente.
• Vide Generalidades, pág. 03. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 02
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS TIPOS 722/6 E 722/7
APLICAÇÃO: TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS TIPO 722/6 DO CLASSE C E TIPO 722/7 DO CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 236.10
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Shell ATF 3403/M 115 (*) Shell Brasil Ltda.

NOTA:
• (*) Produto importado. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 03
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAIXAS DE MUDANÇAS MECÂNICAS
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, EXCETO VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 236.2
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
ATF FluidoTipo A Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Castrol TQ Tipo A Castrol Brasil Ltda.
Donax TM Shell Brasil Ltda.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.

Esso ATF Tipo A
(subsid. Exxon Mobil).
Lubrax OH 50 TA Petrobrás Distribuidora S.A.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.

Mobil ATF 200R
(subsid. Exxon Mobil).
Texamatic ATF Texaco Brasil Ltda.
Titan ATF 10 Fuchs do Brasil S.A.

PDV Brasil Combustíveis e Lubrificantes
Transfluido DHTM
Ltda.
Tutela CV Tipo ATF FL Brasil S.A.

Set/04


I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 04
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAIXAS DE MUDANÇAS MECÂNICAS E SEMI-AUTOMÁTICAS
APLICAÇÃO: VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 235.10
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
Esso Gear Oil 317 MB (*)
(subsid. Exxon Mobil)
NOTA:
• (*) Produto importado.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 05
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA DIFERENCIAL
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, EXCETO VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 235.0
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Agip Rotra MP 90 DB Agip Lubrificantes Ltda.
Castrol Maxtron 90 Castrol Brasil Ltda.
Elf Tranself Type B 90 Total Lubrificantes do Brasil Ltda.
Esso Gear Oil GX-D 85W90 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Ipirgerol SP 90 Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Maxlub GO-90 Promax Prod. Máximos S.A. Ind. e Com.
Mobilube HD-A 85W90 Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
(subsid. Exxon Mobil).
Motul HD SAE 80W90 Motul Brasil.
Multigear EP SAE 90 Texaco Brasil Ltda.
Shell Spirax A 90 Shell Brasil Ltda.
Titan Gear Hypoid 90 Fuchs do Brasil S.A.
Translub EP 90 GL5 PDV Brasil Combustíveis e Lubrificantes
Ltda.
Tutela TRD 90 FL Brasil S.A.
Set/04


I.S. 00 - 04/04
Anexo II
Pág. 06
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA TRANSMISSÃO

ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA DIFERENCIAL COM BLOQUEIO AUTOMÁTICO E DESLIZAMENTO LIMITADO
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, EXCETO CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 235.3
DENOMINAÇÃO FABRICANTE

Castrol Hypoy LS Spezial (*) Castrol Ltd. England.
Óleo MB Sperrdifferentialoel Nº 000 583 09 04 (*) Mercedes-Benz A.G.
Veedol Multigear Limited Slip Special (*) Deutsche Veedol GmbH.
NOTA:
• (*) Produto importado. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo III
Pág. 01
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAIXAS DE DIREÇÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA DIREÇÃO HIDRÁULICA E SUSPENSÃO HIDROPNEUMÁTICA
APLICAÇÃO: VEÍCULO TIPO 210
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 344
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
MB Zentralhydraulikoel Nº 001 989 20 03/10 (*) Mercedes-Benz A.G.
Pentosin CHF 11S (**) Deutsche Pentosin Werke.
NOTAS:
• (*) Produto importado.
• (**) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda. Set/04

I.S. 00 04/04
Anexo III
Pág. 02
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAIXAS DE DIREÇÃO

ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA DIREÇÃO HIDRÁULICA
APLICAÇÃO: EXCETO VEÍCULOS TIPO 210 E CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 236.3
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Agip ATF Dexron III Agip Lubrificantes Ltda.
ATF D III Repsol YPF Brasil S.A.
ATF Dexron II (*) Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
ATF Dexron III
(subsid. Exxon Mobil).
ATF FluidoTipo B Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Castrol Dexron III Castrol Brasil Ltda.
Isamatic III Cia. Brasileira de Petróleo Ipiranga.
Lubrax OH 49 TDX Petrobrás Distribuidora S.A.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
Mobil Multipurpose ATF
(subsid. Exxon Mobil).
Motul Dexron III Motul Brasil.
Shell Donax TG Shell Brasil Ltda.
Texamatic 7045 Texaco Brasil Ltda.
Texamatic B (*) Texaco Brasil Ltda.
Titan ATF 3000 Fuchs do Brasil S.A.

ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 345
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Pentosin CHF 11S (**) Deutsche Pentosin Werke.

NOTAS:
• (*) Deverão ser utilizados preferencialmente.

(**) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
Set/04
• Vide Generalidades, pág. 03.

I.S. 00 - 04/04
Anexo III
Pág. 03
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA CAIXAS DE DIREÇÃO
ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA DIREÇÃO HIDRÁULICA
APLICAÇÃO: VEÍCULO CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Óleos Lubrificantes - Classe MB 345
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Pentosin CHF 11S (*) Deutsche Pentosin Werke.

NOTAS:
• (*) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo IV
Pág. 01
ÓLEOS ESPECIAIS
ÓLEOS PARA A SUSPENSÃO HIDROPNEUMÁTICA
APLICAÇÃO: EXCETO VEÍCULO TIPO 210
ESPECIFICAÇÃO: Óleos para Suspensão Hidropneumática, Reg. de Nível, Inst.Hidráulica ASD e 4MATIC -Classe
MB 343
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Aral Vitamol ZH-M (*) Aral A.G.
MB Hidraulikoel Nº 000 989 91 03 (*) Mercedes-Benz A.G.
Pentosin CHF 11S(**) Deutsche Pentosin Werke.
NOTAS:
• (*) produto importado.
• (**) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo IV
Pág. 02
ÓLEOS ESPECIAIS
ÓLEO PARA O COMPRESSOR DO MOTOR 111
APLICAÇÃO: TODOS AUTOMÓVEIS COM MOTOR 111, DOTADOS COM COMPRESSOR
ESPECIFICAÇÃO:
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Nye Synthetic 605 Nº 000 989 62 01 ( *) Distribuidor Nye:
CAPMA Comércio e Importação Ltda.
R. Treze de Maio, 53 - B. Vianelo
13207-680 - Jundiaí - SP
Fone (0XX11) 4522-3492
Fax: (0XX11) 4522-3494
E-mail: vendas@capma.com.br
Contato: Sr. Carlos Alberto Pereira
NOTAS:
• (*) Produto importado distribuído por CAPMA Comércio e Importação Ltda.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo V
Pág. 01
FLUIDOS PARA SISTEMA DE ARREFECIMENTO
FLUIDOS ANTICONGELANTES/ANTICORROSIVOS
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Fluidos Anticongelantes/Anticorrosivos - Classe MB 325.0
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
EuroPeak Antifreeze & Coolant Peak do Brasil Ltda. (subsid. Old World)
Genantin Super Fuchs do Brasil S.A.
Fluido para Radiadores BR Petrobrás Distribuidora S.A.
Glysantin G 48-93M (*) Basf Brasileira S.A.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.
Mobil GS 333 Plus
(subsid. Exxon Mobil).
Pentosin Long-Time Antifreeze Super Pentosin do Brasil Ltda.

NOTAS:
• (*) Disponível apenas para Concessionários. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo VI
Pág. 01
FLUIDOS PARA FREIOS
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, EXCETO VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Fluidos para freios - Classe MB 331.0 (DOT 4 Extra)
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Agip AKO 5.1 Agip do Brasil S. A.
Castrol Super Disc Brake Fluid Castrol Brasil Ltda.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.

Mobil Brake Fluid DOT 4 Extra
(subsid. Exxon Mobil).
Motul Racing Brake Fluid 600 Motul Brasil.
Motul DOT 5.1 Brake Fluid Motul Brasil.
Pentosin DOT 4 Plus (**) Deutsche Pentosin Werke.
Fluido para Freios Tirreno HD2000SMBB (*) Tirreno Ind. Com. de Prod. Químicos Ltda.
Ultrafluid D4 Oxiteno S.A. Ind. e Com.
NOTAS:
• (*) Disponível apenas para Concessionários.
• (**) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda.
• Vide Generalidades, pág. 03.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo VI
Pág. 02
FLUIDOS PARA FREIOS
FLUIDOS PARA FREIOS
APLICAÇÃO: VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Fluidos para freios - Classe MB 331.0 (DOT 4 Extra)
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Brake Fluid IX M (*) Clariant S.A./Divisão Surfactante.
Esso Brasileira de Petróleo Ltda.

Mobil Brake Fluid DOT 4 Extra
(subsid. Exxon Mobil).
Pentosin DOT 4 Plus (***) Deutsche Pentosin Werke.
Fluido para Freios Tirreno HD2000SMBB (**) Tirreno Ind. Com. de Prod. Químicos Ltda.
NOTAS:
• (*) Produto importado.
• (**) Disponível apenas para Concessionários.
• (***) Produto importado distribuído por Pentosin do Brasil Ltda. Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo VII
Pág. 01
PRODUTOS PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
DETERGENTES PARA LIMPEZA DO PÁRA-BRISA - VERÃO E INVERNO
APLICAÇÃO: VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Conforme aprovação MB
• Detergente para Limpeza do Pára-brisa - Verão
DENOMINAÇÃO
Detergente Pára-brisa Verão - VR 9422-9

• Detergente para Limpeza do Pára-brisa - Inverno
DENOMINAÇÃO
Detergente Pára-brisa Inverno - VR 9422-00E
FABRICANTE

Henkel S.A. Indústrias Químicas.

FABRICANTE
Henkel S.A. Indústrias Químicas.

NOTAS:
• Observar recomendações do fabricante do produto.
Set/04

I.S. 00 - 04/04
Anexo VII
Pág. 02
PRODUTOS PARA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

PRODUTOS DE LIMPEZA DIVERSOS E CERA POLIDORA
APLICAÇÃO: AUTOMÓVEIS, INCLUSIVE VEÍCULOS CLASSE A
ESPECIFICAÇÃO: Conforme aprovação MB
• Shampoo Automotivo
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Orquimol Maxi DiverseyLever Industrial Ltda.
Mixclean 30 Mixing Química Ind. Ltda.

• Cera Polidora Automotiva
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Mix Polish Mixing Química Ind. Ltda.

• Desengraxante Líquido para Limpeza de Motor e Asfalto
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Mixclean 42 Mixing Química Ind. Ltda.

• Detergente para Limpeza de Vidro
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Sactif DiverseyLever Industrial Ltda.
Mixclean Limp Mixing Química Ind. Ltda.

• Detergente para Limpeza de Carpete
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Taski TR 101 DiverseyLever Industrial Ltda.
Mixclean Carpet Mixing Química Ind. Ltda.

• Detergente para Limpeza de Couro
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Mix Leather Mixing Química Ind. Ltda.

• Detergente para Limpeza de Pneu
DENOMINAÇÃO FABRICANTE
Solubex Silicone DiverseyLever Industrial Ltda.
Mix Rubber Mixing Química Ind. Ltda.

NOTAS:
• Observar recomendações do fabricante do produto.
Set/04

Convidad
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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Maluhy em Qui 23 Abr 2009 - 13:22

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Marck Schuckert em Qua 24 Jun 2009 - 21:56

Estava fazendo uma pesquisa em alguns assuntos e acabei de ver a lista. Excelente material informativo.

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Antônio Elias em Sab 18 Out 2014 - 18:37

Links de acesso às listas de óleos homologados para motores atualizadas no site da Matriz:

Norma 229.3:
http://bevo.mercedes-benz.com/bevolistenmain.php?content_action=show&navigation_path=bevolisten&blatt=229.3

Norma 229.5:
http://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/229.5_en.html

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por rxavier em Sex 23 Jan 2015 - 16:20

Pessoal,
uma dúvida a esclarecer: 
estou querendo trocar o óleo de motor do meu carro:
está com 0w40 MOBIL 1: 90 reais o litro.
A css Europamotors está colocando nos carros AMG Pentosin 5W30 sintético a 35 reais o litro.
O que vcs acham por favor?
Segundo a css, houve um estudo com a MB pra melhorará o custo benefício.
Abs

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por rxavier em Sex 23 Jan 2015 - 17:00

Salvei a pele da css.
Seguindo a tabela 225.2 está ok.
Porém existe outra tabela 223.2 que normatiza por motores. E restringe alguns motores somente ao óleo 0w40 e  5w 40. 
Pasmem! Meu motor está nessa lista.
Que burrada da css.
Coitados das AMGs que foram contaminadas com óleo fora do padrão.affraidaffraidaffraidaffraid

rxavier
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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por A.Carneiro em Sex 23 Jan 2015 - 20:35


Todas as CSS estão errando com Pentosin, inclusive no cambio 7G !!!

Eu paguei no distribuidor R$ 19,00 o litro do 5W30... evapora muito.

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Rafael M. em Seg 2 Fev 2015 - 1:15

A quem gosta (como eu) de estudar sobre lubrificação de motores e etc, indico o site "Bob Is The Oil Guy" (http://www.bobistheoilguy.com/) e seu respectivo fórum, fonte de denso conhecimento sobre óleos. Muito, muito bom mesmo.

Nesse fórum há uma grande discussão sobre mineral vs. sintético, muitos dizendo rodar 11 mil milhas (17,7 mil Km!) com mineral por centenas de milhares de quilômetros em carros com 4 válulas por cilindro, sem problemas. Alegam que a diferença entre eles é somente a quilometragem em que se deve trocar o óleo e certificações de fabricantes com motores que demandam óleos melhores.

Mas nisso há duas coisas a se considerar: A gasolina deles não sofre de adulteração, possuem baixo teor de etanol e aditivação obrigatória e eficiência da mesma fiscalizada por órgãos competentes.

Sendo assim, pela minha experiência, seguem minhas considerações para uso no nosso país de gasolina instável (teor de álcool que muda da noite pro dia, adulterações constantes e aditivação de eficácia não comprovada)

Óleo mineral

Bom, óleo mineral eu só indico a Mercedes mais antigas (até 1993) com 2 válvulas por cilindro. Troca a cada 3~5 mil quilômetros ou 6 meses (o que vier primeiro). Até onde sei, raros foram os modelos de 1994 em diante com 2 válvulas por cilindro. Há quem use em motores multiválvulas, não significa que o motor está em contagem regressiva, mas eu não passaria de 3 mil Km entre trocas, ainda mais pelo preço baixo dos mesmos. Viscosidades entre 10W40 e 20W50. Mais do que isso num motor saudável é um exagero (como os 20/25W60. Só se o veículo estiver com problema de consumo elevado de óleo e fumando. Não resolve, mas ameniza o problema)

Semissintético/base sintética/tecnologia sintética/seja lá qual for o jargão para confundir leigos


Muitos o preferem por ser um meio termo, e mais resistente à altas pressões e esforços de motores multiválvulas. Num óleo mineral, há propriedades que saturam numa quilometragem X, já outros aguentam mais. Nos semissintéticos essas propriedades de "saturação rápida" são substituídas por de origem sintética, formuladas em laboratório e assim com um maior controle sobre sua qualidade. Soa bonito, mas não confio muito por não haver uma legislação que defina qual o percentual mínimo de base sintética para ser considerado sintético aqui no Brasil. Dizem ser 30%, mas será mesmo? Como estender o período de troca de 3~5 pra 7~8 mil Km sem saber até que ponto o óleo manterá suas propriedades? Eu manteria a quilometragem de troca dos minerais em caso de motor com 4 válvulas por cilindro, ou estenderia para 7 mil Km em caso de motores de 2 válvulas por cilindro. Pra quem pegou uma Mercedes e não sabe qual óleo o antigo dono usou, é bom usar um semissintético por 3~5 mil Km durante duas trocas para depois passar para sintético, caso desejado.

Óleo sintético

Conforme citado acima, são formulados em laboratórios, à partir de reações químicas e assim garantem uma maior estabilidade e durabilidade em sua formulação. São ideais para motores multiválvulas. Período de troca entre 5 e 10 mil quilômetros, dependendo do motor, uso e etc. Mais rodoviário, 10 mil, intermediário 7,5~8mil, urbano 5 mil Km.

E é essencial que atenda as exigências em API (SL, SM, SN...) e especificações da MB (XXX.XX -229.51, por exemplo), sob risco de danos graves ao motor.

Mas isso não é lei, são apenas "meus dois centavos" sobre o assunto, e o que sigo preventivamente diante todos os problemas à que estamos expostos com nossas estrelas no Brasil.

Um óleo que estou tendo ótimos resultados é o Ipiranga 5W40 SN, embalagem prata e rótulo vermelho.

Especificações:
http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/09140937301.pdf

Pode pesquisar os concorrentes da Mobil, Shell, Castrol, Petrobras... Todos eles atendem ACEA Ax/Bx e BMW Longlife-01 mas nenhum ao mesmo tempo atende ACEA C3-2010 (que engloba motores à Diesel com injeção direta, muito mais exigentes que um motor à gasolina) e BMW Longlife-04 ao mesmo tempo.

Preço? R$31,40 aqui na cidade. Tenho tido bastante sucesso com esse óleo inclusive numa 545i 2004 e com o problema tradicional das BMW recentes (retentor de válvulas) e Jetta TSi. Na BMW o consumo de óleo diminiu, e o dono notou também um funcionamento mais silencioso, principalmente à frio. Coisas que observei no meu carro de uso diário desde que passei para este óleo.

Abraços

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por oldboy em Seg 2 Fev 2015 - 9:54

Rafael,

Acho que mistificar prazos e utilizações de tipos de lubrificantes como você fez é um dos grandes problemas dos fóruns de internet.

Qual a relação entre o número de válvulas por cilíndro e a base escolhida do lubrificante? Qual o motivo do 2v por cilíndro trocar óleo em prazos maiores?

Uma eventual mudança de óleo não vai te salvar do problema dos retentores da BMW, sorry...

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Rafael M. em Seg 2 Fev 2015 - 10:18

oldboy,

Conforme disse, é o que sigo, mas não é uma lei. Cada um segue da forma que achar melhor... Apenas penso desta forma de acordo com o que li e vivi.

Quanto às 2 ou 4 válvulas por cilindro, até onde sei um motor com mais válvulas trabalha sob temperaturas e pressões mais altas, e isso exige mais do óleo do motor, não? Sei que Toyota e Honda sempre tiveram motores com 4 válvulas por cilindro e especificam óleo mineral e prazos mais longos que citei, porém são óleos certificados por elas próprias montadoras. Eu não ponho minha mão no fogo pra recomendar à quem tenha, por exemplo, uma 190E 2.3 16V ou 300E-24, usar um óleo mineral por 7500Km ou mais.

Pode ser que não tenha nada a ver isso, pelas experiências de quem lida com essas mecânicas como você e o Maluhy, mas dada a variedade de qualidades de óleos minerais e por infelizmente não podermos confiar cegamente no que colocamos no tanque, por segurança não arrisco.

Quanto aos retentores de válvulas, sei que óleo nenhum resolve isso. Mas que o consumo de óleo desta BMW diminuiu de 1,5 litro por 1000Km para 400ml/1000Km só do dono passar do Motul para o Ipiranga citado, isso é, querendo ou não, uma melhora, não?

Abraços

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Coronel em Seg 2 Fev 2015 - 10:29

Eu sempre segui a recomendacao da MB nos folders que acompanham os manuais das MBs da década de 90 para cá: Mobil 1 0W40.
Acho que no final das contas o custo acaba saindo igual ou menor do que a miscelânea de óleos, marcas e preços, ainda mais que nas trocas curtas com óleo mais barato tem também o custo do filtro de óleo.

Nas mais velhinhas, anos 80 para baixo, uso óleo mineral para veículos a diesel.

A sugestão da MB tem dado certo. Tenho MBs com 7, 50, 80, 140 e 170 mil km rodados. Nunca precisei mexer em nenhum motor.

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Re: Qual o óleo ou fluído correto - Normas Gerais da MB aplicadas a líquidos, lubrificantes ...

Mensagem por Rafael M. em Seg 2 Fev 2015 - 10:40

Mobil 1 é um óleo excelente, pena que por aqui seja encontrado somente por encomenda, até a Autoevolução (única especializada MB daqui) usa Shell... Troca de óleo é algo muito simples e barato e que garante a saúde do motor. Na minha W126 eu não tenho coragem de seguir a recomendação da MB de 20 mil quilômetros, ainda mais pela baixíssima Km que ela roda. Uso Mobil 20W50 SM e troco por tempo, a cada 6 meses.

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