temperatura agua alta na 500 SEL

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Seg 22 Out 2007 - 12:23



Amigos,

nao estou gostando do comportamento da temperatura de agua .....na semana passada estive em campos do jordao com ela e na subida da serra mesmo sem exigir muito e com o carro vazio a temperatura insistia em ficar nos 110 C ...estava sol durante o dia na subida mas nada como se fosse o verao carioca.....eu ja troquei recentemente para tentar melhorar esta situacao a valvula termostatica e coloquei etileno da elf com agua deionizada e ja diluido na proporcao correta de 50%.
outra duvida que eu tinha era em relacao ao diametro da polia do ventilador que na minha 107 estava do modelo europeu que era de diametro maior ,e assim que troquei ficou ok por uma menor,porem a 500 ja esta com esta polia....pergunta :e' normal a temperatura subir neste patamares ??eu particularmente acho muito alta para aquela situacao ...alguma dica/sugestao??

abracos
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Lobo Seg 22 Out 2007 - 12:56



Borba,

O unico "mal" comportamento da temperatura foi esse ? Vc subiu em D, permitindo que a subida fosse em quarta ? Da proxima vez coloque o cambio em 3 ou em S (nao sei como eh a marcacao no seu carro, se letras ou numeros). Muito provavelmente a temperatura ficarah mais baixa devido aa rotacao mais alta do motor.

Abraços,

Renato.
Lobo
Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Seg 22 Out 2007 - 13:23



Lobo,

subi em D mesmo...ou seja em quarta.....boa observacao Lobo pois com certeza esta exige mais do motor apesar do mesmo estar sobrando em torque pois estva vazio com 2 pessoas somente...na proxima vou mudar para subir em 3 e ver o que acontece....

Borba
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Xenon Seg 22 Out 2007 - 13:35



ôces me desculpem mas nao me parece coisa de andar em 3ra marcha.....
naquela velocidade praticamente a ventoinha nao faz efeito nao.......
tem alguma coisa q vc tem que verificar como vazao correta de agua no radiador,bomba de agua e ate o marcador de temperatura......
ja vi em forums europeus que aquela marca(entre 80 e 120) na verdade significa 90graus.......mas nao tenho certeza......
acho melhor vc verificar tudo no seu carro......nao acredito em paliativos e sim na soluçao real.
abraços!!!!!
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Seg 22 Out 2007 - 13:46



Xenon,

na realidade o ventilador viscoso fica preso na polia da bomba d'agua qum tem relacao direta com a rotacao do motor ,ou seja , rotacao mais ala , o ventilador tem maior rotacao alem claro da ventoinha eletrica que e' um auxiliar devido a A/C etc...porem eu tenho notado que o ponteiro de temperatura e' muito sensivel e sobe muito rapido com a menor mudanca de carga principalmente em subidas ...e ealem disto nao consigo reparar se o acionamento do viscoso esta realmente atuando e a que temperatura o mesmo aciona...
na minha 107 eu cheguei a trocar a viscosa e valvula termostatica por causa do mesmo sintoma porem fui descobrir depois que a polia estava errada ou seja tinha o diametro maior por ser versao europeia ...apos troca da polia a temperatura "deitou" ......
eu achei que seria a mesma coisa na SEL porem esta ja esta com a polia menor .....

abracao,
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Alan Seg 22 Out 2007 - 13:47



a sua 126 tem embreagem viscosa na helice?

veja se não está aí o problema.

Xenon, desde quando voce entende de mecanica? 🇳🇴

não se irrite, ☀

abraços, Alan
Alan
Alan
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Xenon Seg 22 Out 2007 - 13:50



borba,vc ja viu ventoinha em motores de competiçao?
nao se usa porque em velocidade a ventoinha mal faz efeito(mais atrapalha o ar) e ainda rouba potencia.
quer dizer...esquece a ventoinha....ventoinha somente qdo aquece em parado ou no transito.....
abraços!!!!
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Seg 22 Out 2007 - 13:51



Ola Alan,

Sim ela tem viscosa, porem fica dificil verificar o funcionamento a quente..o que percebe-se e' que na primeira partida a frio ela tem se mostrado com bom arraste ....porem e' dificl de se verificar o comportamento com carga em alta temperatura....
e eu nao sei a que temperatura a mesma deve "acionar" ...

abracos
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Xenon Seg 22 Out 2007 - 13:55



Alan escreveu:Xenon, desde quando voce entende de mecanica? 🇳🇴

não se irrite, ☀

abraços, Alan

realmente coisas especificas da mercedes estou aprendendo......
mas mecanica em geral......dou meus palpites.....hehehe.:D
se o dinheiro nao tivesse me chamado tao cedo......com certeza seria mecanico......:D :D :D .gosto demais da mecanica!!!!!
abraços!!!!!
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Fabiok Seg 22 Out 2007 - 15:04



Xenon escreveu::D :D :D .gosto demais da mecanica!!!!!

Gosta?? Então pq não aprende?? hehehe

Brincadeirinha....
Fabiok
Fabiok
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1753
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Alan Seg 22 Out 2007 - 19:39



Borba, qual é o numero do seu motor?

vou tentar achar algo no WIS

Calma Xenon tongue

Alan
Alan
Alan
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por -mlot- Seg 22 Out 2007 - 20:34



Segue um artigo bem interessante onde pode se constatar que o etilenoglicol misturado com a agua tem um poder calorifico menor que a agua pura.

Boa leitura

-mlot-





O SUPERAQUECIMENTO E O ETILENOGLICOL

31/12/2005 12:00
RICARDO PRADO






O superaquecimento e o etilenoglicol





Decidi escrever estas poucas linhas com o intuito de ajudar os colegas antigomobilistas na solução dos problemas de superaquecimento neste bravo verão que inicia.
Na realidade, não tive um arroubo de bom samaritano não. Tive é muitos problemas para terminar o último rallye de Campos do Jordão sem derreter o cabeçote do Puma DKW, com várias paradas na subida da serra da Pedra do Baú fato este, que quase me roubou a vitória.
Assim, após esta aventura heróica, mergulhei nas pesquisas sobre o etilenoglicol, já que todos os carros modernos têm, como recomendação de fábrica, uma porcentagem de 40% a 60% deste líquido misturado à água do radiador.A história é a seguinte: Na manhã de sexta feira que precedia ao rallye, tirei um dia de férias acordando muito cedo (5:15hs) para preparar o carro para a viagem e para o rallye.
Uma das primeiras providências, dado o calor de 35 graus, foi esvaziar o radiador, lavar todo o circuito e enchê-lo novamente com água limpa mais um litro de etilenoglicol de boa procedência. Depois, fiz os demais preparativos e controles. O etilenoglicol foi colocado por um raciocínio aparentemente lógico: se este aditivo, além de ser anti congelante, também aumenta a temperatura de ebulição da água, então a mesma vai ferver mais tarde no radiador (temperatura mais alta) retardando o supertaquecimento.
Logo na estrada Carvalho Pinto, sob o sol das 14:00 hs, o carro já demonstrava um excesso de temperatura um tanto estranho. Daí para chegar aos 1.650 mts. de Campos, foi ainda pior.
Notando isto, no mesmo dia à tarde, comprei mais etilenoglicol que adicionei ao pequeno radiador do Puma DKW para garantir mais segurança na prova.
Ledo engano. O carro aquecia até nas retas sem que existissem outros problemas como regulagem, etc., forçando-me a rodar com o afogador puxado nas subidas, para refrigerar a cabeça dos pistões mais intensamente, o que causava transtornos especialmente nas baixas rotações. É certo que com o aditivo mais a tampa com pressão extra utilizada para esta prova, a água agüentava até uns 110 graus sem ferver mesmo naquela altitude. O problema é que a mesma, não baixava nem para 109 graus!
Depois de tanto sofrimento descobri o problema, através de uma profunda pesquisa comprovada por vários testes, feita pelo NAMGAR, através de sua revista chamada MGA e que se encontrava publicada no site do VEA - Voitures Europeannes D'Autrofois.
Portanto, na realidade, a água pura absorve 1 Cal por centímetro cúbico a cada grau Celsius e uma mistura de 50/50% de água com etilenoglicol, absorve só 0,56 cal por c.c. por grau. Portanto senhores, água pura troca quase o dobro de calor que a mistura com eglicol e refrigera muuuuuito mais!
Aproveitando a discussão, complemento sobre a tão falada corrosão causada nos cabeçotes de alumínio e nos radiadores de cobre pelo etilenoglicol. Na realidade, todos os aditivos com esta base que sejam de fabricantes idôneos, carregam em sua formulação outros aditivos que são anticorrosivos, pois o etilenoglicol sozinho, é realmente muito corrosivo.
O problema é que após alguns meses (mais de 2 anos) estes anti corrosivos se degradam pelo calor, perdem efeito e deixam a corrosão tomar conta dos componentes.
Talvez por isto (minha suposição) é que em todos os procedimentos de manutenção dos carros modernos, está prevista a troca do líquido do radiador a cada X Kms.

Mais uma coisa, segundo a pesquisa citada, ideal mesmo é utilizar Nalcool, um produto anticorrosivo que é usado em caminhões de várias marcas. Óleo solúvel não causa mal ao sistema mas..., também na traz vantagens, a não ser por uma teórica melhor lubrificação da gaxeta da bomba d´água. Convenhamos, não é uma enorme vantagem frente aos poucos Kms que rodamos com nossas jóias.
Importante citar que água destilada ou deionizada causa também corrosão maior que água pura normal, porque fica ávida para receber partículas de sólidos e/ou minerais que obviamente serão retiradas do seu sistema de refrigeração.
Segundo testes, carros antigos diversos em utilização severa, chegaram a ter a temperatura do motor reduzida em até 15 graus Celsius, quando comparamos o mesmo trecho feito com e sem o etilenoglicol no radiador. É muita diferença.
Portanto meus amigos, a ordem é no verão, usar só água limpa.

Ricardo Pradohttp://www.mgcbr.com.br/artigos/artigos_detalhe.php?id=34
-mlot-
-mlot-
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 32
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Avioes, Rallyes e Carros como esta 450 SLC AMG
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Acoplamento

Mensagem por Maluhy Seg 22 Out 2007 - 23:51



Borba, acoplamento bom qdo se deixa o carro um tempão na lenta ele acopla, aí vc dá um aceleradão , a ventoinha urra e desacopla, pois o ar passa pelas aletas e refrigera o gel , verifique se qdo ele atinge a temperatura mais alta a ventoinha auxiliar está ligada , se positivo , tá com toda pinta de radiador entupido , qdo vc solicita carga ele não dá vazão de água e o bruto aquece, outro teste é deixar o carro parado com o a/c ligado e segurar nas 2500 rpm, não pode passar dos 100 graus, se passar, deixa na lenta de novo, se esfriar, é radiador.....:D



Borba escreveu:Ola Alan,

Sim ela tem viscosa, porem fica dificil verificar o funcionamento a quente..o que percebe-se e' que na primeira partida a frio ela tem se mostrado com bom arraste ....porem e' dificl de se verificar o comportamento com carga em alta temperatura....
e eu nao sei a que temperatura a mesma deve "acionar" ...

abracos
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Xenon Ter 23 Out 2007 - 8:33



mlot,achei interesantissimo seu post.......mais um mito desmitificado???!!!Shocked
Xenon
Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : Masculino País : Inglaterra
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Lobo Ter 23 Out 2007 - 12:53



Borba,

Eh muita pretensao minha mas permita-me acrescentar algo ao que jah disse o Mestre Maluhy : se bem aprendih certa vez, com o carro frio a embregem do ventilador deve estar desacoplada assim ele deve estar leve ao se girar com a mao (motor desligado !); com o carro bem quente deve estar acoplada assim pesado ao se girar com a mao (motor desligado !).

Abraços,

Renato.


Maluhy escreveu:Borba, acoplamento bom qdo se deixa o carro um tempão na lenta ele acopla, aí vc dá um aceleradão , a ventoinha urra e desacopla, pois o ar passa pelas aletas e refrigera o gel , verifique se qdo ele atinge a temperatura mais alta a ventoinha auxiliar está ligada , se positivo , tá com toda pinta de radiador entupido , qdo vc solicita carga ele não dá vazão de água e o bruto aquece, outro teste é deixar o carro parado com o a/c ligado e segurar nas 2500 rpm, não pode passar dos 100 graus, se passar, deixa na lenta de novo, se esfriar, é radiador.....:D



Borba escreveu:Ola Alan,

Sim ela tem viscosa, porem fica dificil verificar o funcionamento a quente..o que percebe-se e' que na primeira partida a frio ela tem se mostrado com bom arraste ....porem e' dificl de se verificar o comportamento com carga em alta temperatura....
e eu nao sei a que temperatura a mesma deve "acionar" ...

abracos
Lobo
Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Convidad Ter 23 Out 2007 - 18:05



Alfredao,

Serah que nao foi a sonzeira que voce comprou com seu chefe nos USA que tah afetando o motor tb?...hehehe...brincadeiras a parte a temperatura obviamente nao deve subir e eu nao sei se o seu carro tem duas helices ou nao. creio que nao tenha. o meu possui uma helice unica e a temperatura nao aumenta tanto assim. Confesso que nesta fase de reforma ao deixar o carro ligado por um tempo na oficina a temperatura subiu um pouco e depois eu mandei refazer o radiador, trocando carcaça, limpando os tubos internos e trocando as partes que estavam corroidas e/ou vazando. Tava uma entupança soh. Depois que o radiador voltou hoje passei na oficina e vi o carro ligado por um tempao...a temperatura permanecia normal. To como maluhy veja o radiador. Voce que eh um semi-mecanico profissional sabe melhor do que nos sobre a conexao de zamac na parte superior do radiador. Tendo cuidado para nao quebra-la...que tal enfiar uma mangueira de um lado e ver o que sai do outro lado. Conforme suas palavras seu veiculo reside nas catacumbas do predio entao a intencao seria fazer isso na garagem mesmo. senao eu veria a polia e o acionamento. se nao funcionar eu passaria para o item bomba de agua e consequentemente para o marcador do painel pois esse pode apresentar erros? Voce ja experimentou dar uns tapas no painel para ver se ele "deita"?? O rex deita...hehehe
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Aditivo

Mensagem por Maluhy Ter 23 Out 2007 - 20:21



Deixa eu dar um pitaco nisso, a recomendação das montadoras aqui no Brasil é 40/60 na mistura, nos States tb, mas no inverno é 50/50, a -15 graus não teremos problemas de motor quente, né? Podemos usar por aqui 30/70 e teremos bons resultados , e trocando a agua a cada 6/8 meses......e DKW com tampa de radiador " nervosa" e sistema termo-sifão não se entendem muito........:D

-mlot- escreveu:Segue um artigo bem interessante onde pode se constatar que o etilenoglicol misturado com a agua tem um poder calorifico menor que a agua pura.

Boa leitura

-mlot-

O SUPERAQUECIMENTO E O ETILENOGLICOL

31/12/2005 12:00
RICARDO PRADO

O superaquecimento e o etilenoglicol


Decidi escrever estas poucas linhas com o intuito de ajudar os colegas antigomobilistas na solução dos problemas de superaquecimento neste bravo verão que inicia.
Na realidade, não tive um arroubo de bom samaritano não. Tive é muitos problemas para terminar o último rallye de Campos do Jordão sem derreter o cabeçote do Puma DKW, com várias paradas na subida da serra da Pedra do Baú fato este, que quase me roubou a vitória.
Assim, após esta aventura heróica, mergulhei nas pesquisas sobre o etilenoglicol, já que todos os carros modernos têm, como recomendação de fábrica, uma porcentagem de 40% a 60% deste líquido misturado à água do radiador.A história é a seguinte: Na manhã de sexta feira que precedia ao rallye, tirei um dia de férias acordando muito cedo (5:15hs) para preparar o carro para a viagem e para o rallye.
Uma das primeiras providências, dado o calor de 35 graus, foi esvaziar o radiador, lavar todo o circuito e enchê-lo novamente com água limpa mais um litro de etilenoglicol de boa procedência. Depois, fiz os demais preparativos e controles. O etilenoglicol foi colocado por um raciocínio aparentemente lógico: se este aditivo, além de ser anti congelante, também aumenta a temperatura de ebulição da água, então a mesma vai ferver mais tarde no radiador (temperatura mais alta) retardando o supertaquecimento.
Logo na estrada Carvalho Pinto, sob o sol das 14:00 hs, o carro já demonstrava um excesso de temperatura um tanto estranho. Daí para chegar aos 1.650 mts. de Campos, foi ainda pior.
Notando isto, no mesmo dia à tarde, comprei mais etilenoglicol que adicionei ao pequeno radiador do Puma DKW para garantir mais segurança na prova.
Ledo engano. O carro aquecia até nas retas sem que existissem outros problemas como regulagem, etc., forçando-me a rodar com o afogador puxado nas subidas, para refrigerar a cabeça dos pistões mais intensamente, o que causava transtornos especialmente nas baixas rotações. É certo que com o aditivo mais a tampa com pressão extra utilizada para esta prova, a água agüentava até uns 110 graus sem ferver mesmo naquela altitude. O problema é que a mesma, não baixava nem para 109 graus!
Depois de tanto sofrimento descobri o problema, através de uma profunda pesquisa comprovada por vários testes, feita pelo NAMGAR, através de sua revista chamada MGA e que se encontrava publicada no site do VEA - Voitures Europeannes D'Autrofois.
Portanto, na realidade, a água pura absorve 1 Cal por centímetro cúbico a cada grau Celsius e uma mistura de 50/50% de água com etilenoglicol, absorve só 0,56 cal por c.c. por grau. Portanto senhores, água pura troca quase o dobro de calor que a mistura com eglicol e refrigera muuuuuito mais!
Aproveitando a discussão, complemento sobre a tão falada corrosão causada nos cabeçotes de alumínio e nos radiadores de cobre pelo etilenoglicol. Na realidade, todos os aditivos com esta base que sejam de fabricantes idôneos, carregam em sua formulação outros aditivos que são anticorrosivos, pois o etilenoglicol sozinho, é realmente muito corrosivo.
O problema é que após alguns meses (mais de 2 anos) estes anti corrosivos se degradam pelo calor, perdem efeito e deixam a corrosão tomar conta dos componentes.
Talvez por isto (minha suposição) é que em todos os procedimentos de manutenção dos carros modernos, está prevista a troca do líquido do radiador a cada X Kms.

Mais uma coisa, segundo a pesquisa citada, ideal mesmo é utilizar Nalcool, um produto anticorrosivo que é usado em caminhões de várias marcas. Óleo solúvel não causa mal ao sistema mas..., também na traz vantagens, a não ser por uma teórica melhor lubrificação da gaxeta da bomba d´água. Convenhamos, não é uma enorme vantagem frente aos poucos Kms que rodamos com nossas jóias.
Importante citar que água destilada ou deionizada causa também corrosão maior que água pura normal, porque fica ávida para receber partículas de sólidos e/ou minerais que obviamente serão retiradas do seu sistema de refrigeração.
Segundo testes, carros antigos diversos em utilização severa, chegaram a ter a temperatura do motor reduzida em até 15 graus Celsius, quando comparamos o mesmo trecho feito com e sem o etilenoglicol no radiador. É muita diferença.
Portanto meus amigos, a ordem é no verão, usar só água limpa.

Ricardo Pradohttp://www.mgcbr.com.br/artigos/artigos_detalhe.php?id=34
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty teste prático

Mensagem por Maluhy Ter 23 Out 2007 - 20:26



Tire o radiador, tampe as extremidades, encha-o de água , libere a saída inferior, a água tem sair livre, se golfar, radiador entupido!Não tem muita precisão, mas quebra o galho.....a 107 do Arcano estava assim igual ao seu carro,Borba, mandamos fazer um radiador para ela, ficou 10......:D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Qua 24 Out 2007 - 12:39



Maluhy,


quando eu fiz a limpeza/troca do sistema eu desliguei as duas mangueiras do radiador enchi/esvaziei o radiador varias vezes e a agua saiu livre sem golfadas .....porem eu adicionei a mistura da elf pre misturada com 50/50 com agua deionizada ....

a minha "percepcao" e' de que o radiador e' pequeno para o motor ,pois parece ser fino na regiao das caixas...

deve haver opcionais de radiadores maiores para regioes de clima quente eu acredito ....

o que vou olhar tam bem com mais cuidado e' se tem restricoes por sujeira/folhas , etc entre os radiadores de A/C e o deo agua ...o que pode causar algo assim tambem...

no caso de se fazer um radiador maior e' mantida da caixa original e troca-se so' a colmeia ou e' inteiro novo ??

da vontade de enfiar o mesmo radiador que eu puz no camaro da cool feito em aluminio brazado com capacidade de troca para 600hp's... depois disto a temperatura do Voitao deitou....

abracos
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por ENovaes Qua 24 Out 2007 - 13:13



Prezado Borba,

assim como voce eu também tenho uma 500 SEL e, no manual do proprietário eles informam que nos casos em que não há perigo de congelamento da água do radiador a mistura ideal é na faixa de 30% e usam o mesmo argumento do MLott afirmando que o aditivo ATRAPALHA a eficiência do sistema.
Pessoalmente, tenho usado uma mistura na faixa de 20 a 25% e não tenho queixas até o momento.
Meu mecânico é ainda mais radical e diz que para toda a água dos nossos carros basta meio litro de aditivo (isso mesmo, apenas uma garrafinha).
Apenas para evitar corrosão.
Abraços
Eduardo
ENovaes
ENovaes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 110
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Lobo Qua 24 Out 2007 - 13:50



Borba,

Veja tambem se nao hah acumulo de insetos mortos atras do ventilador eletrico auxiliar (entre ele e o condensador ("radiador") do A/C).

Abraços,

Renato.
Lobo
Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Radiador

Mensagem por Maluhy Qua 24 Out 2007 - 19:10



O camarada que abriu o radiador da 107 falou que os tubos originais são muito finos, ele meteu uma colméia com uns tubões e mais uma carreira, tudo de latão, o carro congelou.....além do que vc falou, condensador do a/c sujo tb faz isso, dificulta a passagem do ar........:D



Borba escreveu:Maluhy,


quando eu fiz a limpeza/troca do sistema eu desliguei as duas mangueiras do radiador enchi/esvaziei o radiador varias vezes e a agua saiu livre sem golfadas .....porem eu adicionei a mistura da elf pre misturada com 50/50 com agua deionizada ....

a minha "percepcao" e' de que o radiador e' pequeno para o motor ,pois parece ser fino na regiao das caixas...

deve haver opcionais de radiadores maiores para regioes de clima quente eu acredito ....

o que vou olhar tam bem com mais cuidado e' se tem restricoes por sujeira/folhas , etc entre os radiadores de A/C e o deo agua ...o que pode causar algo assim tambem...

no caso de se fazer um radiador maior e' mantida da caixa original e troca-se so' a colmeia ou e' inteiro novo ??

da vontade de enfiar o mesmo radiador que eu puz no camaro da cool feito em aluminio brazado com capacidade de troca para 600hp's... depois disto a temperatura do Voitao deitou....

abracos
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Borba Seg 5 Nov 2007 - 13:57



Amigos,

so uma pequena correcao no texto sobre aditivos....

agua destilada NAO E' DEIONIZADA!!!!!! agua destilada e' somente retirada de minerais pesados e pequenas particulas solidas,atraves de evaporacao e posterior condensacao, tratamento este que somente "purifica" a agua ...nao neutralizando a mesma totalmente ou seja agua destilada tambem conduz corrente!!!.
deionizacao e' um tratamento eletrolitico que a agua recebe para a neutralizacao dos radicais livres da agua que servem de condutores de eletrons causando o efeito de "micropilhas" entre componentes (reacao catodo/anodo) tendo como consequencia corosao de materiais do motor.

abracos,
Borba
Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Mais um pitaco

Mensagem por Maluhy Qua 7 Nov 2007 - 23:00



Borba, dá uma olhada na linha de alimentação de água entre o vaso de expansão e o sistema, peguei uma treta cabeluda em um Pontiac Sunbird essa semana e a encrenca era ali, abriram até o motor e o carro não parava de esquentar......:D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Lobo Qui 8 Nov 2007 - 12:47



Maluhy,

Observei que na minha 190E 2.6 USA (motor 103.942) nao existe linha (de retorno ?) entre o habitaculo da valvula termostatica e a parte superior do vaso de expansao enquanto que em outros carros com motor 103 esta linha existe. Qual o motivo desta diferença ?

Abraços,

Renato.
Lobo
Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

temperatura agua alta na 500 SEL Empty Re: temperatura agua alta na 500 SEL

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos