Botão misterioso.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão misterioso.

Mensagem por neme em Sex 26 Jun 2009 - 20:03



Olá a todos.

Eu notei que nos Classe A existe um botão embaixo do pedal do acelerador, independente do tipo de transmissão. Para os modelos com transmissão automática, eu sei para que serve. Ele "avisa" a transmissão automática para reduzir a marcha quando o motorista pisa até o fim (comumente colocado em uso durante ultrapassagens). Mas estou intrigado para que serve em carros com transmissão manual.

Alguém saberia me dizer?

Obrigado,
avatar
neme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 11/04/2009
Interesses : automóveis, astronomia
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por leander em Sex 26 Jun 2009 - 20:31



Neme,

Não seria para desligar o ar condicionado em ultrapassagens, liberando mais potencia?

leander
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 83
Data de inscrição : 18/03/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sex 26 Jun 2009 - 20:34



q botão ??....puts..sera q nunca vi isso..onde fica e junto au carpete??vou ver amanha isso...
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por neme em Sex 26 Jun 2009 - 20:53



O que o Leander falou faz sentido...pode ser que sim.

Grehs, se lembro direito, tem até um furo no carpete para acomodar o botão.
avatar
neme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 11/04/2009
Interesses : automóveis, astronomia
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Dj Nuka em Sex 26 Jun 2009 - 21:08



É verdade, sempre tive esse curiosidade e não sei para que serve.
Parabéns NEME pelo post.
avatar
Dj Nuka
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 82
Data de inscrição : 17/04/2009
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sex 26 Jun 2009 - 21:19



aquele pino q tem enbaixo do acelerador??bá...nunca coloquei a mão nele pra ver se era um botão....vou ver isso..fiquei curioso.
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Eduardo Coelho em Sex 26 Jun 2009 - 21:22



Serve para desligar o limitador de velocidade... Se vc estiver com o limitador cravado em 100km/h e precisar acelerar por alguma emergência, enfia o pé que ele desliga e não limita mais a velocidade do carro...
Acredito que a redução das marchas no automatico não use o botão, mas sim a mudança repentina na posição do acelerador, pois no que eu dirigi (o meu é manual) ele reduzia mesmo sem eu encostar o pé no fundo!!

Abraços...
avatar
Eduardo Coelho
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 47
Data de inscrição : 01/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por neme em Sex 26 Jun 2009 - 21:25



Dj Nuka, obrigado,

O que o Eduardo falou faz bastante sentido também, mas o botão está lá mesmo para carros que não tem limitador de velocidade. A dúvida ainda está no ar.

Grehs, é aquele mesmo... e é botão sim.
avatar
neme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 11/04/2009
Interesses : automóveis, astronomia
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Dj Nuka em Sex 26 Jun 2009 - 21:39



Exatamente, pois o meu é um A160 / 99 manual, não tem limitador mas mesmo assim tem o botão curioso.
avatar
Dj Nuka
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 82
Data de inscrição : 17/04/2009
Interesses : Carros
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Andre Buss em Sab 27 Jun 2009 - 7:21



Esse botão além de liberar o piloto automático no manual avisa a ECU que o motorista precisa urgente de toda potência do carro.
No manual ele apenas já prepara o motor para entregar toda a força, e já avisa o módulo do arrefecimento que lá vem bomba, podem fazer um teste.
Liguem o ar no mínimo e depois deem um pau no carro, vcs vão ver que uma hora ele vai aumentar a velocidade da ventoinha, uns 10 a 15 segundos após vcs apertarem no botão.
Pode acontecer dele não fazer isso se a temperatura da água estiver no que a ECU precisa.

No automático se apertar o carro vira o tazmania o giro vai á para o 6 e salve-se quem puder.

Ontem nas serras a caminho de Gramado eu usei várias vezes, teve uma situação que ele ficou uns 20 segundos no 6mil giros e só depois trocou de marcha.
Cada dia que passa esse câmbio me impressiona mais.
avatar
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por neme em Sab 27 Jun 2009 - 8:24



André, obrigado pelas informações.

Abraço,
avatar
neme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 11/04/2009
Interesses : automóveis, astronomia
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 11:49



então o meu esta com este botão virgem ainda..por nunca ter enfiado o pé ate o fundo...sempre levo meu carro em rotações mais baixas..ate uns 4000 giros no maximo..não gosto d ver motor pedindo marchas!e em ultrapassagens procuro sempre fazer com segurança q não tenha q afundar o pé...acho q esta ate no manual do proprietario q não se deve elevar o giro do motor..sob pena de causar desgaste..e penso assim tb.não adianta nada trocar oleo com 3000mil..cuidar tudo certinho e andar dando pau direto...o motor de qualquer carro vai diminuir a vida util...sendo um mercedes ou uno!ha....andre 6mil giros..isso não e alem do tork normal??acho q ate uns 5500mil o tork se mantem, depois ele cai...ai não adianta nada em termos de desempenho andar com tantos giros assim.
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Andre Buss em Sab 27 Jun 2009 - 12:03



Pode sentar o pé. Os 99 só vão até 5.5 por terem outra relação de marchas.
Motor MB com óleo em dia suporta essas variações, eu só chego no 6 em ultrapassagens onde eu preciso de toda força do motor rápido.
avatar
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 12:14



sim.....mais 6000 não e o pico do tork maximo....ai acho q não adianta ir ate os 6000giros..
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Andre Buss em Sab 27 Jun 2009 - 12:37



Quando chega no 6 o carro troca a marcha e dá uma segunda disparada. Eu faço isso desde sempre e nunca tive problemas.
Por isso eu gosto de MB é só ter a manutenção em dia e o resto pode sentar o pé.
avatar
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 12:45



andre tudo bem..acredito sim q não vai acontecer nada andando a 6000 giros...mais q isso encurta a vida d qualquer motor isso sim....ate se vc andar numa ferrari sempre com o pé em baixo isso vai diminuir a vida util..claro ferrari a 6000giros é brincadeira pra ela..heheee..acho q não entendeu amigo...falo q se levar o carro sempre num giro mais comportado vai estar preservando o motor a longo prazo..
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 12:53



ha....andre vc esta em gramado??quando retorna...acho q vai passar pela minha cidade..se quizer chegar tomar com café..e conheçermos nossas mercedinhas...te passo o endereço..esteio e quaze do lado de porto alegre...vc vai enbora por porto alegre??
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por neme em Sab 27 Jun 2009 - 13:33



Eu faço como o Grehs, levo sempre numa boa. Raramente forço o carro. Depois que tive minhas duas filhas tenho dirigido bem tranquilamente...ao contrário de quando era solteiro. Ih, acabei de lembrar que já faz muito tempo isso Shocked silent
avatar
neme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 11/04/2009
Interesses : automóveis, astronomia
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 14:27



ai neme.....bonito seu carro...adoro classe a prata...quanto a andar mais calmo acho q quando vamos ficando mais maduros entendemos q correr não leva a nada...e andar macio e muito melhor..economiza gasolina..pneus...mecanica...e preserva a vida!abraço.
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Maluhy em Sab 27 Jun 2009 - 14:56



Andar o tempo todo abaixo da faixa de torque máximo do motor faz mais estragos do que perto do red line e nas ultrapassagens é para deixar o motor chegar na faixa de POTENCIA MÁXIMA, aonde se consegue maior rapidez nas acelerações ,TORQUE MÁXIMO tem a ver com retomadas de velocidade ,numa ultrapassagem vc pisar fundo a 2000rpm e trocar de marcha a 4000rpm ultrapassando uma carreta Scania na Br116 em trecho de mão dupla é bem mais perigoso do que vc começar o procedimento de ultrapassagem a 3500rpm e encher a marcha até 5500/6000rpm ,rotações totalmente dentro do projeto do motor do cotó, que não é feito nem de vidro nem de cristal,pode pedalar à vontade dentro da faixa estabelecida pela montadora sem problema algum.... Shocked

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL ZAP
21-980304994 TIM 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
avatar
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10498
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Andre Buss em Sab 27 Jun 2009 - 14:59



É bem isso que eu faço, eu só mudo de faixa quando o motor está cheio, assim eu sei que se precisar fazer alguma manobra ou dar uma disparada o motor já está no ponto.
Quero nem saber, eu meto o pé no fundo.
avatar
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Marcos Santos em Sab 27 Jun 2009 - 15:26



Dei uma olhada no referido "botão misterioso" no meu A160 Classic 2004 (câmbio mecânico). Girei a parte superior com cuidado para o lado esquerdo e se soltou uma espécie de tampa. Retirei a mesma e não há qualquer contato elétrico ou coisa parecida ali. Trata-se apenas de um apoio (de fim de curso) para o pedal. Pelo menos é o caso do meu carro.
avatar
Marcos Santos
Desativado - Registro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Andre Buss em Sab 27 Jun 2009 - 15:28



Marcos, leia o manual do seu carro, na parte do tempomat.
avatar
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por Marcos Santos em Sab 27 Jun 2009 - 15:29



O meu carro não tem Tempomat. Deve ser por isso que tem ali uma simples peça de plástico.
avatar
Marcos Santos
Desativado - Registro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Botão misterioso.

Mensagem por grehs em Sab 27 Jun 2009 - 16:25



olha não to falando em andar em baixisima rotação...ai sei q isso traz grandes problemas au motor....to falando de andar entre 3000 a 4000rpm..e se tiver q fazer uma ultrapassagem reduzir a marcha..agora andar sempre com motor esticando a 5500...idigo sempre no pau mesmo..ai duvido q vai durar muito este motor!
avatar
grehs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 301
Data de inscrição : 12/09/2008
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum