INSTABILIDADE EM CURVAS

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INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por SYSMA01 em Sab 22 Ago 2009 - 0:36

Caros , Colegas.

Hoje viajando de Brasília para Goiânia , o meu carro apresentou o seguinte problema;
Eu estava a 140km/h e ao entrar em uma curva pisei no freio para tentar reduzir um pouco a velocidade, o carro começou ficou dificil de dirigir e o volante começou a vibrar e ouvi um barulho contínuo vindo da roda da frente, quase perdi o controle.
Alguém já passou por esta situação ? scratch
Especialistas me ajudem!!


Abraços,

SYSMA01





m º'
0.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 0:44

Verificou a calibracao dos pneus???

Qual as medidas do pneu que esta usando??

Como anda o alinhamento e balanceamento??

Como anda a barra establizadora??

Verificou algum problema na barra de direcao???

Como foi o barulho.... sei que e complicado descrever...???

Deu tempo ( acho que nessa hora a ultima coisa que prestou atencao foi no painel ) de olhar a atuacao do ESP no painel????

Ja passei por problema de perda de estabilidade, porem foi provocado por calibragem errada nos pneus traseiros, onde ao passar por buracos o carro saiu de traseira por duas vezes... e estava "andando" bem tambem...

Claro que sabe disso, mas nao custa lembrar... freio se usa antes de entrar na curva, se usar ele "dentro" da curva e grande a chance de perder o controle do carro.... "dentro" da curva deve-se manter a aceleracao ou acelerar um pouco mais....

Pode ter sido varias coisas... depois aconteceu novamente???

Abraco

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por mattosmk1 em Sab 22 Ago 2009 - 1:33

BEM sei que cada um dirige de forma diferente mas 140 não é uma velocidade aconselhavel para se entrar em uma curva, e reduzir dentro da curva, ou ao inicia-la pode ser muito perigoso; mas a vibração que vc sentiu deve ser o BAS atuando vc deve ter pisado forte no freio e como a velocidade era grande ele atua dando pequenos trancos .....

o nosso amigo Wanderson fez uma pergunta importante no percurso aconteceu 1 vez só????

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 1:43

BAS ou ABS....???? O BAS nao da tranco ele, auxilia na distribuicao da forca de frenagem, diminuindo o espaco de frenagem... os trancos sao provenientes do trabalho do ABS que faz o travamento e liberacao das rodas varias vezes por segundo, impedindo assim seu travamento completo e "patinacao" das rodas, impedindo uma derrapagem e facilitando e muito ( essencial nesse momento ) o controle do carro numa situacao extrema...

Sinceramente acho que se tivesse pisado no freio numa velocidade dessas a ponto do ABS atuar com o volante estercado ele teria perdido o controle de vez.....

Da-lhe Vascaooooooo.... amanha vem a lideranca cheers

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por mattosmk1 em Sab 22 Ago 2009 - 2:45

o BUSS da um help ai....
com certeza lider............

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Andre Buss em Sab 22 Ago 2009 - 7:58

Eu já meti pé no fundo a 100 e poucos km/h no meio de uma curva, chuva, serra, óleo na pista.
Eu meti e o tio do corolla meteu também.
Eu tive que ligar para o resgate da OHL, pq o corola rodou e deu de cara no morro.
Senti o carro tentar deslizar, mas como eu já brinquei várias vezes de Classe A eu sabia que ele voltaria até cheguei a ver o /!\ dar uma piscadinha.
Agora milagre não existe, dependendo da situação pode-se perder o controle até mesmo pq tem que ser profissional para dominar 100% o carro. Mesmo assim....... vide F1.
Agora barulho, vibrações estranhas com certeza não são normais tem algo errado ai.
Eu freio em curva desde que a situação permita e desde que eu esteja com o meu Classe A.
Antes de tudo tem que conhecer o carro, cada carro vai ter uma resposta diferente é só mudar o pneu que o carro muda.
Eu senti quando troquei os meus.
Depois de deixar o carro em dia eu sujiro que vc encontre um lugar ermo para dar umas brincadas e ver como o carro reage, na Europa isso é bem comum a ADAC tem pistas para isso. Infelizmente por aqui a gente tem que recorer a cursos fechados e difíceis de fazer onde geralmente o pessoal quer usar GOL.
Carro só vai mostar problema de estabilidade na hora H em linha reta ou andando normal geralmente eles passam batidos.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por PAULO BRITO em Sab 22 Ago 2009 - 9:36

Se você entrou em uma curva a 140, ha que se supor que a tal curva permitia esta velocidade.

Brecar ao longo da curva, desde que com o mínimo de habilidade também não é pecado, principalmente se o caro tem ABS, BAS, ESP, etc....... nada de anormal deveria acontecer (pneus bons e calibrados)

Acredito que, pela sua descrição do ocorrido, seu carro está com problemas no sistema de suspenção. Examinando cuidadosamente toda a suspenção, inclusive a traseira, e também a direção, já que acusou problema também, além de barulho estranho, seguramente você vai encontrar alguma anomalia.

Agora, não sei se uma "pane geral na eletrônica embarcada" poderia causar o ocorrido. Acho que não. Qual a opinião de vocês ?

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por walter paiva em Sab 22 Ago 2009 - 10:03

Sysma01,

Pergunta básica: como estão os seus pneus? Pois pneus já fora de garantia (ressecados + 5 anos) fazem o ABS atuar mais porque os pneus velhos não dão grip.
Eu também acho que além de verificar a suspensão como já foi dito deve se verificar também como estão os discos de freito, pois podem estar empenados.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por SYSMA01 em Sab 22 Ago 2009 - 11:24

Caros colegas,

Primeiramente obrigado pelas respostas.



Os pneus são CONTINENTAL 155 /55/15 e estão com 2.000km, estavam calibrados com 30lbs.
Durante este epsódio não acendeu nada no painel ( ABS / BAS / ESP ).Observei que na mesma velocidade em linha reta , quando uso o freio o carro produz a mesma vibração ( o volante vibra ) e o carro parece que vai desmontar.

Abraços,

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Convidad em Sab 22 Ago 2009 - 11:28

Sysma01 acho que vc esta dizendo que os pneus são 195 55 15.

Provavelmente vc esta com os discos de freio empenados. Mande verificar isso.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por PAULO BRITO em Sab 22 Ago 2009 - 11:38

O Eppico tem razão, se faz nas retas ao freiar o problema é no freio. Em baixas velocidades é mais imperceptível.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 12:47

Essa sua segunda informacao sobre o comportamente dem linha reta "mata" o problema, por isso da importancia de detalhar todo o comportamento do carro... nesse caso freios , alinhamento e balanceamento... aproveite e cheque as pastilhas, pois se eles realmente estiverem empenados elas gastaram de forma irregular.

E com certeza antes de reparar isso, segure a onda no pedal da direita.

Abraco


Última edição por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 12:52, editado 1 vez(es)

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 12:50

Simples testes para geometria do carro... va em linha reta e solte o volante e piso forte nos freios... se o carro nao freiar em linha reta, tem problemas com alinhamento / balanceamento fora os freios neste caso.... claro, faca isso num lugar que permita tal teste...

Lembrando que se o fluido de freio/embreagem tiver com mais ou proximo de um ano, aproveito o servico e ja troque ele tambem.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por SYSMA01 em Sab 22 Ago 2009 - 16:33

Caros,

Vou mandar verificar os discos e revisar todo o sistema de freio.
Valeu pessoal !!

Abraços,

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

Mensagem por Wanderson Viana. em Sab 22 Ago 2009 - 16:37

Sysma,

Nao esqueca de dar o feedback...

Abraco e boa sorte.

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Re: INSTABILIDADE EM CURVAS

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