RPM IDEAL CLASSE A190
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz :: Classe A ( W168 - W169 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
RPM IDEAL CLASSE A190
Galera,
Comprei meu Classe A 190 2001 ontem. Li um pouco o manual e fiquei com uma dúvida.
Qual seria o RPM ideal para cada marcha de forma a ter maior autonomia?
Abraços!
Comprei meu Classe A 190 2001 ontem. Li um pouco o manual e fiquei com uma dúvida.
Qual seria o RPM ideal para cada marcha de forma a ter maior autonomia?
Abraços!

adutra- Usuário Iniciante

- Número de mensagens: 21
Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Pelo que li no manual o ideal gira em torno de 2.500. O pessoal aqui no forum usa bem mais alto, em torno de 3.500. Tem alguns tópicos relacionados por aqui sobre isso.

Dj Nuka- Usuário Bronze

- Número de mensagens: 82
Eu procurei mas não achei o tópico.
Acredito que vou preferir andar nos 3500...
Obrigado!!!
Acredito que vou preferir andar nos 3500...
Obrigado!!!

Autonomia depende de varios fatores, alem do giro de motor no momento da troca.
Mas posso informar que em todo motor o melhor momento para troca de marcha, é o giro de torque maximo.
Para descobrir o giro, de uma lida neste topico: www.portalmercedes.com/w168-1997-a-2004-f8/curvas-de-torque-e-potencia-t5374-15.htm
Mas posso informar que em todo motor o melhor momento para troca de marcha, é o giro de torque maximo.
Para descobrir o giro, de uma lida neste topico: www.portalmercedes.com/w168-1997-a-2004-f8/curvas-de-torque-e-potencia-t5374-15.htm

Laurival- Moderador

- Número de mensagens: 4414
Tem um site chamado BestCars que menciona uma maneira econômica de dirigir à qual chamam de método de carga, que consiste em andar com a válvula borboleta aberta o máximo possível e menores rotações.
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/metodo.htm
Fizeram alguns testes comparativos
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm
E citam alguns exemplos, como o do Mille Economy:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/econometro.htm
Realmente, maneira econômica de dirigir é algo muito polêmico.
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/metodo.htm
Fizeram alguns testes comparativos
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm
E citam alguns exemplos, como o do Mille Economy:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/econometro.htm
Realmente, maneira econômica de dirigir é algo muito polêmico.

Marcos Santos- Usuário Prata

- Número de mensagens: 270
Marcos,
Muito boa as reportagens! Percebi que o Monza me transformou em um beberrão de gasosa.
Abraços!
Muito boa as reportagens! Percebi que o Monza me transformou em um beberrão de gasosa.
Abraços!

Estou pensando em fazer um teste desses no meu A160 durante duas semanas, para ver se é verdade. O problema é que o meu percurso diário inclui um trecho de estrada com diversas subidas (e descidas) e é muito bom deixar os mil da vida para trás e aí não tem como andar o tempo todo em baixas rotações.
Realmente, como disse o ERocha em outro tópico, o Classe A é muito bom de dirigir entre os 3,5 e 4 krpm.
Realmente, como disse o ERocha em outro tópico, o Classe A é muito bom de dirigir entre os 3,5 e 4 krpm.

Percebi o que o ERocha disse. Faça o deste e depois mostre os resultados. Valeu!

Costumo abastecer o carro semanalmente e rodo cerca de 450 km em cada intervalo. Durante uma semana vou seguir o procedimento do Best Cars e na seguinte vou procurar fazer as trocas de marcha na rotação indicada no manual (cerca de 3500 rpm) e ver se há alguma alteração no consumo.
Normalmente, troco as marchas entre os 2500 e 3500 rpm no plano e acho o desempenho e economia do motor muito bons. Nas subidas, faço as trocas ascendentes entre 3500 e 4000 rpm e normalmente os Palios, Ideas, Foxes, Gols, Corsas e outros com motores 1.4 e 1.6 não conseguem acompanhar. É legal vê-los pelo retrovisor ficando para trás em subidas longas, como a da BR381 próximo à Petrobrás, após o embalo ser interrompido por um caminhão que logo depois libera a faixa.
Normalmente, troco as marchas entre os 2500 e 3500 rpm no plano e acho o desempenho e economia do motor muito bons. Nas subidas, faço as trocas ascendentes entre 3500 e 4000 rpm e normalmente os Palios, Ideas, Foxes, Gols, Corsas e outros com motores 1.4 e 1.6 não conseguem acompanhar. É legal vê-los pelo retrovisor ficando para trás em subidas longas, como a da BR381 próximo à Petrobrás, após o embalo ser interrompido por um caminhão que logo depois libera a faixa.

Vou ficar esperando o resultado!!!
Estou adorando ver os outros pelo retrovisor...
Estou adorando ver os outros pelo retrovisor...

Não sei se estou certo, mas para mim parece meio intuitivo: quanto mais leve o pé e menor a rotação ( a partir de 1500 rpm) menor o consumo.
Quis ver meu consumo numa viajem de 500 Km separando em dois trechos de 250Km e completando o tanque após cada trecho, um a 90Km/h (2700rpm), outro a 120 Km/h(3600rpm).
Resultado: não consegui fazer o trecho a 90.
Me deu um sono danado e ele pedindo pra acelerar.
Quis ver meu consumo numa viajem de 500 Km separando em dois trechos de 250Km e completando o tanque após cada trecho, um a 90Km/h (2700rpm), outro a 120 Km/h(3600rpm).
Resultado: não consegui fazer o trecho a 90.
Me deu um sono danado e ele pedindo pra acelerar.

Falcon- Usuário Bronze

- Número de mensagens: 180
Comecei o teste ontem depois do abastecimento, usando o tal método de carga. É realmente muito difícil usar marchas acima (para baixas rotações), pois as retomadas ficam totalmente comprometidas e o carro perde o seu natural comportamento esportivo. Estou pensando em adiantar o próximo abastecimento para ver o consumo.

Marcos, Seu Classe A 190 tem 120 HP e é bem leve. Comparar seu desempenho com Corsa, Gol, Palio é covardia. Não são coisas comparáveis, ainda mais em subidas.

PAULO BRITO- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1792
No meu A 190 percebo que o consumo aumenta significativamente a partir das 3.000 rpm, isto em estrada. Na cidade, como o carro é automático êle na maioria das vezes troca as marchas entre 2 mil a 2.5 mil

PAULO BRITO- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1792
@P. Brito, mas também acima de 120 não dá para querer muita economia com carro nenhum. E a troca na cidade depende de como se ensina o carro. Se começar a pisar com mais vigor, ele troca em rotação maior.
@ M. Santos: Com o método carga vc economiza combustível, mas sacrifica o desempenho (leia-se agilidade). Para fazer 15 km/l demora-se +25 s de 0 a 100 km/h. Não existe mágica. A questão é: vc quer economizar combustível ou andar rápido?
Para o prieiro caso, use o método carga (e ainda saltando uma marcha, tipo 1/3/5 ou 1/2/4/5); para o segundo, troque no giro máximo. Um meio termo é na rotação de torque máximo.
@ M. Santos: Com o método carga vc economiza combustível, mas sacrifica o desempenho (leia-se agilidade). Para fazer 15 km/l demora-se +25 s de 0 a 100 km/h. Não existe mágica. A questão é: vc quer economizar combustível ou andar rápido?
Para o prieiro caso, use o método carga (e ainda saltando uma marcha, tipo 1/3/5 ou 1/2/4/5); para o segundo, troque no giro máximo. Um meio termo é na rotação de torque máximo.

marz- Usuário Bronze

- Número de mensagens: 86
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Tópicos similares» Camp Bras da classe IOM 2012
» Qual o mylar ideal para vela?
» RPM IDEAL CLASSE A190
» Interesse em adquirir um Classe A190
» Classe A190 (W168) 2000 125cv - teste revista Carro
» Qual o mylar ideal para vela?
» RPM IDEAL CLASSE A190
» Interesse em adquirir um Classe A190
» Classe A190 (W168) 2000 125cv - teste revista Carro
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz :: Classe A ( W168 - W169 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 3
Permissão deste fórum: