RPM IDEAL CLASSE A190

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Mensagem por adutra Qua 26 Ago 2009 - 9:45



Galera,

Comprei meu Classe A 190 2001 ontem. Li um pouco o manual e fiquei com uma dúvida.
Qual seria o RPM ideal para cada marcha de forma a ter maior autonomia?

Abraços!
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Mensagem por Dj Nuka Qua 26 Ago 2009 - 11:11



Pelo que li no manual o ideal gira em torno de 2.500. O pessoal aqui no forum usa bem mais alto, em torno de 3.500. Tem alguns tópicos relacionados por aqui sobre isso.
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Mensagem por adutra Qua 26 Ago 2009 - 11:14



Eu procurei mas não achei o tópico.
Acredito que vou preferir andar nos 3500...
Obrigado!!! :D
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Mensagem por Laurival Qua 26 Ago 2009 - 14:39



Autonomia depende de varios fatores, alem do giro de motor no momento da troca.

Mas posso informar que em todo motor o melhor momento para troca de marcha, é o giro de torque maximo.

Para descobrir o giro, de uma lida neste topico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por Marcos Santos Qua 26 Ago 2009 - 17:03



Tem um site chamado BestCars que menciona uma maneira econômica de dirigir à qual chamam de método de carga, que consiste em andar com a válvula borboleta aberta o máximo possível e menores rotações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fizeram alguns testes comparativos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E citam alguns exemplos, como o do Mille Economy:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Realmente, maneira econômica de dirigir é algo muito polêmico.
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Mensagem por adutra Qua 26 Ago 2009 - 17:24



Marcos,

Muito boa as reportagens! Percebi que o Monza me transformou em um beberrão de gasosa.

Abraços!
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Mensagem por Marcos Santos Qua 26 Ago 2009 - 17:41



Estou pensando em fazer um teste desses no meu A160 durante duas semanas, para ver se é verdade. O problema é que o meu percurso diário inclui um trecho de estrada com diversas subidas (e descidas) e é muito bom deixar os mil da vida para trás e aí não tem como andar o tempo todo em baixas rotações.
Realmente, como disse o ERocha em outro tópico, o Classe A é muito bom de dirigir entre os 3,5 e 4 krpm.
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Mensagem por adutra Qua 26 Ago 2009 - 17:44



Percebi o que o ERocha disse. Faça o deste e depois mostre os resultados. Valeu!
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Mensagem por Marcos Santos Qua 26 Ago 2009 - 17:59



Costumo abastecer o carro semanalmente e rodo cerca de 450 km em cada intervalo. Durante uma semana vou seguir o procedimento do Best Cars e na seguinte vou procurar fazer as trocas de marcha na rotação indicada no manual (cerca de 3500 rpm) e ver se há alguma alteração no consumo.
Normalmente, troco as marchas entre os 2500 e 3500 rpm no plano e acho o desempenho e economia do motor muito bons. Nas subidas, faço as trocas ascendentes entre 3500 e 4000 rpm e normalmente os Palios, Ideas, Foxes, Gols, Corsas e outros com motores 1.4 e 1.6 não conseguem acompanhar. É legal vê-los pelo retrovisor ficando para trás em subidas longas, como a da BR381 próximo à Petrobrás, após o embalo ser interrompido por um caminhão que logo depois libera a faixa.
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Mensagem por adutra Qui 27 Ago 2009 - 8:24



Vou ficar esperando o resultado!!!
Estou adorando ver os outros pelo retrovisor... :D
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Mensagem por Falcon Qui 27 Ago 2009 - 8:51



Não sei se estou certo, mas para mim parece meio intuitivo: quanto mais leve o pé e menor a rotação ( a partir de 1500 rpm) menor o consumo.
Quis ver meu consumo numa viajem de 500 Km separando em dois trechos de 250Km e completando o tanque após cada trecho, um a 90Km/h (2700rpm), outro a 120 Km/h(3600rpm).
Resultado: não consegui fazer o trecho a 90.
Me deu um sono danado e ele pedindo pra acelerar.
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Mensagem por Marcos Santos Qui 27 Ago 2009 - 20:15



Comecei o teste ontem depois do abastecimento, usando o tal método de carga. É realmente muito difícil usar marchas acima (para baixas rotações), pois as retomadas ficam totalmente comprometidas e o carro perde o seu natural comportamento esportivo. Estou pensando em adiantar o próximo abastecimento para ver o consumo.
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Mensagem por PAULO BRITO Qui 27 Ago 2009 - 20:25



Marcos, Seu Classe A 190 tem 120 HP e é bem leve. Comparar seu desempenho com Corsa, Gol, Palio é covardia. Não são coisas comparáveis, ainda mais em subidas.
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Mensagem por PAULO BRITO Qui 27 Ago 2009 - 20:30



No meu A 190 percebo que o consumo aumenta significativamente a partir das 3.000 rpm, isto em estrada. Na cidade, como o carro é automático êle na maioria das vezes troca as marchas entre 2 mil a 2.5 mil
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Mensagem por marz Qui 27 Ago 2009 - 21:57



@P. Brito, mas também acima de 120 não dá para querer muita economia com carro nenhum. E a troca na cidade depende de como se ensina o carro. Se começar a pisar com mais vigor, ele troca em rotação maior.

@ M. Santos: Com o método carga vc economiza combustível, mas sacrifica o desempenho (leia-se agilidade). Para fazer 15 km/l demora-se +25 s de 0 a 100 km/h. Não existe mágica. A questão é: vc quer economizar combustível ou andar rápido?
Para o prieiro caso, use o método carga (e ainda saltando uma marcha, tipo 1/3/5 ou 1/2/4/5); para o segundo, troque no giro máximo. Um meio termo é na rotação de torque máximo.
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Mensagem por Marcos Santos Sex 28 Ago 2009 - 7:42



Paulo,
O meu Classe A é 160 (75 kW).

Marz,
Tenho usado o método de carga desde quarta à noite. Em locais planos, normalmente faço as trocas saltando a segunda e quarta ou a terceira, como descrito acima. Mas, observo que se a troca for feita abaixo de 1500 rpm, o motor (ou talvez o câmbio) sofre muito e por isso tenho feito as trocas a cerca de 2000 rpm. Na estrada, em quinta marcha, tenho mantido a rotação entre 2500 e 3000 rpm. Vou gastar cerca de 60% do tanque, aí completarei de novo e farei a estimativa aproximada do consumo e iniciarei a segunda parte do teste, que será realizar as trocas de marcha na rotação de torque máximo (4000 rpm).
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Mensagem por PAULO BRITO Sex 28 Ago 2009 - 10:53



Acredito que no Classe A 190 trocar de marcha abaixo de 1800 rpm não é aconselhavel pela concepção do motor, e provavelmente não assegura que a economia será maior, jä que o sistema trabalha meio forçado.

Isto entretanto varia muito em função das características de potência e curva de torque de cada tipo de motor. Em motores com torke máximo em baixas rotações é mais comum e até normal a troca também em baixas rotações, e a reação do motor é adequada, já no Classe A se você acelerar estando a 1500 rpm por exemplo em quarta, a reação do motor será muito lenta, sö melhorando quando atingir a faixa de maior torke, e não sei se ha economia de combustível. Se você estiver em quinta então não se surpreenda se for ultapassado por um carro 1,0 rodando com o motor cheio.

Os confrades especialistas em motores sem dúvida sabem esplicar melhor,
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Mensagem por Falcon Sex 28 Ago 2009 - 12:47



Só acho um contrasenso trocar as marchas aos 4000rpm(torque máximo) se já aos 2000rpm o A190 já disponibiliza 84% do torque máximo.
A não ser que a proposta seja desempenho máximo sem pensar em consumo.
Li uma vez que pode-se tranquilamente trocar as marchas em torno de 1000 a 1500rpm abaixo da rotação de torque máximo.
Os confrades dos automáticos podem confirmar sobre as rotações de troca de seus câmbios.
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Mensagem por marz Sex 28 Ago 2009 - 13:20



Boa informação, Falcon. Realmente, se aos 2000 rpm já há 84% do torque, esta é uma boa faixa para troca de marchas, inclusive a minha automática troca nesta faixa quando ando com o pé leve.
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Mensagem por Xenon Sex 28 Ago 2009 - 13:48



se a faixa de torque maximo e 2000 rpm,o certo e q ao engatar a marcha subsequente a rotaçao caia a 2000rpm.....
ao trocar aos 2000 rpm na marcha siguiente cairia para menos de 1500rpm....e nao parece bom para motor pequeno.....
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Mensagem por Convidad Sex 28 Ago 2009 - 13:56



Falcon no automático ele entende seu pé.

Se o pé for muito leve ele troca todas as marchas antes dos 2000 giros.
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Mensagem por Falcon Sex 28 Ago 2009 - 15:32



Entendi e concordo com que o Xenon disse. Voce tem que dar uma rotação de troca tal que na marcha seguinte ele fique no minimo nuns 2000 rpm. Na verdade esta rotação é a de giro após a troca e não a de troca.
Marz, Eduardo: nos automáticos, com o pé leve, tá trocando com 2000 e retomando a seguinte c/ 1500?
Acho pouca a rotação que ele retoma após a troca, mas se for ver o torque aos 1500 já está em 78% do máximo. Talvez seja por isso e parece ser a condução para maxima economia.
Isso poderia se chamar "aprendendo economizar combustivel no cambio manual com um senhor cambio automático"
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Mensagem por marz Sex 28 Ago 2009 - 15:40



Volta em 1500 rpm ou até menos.
Andando em SP com o pé leve e o trânsito habitual fiz da última vez uns 9,5 km/l (cálculo estimado para cidade, pois teve um trecho em estrada).
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Mensagem por Convidad Sex 28 Ago 2009 - 16:28



O automático tem esse barato, ele entende o que vc quer.

Com intenção econômica, ou seja pé bem leve, a troca acontece a 2000 giros e há uma queda de giros na troca que às vezes é praticamente imperceptível, eu diria que ele cai ára uns 1600, 1700 giros, mas às vezes cai até 1500 giros. E por incrível que possa parecer ele desenvolve muito bem.
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Mensagem por PAULO BRITO Sex 28 Ago 2009 - 18:58



Adicionalmente ao que já foi comentado, no automático ha um botão que provoca uma ligeira alteração na rotação de troca das marchas.

Este botão tem 2 posições: C = confort, troca em rotações menores e S = sport, troca em rotações maiores, isto tudo adicionalmente ao fato do cambio "ler" o habito de dirigir do motorista. Ha tambem a possibilidade de troca manual na rotação que se queira, usando o Tiptronic.

Meu carro, dirigindo normalmente e com o botão no C as marchas são trocadas em torno de 2 mil rpm. Se apertar um pouquinho mais, passa para 2,5 . Quato mais se aperta maior é a rotação da troca, até o limite máximo de rpm.

Nas marchas mais curtas, se observa até uma reação aceitável a 1,5 rpm, mas nas marchas longas a reação é ruim, e temos que pisar um pouco para induzir o cambio a reduzir.
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