Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

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Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 12:41

Coloco aqui uma dica de como ganhar potencia sem mexer no motor, fiz isso e senti a diferença e olha que meu filtro não estava ruim, detalhe uso a tampa do filtro, tirei so para a foto. Very Happy
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Última edição por Antônio Elias em Dom 31 Ago 2014 - 3:19, editado 1 vez(es) (Razão : Título identificar o foco do tópico que é uso de filtro esportivo!)

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Laurival em Sab 29 Ago 2009 - 13:59

Qual é a dica, trocar o filtro?

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 14:05

Isso mesmo coloquei um esportivo, não sei porque a foto não abre, vou tentar resolver isso. Sad

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Laurival em Sab 29 Ago 2009 - 14:07

Na verdade, conheço pouco sobre estes filtros, mas sou muito cético.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Borg em Sab 29 Ago 2009 - 14:20

Lourival, se aumenta 3 à 5 cavalos eu não sei mas estes filtros esportivos de boa qualidade ( principalmente K&N) realmente proporcionam um rendimento melhor, chegando a ser percebido pelo motorista.
Eu tinha um GM Tigra 98 e coloquei este filtro, na hora percebí que estava mais "solto", com a vantagem que o K&N é lavável, dura muito....

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Laurival em Sab 29 Ago 2009 - 14:32

Sim, sei bem que estes "Filtros" de malha metalica ou sintetica, proporcionam menor resistencia a passagem do ar, otimizando a aspiração do motor.
Minha duvida é justamente a capacidade de reter particulas, ou seja filtrar o ar aspirado.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 16:35

Tenho uma materia sobre filtro esportivo e irei colocar aqui os detalhes da revista. Very Happy

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Laurival em Sab 29 Ago 2009 - 16:50

Ficarei grato!

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 17:40

Revista Full Power nº 62 pag 86 segundo ele no dina deu
motor 85,87cv a 5.600rpm sem filtro esportivo
e 92,12 a 5,500rpm com filtro

site racechome.com.br

Obs.: Não é propagranda e sim fonte de inf. para os colegas.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Jorge Martins em Sab 29 Ago 2009 - 18:09

Todos os testes para verificação de fluxo de ar são feitos em bancos de fluxo, portanto qualquer filtro original tem a função de reter as paticulas sem obstruir o fluxo de ar que o motor irá aspirar!
Se voce trabalhar o fluxo de qualquer cabeçote ai sim um filtro esportivo consegue ter um melhor resultado porém esta muito longe de conseguir de 3 a 5 cv.

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http://www.sinalverdeimport.com

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por PAULO BRITO em Sab 29 Ago 2009 - 18:23

Realmente surpreendente. Não imaginava que o filtro de ar pudesse provocar uma perda de potência tão significativa, de 3% a 5%

Resta saber se estes filtros esportivos realmente filtram adequadamente.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Borg em Sab 29 Ago 2009 - 18:42

Segundo a K&N, estes filtros são fabricados com uma malha especial de algodão mas não é isso que filtra, eles tem que ser vaporizados com óleo específico de tempos em tempos.
Quando instalei no meu GM Tigra, comprei junto com o filtro um óleo spray fabricado por eles o qual tem que ser utilizado a cada 5000 Km após a lavagem do filtro.
Somente em testes de laboratório seria possível verificar se o poder de retenção de particulas é igual ou superior dos filtros tradicionais, mas visualmente constatei que filtrava sim e a caixa de ar ficava mais limpa do que com o filtro original.
Interessante que eles tem todos os modelos de filtro para qualquer carro inclusive para as Mercedes , nos formatos e medidas corretos, vejam no link abaixo.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 18:48

Cara colega Jorge, então as informções da revista não são verdadeiras nem com o laudo do dinamometro que eles mostram, e o desempenho do meu caro significativo que tive não é real.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por PAULO BRITO em Sab 29 Ago 2009 - 18:56

O link a seguir é mostra detalhes da intalação.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 19:10

Paulo, sua dica foi show, valeu... Very Happy

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Maluhy em Sab 29 Ago 2009 - 19:22

Faça um teste bom;rode uns 50km em estrada de terra bem poeirenta e veja se ele filtra legal.....numa situação dessas o sistema original permite que as partículas mais pesadas caiam no alojamento.....não se esqueça que andando temos um fluxo positivo de ar vindo da frente do veículo, se reparar a tomada original é no centro do painel dianteiro,longe de área quente, ar admitido mais frio é mais denso, moléculas mais agrupadas, não sei se com o carro andando e gerando calor no cofre do motor geraria tal potencia, teria que andar com um G-meter para comprovar ...sei não, será que se atendesse melhor às todas as situações utilizadas em um veículo esse ovo de colombo não sairia de fábrica? Abram um capo da C43 AMG, aquela cangalha toda que está ali pode ser arrancada fora e colocar um K&N e teríamos mais 5% de potencia?De 305 para 320cv?Na verdade o urro que fica é lindo, mas daí para dizer que é a descoberta da juventude eterna tem distãncia.... cyclops

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 19:38

Se aquela cangalha toda que está ali pode ser arrancada fora e colocar o filtro, porque no mundial de marcas eles não usam tudo aquilo então?
Wink

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por PAULO BRITO em Sab 29 Ago 2009 - 19:52

Eu realmente acho exagerado este ganho de potência com a simples troca do filtro de ar. Um bom teste para constatar seria avaliar o desempenho sem nenhum filtro, se der resultado sensível aí a coisa parece fazer algum sentido, e aí tem que fazer o teste que o Maluy indicou para ver se a filtragem é adequada.

Acredito que não se deva comparar com carros de competição, em que cada décimo de segundo faz diferença, e o motor dura em média 2 corridas.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por guponeis em Sab 29 Ago 2009 - 20:31

filtro esportivo para mim,ele é colocado para praticidade na hora q tiver q mexer no carro. carrros de corrida e tals.to com MAluhi .qto a sujeira achu q nao passa dependendo da marca do filtro.se for um filtro da blits pelo menos ate arriscaria rsrs.mais é a tal coisa que meu pai sempre me ensino, o engenheiro estuda com varios outros ate chegar a conclusão ideal para um projeto de um carro, durante anos, dai vem um besta e em cinco minutos destroi aquilo que durou anos de projeto!!!sem ofensass opnião minha que meu pai me passou a anos.


Última edição por João em Seg 31 Ago 2009 - 21:57, editado 2 vez(es)

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 21:07

Quanto postei este topico eu somente quis mostrar o que fiz
no meu carro, senti a diferença sim, e a respeito do mestre Malury
aceito sua opinião sinceramente, e coloquei aquela potencia para chamar a
atenção do caros colegas do forum, somente não aceito um determinado cidadão me
chamar de besta e diz ainda sem ofensas..., e sendo que não ofendi ninguem em nenhum momento.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Maluhy em Sab 29 Ago 2009 - 21:20

Seu pai era sábio,meu amigo.....em pista vale tudo, se for possível coloca um tubo de PVC até a frente do carro para chupar todo o ar possível..e os pedaços de pneus soltos na pista tb,hehehehehe,mesmo em racing temos limites para a coisa.........sem o filtro o ganho pode ser até de 5cv , mas o prejuízo para as paredes do cilindro tb podem ocorrer , aí eu pergunto: pra que essa agonia em arranjar mais 5cv???Tá com problema com o vizinho?O carro dele é mais rápido que o seu? Vai ficar dando final de speed todo o dia? troca logo de carro e compra uma usina e pronto, ficar arrancando filtro,silencioso,catalisador e o esquimbau para arranjar micharia de cavalos é coisa de tunador sem dinheiro, troca logo o motor inteiro,espeta uma turbina, troca o comando,mete taxa no bicho,aí sim, tem graça ,calça de veludo ou rabo de fora,hahahahaha Twisted Evil


Obs: Acho que no caso o comentário do confrade foi mais em relação ao fabricante do filtro esportivo do que para o confrade que o instalou , sempre temos que falar sobre o assunto nos baseando na técnica e tb no bom senso ,ninguém nasce sabendo e a vida é um eterno aprendizado,o pouco que eu sei tento passar para os amigos aqui e é lógico,tb aprendo muita coisa por aqui tb ..... Very Happy

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Maluhy em Sab 29 Ago 2009 - 21:25

Todo o projeto de um veículo pressupõe que esse mesmo veículo poderá andar no asfalto liso,esburacado, na poeira, no quente, no frio,na neve etc. ,os caras tem que acertar o bicho todo para todas as situações, se o carro só anda em lugar super-limpo e em temperaturas frias aí talvez um filtro de menos restrição poderá dar mais lucro do que prejuízo,mas isso é difícil de equacionar,né? Very Happy

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Convidad em Sab 29 Ago 2009 - 21:50

No caso do Classe A, 160 ou 190, eu teria algum cuidado na instalação de um filtro de ar menos restrito nos modelos anteriores a 2003. Os modelos até 2003 são equipados com sensor MAF que não é vendido separadamente do módulo central da injeção, e caso seja danificado é uma paulada a manutenção.

Usei o K&N em um motor 937 cc com 135 hp de fábrica (moto) e sinceramente não notei mudança de comportamento seignificativa no comportamento da moto.

Abraços,

Eduardo

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por Angliru em Sab 29 Ago 2009 - 22:01

Confrade, ou mestre... eu já tenho o que o senhor sugeriu, só não posso andar nas ruas , brinco no autodromo aqui perto.

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

Mensagem por guponeis em Dom 30 Ago 2009 - 2:31

caro amigo desculpas se eu ofendi! talvez não me expressei bem.mais é oq acontece por aii,no meu caso eu tenho um carro pra passeio e outro pra correr faço drift.mesma coisa acontece com pessoas q põe alcooll em carro a gasolina rsrs da uma olhada na bicheira q corro hehehe [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

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Re: Filtro esportivo no Classe A: 3 a 5 CV a mais na A160 ?!

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