ASR SWITCH

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Mensagem por Jefferson Sex 22 Jan 2010 - 22:48



Caros amigos e confrades:
W140 S500L 1995
ASR (Automatic Slip Regulation ) . Estou correto na interpretação da "sopa de letrinhas"? Isto é um tipo de contrôle de tração? Se afirmativo, quando acende o "Triângulo âmbar" no centro do velocímetro significa que meu contôle de tração está off?
Sei que em rodovias escorregadias ou com pouca aderência este triangulo se acende alertando do estado do pavimento sobre o qual o carro está rodando.
Se aceso este triângulo, continuo tendo contrôle de tração ou não?
Em minha recente viajem de Uberlândia a B.Horizonte, notei que em pisos mto irregulares de alfalto o triângulo se acendia, para depois apagar em pisos mais lisos mas às vezes continuava acesso mesmo em pisos lisos.
Diferentemente de consoles centrais de outras W140/500 que tenho visto, a minha tem um switch ASR ao lado do cinzeiro que apaga ou acende este triangulo.
Acontece que este meu switch está mto sensível para a posição de acender; se soprar nêle o triângulo acende. Minha dúvida, fora os questionamentos acima, é se a vibração em alfalto irregular poderá estar promovendo este acendimento. Pesquizei este assunto em foruns estrangeiros e só encontrei referências a "brake light switch falty" . Chequei o meu, que vai debaixo do pedal de freio e está Okay.
Algum confrade já teve algum problema com este ASR Switch no painel?
Se afirmativo, algum "Tip" como tirar o painel frontal (onde vai A/C Rádio e switchs superiores) Meu painel consiste em duas partes. A parte "flat" onde vão switchs dos vidros e etc (grelha do câmbio) já tirei uma vêz para para trocar um switch da janela do motorista, com auxílio das ilustrações gentilmente enviadas pelo XENON.
Desculpem me pelo longo tópico.
Fala aí XENON e BODÓ....
Com meu abraço
Jefferson :slr:
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ASR  SWITCH Empty Re: ASR SWITCH

Mensagem por Classe A Ter 2 Fev 2010 - 0:06



Jefferson;

Desculpe pela demora. Não tenho acessado mais o fórum com frequencia por motivos profissionais. Falta tempo mesmo.

Como este assunto é interessante e totalmente pertinente com o foco dos assuntos e espírito do fórum, vamos lá:

Pelo jeito você é daqueles que não tem o costume de ler o Manual, né?... hehehe...

Sim, ASR é o controle de tração que atua só nas rodas traseiras. É o pai do ESP ( Eletronic Stability Program para MB ou ESC - Electronic Stability Control para "os outros" ) que é o controle de estabilidade, que atua nas quatro rodas utilizando “parte” do que o ASR é.

A W140 foi o primeiro MB a receber o ESP em 1995, para os modelos 1996.

Assim como o ETS ( Enhanced Traction System ) é o avô do ESP e pai do ASR, já que tem a mesma função deste último, mas opera apenas em baixas velocidades ( min 40 km/h e max 80 km/h ) e não possui botão liga/desliga no console.

Até 1993, o botão ASR na W140 tinha um desenho de um pneu com correntes para neve, tendo a mesmíssima função do botão adotado pós 1994, com as letras ASR.

Pelo que eu sei, todos eles ( botões Pneu com corrente, ARS e ESP ) sempre estão no mesmo lugar, no lado superior esquerdo do cinzeiro em todas as W140.

ASR nada mais é que um controle que eletronicamente, em qualquer velocidade, utiliza os sensores do ABS, acionando o freio em uma ou ambas as rodas traseiras, em conjunto com a diminuição da potência do motor para evitar a perda de tração em pisos escorregadios ( Neve, barro, paralelepípedo molhado e etc. )

Existem duas lâmpadas de ASR, uma de FUNCIONAMENTO , o “triângulo” e outra de MAU FUNCIONAMENTO, junto às demais lâmpadas espias “quadradas”.

Antes de dar a partida, quando todas as luzes espias acendem, o triângulo está aceso se o botão no console estiver em ON, indicando que o sistema ligado e apagado indicando o sistema desligado, se o botão em OFF.

Já a “quadrada” deve acender por instantes, se não apagar em seguida e permancer acesa é indicação de defeito no sistema.

Ou seja, quando o carro está em movimento e o “triângulo” acende, quer dizer que naquele determinado momento o ASR está operando, controlando a tração, devendo apagar assim que o carro retorne a condução normal.

ASR é um ótimo equipamento que pode ser usado sempre ligado, sem nenhum problema de danificar o sistema.

Eu não aconselho mexer no console superior só por que o ASR está sempre ligado. A chance de danificar, riscar ou lascar a madeira é alta e não compensa o reparo apenas do botão, que normalmente são ultra sensíveis ao toque.

Sei que o início do desmonte do console superior é por dentro do cinzeiro + retirar o toca-fitas ( A/C só tem acesso após a retirada do painel do console ), mas é complicado e requer experiência.

Na minha opinião, se ainda não for tarde demais, se há duvida quanto ao funcionamento do ASR, seria melhor passar no scanner Star Diagnosis para saber a causa antes de qualquer procedimento, repetindo: Se for só porque o ASR está sempre ligado é bobagem mexer, na minha opinião.

Quanto ao swicth do brake light, acho que não tem referência com este assunto.

Segue abaixo algumas páginas do manual ( em inglês ) para seu entendimento e dos demais colegas:

Painel ( botão 29 )
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Instrumentos ( 8 - Triângulo ASR )
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Luzes espias
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ASR
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Novamente peço desculpas pela minha ausência.

Abração

Tedesco ( ou Bodó )

PS.: Um salve prá galera do Classe A! Desculpem também a ausência da "Equipe Classe A". Espero que vocês estejam comportados... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] .... André Buss também... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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ASR  SWITCH Empty Re: ASR SWITCH

Mensagem por AVANÇO Ter 2 Fev 2010 - 0:19



Minha W140, ano 97 possui o ESP, e o botão para desligar (ESP OFF) fica ao lado do cinzeiro no console central. Quando o triangulo no centro do painel fica acesso continuamente com o motor a funcionar quer dizer que esse controle está desligado, quando ligado o triangulo só acende no momento em que o controle está sendo utilizado conforme foi falado no post anterior. Esse controle é de grande utilidade e ajuda bastante em momentos de instabilidade, não aconselho deixar desligado.
Abraço

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Mensagem por Classe A Ter 2 Fev 2010 - 1:18



Sim Avanço;

Você tem razão, eu me enganei ( erro de tradução ). Eu já havia lido dessa mesma "falha" minha na tradução aqui neste site e não dei bola - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança. Parece incrível, mas o manual de instruções do Vectra traz a informação incorreta de que se deve ligá-lo pelo botão. A Ford publicou a mesma falha no manual do Focus, mas efetuou recall rapidamente corrigindo a informação.

Assim como no seu ESP, relendo o manual, o ASR DESLIGADO a luz "triângulo" fica continuamente ligada.

Jefferson, se está acendendo o "triângulo" em piso normal e o botão estava em ON anteriormente ( luz "triângulo" apagada ), pode ser mesmo que o botão está DESLIGANDO o sistema sozinho nas vibrações do asfalto. Desculpe a minha falha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Obrigado Avanço! Se a Ford e GM erraram, eu também posso errar né? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Sem dúvida é melhor deixar sempre ligado.

Abraços

Tedesco
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Mensagem por Convidad Ter 2 Fev 2010 - 7:13



Igual no W168. Só que no caso do W168 ele só pode ser desligado até o carro atingir 60 km/h, quando então ele volta a ser ligado. Ligado é "default".
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Mensagem por Jefferson Ter 2 Fev 2010 - 23:32



Inicio com meus agradecimentos aos confrades Tedesco(ex Bodó), Avanço e Epicco pelas orientações postadas, especialmente ao Tedesco pelo trabalhão de postar tópicos do "Owner manual" e desculpas pelas indagações "juvenis" no início de meu relato. Queria confirmações de que já era de meu conhecimento e me "ferrei", e com razão fui taxado como "aqueles" que não tomam conhecimento de manual. Hehehe.
Caro Tedesco: Sou um costumaz "devorador" de manual. Leio e interpreto até manual de torradeira de pão. KKK.
Bem, sanadas as dúvidas de manter ligado ou não vamos aos fatos:
Luz ASR (quadrada, na fileira de baixo do painel) acessa após a partida do motor=defeito no sistema/apagada=sistema OK.
Luz ASR (triângulo no velocimetro) acende com a chave em on e após a partida do motor , apaga-se=sistema ok. (contrôle tração on )
Durante a condução ou arrancadas em pisos escorregadios a Luz ASR (triângulo) se acende ou pisca = sistema atuando e alertando das condições do piso. Assim que as condições deste piso voltarem às condições de atrito normais, esse triângulo apaga-se. Prioritariamente o sistema estará sempre em on. Se vc quizer desligá-lo por alguma razão o switch ASR ao lado do cinzeiro se presta a isso e do mesmo modo para religá-lo, consequetemente apagando-se o triângulo. A minha observação inicial deu-se pelo fato de viajando à noite, em estrada seca e lisa, ao passar por algum trecho de maior irregularidade do asfalto o triângulo se acendia e mesmo voltando à condição de alfalto liso, lá estava ele acesso, incomodando sua visão, principalmente à noite. No caso em pauta usei o recurso do ASR Switch para apagá-lo e voltar a ativar o sistema. Em 500Km tive que acioná-lo por mais de 9 vezes. Quando eu disse que meu ASR Switch não se podia soprar nele que desligava o sistema, não foi força de expressão; na realidade com o carro ligado se soprasse nêle na parte de cima que desativa o sistema o sistema desativava e o triângulo se acendia.
Notaram que usei o verbo no participio passado? Pois bem; vamos ao que interessa: Em antigo tópico aqui neste Forum abordei o tema "Remoção do painel" onde vai a grelha do câmbio, deixando aberta qualquer orientação aos confrades, se necessitarem, de como fazer.
Painel frontal: tão fácil como o painel central.
1 - É obrigatório tirar o painel central (must)
2 - Retira-se o rádio Becker (chave especial para isso; o meu carro veio com
estas 2 chavinhas)
3 - Desconecte as cablagem do fundo do rádio, sem receio de conectá-las
de volta de modo errôneo; vc não conseguirá errar.
4 - No pé do cinzeiro, 02 pequenos parafusos (Phillips); retire.
5 - No buraco do rádio 02 pequenos parafusos iguais; retire.
6 - Pela parte de baixo, no pé do cinzeiro, faça uma pequena pressão pu-
chando todo o painel para si; quando conseguir um ângulo de + ou - 30
ou 40 graus puche-o para baixo que êle solta da guia superior e está na
sua mão sem arranhões ou quebras.
7 - Montagem / caminho inverso.
Concluindo: Tirei o ASR Switch cuja desmontagem do mesmo é facílima.
Por dentro, a parte de contatos tem a forma de uma rede de balanço. No lado que desativa o sistema dei um maior grau de curvatura, sem usar ferramenta alguma, só na mão, afastando um pouco o contacto. Fechei o switch, testei no meter o funcionamento e notei que o lado que desliga o sistema agora tinha que ter uma relativa pressão para acioná-lo. Coloquei o painel frontal de volta sem aparafusar e fui testar em uma rua de paralelepipedo com mta vibração. BINGO. Pane sanada. Nunca mais tive o triângulo acendendo. Testei arrancadas em pisos molhandos: o triângulo pisca e volta a apagar como deve ser. Tenho meu sistema ASR agora em perfeitas condições.
Aproveitei o rádio Becker, modêlo Exquisit,na mão e consertei o potenciômetro de volume que estava trabalhando de forma errática. Se algum confrade estiver com este tipo de problema com o Becker de não obedecer o aumento ou diminuição de volume estou à disposição para ajudá-lo (MP)
Desculpem-me pelo longo e talvêz repetitivo texto, mas a intenção é de compartilhar experiências e ajuda aos confrades "mercedeiros".
Com meu abraço

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Mensagem por Classe A Ter 2 Fev 2010 - 23:50



Isso que é bom, quando dá tudo certo e nós aprendemos juntos e adquirimos conhecimento que permanecerá aqui como referência futura.

Também sou de ler manuais. Para mim é literatura na cama, ajuda a pegar no sono... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ... hehehe

Como eu mencionei acima:

"pode ser mesmo que o botão está DESLIGANDO o sistema sozinho nas vibrações do asfalto"

Parabéns pela solução do problema!

Obrigado Jefferson pelos seus retornos que são sempre fundamentais para o encerramento de um tópico.

Abraços

Tedesco ( ex-Bodó )

PS.: Tomei a liberdade de editar seu post que estava em negrito para melhor visualização na leitura.
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