W194, como tudo começou
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W194, como tudo começou
Não há dúvida de que a 300SL Gullwing de 1954 foi um marco na evolução dos carros esporte. Contudo, não se fala muito da sua antecessora, a W194, que foi o primeiro modelo da série, lançada em 1952.
A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.
Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.
Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.
Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.
O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.
Mais informações, histórico de corridas e imagens em alta definição das W194 podem ser vistos em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.
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Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.
Rudolf Uhlenhaut, o "pai" do projeto:
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Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.
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Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.
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O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.
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Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: W194, como tudo começou
Eu também não.
Agora, que painel é aquele?? Lindíssimo, com o cronometro no centro e o "trip computer" (hodômetro aferível) mecânico ali em baixo.
Se as 300SL de 1954 já valem uma fortuna, quanto não valem essas?
Abraço!
Agora, que painel é aquele?? Lindíssimo, com o cronometro no centro e o "trip computer" (hodômetro aferível) mecânico ali em baixo.
Se as 300SL de 1954 já valem uma fortuna, quanto não valem essas?
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Re: W194, como tudo começou
Belíssimo post, fotos e carro muito bonitos.
Repararam que o grafismo dos instrumentos grandes do painél lembra o grafismo do painél dos fuscas mais antigos? ou vice-versa..
Parabenz Tio Uly, show de post.
Repararam que o grafismo dos instrumentos grandes do painél lembra o grafismo do painél dos fuscas mais antigos? ou vice-versa..
Parabenz Tio Uly, show de post.
Convidad- Convidado
Re: W194, como tudo começou
Eduardo,
essa semelhança também existe nos primeiros Porsches, pois o fornecedor dos instrumentos era o mesmo para todos, a VDO.
Talvez na época a escala de produção da VW, MB e Porsche não justificasse o desenvolvimento de uma linha exclusiva para cada um.
Se bem que nos anos 70, o quadro de instrumentos das 116 e 107 tinha grafia exatamente igual à dos Passat da época...
Abraço!
essa semelhança também existe nos primeiros Porsches, pois o fornecedor dos instrumentos era o mesmo para todos, a VDO.
Talvez na época a escala de produção da VW, MB e Porsche não justificasse o desenvolvimento de uma linha exclusiva para cada um.
Se bem que nos anos 70, o quadro de instrumentos das 116 e 107 tinha grafia exatamente igual à dos Passat da época...
Abraço!
Última edição por Ulysses V8 Benz em Seg 1 Mar 2010 - 9:21, editado 1 vez(es)
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Re: W194, como tudo começou
Belíssimo post, parabéns!
Complementando as informações, a inclinação do pesado motor de 6 cilindros obrigou a desloca-lo ligeiramente para a esquerda para manter o centro de gravidade na linha de centro do carro, com isto, o eixo de transmissão passou a trabalhar em diagonal. Acho uma solução bem original ao estilo Mercedes.
Respeitosamente
André
Complementando as informações, a inclinação do pesado motor de 6 cilindros obrigou a desloca-lo ligeiramente para a esquerda para manter o centro de gravidade na linha de centro do carro, com isto, o eixo de transmissão passou a trabalhar em diagonal. Acho uma solução bem original ao estilo Mercedes.
Respeitosamente
André
andre280c- Usuário Iniciante
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Re: W194, como tudo começou
Confrades, segue link para reportagem da Revista Alfa, falando da restauração de uma W194, segundo a publicação, a mais antiga SL. Pouco informativa, vale pelas fotos:
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celsotu- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: W194, como tudo começou
Agradeço ao confrade que desenterrou o tópico, pois eu não tinha visto ainda.
Parabéns atrasados ao Ulysses pelo excelente post.
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marcelo300e- Usuário Platina
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Re: W194, como tudo começou
Essa pá de ouro foi bem "dada". Tbm desconhecia esse post/modelo.....muito bom!
Abs
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Re: W194, como tudo começou
Esses modelos meio desconhecidos são legais de encontrar, vide a "Mercedeswagen" que o Fass postou esses dias, hehehe...
Abraço!
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Convidad 1- Usuário Platina
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