Vazamento na tomada do cambio da w203

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Mensagem por Fabricioa Qua 23 Jun 2010 - 5:26



Minha W203 está com um vazamento numa tomada do cambio (722.6), só isso, troca as marchas bem e sem trancos. O carro está com 100.000 Km, nunca trocou o óleo e este realmente stá bem preto.
Levei o carro a um especialista em cambio (que eu saiba aqui em Goiânia só tem 2) e ele falou que o para dar garantia do serviço eu teria fazer uma revisão total com troca de banner kit e a placa de fixação dos solenóides, o serviço ficaria em 900,00 de mão de obra, 1300,00 da placa, mais o restante das peças e óleo.
Para retirar o vazamento ele abriria só o cárter, drenaria o que desse de óleo do conversor, limparia o compo de válvulas, abasteceria o cambio com óleo Dexron 3, daria uma voltinha com ela pra lavar o sistema e depois esgotaria o que desse do óleo novamente colocando dessa vez o óleo correto, só daria garantia do vazamento. A mão de obra ficaria 250, mais filtro e óleo.

O que vocês acham disso tudo?
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Mensagem por Karl Fass. Qua 23 Jun 2010 - 7:10



Opa, esse cambio não aceita o dexron III.
Não sei se seria possível essa voltinha para limpeza sem causar algum dano. Vamos aguardar os consultores.
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Mensagem por Jorge A Qua 23 Jun 2010 - 8:14



Vou citar algo q aconteceu com minha W211, talvez sirva de exemplo.
Havia um vazamento na conexão do câmbio com o motor.
O vazamento era em um bucha q liga os 2 e para trocá-la deveria baixar a caixa.
O mais caro de tudo seria a mão de obra mesmo pois o chefe da oficina me disse q todo o serviço deveria ficar em umas 8 horas e q o mais demorado era retirar e recolocar a caixa, a troca da bucha era o mais fácil mas devido a localização chegar até lá é q era o problema.
O vazamento não era grande, nem chegava a pingar, a gente notava uma leve umidade no local q só era visto com a retirada dos protetores de debaixo do carro. O câmbio funcionava bem.
Como o carro estava na garantia nada me custou mas tive acesso aos valores q seriam cobrados caso eu tivesse q arcar com a conta.
De mão de obra seriam R$1.200,00 (levando em conta o preço de R$140,00 reais a hora) e mais R$3,45 da bucha. Isso tudo na concessionária MB, no caso a Savarauto de Porto de Alegre. Isso tudo era o q estava escrito na ordem de serviço na qual tive acesso.
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Mensagem por Auroandrade Qua 23 Jun 2010 - 9:12



Fabricioa,
Minha W126 500SEL tem um pequeno vazamento, parecido com o descrito pelo Jorge A, há mais de 15 anos.
Sempre fui aconselhado pelos mecânicos a não mexer, pois como não progride e o cambio funciona perfeitamente não vale a pena.
O carro tem 120.000km.

Abraço
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Mensagem por Convidad 4 Qua 23 Jun 2010 - 9:33



Idem a minha 124, tem uma "sujeira" de oleo na junta. Se for mexer, melhor abrir e refazer tudo... Como me disse uma vez um mecânico, tem um monte de lugares a serem checados.
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 23 Jun 2010 - 9:49



Atenção!!!!!!!!!!!!!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caro Fabrício, se vc colocar o Dexron III, vai estragar a sua caixa de cambio, o óleo correto e recomendado pela Mercedes para o seu carro que tem a caixa 722/6 é Shell ATF 3403/M 115 (produto importado).

O grande problema que tenho observado nos "mexanicos" é a falta de interêsse e conhecimento do óleo e fluido adequado para os veículos Mercedes Benz.

Em função disto, postei um tópico que cita o resultado de colocar ATF Dexron III na caixa de direção da W210, inadequado e portanto sujeito a estragá-la o que resultaria na troca da mesma por apenas 36.000,00 uma vêz que não é vendido o reparo.
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Mensagem por Fabricioa Qua 23 Jun 2010 - 10:36



Já até pedi 20 litros do óleo correto Fuchs, paguei 15 Euros no litro, pra pegar essa pechincha tive que comprar 20 litros no distribuidor.

Avisei o mecanico que Dexron 3 não dá, ele falou que uma voltinha só pra limpar e jogar fora, não teira problemas.

Não adianta, nós somos carentes em mão de obra de automáticos por aqui, pensei em levar o carro a São Paulo ou RIo e fazer o serviço lá, mas e a garantia? Toda vez que tiver um problema tenho que voltar lá (1000Km).

Entendo que o ideal seria deixar o vazamento em paz, mas não aguento, vou consertar.

Minha dúvida é:
1 Baixa a caixa e faz tudo (inclusive a placa??? dos solenóides) ou
2 Tira o vazamento, completa com o óleo correto e reza ou
3 Aberto a novas sugestões....
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Mensagem por Jorge A Qua 23 Jun 2010 - 12:44



No meu caso foi só trocar a bucha.
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Mensagem por APM Qua 23 Jun 2010 - 12:57



Pessoal,

Pelos sintomas aparentes o Jorge A esta correto. Tenho uma W203 C320 (acho q o conjunto motor e caixa se não é o mesmo é mt parecido).
Mais ou menos 3 meses atras apareceu uma humidade na garagem, e não entendia da onde vinha. Era justamente essa peça de plastico q custa nada, contudo a mao de obra sim.
Efetuei o serviço num especialista conhecido da maioria aqui do forum, e o mesmo, depois da troca, substituiu o oleo e o filtro.
O carro esta ótimo e n tenho mais humidade na garagem.
Fabricio, aparentemente é coisa simples. Apenas troquei todo oleo pois nao sabia qual estava no sistema.

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Mensagem por Fabricioa Qua 23 Jun 2010 - 19:45



APM, voce se lembra de quantos litros de óleo couberam no câmbio? Qual a kilometragem do seu carro?

Gostaria de agradecer a todos os confrades pela troca de experiencia. Fiquei muito mais tranquilo agora, não vou complicar o que é simples. Nada de Dexron pra voltinha no quarteirão, só o Fuchs ATF 3403 . conserto o vazamento e pronto.
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Mensagem por C-220 Qua 23 Jun 2010 - 19:52



Fabricioa, conserte o vazamento e troque óleo e filtro com a junta do carte do cambio e pronto, não mexa no que está quieto.
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Mensagem por APM Qua 23 Jun 2010 - 20:49



Fabricioa,
Meu carro tem 34.000kms hj, quem usa ele é minha mulher, o q na época me fez pensar q poderia ter sido uma pancada embaixo...na verdade tinha certeza q era..., até q descobri q esse "defeito" se da pelo tempo da peça e nao pela quilometragem ou batidas.
Não se preocupe, seu carro é novo e tenho certeza q isso é besteira bem simples (o q me preocupa é esse seu "ëspecialista" q sugeriu um oleo incorreto).
Vou ligar amanha cedo na oficina e te informo a quantidade de oleo.
Abs!!
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Mensagem por APM Qua 23 Jun 2010 - 20:54



Fabricioa,
Esqueci de te falar o q o C220 em tempo lembrou, troquei tb a JUNTA.
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Mensagem por Fabricioa Qua 23 Jun 2010 - 21:30



Valeu, o filtro e a junta estão na mão, o óleo demora de 2 a 3 meses
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Mensagem por Sidsports Qui 24 Jun 2010 - 0:34



Fabricio,
Se não me engano, são 9,6 lts no câmbio 722.6 ; isso contando câmbio e conversor de torque.
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Mensagem por Daniel Corrêa Sáb 20 Nov 2010 - 22:16



Fabrício, vc já eliminou o vazamento do seu câmbio?

Minha W203 apresentou esse vazamento há dois meses.
Comprei a tomada (que custou 75,00 na concessionária) + 9 litros de óleo (Mobil ATF 200 que também comprei na concessionária aqui de Fortaleza) + filtro (que meu mecânico "tinha em casa") original MB.
No dia de executar o serviço o mecânico identificou que o único parafuso que prende a tomada ao câmbio estava ruim de soltar e orientou que eu providenciasse a tal placa a qual você se referiu (A140 270 11 61), pois é nela que a tomada fica presa. Mas, caso eu preferisse correr o risco de tentar soltar o parafuso e ele se quebrasse, o carro ficaria parado até a chegada da dita placa. 🇳🇴

Quanto me custaria isso??? :affraid:
(olha o link dela no e-bay, foi lá que comprei: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).

Então, sem querer pagar pra ver, providenciei a placa, suportei o vazamento mais uns 20 dias, e quando chegou fomos pra prova dos nove.
Será que o parafuso quebraria? Teria eu gasto R$700,00 (peça no e-bay + importação + custas da DHL + ICMS) em vão?
No momento da retirada da tomada o parafuso quebrou (nunca pensei que ficaria feliz com algo que desse errado na minha Estrela , mas nesse dia eu fiquei. Twisted Evil )
Então, trocamos tudo em mais ou menos 3 horas de serviço (o mecânico cobrou R$400,00 com o filtro original incluso) e no dia seguinte (dia 8 de outubro de 2010, sexta-feira do feriadão do dia das crianças) viajei a Natal/RN pra "testar" o serviço. 8)
Foram 1100 km de estrada boa/muito boa, entre ida e volta, e o câmbio se comportou 100%, mesmo eu abusando das trocas no modo semi-automático.

Fica o relato para futuras pesquisas, pois, segundo o vendedor do setor de peças que me atendeu na concessionária, esses vazamentos são bastante comuns nos câmbio 722.6.

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Mensagem por C-220 Sáb 20 Nov 2010 - 22:29



Daniel, esse óleo não é recomendado para seu cambio, esse óleo tem norma MB 236.2. Para seu carro a norma é 236.14.
Vc pagou quanto nesse óleo?
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Mensagem por Daniel Corrêa Sáb 20 Nov 2010 - 22:50



C-220, comprei o óleo na autorizada MB de Fortaleza, como recomendado pro carro.

Paguei R$23,15/litro.
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Mensagem por C-220 Sáb 20 Nov 2010 - 23:08



Daniel, estou apenas alertando que indicaram um produto errado.
A lista dos recomendados é essa: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Infelizmente a grande maioria do pessoal nas autorizadas tem pouco conhecimento.
O seu cambio é um 722.6; a norma utilizada é MB 236.14.
Eu no seu lugar pediria meu dinheiro de volta e trocaria pelo recomendado.
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Mensagem por Daniel Corrêa Sáb 20 Nov 2010 - 23:31



Daniel, embora você tenha toda razão e mostra que o óleo não é o especificado, não acredito que esse ATF200 que usei traga problemas ao meu câmbio. Diferente da utilização de um ATF 68 (especificado para cilindros hidráulicos de tratores, dentre outros usos), por exemplo.
Os caras da concessionária teriam de dar garantia a muitos serviços que são feitos lá todos os dias, tendo em vista que é o óleo que eles usam, certo?
Não quero aqui promover a "não observância" de normas técnicas nem desmerecer seu conhecimento e sua pesquisa.
Que isso fique bastante claro, ok?

Vou a Natal com uma cetra frequência. Tenho uma cunhada morando em Ponta Negra. É capaz de dar um pulo por aí nessas férias escolares.
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Mensagem por Maluhy Sáb 20 Nov 2010 - 23:34



Sempre existe certa tolerancia na aplicação de fluidos em geral, por ex., sei de especialistas em hidramáticos que usam ATF1 da Pentosin em caixas eletronicas em geral,inclusive MB, sem nenhum problema,mas para que correr riscos se tem o fluido correto disponível.......... Shocked
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Mensagem por C-220 Sáb 20 Nov 2010 - 23:36



Tranquilo!!!

Rapaz, quando vier da próxima vez é só entrar em contato comigo para combinarmos algo.
Moro bem pertinho da sua cunhada, na Av. Ayrton Senna.
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Mensagem por Daniel Corrêa Sáb 20 Nov 2010 - 23:46



Maluhy, obrigado por sua intervenção, sempre valiosa.

Daniel, pode apostar que nos encontraremos em breve.
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Mensagem por regwolf Dom 21 Nov 2010 - 14:49



Ainda de acordo com o que o Maluhy colocou, mesmo não sendo o recomendado, se alguém for na Savarauto aqui em Porto Alegre, eles recomendam o ATF 1 da Pentosin... custo? R$ 115,00 / litro... :affraid:
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Mensagem por Daniel Corrêa Dom 21 Nov 2010 - 15:56



Wolf, que facada, hein?
O pessoal aqui da Sedan em Fortaleza tá pegando mais leve no preço.
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