S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por António Júlio em Ter 17 Ago 2010 - 15:43



Grande Demais!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Seguindo a tendência das gerações anteriores, a
série seguinte — W140 — era lançada no Salão de Genebra em
março de 1991 com dimensões ainda maiores. E, convenhamos, desta vez
a Mercedes exagerava: a versão normal media 5,11 metros de
comprimento, 1,89 m de largura (sem os retrovisores) e 1,49 m de
altura, já grande demais para fluidez pelas estreitas ruas européias
e para as vagas de estacionamento. O modelo de entreeixos longo ainda
ganhava 100 mm e o peso da linha variava de 1.890 a 2.180 kg.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Seu estilo mantinha elementos dos anteriores, mas a sensação de
volume e peso estava evidente nas formas mais robustas, como as largas
colunas traseiras. Para lidar com as enormes dimensões havia recursos
como o recolhimento dos retrovisores externos e pequenas antenas nos
pára-lamas posteriores, que subiam em dois segundos quando a marcha à
ré era engatada, para orientar as manobras. O Cx melhorava para 0,31.
Além do BMW e do Jaguar, havia três novos concorrentes: o Audi V8, o
Lexus LS 400 e o Infiniti Q45, estes no mercado americano apenas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No interior, itens de conforto impressionantes estavam por toda parte.
Bolsas dentro dos bancos permitiam moldar seus apoios aos contornos do
corpo, através de vários comandos elétricos. Os vidros das janelas
eram duplos, com uma camada oca entre as lâminas, para deixar de fora
todo tipo de ruído. Não se precisavam bater as portas ou a tampa do
porta-malas: uma vez encostados, um sistema eletropneumático as
recolhia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Quatro motores eram oferecidos: o de seis cilindros, 3,2 litros e 231
cv (versão 300); os V8 de 4,2 litros e 279 cv (400) e de 5,0 litros e
320 cv (500); e o primeiro V12 da história da marca, com 6,0 litros,
408 cv e 58 m.kgf de torque (600). Todos tinham quatro válvulas por
cilindro, coletor de admissão de geometria variável e moderno
gerenciamento eletrônico, algo que estava em toda a mecânica do W140:
no câmbio automático, na assistência de direção (regressiva em
função do aumento da velocidade), no sistema de diagnóstico de
falhas, no comando do acelerador.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Excessivo também na potência: o motor básico era o 3,2 de 231 cv, e
o de topo, um inédito V12 de 6,0 litros e 408 cv, que deslocava todo
seu peso com agilidade impressionante
Também pela primeira vez um Classe S usava limitador de velocidade: o
600 SE/SEL não superava 250 km/h, patamar estabelecido em acordo entre
o governo alemão e alguns fabricantes locais, embora tivesse potência
para ir algo como 30 km/h além dessa marca. Mesmo assim, nas
acelerações deixava bem para trás o BMW 750iL, que usava um V12 de
5,0 litros e 300 cv: de 0 a 100 km/h fazia em 6,1 segundos, dois a
menos que o concorrente da Bavária.

Duas versões ampliavam a oferta no Salão de Paris do final de 1992: a
300 SE, de 2,8 litros e 193 cv, e a 350 SD, com um turbodiesel de 3,5
litros e 150 cv — disponível, pela primeira vez, também no mercado
europeu. Os demais perdiam um pouco de potência para reduzir o
consumo, ficando o V12 com 394 cv. Alguns mercados receberam também
uma enorme perua, com quatro opções de motores.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em junho de 1993 a denominação das versões era revisada: o 500 SE,
por exemplo, tornava-se S 500 e o 600 SEL passava a ser S 600 L, de
modo a evidenciar a principal letra da série — assim como C, E, CL e
SL para outros Mercedes. Em março do ano seguinte ocorria uma leve
reestilização, com nova grade, faróis mais eficientes e outras
lanternas traseiras. Em maio de 1995 era adotado sistema auxiliar de
estacionamento à frente e atrás, providencial em um carro tão grande.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O clássico 600 Pullman da década de 1960, ao fundo, e seu sucessor, o
S 600 Pullman da série W140: mais de seis metros e peso de 2.700 kg,
que passava a 4.400 com blindagem

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em setembro, no Salão de Frankfurt, chegava o S 600 Pullman, limusine
que trazia de volta o nome do clássico 600 de três décadas passadas.
Com 6,12 metros de comprimento e blindagem opcional de fábrica, era o
supra-sumo do conforto e da segurança para clientes especiais. Entre
os recursos internos estavam bancos voltados para a traseira e
separação entre os compartimentos do chofer e dos passageiros. Se as
versões comuns já eram pesadas, imagine esta... 2.700 kg, que
passavam a 4.400 quando blindada!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No interior da limusine, um banco de tamanho integral voltado para a
traseira e separação entre motorista e passageiros: uma sala de
reuniões para se deslocar a 250 km/h

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O tamanho e o peso do W140, porém, não causaram dissabores apenas no
tráfego ou ao estacionar. A imprensa criticou fortemente o exagero do
carro e testes mostraram elevado risco em caso de colisão com
veículos menores. Em um impacto frontal a 50 km/h contra um Golf, por
exemplo, este teria todo o compartimento do motor comprimido e seus
ocupantes não resistiriam, enquanto o Mercedes e as pessoas dentro
dele pouco sofreriam. Essas críticas não seriam desprezadas pela
marca ao projetar a geração seguinte do Classe S.

Este modelo deu origem a alguns modelos exoticos e outros de utilidade publica...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

...e ao acidente que acabou vitimando a Princesa Diana!

Embora criticado pelo risco que sua enorme massa representaria em uma
colisão com veículos menores , um Classe S W140 marcou um desastre que vitimou os próprios ocupantes, deixando multidões de luto: o acidente da princesa Diana e seu namorado Dodi Al-Fayed, em 31 de agosto de 1997. Fugindo dos fotógrafos, o carro perdeu o controle a quase 200 km/h e colidiu com uma barreira no túnel d'Alma, em Paris.
Sem cintos, Diana, Al-Fayed e o motorista morreram, apenas um segurança, protegido pelo cinto, sobreviveu. Apesar do triste episódio, a segurança do Mercedes foi comprovada:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

a cabine resistiu à enorme absorção de energia pela frente do carro. Se
estivessem usando cintos, os ilustres passageiros poderiam estar vivos.

Em breve a continuação da historia da S class e desta vez a W220...abraço a todos.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Jorge A em Ter 17 Ago 2010 - 15:45



Isso está é virando uma saga. Laughing
Jorge A
Jorge A
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1289
Data de inscrição : 07/05/2009
Interesses : carros MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por thalesap em Ter 17 Ago 2010 - 16:39



Muito legal ! Parabéns ! Carroceria que eu mais AMOOOO !
thalesap
thalesap
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 470
Data de inscrição : 05/12/2008
Interesses : Mercedes novas e classicas ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por António Júlio em Ter 17 Ago 2010 - 21:27



somos (pelo menos) dois! é um dos modelos q está na minha Wishlist!
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Sidsports em Ter 17 Ago 2010 - 22:43



Aula de Classe S, heim o Portuga!

E as W140, assim como as W126, são verdadeiras obras de arte sobre rodas!
Ainda coloco uma na minha garagem!!!
Sidsports
Sidsports
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por gilberto/sp em Ter 17 Ago 2010 - 23:21



Não sabia que existia a versão SW da W140.
gilberto/sp
gilberto/sp
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por mmbferreira em Qua 18 Ago 2010 - 8:53



Bacana essa reportagem, eu mesmo ainda não tinha me dado conta de que possuo uma estrela tão importante desta marca.
O carro realmente é magnífico ,seu tamanho requer um pouco mais de perícia ao fazer manobras em estacionamentos que hoje são projetados para carrinhos e não para automóveis .
avatar
mmbferreira
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 456
Data de inscrição : 09/03/2008
Interesses : Mercedes-Benz e automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por António Júlio em Qua 18 Ago 2010 - 12:34



pois é verdade visto de fora não impressiona tanto quanto sentado para manobrar!...kkkk
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Alexandre - pr em Sab 24 Set 2011 - 12:41



gilberto/sp,

Nunca houve a W140 em versão SW. Essa foi apenas uma construção independente.

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2440
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Alexandre - pr em Seg 26 Set 2011 - 19:09



António Júlio,

Ví que você deixou de mencionar a existência da W140 modelo S280....... 😢 a mais "pobrezinha" da S-Class, rsrs...

Estou postando a mensagem apenas para constar a existência dela, salvo engano, em conjunto com a S320, quando deixou de ser fabricada a 300SE e mudou a letra para parte inicial do nome... entre 1993 e 1994.

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2440
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Reuthmann em Ter 27 Set 2011 - 12:51



A era da W140 embora apelidada pejorativamente pela imprensa a epoca de "avantajada", foi o carro preferido de presidentes, estadistas e empresários, o poder de sedução do modelo e até hoje comentado, e ninguem fica imune ao ver o mesmo ao seu lado no transito ou locais de tráfego, imponência, estilo, luxo e volume de espaço, tudo alinhando com uma potência digna e com rodar macio e silencioso, muito embora nos dias de hoje em shoppings e garagens de prédios os seus proprietários sofram um pouco, más uma série que deixou saudades, acredita-se que a Mercedes tenha gastado em torno de 1 bilhão de dólares em seu desenvolvimento, a BMW aproveitou para alfinetar a sua concorrente nacional e fez críticas severas sobre a "overengineering" da Mercedes Benz a época neste modelo, questionando futuros e provaveis compradores, que seria um modelo caro de manter e com vários e cronicos problemas em seu desenvolvimento.
Reuthmann
Reuthmann
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1379
Data de inscrição : 28/11/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por ZIG MASTER em Ter 27 Set 2011 - 13:02



Os autos da classe S, ou Sonder ou Spitzenmodelle, é e sempre serão, os representantes "Top" da marca Mercedes Benz.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4876
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por ZIG MASTER em Ter 27 Set 2011 - 13:05



A magnetude evolutiva das W116, W126 e W140, demonstram claramente a personalidade de supremacia das "estrelas".
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4876
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Alexandre - pr em Ter 27 Set 2011 - 13:52



Reuthmann,

A BMW é uma invejosa mesmo, não conseguiu fazer a série 7 competir com a Classe S, hehehe.

Isso é tanto verdade que na época, algumas revistas nem comparavam a Série 7 e Audi A8 com a Classe S mas sim, comparavam esta última, com as Rolls Royce.

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2440
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Rodzauli em Ter 27 Set 2011 - 14:17



Eu adoro todas as S. Mas sou perdidamente apaixonado pelas SEC dos anos 80.
Rodzauli
Rodzauli
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 299
Data de inscrição : 11/08/2011
Interesses : Carros Alemães e trabalho
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Pedroalexrj em Ter 27 Set 2011 - 14:37



De fato...essa série é um primor de luxo e tecnologia...apesar de ser uma grande 'barca'...comporta-se como um esportivo se o piloto quiser...
abs.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5774
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Alexandre - pr em Qua 5 Out 2011 - 10:43



Essa esquecí de comentar:

Já ouví em CSS até o apelido de "Mamute" para a W140, em vista do tamanho dela!

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2440
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por mpaschoal em Sab 10 Mar 2012 - 21:29



AJ, eu já tinha me deleitado com este tópico, mas nunca é demais.

Como as W140 estão em alta aqui no fórum, resolvi comentar seu tópico e parabenizá-lo por ele.

Estamos com saudades de você e da família aqui no Rio.
mpaschoal
mpaschoal
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Interesses : MBs
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII) Empty Re: S Class historia de 40 anos de Sucesso! (parteIII)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum