Problemas Ar Condicionado de W203 - soluções, alternativas
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W203 - 2000 a 2007
Página 2 de 5 • Compartilhe
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Problemas Ar Condicionado de W203 - soluções, alternativas
A minha C180K - 2005 também apresenta este problema! E como fez o Benatto verifiquei o básico (gás, mangueiras, tubulação, etc e não era nada disso.
O ar condicionado funciona quando quer... normalmente eu o ligo, ele fica 1 minuto ligado e sem razão para de funcionar por uns 2 minutos, e depois volta a funcionar novamente.
O que eu percebi nos últimos tempos, que eu ligando direto no AUTO, o mesmo não para de funcionar...
Li em alguns fóruns do EUA e há modelos lá com o mesmo problema, porém, não encontrei uma solução...
O ar condicionado funciona quando quer... normalmente eu o ligo, ele fica 1 minuto ligado e sem razão para de funcionar por uns 2 minutos, e depois volta a funcionar novamente.
O que eu percebi nos últimos tempos, que eu ligando direto no AUTO, o mesmo não para de funcionar...
Li em alguns fóruns do EUA e há modelos lá com o mesmo problema, porém, não encontrei uma solução...
RodrigoTP- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 43
Interesses : Carros
Advertências :
Isso pode ser defeito no sensor de temperatura. O Star pega essa informação...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
Pessoal,
Mandei o carro na Itatiaia (capítulo a parte o orçamento - comento depois) e eles passaram o Star. O único defeito apontado foi naquele motor que controla a abertura/fechamento do sistema de ventilação (o famoso dos barulhos no painel que eu reportei antes.
Como estou nos Estados Unidos, já encomendei um motor novo e vou substituí-lo. Vamos ver se resolve.
Um abraço e semana que vem conto o desfecho.
Mandei o carro na Itatiaia (capítulo a parte o orçamento - comento depois) e eles passaram o Star. O único defeito apontado foi naquele motor que controla a abertura/fechamento do sistema de ventilação (o famoso dos barulhos no painel que eu reportei antes.
Como estou nos Estados Unidos, já encomendei um motor novo e vou substituí-lo. Vamos ver se resolve.
Um abraço e semana que vem conto o desfecho.
Benatto- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 549
Estado :
Advertências :
Carto, não tem estação do ano ou local do planeta que me faça não usar ou usar menos o Ar Condicionado! e por isso nos meu carros funcionam 365 dias por ano, esteja chuva, sol, calor ou frio é item obrigatorio! então é mais facil quebrar um motor (elevador) de um vidro por falta de uso do que o do ar condicionado! Abraço.
António Júlio- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2953
Interesses : muitos!
Estado :
Advertências :
Antônio Júlio, aqui em Minas Gerais não abro mão do ar condicionado, usamos o ano todo em todos carros da família, já fica ligado direto.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Aqui tb está com o mesmo problema: C180K 2003
Vou verificar os fusíveis e depois levar numa oficina...
[ ]´s
Vou verificar os fusíveis e depois levar numa oficina...
[ ]´s
Tchakes- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 15
Interesses : Diversos
Estado :
Advertências :
Coincidentemente hoje, mandei dar uma carga no ar condicionado, bem como trocar o correspondente filtro e óleo.
Enquanto aguardava, defrontei-me com uma W202 97, que segundo o dono da oficina, estava parada a mais ou menos 15 dias, devido a falta de peças, que o proprietário estava procurando e não achava. (na tentativa de ajudar, indiquei algumas fontes).
Ao aproximar-me do carro, vi uma série infindável de fios cortados, caixa de fusível fora do local, enfim, uma verdadeira bagunça.
Segundo o dono da oficina; o proprietário, havia levado um "técnico para dar um jeito no módulo", mas não conseguiu.
Infelizmente, duvido muito que após a parafarnália que foi estabelecida, o carro venha a ficar bom, opinião robustecida pelo dono da oficina.
Eis um exemplo do caso em que "a coleira ficou mais brava que o cachorro".
Enquanto aguardava, defrontei-me com uma W202 97, que segundo o dono da oficina, estava parada a mais ou menos 15 dias, devido a falta de peças, que o proprietário estava procurando e não achava. (na tentativa de ajudar, indiquei algumas fontes).
Ao aproximar-me do carro, vi uma série infindável de fios cortados, caixa de fusível fora do local, enfim, uma verdadeira bagunça.
Segundo o dono da oficina; o proprietário, havia levado um "técnico para dar um jeito no módulo", mas não conseguiu.
Infelizmente, duvido muito que após a parafarnália que foi estabelecida, o carro venha a ficar bom, opinião robustecida pelo dono da oficina.
Eis um exemplo do caso em que "a coleira ficou mais brava que o cachorro".
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Grande Zig Master,
Interessante essa situação relatada, demonstra que AC eletrônico de Mercedes tem que receber manutenção adequada por profissional capacitado!
Bennato, Confrades,
O ar condicionado da minha W203 vez ou outra volta aquele famoso barulho do abre/fecha conforme você relata, mas funciona normalmente.
Acrescento um detalhe, aproveitando a experiência do confrade Rodrigo relatada neste tópico, quando reprogramaram e destravaram o AC da minha W203 na Minasmáquinas conforme já narrei aqui, observei que o técnico da Concessionária deixou o equipamento na posição AUTO, lembro-me que me disse que considerava isso ideal, não sei qual seria a razão, mas a partir de então deixo-o ligado nesta posição e realmente não observei mais avarias.
Abraços,
Interessante essa situação relatada, demonstra que AC eletrônico de Mercedes tem que receber manutenção adequada por profissional capacitado!
Bennato, Confrades,
O ar condicionado da minha W203 vez ou outra volta aquele famoso barulho do abre/fecha conforme você relata, mas funciona normalmente.
Acrescento um detalhe, aproveitando a experiência do confrade Rodrigo relatada neste tópico, quando reprogramaram e destravaram o AC da minha W203 na Minasmáquinas conforme já narrei aqui, observei que o técnico da Concessionária deixou o equipamento na posição AUTO, lembro-me que me disse que considerava isso ideal, não sei qual seria a razão, mas a partir de então deixo-o ligado nesta posição e realmente não observei mais avarias.
Abraços,
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Antonio Elias,
a posição Auto é para manter a temperatura interna no nível em que foi programada. Para isso, ele não apenas liga e desliga o compressor como altera a distribuição interna do ar (frontal, laterais, parabrisa e inferior).
Daí porque nessa posição ficar variando a ventilação. Mas nada impede que se utilize as outras opções de velocidade do ventilador e distribuição de ar.
Abraço!
a posição Auto é para manter a temperatura interna no nível em que foi programada. Para isso, ele não apenas liga e desliga o compressor como altera a distribuição interna do ar (frontal, laterais, parabrisa e inferior).
Daí porque nessa posição ficar variando a ventilação. Mas nada impede que se utilize as outras opções de velocidade do ventilador e distribuição de ar.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Interesses : Outros
Estado :
Advertências :
Pessoal,
Desculpem a demora em retornar com o desfecho desse tópico. As coisas andaram corridas por aqui.
Os capítulos seguintes foram assim:
Mandei o carro para a Itatiaia (concessionária MB em Barueri - SP). Depois de 1 dia, recebi um orçamento de R$4.500. Achei o orçamento estranho, pois ele mencionava duas peças somente o motor do flap que regula a circulação do ar e das hastes que dão movimento para esse motor. Como já conheço esse defeito (discutimos isso em outro tópico), liguei para a concessionária e falei que não faria o serviço. O consultor falou que o orçamento custaria R$250,00 e ai tivemos uma briga. Falei que pagaria sem problemas mas que queria os part numbers das peças orçadas. Ele não queria passar de jeito nenhum mas depois de alguma discussão consegui.
Como estava nos Estados Unidos, comprei as mesmas 2 peças que eles orçaram aqui por R$3.000,00 em Miami por US$100,00........... Isso mesmo, aqui custaria praticamente 20x mais (Isso porque eu descontei já os R$1500,00 do orçamento para trocar essas peças).
Bom, comprei as peças, pus na mala, cheguei no Brasil e fui sair com o meu carro....Surpresa!!! O ar estava funcionando e assim continua até hoje. Ainda não tomei coragem de desmontar o painel e trocar o motor que eu sei que está estragado mas o fato é que o ar está funcionando.
Francamente, sem querer desvirtuar o tópico, as Concessionárias MB no Brasil (pelo menos a Itatiaia) continuam prestando um desserviço aos clientes da marca. Esse tipo de comportamento espanta clientes e derruba o preço dos veículos usados.
Espero que de alguma forma esse tópico ajude os outros proprietários. Se precisarem de mais detalhes, me avisem que eu posto para vocês.
Um abraço
Desculpem a demora em retornar com o desfecho desse tópico. As coisas andaram corridas por aqui.
Os capítulos seguintes foram assim:
Mandei o carro para a Itatiaia (concessionária MB em Barueri - SP). Depois de 1 dia, recebi um orçamento de R$4.500. Achei o orçamento estranho, pois ele mencionava duas peças somente o motor do flap que regula a circulação do ar e das hastes que dão movimento para esse motor. Como já conheço esse defeito (discutimos isso em outro tópico), liguei para a concessionária e falei que não faria o serviço. O consultor falou que o orçamento custaria R$250,00 e ai tivemos uma briga. Falei que pagaria sem problemas mas que queria os part numbers das peças orçadas. Ele não queria passar de jeito nenhum mas depois de alguma discussão consegui.
Como estava nos Estados Unidos, comprei as mesmas 2 peças que eles orçaram aqui por R$3.000,00 em Miami por US$100,00........... Isso mesmo, aqui custaria praticamente 20x mais (Isso porque eu descontei já os R$1500,00 do orçamento para trocar essas peças).
Bom, comprei as peças, pus na mala, cheguei no Brasil e fui sair com o meu carro....Surpresa!!! O ar estava funcionando e assim continua até hoje. Ainda não tomei coragem de desmontar o painel e trocar o motor que eu sei que está estragado mas o fato é que o ar está funcionando.
Francamente, sem querer desvirtuar o tópico, as Concessionárias MB no Brasil (pelo menos a Itatiaia) continuam prestando um desserviço aos clientes da marca. Esse tipo de comportamento espanta clientes e derruba o preço dos veículos usados.
Espero que de alguma forma esse tópico ajude os outros proprietários. Se precisarem de mais detalhes, me avisem que eu posto para vocês.
Um abraço
Benatto- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Então provavelmente era somente passar o star e reprogramar, como disse o antônio elias.
festina- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2126
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Advertências :
Sim, isso mesmo. Até porque eles não fizeram nada além disso. Das últimas vezes que o Ar Condicionado falhou, o carro tinha ficado parado no Sol por várias horas. O que eu tenho feito desde então é não deixar o carro parado no Sol por várias horas. Até agora, tudo continua bem.
Benatto- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Mas dão uma raiva desses orçamentos de concessionária não é???
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2267
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Pois é, sem o Portal provavelmente eu já teria queimado o carro. Os últimos 3 orçamentos da Itatiaia me somaram R$13.500,00 em problemas diferentes. Para saná-los fora da concessionária eu gastei pouco menos de R$3.000,00.
Benatto- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Agora imagina a qtde de "vítimas"!!!!!!!!
Guilherme Lacerda- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2267
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Benatto,
A conta é mais ou menos assim. Eu tenho uma planilha de tudo que ja gastei com os MBs desde que comecei a te-los na decada passada. Pois bem, de uns anos para ca eu resolvi indexar a planilha com o dolar americano e agora que o dolar esta mais estavel, geralmente funciona assim:
Preço de Peça para Mercedes, fora da concessionaria nos EUA, mas sendo peça OEM (i.e., ao inves de ser o motor do A/C Mercedes Benz na caixa Mercedes, eu sou la e compro o motor Behr, ok?) - Nesta base varia entre 7 e 10 vezes do preço aqui. Se eu pago US$50 dolares na peça nova la, aqui o orcamento da concessionaria seria 900-1200 Reais pela peça mesma. Muda um pouco quando compra peça na concessionaria que é mais cara e isso nao vale para modulos eletronicos nem peça usada,´peça aftermarket ou chinesa
Nos ultimos testes que fiz com a Alemanha, devido ao VAT(imposto) e ao custo do EURO, fica entre 5-7 vezes, i.e., nos EUA peça de MB é mais barato que na Alemanha
A conta é mais ou menos assim. Eu tenho uma planilha de tudo que ja gastei com os MBs desde que comecei a te-los na decada passada. Pois bem, de uns anos para ca eu resolvi indexar a planilha com o dolar americano e agora que o dolar esta mais estavel, geralmente funciona assim:
Preço de Peça para Mercedes, fora da concessionaria nos EUA, mas sendo peça OEM (i.e., ao inves de ser o motor do A/C Mercedes Benz na caixa Mercedes, eu sou la e compro o motor Behr, ok?) - Nesta base varia entre 7 e 10 vezes do preço aqui. Se eu pago US$50 dolares na peça nova la, aqui o orcamento da concessionaria seria 900-1200 Reais pela peça mesma. Muda um pouco quando compra peça na concessionaria que é mais cara e isso nao vale para modulos eletronicos nem peça usada,´peça aftermarket ou chinesa
Nos ultimos testes que fiz com a Alemanha, devido ao VAT(imposto) e ao custo do EURO, fica entre 5-7 vezes, i.e., nos EUA peça de MB é mais barato que na Alemanha
Guest- Convidado
Sim John, Cheguei a mesma conclusão que você. Na minha conta o número aparece tão menor pois algumas peças eu trouxe por correio e paguei impostos e também incluí tambem a mão de obra
Benatto- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Controle de ventilação e ar condicionado
Caros
Na w203 (c180-2005, comando de ar condicionado analógico), com o ar condicionado ligado no modo automático, quando ligo a recirculação de ar, este só fica acionado por cerca de 10 minutos, desligando após este tempo, apresentando necessidade de ligá-lo novamente e assim vai se repetindo ...
Gostaria de saber se é problema ou se é alguma automação que não consegui entender.
Se for problema alguem tem idéia da causa.
Na w203 (c180-2005, comando de ar condicionado analógico), com o ar condicionado ligado no modo automático, quando ligo a recirculação de ar, este só fica acionado por cerca de 10 minutos, desligando após este tempo, apresentando necessidade de ligá-lo novamente e assim vai se repetindo ...
Gostaria de saber se é problema ou se é alguma automação que não consegui entender.
Se for problema alguem tem idéia da causa.
itazevedo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 3
Interesses : carros
Advertências :
Meu ar condicionado tem funcionado de maneira intermitente (mais parado que funcionando) e me interessei pelo topico. Em uma oficina foi medido a pressao do gas e esta normal. Visualmente ele identificou uma "mancha" no condensador do ar condicionado e disse que pode haver vazamento. Outra possibilidade seria o sensor de temperatura do evaporador.
Esta marcado para dia 11/10 para eu deixar para avaliacao e conto o desfecho.
Achei interessante a associacao com a exposicao ao sol intenso. Notei que ele falha mais quando depois de muito sol. Tem relacao???
Esta marcado para dia 11/10 para eu deixar para avaliacao e conto o desfecho.
Achei interessante a associacao com a exposicao ao sol intenso. Notei que ele falha mais quando depois de muito sol. Tem relacao???
Dr Marcelo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 26
Interesses : MERCEDEZ BENZ
Advertências :
boa noite confrades!!
no ultimo ENP -sp , a minha w203 ficou varias horas debaixo do sol ,ao sair.
liguei o ar e aconteceu a mesma coisa do amigo Benatto.
liguei no automatico e após um minuito ,o ar apagou.
esperei um pouco, e voltei a ligar tb no automatico e funcionou sem problemas. que mistério será esse?
no ultimo ENP -sp , a minha w203 ficou varias horas debaixo do sol ,ao sair.
liguei o ar e aconteceu a mesma coisa do amigo Benatto.
liguei no automatico e após um minuito ,o ar apagou.
esperei um pouco, e voltei a ligar tb no automatico e funcionou sem problemas. que mistério será esse?
Daniel W203- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1312
Interesses : troca de informações e novas amizades
Advertências :
A minha tem tambem esse mesmo problema, foi me informado que era crónico das W203, teria que trocar uma peça que não me recordo exatamente o nome (placa eletronica, modulo talvez) que é o cerebro da operação, mas como tem sido uma "avaria" intermitente deixei ficar, ao que parece todas ou quase tem esse mesmo problema.
Estado :
Advertências :
Parece que os nossos problemas são exatamente os mesmos. Algumas semanas atrás parei meu carro no Sol e novamente meu ar não funcionou. Estava com um engenheiro amigo meu que fez um FMEA (Failure Mode and Affects Analysis) esquecendo que estavamos em um Mercedes e se atendo que aquilo é um aparelho de ar condicionado e chegamos a algumas conclusões. O compressor e a evaporadora são circuitos fechados e não existe explicação nelas para funcionamento intermitente. Ou está funcionando, ou não está. Se essa premissa é verdade e o ar funciona de forma intermitente, então o problema está no sistema eletrônico que coordena o funcionamento do mesmo. Quando o carro está quente (essencialmente depois de ficar no sol), o sistema eletrônico adota um procedimento de ventilação forçada e aciona praticamente todos os flaps do sistema. Se algum desses flaps não funciona, o sistema entra em modo de segurança e bloqueia o funcionamento da refrigeração.
No meu carro eu sei que pelo menos um dos flaps não está funcionando, pois como eu contei nesse post, esse motor está quebrado e ainda não baixei o painel para troca-lo.
Para validar essa tese, adotamos um procedimento simples. Tirei o sistema do modo automático e só estou usando ele no modo manual (é só girar o botão ao redor do botão auto que você mesmo define a saida do ar). Fiz isso dos dois lados (motorista e passageiro). Desde então já se passaram pelo menos 3 semanas, deixei todos os dias o carro no Sol e nunca mais parou de funcionar.
O sistema de ar condicionado tem um modo diagnostico. Ao apertar o "0" e o EC/REST simultaneamente por 5 segundo e ele faz uma varredura no sistema. Se algo falhar as luzes continuarão piscando. Essa falha significa que algum dos components eletrônicos não está funcionando como deveria.
Além disso, esse modo diagnostico permite ver:
00: Interior temp sensor
01: Interior temp sensor
02: Ambient temp sensor
05: Evaporator temp. sensor
06: Engine coolant temp.
07: refrigerant pressure
08: refrigerant temp.
10: RPM /10
16: carbon monoxide value
17: nitrogen oxide value
18: dewpoint temp.
21: engine RPM
22: vehicle speed
24: battery voltage (very handy)
Para andar nesse menu pode-se botões auto são os que movem essa escala para cima e para baixo. O da esquerda sobe e o da direta desce. Em alguns carros é o botão da ventilação + e -
Espero que isso ajude vocês.
No meu carro eu sei que pelo menos um dos flaps não está funcionando, pois como eu contei nesse post, esse motor está quebrado e ainda não baixei o painel para troca-lo.
Para validar essa tese, adotamos um procedimento simples. Tirei o sistema do modo automático e só estou usando ele no modo manual (é só girar o botão ao redor do botão auto que você mesmo define a saida do ar). Fiz isso dos dois lados (motorista e passageiro). Desde então já se passaram pelo menos 3 semanas, deixei todos os dias o carro no Sol e nunca mais parou de funcionar.
O sistema de ar condicionado tem um modo diagnostico. Ao apertar o "0" e o EC/REST simultaneamente por 5 segundo e ele faz uma varredura no sistema. Se algo falhar as luzes continuarão piscando. Essa falha significa que algum dos components eletrônicos não está funcionando como deveria.
Além disso, esse modo diagnostico permite ver:
00: Interior temp sensor
01: Interior temp sensor
02: Ambient temp sensor
05: Evaporator temp. sensor
06: Engine coolant temp.
07: refrigerant pressure
08: refrigerant temp.
10: RPM /10
16: carbon monoxide value
17: nitrogen oxide value
18: dewpoint temp.
21: engine RPM
22: vehicle speed
24: battery voltage (very handy)
Para andar nesse menu pode-se botões auto são os que movem essa escala para cima e para baixo. O da esquerda sobe e o da direta desce. Em alguns carros é o botão da ventilação + e -
Espero que isso ajude vocês.
Benatto- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Benatto muito boa a explicação e eu próprio (hiper mega leigo) já tinha notado que no modo "manual" funciona normalmente sem essas falhas! Parabéns pela explicação. Abs.
Estado :
Advertências :
Benatto,
excelentes dicas, o tópico avançou bastante no esclarecimento de dúvidas. Recentemente fiz uma ampla revisão da estrela, incluindo o ar-condicionado, pois não estava a gelar muito bem, mas era apenas o gás, ficou tudo em perfeito funcionamento.
Fiz outros serviços comprando peças nos EUA, e a diferença é brutal se compararmos os orçamentos astronômicos que recebemos das concessionárias e autorizadas.
Confesso que o fórum tem sido, e sem dúvida, continuará sendo o diferencial na obtenção de esclarecimentos e dicas para a solução de problemas.
Abraço
excelentes dicas, o tópico avançou bastante no esclarecimento de dúvidas. Recentemente fiz uma ampla revisão da estrela, incluindo o ar-condicionado, pois não estava a gelar muito bem, mas era apenas o gás, ficou tudo em perfeito funcionamento.
Fiz outros serviços comprando peças nos EUA, e a diferença é brutal se compararmos os orçamentos astronômicos que recebemos das concessionárias e autorizadas.
Confesso que o fórum tem sido, e sem dúvida, continuará sendo o diferencial na obtenção de esclarecimentos e dicas para a solução de problemas.
Abraço
GAUDERIO- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 717
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
AR-CONDICIONADO LIGA AUTOMÁTICO...
Prezados Amigos, boa tarde!
Eu mexi no Reset do ar-condicionado da minha C 240 / 2001 e agora, toda vez que ligo a chave do veiculo o Ar liga automáticamente, ai tenho que desliga-lo.
Será que alguém pode me ensinar a desligar esta função, se é que pode se dizer assim???
Antecipadamente, muito obrigado!
Atenciosamente
Paulo Fernando Theodoro de Souza
Eu mexi no Reset do ar-condicionado da minha C 240 / 2001 e agora, toda vez que ligo a chave do veiculo o Ar liga automáticamente, ai tenho que desliga-lo.
Será que alguém pode me ensinar a desligar esta função, se é que pode se dizer assim???
Antecipadamente, muito obrigado!
Atenciosamente
Paulo Fernando Theodoro de Souza
Paulo Fernando- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Interesses : Tudo sobre Mercedes Benz
Advertências :
Página 2 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5