300CE Aceleração

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Mensagem por C-220 Qua 9 Mar 2011 - 23:26



Marcelo,

Me lembro de um teste da revista 4Rodas de 300 CE 24v e de 0-100KM/h que era feito em 10s, então num carro desse deve ser algo em torno de 12s, compatível hoje em dia com um Corolla.

Só a título de reflexão uma C 180 CGI anda bem mais do que uma W202 C-280 e é bem mais economica.
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Mensagem por Convidad Qui 10 Mar 2011 - 16:29



Daniel,

Nessa época os testes da 4 rodas deixavam bem a desejar. Primeiro que a velocidade máxima era medida "na pista de teste", ou seja a pista acabava e o motor ainda tinha muito folego. As acelerações eram feitas de "forma que o condutor normal usa o carro". A 300CE 24 sai em segunda ou em primeira, depende do motorista e acionando o Kickdown nas arrancadas ficava muito mais rápida. Um carro com 230HP consegue facilmente numeros melhores que esse. Eu tive uma durante varios anos e com certeza os numeros reais de 0 a 100 eram na faixa dos 7 ou 8s, que é o indicado pela MB.
Quanto a 140 6cil, com certeza não é carro para arrancada, mas anda muito bem, basta lembrar do acidente da Lady Diana a quase 180 por hora dentro de um tunel em Paris. Nem era uma 320, mas uma 280 blindada!

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Mensagem por C-220 Qui 10 Mar 2011 - 21:11



João,


A partir de junho de 1992 a revista passou utilizar um equipamento alemão de última geração chamado Correvit, então desculpe-me mas não deixava nada a desejar. Com relação a pista de teste ( em Limeira ), realmente era curta algo em torno 1.800m, então ficava muita lenha por queimar na velocidade máxima.
As provas de aceleração eram feitas com 5 tomadas de tempo, levando em conta o melhor tempo.

Seguem os números da revista:

Modelo 300CE-24

Temperatura - 22ºc
Velocidade do vento - 0,5m/s
Umidade relativa do ar - 76%
Pressão atmosférica - 1.017 mb
Altitude - 660m

Potência - 231cv a 6.300 rpm
Taxa compressão - 10,0:1
Torque - 27,20 Kgfm a 4.600 rpm
Cambio - Automático 5 marchas

Velocidade Máxima - 214,30 KM/h
0-100Km/h - 9,62s
Consumo cidade - 6,22Km/l
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Mensagem por Convidad Qui 10 Mar 2011 - 21:50



Daniel,

Não é o equipamento, o Marazzi com o cronometro e a trena conseguia otimos resultados e descia a lenha de verdade nos carros. Estou falando da forma de conduzir o teste de aceleração da forma de levar o carro ao limite. Todos os resultados da 4 rodas eram inferiores as demais revistas, nessa época. Pesquise em revistas do exterior e na propria literatura da MB, melhor ainda compre uma e experimente. Mas essa é apenas a minha opinião e voce necessariamente não precisa aceitar.
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Mensagem por Convidad Qui 10 Mar 2011 - 22:17



Para não poluir o post da W140

Alguns testes que eu tenho em livro da 124.

Entenda que eu estou apenas explicando que a forma da 4 rodas testar o carro era como um motorista comum iria acelerar o carro e não um piloto. Era a forma na época da 4 rodas testar os carros. Comparativamente entre os numeros da 4 rodas é valido, mas não reflete a realidade dos carros. Se um carro com 230 HP demorasse 9,6s para chegar a 100 por hora, o seu com 156HP ia demorar uns 18s, ou seja, seria mais lento que carro popular.

Lembrando que 60mph = 96,5km hora

200E 5 MARCHAS MANUAL 0-60MPH EM 12,3S REVISTA MOTOR ABRIL DE 89
230CE AUTO 0-60MPH 9,8S REVISTA MOTOR ABRIL DE 88
300E24 AUTO 0-60MPH 7,8S REVISTA AUTOCAR JAN 90
280E AUTO 80 60MPH 8,1S REVISTA AUTOCAR DEZ 92
300CE 12V 0-60MPH 8,5S REVISTA MOTOR OUT 87
300E 12V MECANICA 0-60MPH 7,6S REVISTA MOTOR OUT 95
320E 0-60MPH 7,0S REVISTA AUTOCAR JUN 93
500E 0-60MPH 6,3S REVISTA MOTOR AGOST 91
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Mensagem por C-220 Qui 10 Mar 2011 - 22:24



João,

O teste na época foi feito pelo reconhecido jornalista Luiz Bartolomais Júnior, será que o acelerador foi aliviado? acredito que não!!!

Será que somente revista estrangeiras tem credibilidade? Acho que não. A revista 4 Rodas tem mais de 50 anos de história, poucas no mundo tem esse passado.

Quanto os dados do fabricantes, sabemos que são todos super estimado nos números.

Quanto a comprar uma, quem sabe um dia....

Só como referência seguem outras MB em teste do mesmo período:

MB 190E 2.3 16v Mecânica

0-100Km/h - 7,83s

MB SL 500

0-100Km/h - 7,43s


Agora um VW Porsche 911 Carrera 4 Mecânico

0-100Km/h - 6,04
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Mensagem por Convidad Qui 10 Mar 2011 - 22:37



Daniel,

O peso de uma 124 é praticamente o mesmo de uma 202.

No texto da 4rodas eles falam que o carro sai em segunda e logo entra em primeira e parece que vc vai ser jogado no banco traseiro.

Toda 124 dessa época sai em segunda, desde que vc não coloque a alavanca em 2 e depois volte para D.

Eu tive esse carro 300CE 24 por uns 8 anos. Cansei de levar pau de Uno em saida de farol quando saia normalmente, mesmo colocando o pé no fundo. Ele é um foguete quando voce coloca ele para sair em primeira. Eu já tive vários carros e sei reconhecer um carro que acelera em 10s no 0 a 100. A 124 realmente deveria demorar isso, se fosse conduzida normalmente, com certeza ela perdia uns 2 ou 3 s entre sair em segunda, vc dar o kickdown e o cambio voltar para a primeira. Saindo em primeira era muito mais rápido que muito carro. Diria que era algo entre as minhas ex AMG C43 e a 280E. Alias eu sempre falo que as 124 mais novas são melhores por sairem em primeira.

Enfim, como falei o ideal é vc andar ao menos em um carro semelhante para entender o que eu estou explicando.

Quanto a 190E, sendo mecanica, qualquer um consegue esse valores, uma 500SL não saia em segunda e o 914 era de outra época da revista.
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Mensagem por Norton Gontijo Sex 11 Mar 2011 - 0:02



Eu prefiro nao confiar nos testes da 4patas, no teste da W202 C280 tinha varias coisas fora da realidade ate um consumo de 13.7 KM/L impossivel de fazer com o carro.
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Mensagem por C-220 Sex 11 Mar 2011 - 0:28



Norton,


Não mostra isso no teste desse carro.
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Mensagem por grandejr Sex 11 Mar 2011 - 1:00



Tirando as situações que vc precisa arrancar rápido, eu gosto dela sair em 2ª, parece que vc está num tapete voador... 8)

Mas João.

Nos seus números achei estranho uma 300E estar sendo testada em 1995? Teste de carros usados? Além disso, ela mecânica consegue ser mais rápida do que uma 24V automática?

Aceitando esses números, se faz uma
- 300E24 AUTO 0-60MPH 7,8S
- 300CE 12V 0-60MPH 8,5S REVISTA MOTOR OUT 87
- 300E 12V MECANICA 0-60MPH 7,6S REVISTA MOTOR OUT 95

a minha tem que fazer quanto?
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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 1:04



Daniel,

É muito legal esse seu nacionalismo, mas a realidade era um pouco diferente. de 1976 até 1991 a 4rodas só testou carro nacional, era Opala com ar, sem ar, com 2 portas, com 4 portas, Passat 3 portas, 2 portas, 4 portas, enfim os testes eram absurdamente repetitivos, simplesmente porque não haviam carros importados no Brasil e o nosso mercado era fechado. Em 1991, com a abertura do mercado a 4rodas começou a se aventurar nos testes de carros importados. O primeiro foi uma BMW, depois veio uma 190E etc. etc. Provavelmente essa deve ter sido a 3 ou 4 MB que eles testaram. Ao passo que as revistas americanas e europeias estavam cansadas de testarem MB, BMW, AUDI, Porsche, Jaguar enfim alem dos asiaticos todos os carros esportivos. Em 1991 existia um abismo entre o Brasil e o primeiro mundo eramos especialistas em UNo, Gol, Premio, enfim todas as carroças que existiam no nosso mercado. O aparelho que foi comprado, não veio de Marte ou de Venus, mas provavelmente dos EUA e já devia ser usado a anos pelas revistas tradicionais estrangeiras. Com certeza hoje a história é diferente e a 4rodas ou qualquer revista nacional tem condições de fazer otimos trabalhos, se quiser.
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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 1:06



Grandejr,

Bem observado, foi erro de digitação, Outubro de 1985, provavelmente no lançamento. Repare que era uma 5 marchas mecanica. 7,8 contra 7,6s. O cambio mecanico ajuda uma barbaridade na arrancada e a diferença pode ter ocorrido tb por temperatura, nivel do mar, enfim condições perfeitas do teste. Lembro que as 300E quando foram lançadas eram carros considerados rapidíssimos. Lembrando ainda que o modelo mais rapido e leve das 124 é a 4 portas. Em relação a 202, são apenas 50 ou 60kg a mais.
Eu chutaria que o seu carro arrancando em primeira e mantendo o Kickdown apertado durante toda a aceleração, vai fazer alguma coisa entre 8 e 9s. Nessa situação, o cambio deve levar todas as marchas até o limite máximo de giro
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Mensagem por marcelo300e Sex 11 Mar 2011 - 8:16



Fiz uma pequena experiência/brincadeira.

Em local adequado, livre de trânsito. 4 passagens, 2 em cada sentido. Liga cronometro, arranca. Bate nos 100, para o cronômetro. Deu média de 9,3 segundos.
Obvio a imprecisão é enorme, mas dá pra ter uma base.
Alias a dica do Maluhy de dar uma trancadinha no freio com o pé direito e uma pequena acelerada, antes de soltar o freio e sentar a bota, dá uma diferença de uns 0,3 segundos. Espero que não detone o cambio.
Imagino que uma 300E Euro fique abaixo de 9 com certeza.
Daniel, com todo respeito o pessoal da 4rodas viajou.
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Mensagem por C-220 Sex 11 Mar 2011 - 8:47



Marcelo,

Respeito sua opinião, mas a minha continua a mesma. Dessa forma meu carro deve fazer em uns 8,5s comparado com o teu, pois a relação peso-potência melhor e o cambio arranca sempre em 1ª marcha.

Qual seria arrancada de uma SL 65 AMG com os seus 612cv? 2s?
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Mensagem por marcelo300e Sex 11 Mar 2011 - 9:23



Daniel,

O meu tmbm arranca em 1a , tem 177CV e pesa 1560KG.
E o seu?
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Mensagem por Norton Gontijo Sex 11 Mar 2011 - 9:30



Daniel, o teste da 4patas sobre a W202 ta aqui no forum eu vi isso foi aqui, se nao me engano foi o Ulysses que postou.
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Mensagem por Guest Sex 11 Mar 2011 - 9:59



Antes na minha epoca de moderador os testes e catalogos ficavam fixados no topo das categorias visando ajuda mutua e facilidade de pesquisa, mas agora fica so a xexelenta wikipedica ficha tecnica...enfim.....o teste da C280, depois de muito procurar, esta jogado, como varios posts extremamente uteis, ao leo,

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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 10:02



Daniel,

Voce é realmente fora de serie. Segundo voce devemos ignorar toda a literatura estrangeira, inclusive a da propria MB para seguir a 4rodas?

A 280CE tb é bem lentinha segundo a 4rodas, mas mesmo tendo quase 40HP a menos foi mais rápida que a 300CE 24. Milagres acontecem.

John,

Assim voce não vai voltar a ser moderador. Esqueceu as regras básicas? Post fixo é literatura da fábrica. 4 rodas não é literatura de fabrica.

Alias a busca é bem simples, depois da melhoria que o Ulysses fez, basta digitar teste 4rodas que aparecem todos.
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Mensagem por Guest Sex 11 Mar 2011 - 10:15



Faha nossa carissimo Joao....esqueci, algum dia reposto os catalogos. Pensei que o Ulysses4L tinha os subido mas vi que nao. Por sinal da pra fazer uma limpa em muito topico desconexo como os meus dos catalogos sem catologo, hoje do grandioso postador invisivel, o Convidad...hehehehe
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Mensagem por PAULO BRITO Sex 11 Mar 2011 - 11:11



Aparentemente muito mais que a potência do motor, o peso do carro é determinante na aceleração, pelo menos até os 100/110 km/h. Depois dessa velocidade a "cavalaria" fala mais alto

É muito divertido ver um A 190, com 125 hp e só 1.150 kg arrancar bem na frente de pesados V6 e V8, e em uma subida de serra mais ainda.
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Mensagem por Guest Sex 11 Mar 2011 - 11:32



Paulo

Na verdade nao é o peso diretamente. Claro que o peso é uma componente importante, mas o fator determinante para uma aceleracao rapida e retomadas rapidas em velocidade, é um numero sempre disponivel e comumente esquecido pela maioria dos consumidores, o chamado TORQUE.

Por isso durante um certo tempo a VW, se nao me engano, chamou algumas versoes do GOl 1.0 de High Tork, pois apesar do 1.0 possuir baixa potencia, ele tinha uma curva de torque muito bem resolvida, que aliada a um bom cambio, fornecia a o carro em questao um conduzir muito mais agil do que os antigos VW 1.0.

No caso da MB uma das mudancas do 300E-24 para o E320 é o deslocamento da curva de torque, permitindo assim, mais força em baixa rotacao e por consequencia um rodar mais interessante.

Obviamente que num motor multivalvulado, como um VVTI é mais complexo faze-lo do que num simples motor AP 2.0 mas enfim, para isso estao nas fabricas aqueles que diferente de mim, resolveram seguir carreira na area.

Em tempo, potencia é mais relocidade a velocidade final. Quer um exemplo disso? Lembra o quao bem arrancavam os Opala 4.1, os Dodges V8 e pouco tinham de final? Pois é...eles tinham TORQUE em baixa e pouca potencia.

No caso das MB em questao aqui, veja o torque de um M119, o 5.0 dos anos 90 por exemplo....e veras que mesmo sendo multivalvilado, eh claro que anda pra caramba, pois tambem tem bastante potencia, mas na faixa abaixo dos 200cv de potencia, a compotente torque vai ficando cada vez mais perceptivel tendo-se como base o peso do veiculo, como uma constante, seja o caso da CLasse C ou E, extremamente bem exemplificadas pelo nosso Conselheiro Master, o Joao
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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 11:54



Paulo,

Não se pode falar em peso, mas em relação peso/potencia. Muitas vezes temos a sensação que estamos indo mais rapidos que A ou B, porque simplesmente A ou B, não estão pensando em acelerar junto, ou mais ainda o motorista é ruim mesmo. Todas MBs V8 são extremamente rápidas em aceleração, normalmente com valores proximos dos 6 ou 7s( anos 90) e são carros que pesam 2 toneladas, mesmo uma 126 500SE deve fazer na casa dos 8s.

John,

Muito bem colocado, exatamente isso, as 300E24 tinha mais potencia e menos torque que as 320. Repare que na 24V o limite da faixa vermelha do contagiros é 7.000RPM e em plena aceleração, as marchas iam todas até essa rotação. Uma delicia, mas realmente a sensação no transito, saindo em segunda era de um carro relativamente lento.



Última edição por João em Sex 11 Mar 2011 - 12:02, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 11:58



Zig?
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300CE Aceleração Empty Re: 300CE Aceleração

Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 11:59



Vc viu só, achei que era o Zig, mas já consertei.
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Mensagem por Convidad Sex 11 Mar 2011 - 12:01



O avatar é igual, é por issso.
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