Ronco de baixo do carro
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Ronco de baixo do carro
Caros Confrades,
Relato aqui minha experiência com um desagradável "problema" que se não fosse a insistência em não acreditar nas opiniões de vários mecânicos "especialistas", estaria hoje com uma conta enorme para pagar em um serviço desnecessário.
2 meses atrás, observei um ronco vindo de baixo do carro, coisa que parecia ser de rolamento de roda. O ronco foi aumentando e comecei a ficar preocupado pois o não parecia ser mais os rolamentos de roda e sim algo mais sério. Após levantar o carro em elevador e girar o câmbio, pois só rodando fazia barulho, procuramos o ronco nas rodas, diferencial, cardam e não parecia vir de nenhum desses locais. Ao se aproximar do câmbio, pronto, o ronco parecia vir de lá, exatamente da parte que sai do câmbio e conecta ao cardam, na cruzeta. Nessa hora o pânico aparece. Será que terei que abrir o câmbio? Lembrando que é automático.
Bem, ao passar dos dias, andando com o carro e ouvindo esse ronco, fui me conformando com a trajédia e comecei a procurar algumas oficinas especializadas para levá-lo. Após alguns especialistas me confirmarem que era de lá que vinha o ronco, fui atrás do desenho esquemático do câmbio, 722.6, e achei que naquela área existe um rolamento que, segundo meu entendimento, é colocado e travado pelo lado de fora, através da saida do eixo. Insisti com alguns mecânicos que deveriam tentar, antes de mais nada, trocar o rolamento seguindo essa possibilidade. Alguns disseram que iriam ver e outros que não daría certo e seria necessário realmente abrir o câmbio. Inconformado, deixei o carro com o César, da Mecânica do Gato, que daria uma olhada antes de enviar o carro ao especialista em câmbio.
Bingo!!!! O problema não tinha nenhuma relação com peças defeituosas dentro ou fora do câmbio e sim com uma peça simples, porém de difícil acesso, que fica acima do escapamento e câmbio para isolar o piso do carro do calor do escapamento e etc.
Fui informado que essa proteção costuma "cair" e a cruzeta do cardam acaba encostando nela fazendo um som exatamente igual ao ronco de rolamento estragado. Após uma pequena engenharia para levantá-la e prende-la de forma a não cair novamente, tudo voltou ao normal. Viva!!!!!!!!!!!!!!!!
Srs, fica aqui uma sugestão para darem uma olhada nessa proteção e verificar se não está se soltando. Pelo que me informei, não adianta colocar uma nova pois vai cair novamente e o trabalho é gigantesco para troca-la. O melhor mesmo é reforçar o local.
Mais uma dica!
Agradeço a atenção do Maluhy que me alertou para a pouca probabilidade do defeito ser dentro do câmbio, o que me fez ir mais fundo no problema.
Abraços a todos.
Paiva :D
Relato aqui minha experiência com um desagradável "problema" que se não fosse a insistência em não acreditar nas opiniões de vários mecânicos "especialistas", estaria hoje com uma conta enorme para pagar em um serviço desnecessário.
2 meses atrás, observei um ronco vindo de baixo do carro, coisa que parecia ser de rolamento de roda. O ronco foi aumentando e comecei a ficar preocupado pois o não parecia ser mais os rolamentos de roda e sim algo mais sério. Após levantar o carro em elevador e girar o câmbio, pois só rodando fazia barulho, procuramos o ronco nas rodas, diferencial, cardam e não parecia vir de nenhum desses locais. Ao se aproximar do câmbio, pronto, o ronco parecia vir de lá, exatamente da parte que sai do câmbio e conecta ao cardam, na cruzeta. Nessa hora o pânico aparece. Será que terei que abrir o câmbio? Lembrando que é automático.
Bem, ao passar dos dias, andando com o carro e ouvindo esse ronco, fui me conformando com a trajédia e comecei a procurar algumas oficinas especializadas para levá-lo. Após alguns especialistas me confirmarem que era de lá que vinha o ronco, fui atrás do desenho esquemático do câmbio, 722.6, e achei que naquela área existe um rolamento que, segundo meu entendimento, é colocado e travado pelo lado de fora, através da saida do eixo. Insisti com alguns mecânicos que deveriam tentar, antes de mais nada, trocar o rolamento seguindo essa possibilidade. Alguns disseram que iriam ver e outros que não daría certo e seria necessário realmente abrir o câmbio. Inconformado, deixei o carro com o César, da Mecânica do Gato, que daria uma olhada antes de enviar o carro ao especialista em câmbio.
Bingo!!!! O problema não tinha nenhuma relação com peças defeituosas dentro ou fora do câmbio e sim com uma peça simples, porém de difícil acesso, que fica acima do escapamento e câmbio para isolar o piso do carro do calor do escapamento e etc.
Fui informado que essa proteção costuma "cair" e a cruzeta do cardam acaba encostando nela fazendo um som exatamente igual ao ronco de rolamento estragado. Após uma pequena engenharia para levantá-la e prende-la de forma a não cair novamente, tudo voltou ao normal. Viva!!!!!!!!!!!!!!!!
Srs, fica aqui uma sugestão para darem uma olhada nessa proteção e verificar se não está se soltando. Pelo que me informei, não adianta colocar uma nova pois vai cair novamente e o trabalho é gigantesco para troca-la. O melhor mesmo é reforçar o local.
Mais uma dica!
Agradeço a atenção do Maluhy que me alertou para a pouca probabilidade do defeito ser dentro do câmbio, o que me fez ir mais fundo no problema.
Abraços a todos.
Paiva :D
Paiva- Usuário Bronze
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Re: Ronco de baixo do carro
Problema observado, identificado e resolvido. Isto enriquece muito o Portal!
Thiagão- Usuário Prata
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Re: Ronco de baixo do carro
Tive esse mesmo problema logo que comprei a minha C-280 Sport. No meu caso, foi a parte frontal da isolação termo-acústica que caia sobre o eixo cardã. Solução que dei:
(1)uma tira de chapa galvanizada de 1,5 mm de espessura por 5 cm de largura e comprimento de 70 cm. Pode ser comprada cortada na dimensão, numa oficina de calhas e rufos para telhados.
(2)Colocar o carro no elevador e com a mão, voltar o forro termo-acústico para a sua posição junto do túnel por onde passa o eixo cardã.
(3) curvar a tira galvanizada, pressionado contra o forro e o túnel, ajustando o comprimento necessário.
(4) Na extremidade direita, fazer um furo para prender num parafuso que existe mais ou menos na altura do acoplamento dianteiro do eixo cardã. A outra extremidade pode ser presa entre o assoalho do carro e o cabo de aço do freio de mão.
Fica muito bom e é fácil de fazer. Para dar acabamento, pintar a tira metálica com Colorgin preta. Bom divertimento.
(1)uma tira de chapa galvanizada de 1,5 mm de espessura por 5 cm de largura e comprimento de 70 cm. Pode ser comprada cortada na dimensão, numa oficina de calhas e rufos para telhados.
(2)Colocar o carro no elevador e com a mão, voltar o forro termo-acústico para a sua posição junto do túnel por onde passa o eixo cardã.
(3) curvar a tira galvanizada, pressionado contra o forro e o túnel, ajustando o comprimento necessário.
(4) Na extremidade direita, fazer um furo para prender num parafuso que existe mais ou menos na altura do acoplamento dianteiro do eixo cardã. A outra extremidade pode ser presa entre o assoalho do carro e o cabo de aço do freio de mão.
Fica muito bom e é fácil de fazer. Para dar acabamento, pintar a tira metálica com Colorgin preta. Bom divertimento.
Nelson Molina- Usuário Prata
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Fernando Caldas- Usuário Ouro
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Guilherme Lacerda- Usuário Platina
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Re: Ronco de baixo do carro
Mas aí é que está a treta: tem que ter paciencia, se a coisa ficar pintada de preto pelo menos 2 diagnósticos, todos falham, inclusive eu, ninguém é Deus,mas que pelo o que o Paiva me narrou não era mesmo a cx,apesar de eu ter colocado a orelha na tela e não ter ouvido nada,hahahahaha
Maluhy- Consultor Técnico
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Sidsports- Usuário Platina
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Re: Ronco de baixo do carro
Já tive esse problema , e já postei aqui a solução... Ainda bem que resolveu...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
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Re: Ronco de baixo do carro
Imagino o sufoco que passou antes de descobrir o problema...rsrsrs. Sei bem como é isso..Na verdade enxerguei a mim mesmo quando voce descreveu o sufoco de pensar em algo mais sério....Mas, como falo sempre para minha esposa, e até hoje ela ainda nao concordou...A graça de um carro antigo é justamente essa....Ficarmos procurando os defeitos e ter o prazer de missao cumprida ao encontrar e ver que nao era nada assim tao serio (na maioria das vezes) pelo menos...Abraços
EDUHALLEY- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 21/03/2011
Interesses : ENCONTROS, MANUTENÇAO,CINEMA,MUSICA E AMIZADE
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Re: Ronco de baixo do carro
realmente tem coisas q deixam a gente louco......
barulhos extranhos dificeis de identificar sao os piores.....
para-benz pela soluçao e o post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
barulhos extranhos dificeis de identificar sao os piores.....
para-benz pela soluçao e o post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
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Re: Ronco de baixo do carro
Meu avô tinha um Alfa 164 no comeco dos anos 90 que vivia dando problema e ronco ao ligar pela manha....passado um tempo ele fala num dos almocos de sabado que o ronco tinha sumido do nada, mal sabia ele que o barulho era de 3 gatos que dormiam ali e quando ele ligava saia tudo correndo.
Guest- Convidado
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
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Re: Ronco de baixo do carro
Rsrsrss. Nossa John, essa é uma das melhores...Ja vi muito gato mesmo dentro de capo deixando a pessoa doida...E como uma vez tb li (Revista Oficina Mecanica, se nao me engano numero 2 ou 3), para variar..a história é com nossa querida Mercedes...A pessoa preocupada, cabelo em pé, leva o carro ao PASSADORE no Morumbi, achando que era carda, diferencial, e por ai vai...pois quandoa celerava fazia TUM, e quando freava fazia TUM de novo..O mecanico da uma volta, e ao retornar a oficina, pede par ele abrir o porta-malas..nada mais era do que a bola de futebol que o filho dele havia esquecido...e ficava de um lado para outro, fazendo TUM, TUM, TUM...rsrsrrs. Imagina o alivio da pessoa naquele dia...
EDUHALLEY- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 21/03/2011
Interesses : ENCONTROS, MANUTENÇAO,CINEMA,MUSICA E AMIZADE
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