Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 3 • Compartilhe
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Boa noite pessoal mais uma x preciso da vossa ajuda para afinar minha w201. Coloquei o motor 2.3 16v e quero telo bem afinadinho e neste momento o relati esta nas 1400rpm e inconstante sobe desce sobe desce.... Gostaria de saber qual o problema e como se afina o relantim. Abraços a todos :D
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Pedro,na verdade quem corrige isso é a válvula de marcha lenta,comandada pela unidade KE que fica atrás da bateria,mas se tivermos:
1- entrada de ar falso
2- desajuste da borboleta
3- Desajuste da regulagem do potenciometro que fica no dosificador
E mais alguma coisa que eu esteja esquecendo vai causar problemas na marcha lenta-ralenti-relantim.....
1- entrada de ar falso
2- desajuste da borboleta
3- Desajuste da regulagem do potenciometro que fica no dosificador
E mais alguma coisa que eu esteja esquecendo vai causar problemas na marcha lenta-ralenti-relantim.....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
valvula de marcha lenta atras da bateria maluhy? nao estou a ver.... aquela que tem um fusivel? aqui dizemos relanti e voces marcha lenta :D
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Quando tinha o motor 2.0 dava para afinar na borboleta com um parafuso e uma contra porca ou na valvula de expansao de pressao aquela que se liga os tubos de respiro que vai na tampa das valvulas dava para rodar uma peca de plastico que fazia baixar ou aumentar a marcha lenta :D ou entao estava a fazer asneiras......
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
1- o batente da borboleta é ajustado para deixar ela 99% fechada,só não fica 100% pq ela prende no corpo.
2- alguns modelos de 201 tem um ajuste de ar perto da tampa de válvulas,um parafuso de fenda.
3- a válvula que eu falei fica na linha de ar,perto do dosificador, COMANDADA PELA UNIDADE KE (MÓDULO) ATRÁS DA BATERIA, ok?Ela recebe sinal pulsante da unidade eletronica e fica variando o ar,corrigindo o ralenti...
Como o motor está acelerado por algum lugar o ar está entrando ,tem que achar por onde,são várias opções: vedações dos bicos, corpo de borboleta, a borracha entre o corpo de borboleta e o conjunto do dosificador,junta do coletor de admissão,mangueiras,etc.....
2- alguns modelos de 201 tem um ajuste de ar perto da tampa de válvulas,um parafuso de fenda.
3- a válvula que eu falei fica na linha de ar,perto do dosificador, COMANDADA PELA UNIDADE KE (MÓDULO) ATRÁS DA BATERIA, ok?Ela recebe sinal pulsante da unidade eletronica e fica variando o ar,corrigindo o ralenti...
Como o motor está acelerado por algum lugar o ar está entrando ,tem que achar por onde,são várias opções: vedações dos bicos, corpo de borboleta, a borracha entre o corpo de borboleta e o conjunto do dosificador,junta do coletor de admissão,mangueiras,etc.....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Humm tenho de vereficar tudo isso....... a valvula que falei e aquela que fica a beira da centralina e da rele da bomba de gasolina, nao sei para que serve isso dai dizer essa! infelizmente ainda nao posso postar fotos pois estive para fazer um forum sobre a caixa de velocidades como se monta e com imagens e esquemas de montagem e ainda nao posso senao mostraria do que falo e do que me fala voce maluhy mas vou ver se percebi e se ha algo de errado.... obrigado again
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Aqui vai a foto de meu motor.....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Última edição por Laurival em Qui 10 Nov 2011 - 18:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : colocada a foto, a partir do link.)
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Tá bonita a máquina,depois tire fotos próximas dos bicos e do dosificador,no caso detalhando os componentes e as mangueiras de ar,ok? :D
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
amanha ca estarei com as fotos para tentarmos descobrir o problema da maquina deu muito trabalho pintar lixar polir invernizar mas valeu a pena, nao ha nada como amar nosso mercedes . Estou ansioso por experimentalo a serio porque nao sei bem o resultado deste motor numa caixa e diferencial de 1.8 o diferencial e 3.64. Conto que fique curtinho e rotaçoesw rapidas mas antes de experimentar quero telo direitinho e afinadinho como amanha conto por aqui as fotos e com sua experiencia e obrigado pelo elogio
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Bom dia, Pedrobenz.
Por favor coloque as fotos, e não só o link, fica muito mais caprichado e interessante!
É facil, veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Por favor coloque as fotos, e não só o link, fica muito mais caprichado e interessante!
É facil, veja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
codigo do forum e isso mesmo obrigadao tentei mas nao consegui
vou tratar disso
vou tratar disso
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Esse sistema KE é bem diferente da minha,em algum lugar da linha de ar tem uma válvula parecida com essa?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Mestre Maluhy,
O sistema do confrade português é igual ao que equipa a minha 16V. A válvula de ralenti no caso tem uma pequena especie de borboleta p regulagem manual, e a conexão elétrica é de 3 pinos, ( essa que vc postou é 2). O código Bosch dela é 0.280.140.503 Segue link da mesma:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O sistema do confrade português é igual ao que equipa a minha 16V. A válvula de ralenti no caso tem uma pequena especie de borboleta p regulagem manual, e a conexão elétrica é de 3 pinos, ( essa que vc postou é 2). O código Bosch dela é 0.280.140.503 Segue link da mesma:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Bom dia. Pois o que se passa e que, neste momento tenho a valvula que o mestre maluhy falo e essa nao tem onde regular, mas quando comprei o motor ela vinha com uma que o confrade sidsport falo. Mas eu explico, na minha instalacao a ficha e de dois e entao perguntei ao antigo dono se ele tinha mudado essa valvula e ele diz que mudou sim por causa da instalacao dele e que de origem vinha com uma de dois pinos com a referencia do mestre maluhy entao mudei para ficar de origem e porque convinha visto minha instalacao ser de dois................. Acho que agora e caso para perguntar qual delas e que devo la ter? eu gostaria de a ter de origem.......... :?:
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta e a que esta no motor e antigo dono disse que vinha nele
Esta e a que esta no motor e antigo dono disse que vinha nele
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta e a que ele usava porque a instalacao dele era de 3 pinos
Esta e a que ele usava porque a instalacao dele era de 3 pinos
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Essa historia de 2 e 3 pinos é conforme o ano e o módulo de KE instalado,o Alan deve ter alguma info sobre isso.....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Pois tenho de tentar falar com ele. Sr maluhy eu mudei a OVP aquela que tem o fusivel fica perto das centralinas parece ter ficado um pouco melhor, mas continuo sem saber como regular o relanti voce disse que sua injeccao e diferente, posso saber como e sua?
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Na verdade o sistema original vc não mexe em termos de ar,essa válvula tem essa finalidade de manter a rotação,vc "arredonda" acertando a mistura pelo parafuso 3mm do dosificador e só, qdo está tudo em ordem e o carro não acha o ralenti são as causas que eu já citei.....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Acho que essa regulagem da válvula de ar serve para alterar a rotação nominal da ralenti. Deixa a gosto de quem está regulando com quantos RPM quer deixar o carro. Eu, por ex, prefiro a ralenti estabilizada em 800 a 850 RPM...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
Pois maluhy ja percebi onde esta o problema e estou :( !
O carro quando paramos num semafro ou cruzamento as rotaçoes vao a baixo e as x ate desliga entao calculei que fosse fuga de ar ou uma porcaria qualquer entao tirei fora a torre inteira e dosificador da borboleta e aquela borracha que une a borboleta a injecçao esta com cola terei de trocar ela! mas se nao for dai estou tramado, confesso que desanimei um pouco
O carro quando paramos num semafro ou cruzamento as rotaçoes vao a baixo e as x ate desliga entao calculei que fosse fuga de ar ou uma porcaria qualquer entao tirei fora a torre inteira e dosificador da borboleta e aquela borracha que une a borboleta a injecçao esta com cola terei de trocar ela! mas se nao for dai estou tramado, confesso que desanimei um pouco
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta e a borracha que esta com silicone, nao e esta em concrecto mas serve de exemplo
Esta e a borracha que esta com silicone, nao e esta em concrecto mas serve de exemplo
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Re: Como afinar a marcha-lenta de uma 190E 2.3 16v?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta e onde se regula a mistura e relanti que voces falam correcto?
Esta e onde se regula a mistura e relanti que voces falam correcto?
Pedrobenz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 56
Data de inscrição : 03/11/2011
Interesses : Carros, etc
Sexo : Advertências :
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Mercedes 190E 2.3 8V Marcha-lenta 2000 rpm
» Atuador de marcha lenta e valvula gr travadas - 190E
» marcha lenta
» falha na marcha lenta
» falhando na marcha lenta
» Atuador de marcha lenta e valvula gr travadas - 190E
» marcha lenta
» falha na marcha lenta
» falhando na marcha lenta
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|