Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

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Mensagem por Andre Buss Ter 22 Abr 2008 - 9:39



Amigos cansado de ver tanto Classe A com nível do reservatório de expanção do arrefecimento ERRADO resolvi fazer um mini tuturial de como esse recipiente funciona.
Não se enganem ele é cheio de detalhes, um legítimo reservatório Mercedes-Benz. Vamos lá.
Como se pode ver na foto abaixo eu uso a proporção recomendada para o nosso clima, ou seja 2 Litros de Mobil GS 333 + 2 Litros e meio de água desmineralizada.
Esse nível é exatamente o mesmo que está sendo mostrado no manual quando o carro estiver frio (desligado por 24hs). Mas muita gente vai pensar como pode ali ser o mínimo se o risco do nível está mais para baixo? TCHANNNNNNNNNNNN ai que está o golpe. : v8 :  vejam na segunda foto.
Antes da segunda foto reparem também no sistema que existe nesse caso para a água sair se a pressão subir, se caso ficar maior que 1.4 BAR a tampa tem um dispositivo que estoura e a água sai pela tampa. Se chegar a esse ponto é por que a coisa ficou feia.

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Segunda foto é um close do medidor, como que funciona esse negócio se não escreveram MIM e MAX nele?
Ora bolas arrefecimento é coisa para profissional mexer certo? E todo profissional interessado vai saber que esse é um nível de proporção afinal cada clima pede uma mistura água/aditivo diferente e cada uma delas terá uma expanção diferente.
Se você colocar só agua ela vai expandir MUITO já que não vai ter o aditivo para segurar a ebulição, numa situação dessas se usaria o nível mínimo, agora se colocar 80% de aditivo você usaria o MAX.
Isso é para quem tem extremos que não é o caso do Brasil por isso o manual tentou simplificar.
Esse reservatório é tão show que se o nível passar do correto, quando ele esfriar fica um pouco de água na parte mais alta, assim um profissional ou um dono mais cuidadoso vai saber que subiu demais e vai aos poucos tirando, já que da parte menor para baixo você não consegue colocar uma mangueira para tirar.
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Mensagem por Andre Buss Ter 29 Abr 2008 - 11:21



Finalizando segue a foto com os níveis com carro quente e frio. Não é muito fácil ver o marcador de nível, mas nada que uma boa lanterna não resolva. :pos:

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Mensagem por kristk Seg 5 maio 2008 - 16:13



Buss.

É possível eu mesmo trocar essa água e efetuar todo esse procedimento?
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Mensagem por Andre Buss Seg 5 maio 2008 - 16:16



Vais precisar de um elevador, se tiveres como levantar o carro reto dá. Mas compra água desmineralizada e traz aqui na DVA que o pessoal faz isso é meia hora pra fazer. Vais pagar R$ 70 pila de mão de obra ou menos R$ 55 de aditivo e pronto fala com o Everaldo que ele sempre faz no meu carro, eu só acerto o nível em casa depois de rodar com o carro umas 2 semanas. Depois disso é só alegria.
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Mensagem por morphews Ter 6 maio 2008 - 1:07



Eita onde compro esses aditivos e agua desmineralizada? No meu carro antigo só usava agua da torneira Shocked

Qual é a proporção?
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Mensagem por Andre Buss Ter 6 maio 2008 - 6:28



Morphenews, aditivo compra na DVA, água desmineralizada/destilada/deionizada em alguns postos têm é baratinho. Para trocar eu te recomendaria a DVA já que eles tem os equipamentos Winn's para isso. ou pode apenas pedir para eles sangrarem TODA água e realizar a troca. Fala com o André Pereira e fala que foi o André de Blumenau que te indicou que o xará é muito gente fina. Eu estava trocando uma idéia com o pessoal de lá e me falaram que 90% dos classe a automático que ferra câmbio é culpa do arrefecimento e óleo ferrado. 😢
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Mensagem por hugdam Qui 22 maio 2008 - 14:11



Ola Buss!!! O reservatorio de expansao do A 160 eh diferente. Nao eh bicolor, e sim todo preto. Penso que eh menor tb. Como saberei a marca exata do liquido de arrefecimento? Outra coisa: existe uma mangueira pendente (nao ligada a nada), no reservatorio, lado direito deste. Acho que eh um suspiro... procede? Ou ela deveria estar ligada a algo, um "retorno" talvez? O manual nao eh muito esclarecedor nesse aspecto... rsrs
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Mensagem por FRUGOLI Qui 22 maio 2008 - 18:08



Olá!
Vamos ver se bate as informações...
Na semana passada (quando peguei o Carro), passei em uma loja (Aqui em Sampa - MERCADOCAR) para resolver outros assuntos de outro carro e resolvi perguntar sobre a manutenção do sistema de arrefecimento...
A informação que recebi é que vai um total de 8 ou 9 litros de LIGUIDO no sistema, sendo, 3 litros de ADITIVO (na loja recomendaram o PARAFLU) e o restante de água desmineralizada... Na propria loja os caras fazem o serviço e cobram a mão de obra de limpeza e ulitização do equipamento deles...
É ISTO MESMO?
Este PARAFLU é recomendado ou é melhor pegar o produto da MERCEDES?
Bom... Talvez minhas duvidas sejam bobas, porém, já que o topico trata disto...
Um abraço e bom feriado a todosz
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Mensagem por Andre Buss Sex 23 maio 2008 - 13:34



Hugdan, nos primeiros Classe A o reservatório era ligado ao radiador, ele tem uma marcação de nível na parte lateral.

Frugoli, 9 litros só na cabeça de quem te falou, consulte o manual e vais ver que o pessoal falou bobagem. Se eles não sabem nem quantos litros vão imagina o serviço.
Paraflu consta no manual, porém tem que ver se o que eles estão colocando é o paraflu que realmente o carro precisa.
Eu recomendo o Mobil GS 333.
Conselho de amigo, fica junto quando fizerem o serviço e veja se eles vão abrir a torneirinha do radiador e o parafuso do bloco, depois tem que colocar água e deixar escorer para limpar (nao precisa flush). Só lembrando que é bom você deixar o carro desligado no mínimo meia hora com o capô aberto antes de tirar a água do radiador, e veja se realmente vão usar água desmineralizada.
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Mensagem por Ismael Furtado Dom 25 maio 2008 - 13:24



de quanto em quanto tempo tenho que trocar a mistura liquida do sisitema de arrefecimento?
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Mensagem por Andre Buss Ter 27 maio 2008 - 7:17



Para o Classe A a Mercedes diz 3 anos, eu digo que um ano e meio é o ideal, apesar de eu já ter deixado 3 anos para provar para mim mesmo que água de arrefecimento só baixa quando existe alguma coisa errada.
Ela ficou 3 anos e alguns dias sem baixar NADA, é claro que não era água de torneira e o aditivo estava na proporção correta para o clima.
Água torneiral jamais os retentores e cia agradecem.
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Mensagem por Ariadna Ter 27 maio 2008 - 12:22



entao nao tem jeito de trocar essa agua em casa mesmo? como os outros carros em que se desconecta a mangueira la embaixo e espera sair a gua toda?
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Mensagem por Andre Buss Ter 27 maio 2008 - 12:34



Sim, só que se você só tirar a mangueira que vai no radiador, mais da metade da água não vai sair, sem falar que nos carros com cebolão existe uma válvula que abre e fecha. No Classe A a água está sempre circulando o que muda é a velocidade dela e do ventilador.
Para tirar a água do Classe A é muito fácil, deixa o carro desligado umas 2 horas com o capô aberto, tira a água do radiador pela torneirinha vermelha logo atrás do pára-choque, solta o parafuso do bloco que fica bem no meio do motor na parte de baixo e tchan.
Depois joga uma água no reservatório com os drenos abertos para dar uma limpadinha, fecha tudo, coloca água devagarinho até o reservatório ficar no nível, espera um pouco para ver se ela não vai baixar.
Liga o carro com a tampa do reservatório aberta e vai colocando água até ficar na metade do nível, deixa o carro funcionando uns 20 minutos com a tampa aberta para o ar do sistema sair.
Deixa o carro desligado por 24hs nivelado, e depois acerta o nível da água.

Claro que não se usa água de torneira e se coloca 2 L de aditivo, de preferência o Pentosin ou Mobil GS 333 que funcionam bem no nosso clima.
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Mensagem por kristk Ter 27 maio 2008 - 13:46



Buss.

Achei um posto em Joinville que tem a máquina para fazer a limpeza do radiador, só que eles utilizam água torneral, o clean da bardal e um outro aditivo. Vou falar com o pessaol se eles topam fazer eu levando a água deionizada e o Mobil GS 333.
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Mensagem por Andre Buss Ter 27 maio 2008 - 14:09



Boa, água é fácil só levar e colocar.
Agora eu digo para você que é mais jogo trazer aqui em Blumenau, por quê posto não é lugar de abrir capô de Mercedes. :arr:
Não precisa fazer flush com produto uma lavada com água torneiral resolve, é só tirar toda a água depois e colocar água que presta e o mobilzera lá.
Vai por mim, vem aqui na DVA trás a água, e já faz uma mini-revisão no teu carro, fica gelo que eles não vão te passar a faca e nem fazer você trocar nada.
O Tiago aqui do fórum fez umas coisas lá e pagou 400 reais, vou até pedir para ele listar oq ele fez.
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Mensagem por Ariadna Qua 28 maio 2008 - 9:09



vou ver se troco a agua em casa entao.
obrigada
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Mensagem por Andre Buss Qua 28 maio 2008 - 10:38



Tens elevador em casa. ehehehe Shocked
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Mensagem por class Qua 28 maio 2008 - 15:13



eu troco agua do sistema do radiador sem levantar o carro...isso não preciso..
faz uma sujeira mas nada que uma boa limpeza não resolva.

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Mensagem por Andre Buss Qua 28 maio 2008 - 15:25



Class, só se você tiver uma máquina para colocar e sugar a água. Ou dá para fazer um esquema com uma tampa usada para embutir uma mangueira nela.
Dá para tirar uma mangueira e ir jogando água no reservatório, só que pode entrar ar junto ai depois tem que tirar bem se não dá M.
Eu quando solto a torneirinha e o parafuso do bloco só coloco dois baldes embaixo e boa, não suja nada.
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Mensagem por class Qua 28 maio 2008 - 15:35



bem andre eu já fiz a troca e não deu problema e misturo o adtivo junto a agua e ficou bom..para não dizer perfeito sem problemas.
troco via manqueira mesmo..solto a manqueira e retiro a agua...uso tambem dois "T" que seria um saida de agua...um entrada e agua circulando..assim sem problemas e por fim..retiro um pouco a agua e coloco adtivo...
como disse a logica faz questão.

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Mensagem por Andre Buss Qua 28 maio 2008 - 15:43



É +- isso que a máquina faz, a diferença que ela suga o retorno e empurra a entrada, pra não forçar a bomba d'água, mas acredito que com a própria pressão da mangueira já ajuda.
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Mensagem por class Qua 28 maio 2008 - 15:49



correto... este sistema é mesmo para a troca da agua e não deixar forçar a bomba pois pode ter alguma sujeira na agua que fique depositada no duto de circulação e com este metodo a limpeza é mais eficaz e uniforme
depende como se faz mas deste modo se retira toda a sujeita do duto onde a agua passa e tambem do radiador.

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Mensagem por Ariadna Qua 28 maio 2008 - 15:58



ah nem.. ficou complicado demais pra minha cabeça entender..
q droga.. keria trocar o aditivo.. enfim..
vai ficar assim mesmo...rs
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Mensagem por Andre Buss Qua 28 maio 2008 - 16:02



Ariadna, em BH tem o pessoal da Hi-Torque que tem o equipamento para fazer essa limpeza. Só leve água desmineralizada e peça que eles coloquem 2 L de Mobil GS 333 e pronto.
É rápido, é barato e vai evitar dor de cabeça.
Geralmente o deixa assim acaba em consertos caros.
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Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído Empty Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído

Mensagem por Xenon Qua 28 maio 2008 - 16:09



complicado trocar agua no classe A pelo visto....... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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