Suspensão hidropneumática na W140

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Suspensão hidropneumática na W140 Empty Suspensão hidropneumática na W140

Mensagem por Convidad em Qui 29 Mar 2012 - 2:51



Dando continuidade ( ainda que tardia ) ao tópico - https://www.portalmercedes.com/t13425p75-w140-s500-1993-r35000#273907 - sem desvirtuar o anúncio da W140 do colega Thiago França.

ADS ( Adaptive Damping System - Sistema de Amortecimento adaptativo )

Vamos começar pelo ADS ( Adaptive Damping System ) que ajusta por meio de botão no console o nível dos amortecedores dianteiros e traseiros nos modos esportivo ou conforto.

Este sistema utiliza amortecedores dianteiros do tipo tradicional que, no entanto possuem válvulas e solenoides elétricos em seu topo que atuam na pressão do óleo interno do amortecedor, adaptando o amortecedor ao modo selecionado no botão do console. Já os traseiros o sistema é um pouco mais complexo, mas não deve ser confundido com uma suspensão hidropneumática. Em resumo, quanto mais fluxo de óleo interno do amortecedor, mais rígida a suspensão fica e vice-versa. Sistema até que bem simples de compreender.


Self-Levelling Suspension ( Suspensão auto-nivelante )

Na W140, o código 214/217 se refere somente ao sistema ADS acima e nem toda W140 com ADS possui também o código 480/485 que se refere ao sistema Self-Levelling Suspension APENAS NO EIXO TRASEIRO e vice-versa. Portanto são opcionais distintos.

A regra é que nas V12, ADS é de série e suspensão hidropneumática opcional, opcionais distintos nas V8 e não oferecidos para as 6L e diesel. Por isso a bagunça de amortecedores hidráulicos com ou sem ADS, amortecedores só para ADS e claro, o comum.

Acho que por estes motivos, de ser um opcional raro e somente no eixo traseiro, a suspensão hidropneumática na W140 seja tão desconhecida.

Acho importante frisar que não se trata do sistema AIRMATIC e sim, o mesmo sistema das W126, com suas esferas de nitrogênio e tal, só que diferentemente das W126 que tem o sistema nos dois eixos, na W140 é somente no eixo traseiro e atuam no rodar do carro automaticamente, sem a opção de modos com botão no console. A pressão do fluído também segue um sistema diferente do ADS, utilizando a bomba da direção hidráulica e um sistema bem mais complexo, porém robusto se bem mantido.

O modo mais fácil de identificar o sistema sem se ajoelhar é verificar a existência do reservatório de fluído hidráulico no compartimento do motor. Muitos se perguntam qual a utilidade dessa tampinha. Agora já sabem!

Suspensão hidropneumática na W140 140lm

Suspensão hidropneumática na W140 Hydraulic_oil_reservoir

Resumindo, para um carro gigantesco, com 5 alemães dentro, mais bagagem, provavelmente sem suspensão hidropneumática, não há ADS nem amortecedor comum que segure a traseira arriando. Um opcional que deve ser "um luxo".

Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendo:

http://v12uberalles.com/Adaptive_Damping_System.htm

http://w140repair.com/Rear_Strut.htm

Bem como pesquisas no Google com os termos em inglês, quem sabe para alguma correção deste texto.

Ernani
avatar
Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Suspensão hidropneumática na W140 Empty Re: Suspensão hidropneumática na W140

Mensagem por Fabiok em Qui 29 Mar 2012 - 11:45



Muito bom.

Aprendi mais alguma coisa cheers
Fabiok
Fabiok
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1753
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum