Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por mingoracing Qui 7 Jun 2012 - 6:04



Opa pessoal td bem, tenho uma c 240 2001, quando o carro esta em movimento ele simplesmente aparece a mensagem ESP no painel e não acelera mais, tenho que me virar para encostar e desligo e ligo o carro e some o problema, ando mais um pouco e novamente, estou preocupado, quem pode me ajudar?????
mingoracing
mingoracing
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2012
Interesses : modelismo
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Convidad Qui 7 Jun 2012 - 7:51



Voce esta com problema em algum sensor ou componente do sistema de controle de estabilidade. Dessa forma o carro entra no "modo de emergência".

Voce tem que buscar um mecânico que conheça Mercedes Benz para sanar o problema, visto tratar-se de ítem de segurança do veículo.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por mingoracing Qui 7 Jun 2012 - 10:30



Obrigado Eduardo, a algum tempo atrás deu este problema nela, levei a divena e constataram que era bateria, por eu ter feito chupeta no carro, troquei a bateria e mesmo assim continuou o problema, levei novamente e após uma semana me entregaram o carro em ordem, me disseram que foi modulo, como estava na garantia o veiculo não tive custo, agora após três meses novamente o defeito.
mesmo assim obrigado pela atenção
mingoracing
mingoracing
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2012
Interesses : modelismo
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por rogerioroli Qui 7 Jun 2012 - 13:51



Se ainda tem garantia leve novamente, módulo é problema, por ter custo muito alto.
rogerioroli
rogerioroli
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 285
Data de inscrição : 20/04/2011
Interesses : tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por mingoracing Qui 7 Jun 2012 - 18:14



Mas este defeito se fosse sensor daria direto ou nao o defeito? As vezes saiu com o carro e ele nao acusa nada , ando praticamente o dia td e nada, mas por exemplo sai hj e ja deu o problema, paro o carro desligo e ligo e pronto , some o defeito, complicado!!!!!!!!!
mingoracing
mingoracing
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 07/06/2012
Interesses : modelismo
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Maluhy Qui 7 Jun 2012 - 19:08



Defeito intermitente é o mais chato de resolver,pode ser osmar, sensor falhando qdo quer, alternador variando,mas só fuçando para descobrir... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Caioarquiteto Sáb 23 Jun 2012 - 0:16



O meu carro tb esta acendendo o sensor todo dia. Da uma travada de leve na roda e depois o sensor nao apaga mais. O mecanico disse q passou o scan e nao tinha nada. Mandei alinhar e balancear pra ver se resolvia e nada. Alguem sabe onde levar em Santos/SP????
Caioarquiteto
Caioarquiteto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 03/06/2012
Interesses : Arquitetura, empreendedorismo, carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty ESP

Mensagem por Fernando G. Vichi Seg 25 Jun 2012 - 9:20



Prezado amigo, bom dia.

Tenho uma MB C320 2001 e recentemente enfrentei um problema parecido. O aviso de ESP aparecia intermitentemente no painel, sempre com a recomendação de "visitar a oficina".... as vezes, aparecia o aviso do BAS tbm, mas este muito raro.
Pois bem, a primeira coisa que fiz foi o balanceamento e alinhamento, pois em vários tópicos aqui do forum era relatado esse problema... cambagem negativa.... Nada adiantou.
Em seguida, levei em uma oficina especializada MB aqui em SP e passei o star... a falha que aparecia era o interruptor do pedal de freio... uma peça muito simples de trocar (10 minutos) e preço bem acessível... paguei R$90,00.
Mas o problema continuou... agora o star aponta para o Yaw Rate Sensor (sensor de aceleração transversal)... é uma caixa preta bem pequena que fica no porta malas do carro... peça tbm muito simples de trocar (10 minutos) porém o preço é bem salgado aqui no Brasil... mas estou trazendo de fora por US$430,00... (part number A002 542 94 18 ou A003 542 23 18 - este último é o substituto do original).
Quando chegar vou instalar e ver se não vai acusar mais um problema....

Espero ter ajudado1
Fernando G. Vichi
Fernando G. Vichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 02/05/2012
Interesses : Carros e Barcos
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Caioarquiteto Seg 25 Jun 2012 - 19:37



Prezado Fernando, boa noite!
Estamos na mesma situação. A primeira coisa que fiz foi alinhamento e balanceamento, na reta o carro esta maravilha, não puxa pra nenhum lado e quanto ao balanceamento nao cheguei a 100km/h ainda pra ver como esta, mas vou fazer isso esta semana. O meu mecanico aqui em Santos, disse ja ter trocado esta peça do antigo dono ha menos de 1 mes. Ai apagou a falha, e assim que peguei o carro da oficina em 24hrs apareceu novamente. Levei pra ele e ele disse que nada acusou no Star.
Tenho 3 hipoteses em meu pensamento.
- Meu carro esta com barulho da suspensão frouxa, ou pode ser buchas ou alguma peça assim. Porque ele faz um barulho que parece que a roda ou suspensao esta solta.
- O chip não foi trocado e o mecanico e o ex dono estão me enganando. Não quero acreditar nisto pois o ex dono é meu amigo.
- O meu pedal do freio quando solto rapidamente, ele fica com um barulho de como estivesse vazando ar. Apenas quando solto bem vagarosamente ele funciona normalmente como o do meu Punto 2009 e como deve ser de qualquer carro.

Antes o aviso aparecia dia sim, dia não, atualmente ele aparece quase sempre 10min. depois de ter ligado o carro. Da uma leve segurada na roda, acende o triangulo amarelo no painel e aparece o aviso de ESP visitar a oficina.

Grato pela atenção. Espero que possamos resolver isto.
Caioarquiteto
Caioarquiteto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 03/06/2012
Interesses : Arquitetura, empreendedorismo, carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: ESP

Mensagem por Fernando G. Vichi Ter 26 Jun 2012 - 7:34



Bom dia Caioarquiteto,

No meu caso, o único sintoma que observo é o aviso de ESP, visite a oficina... Quando esse aviso entra, vejo que o controle de tração vai para o abraço... ou seja, se estiver em uma rua sinuosa com o chão molhado e pisar no acelerador com tudo, o carro "sai de tudo que é lado"... realmente fica muito ruim de controlar. Agora, não tenho os demais sintomas.

Em relação ao Star, acho estranho não acusar nada... até onde eu sei, o Star acusa as falhas armazenadas "f" e as falhas atuais "F". Todas as vezes que apareceu a mensagem de ESP no meu carro, este ficou gravado na memória e quando passo o Star apresenta o motivo... (no início era o interruptor do pedal do freio, agora o sensor de aceleração transversal ESP).

Por fim, em relação à suspensão, com certeza você deve estar com as buchas dos braços da suspensão estouradas... tem bastante tópico nesse fórum a respeito disso... mas o interessante é que é possível trocar apenas as buchas e não o braço inteiro, exceto se o pivô estiver estourado tbm.

Pelo seu relato, peça para ver se a caixa da direção está com folga, pois ela dá uma sensação de que tem "algo solto lá na frente".

Abs, e boa sorte.
Fernando G. Vichi
Fernando G. Vichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 02/05/2012
Interesses : Carros e Barcos
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Caioarquiteto Ter 26 Jun 2012 - 23:44



Olá Fernando, boa noite!

Grato pela atenção. Amanhã vou levar aonde alinhei e balanciei para o cara dar uma olhada denovo, acho que esta desalinhado um pouco.

E após isto vou andar um pouco e depois deixar na oficina, para ver o ESP e para ver a suspensão.

Mantenho enviando novidades.

Abs.
Caioarquiteto
Caioarquiteto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 03/06/2012
Interesses : Arquitetura, empreendedorismo, carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Convidado 9 Qua 27 Jun 2012 - 0:15



Sugiro conferirem também, sem pressa e se possível em vários momentos de uso do carro, com apoio de multímetro, se ocorre intermitência no funcionamento normal do regulador de voltagem do alternador, pode estar ocorredo variação esporádica gerando tensão abaixo de 10 no sistema elétrico e causa essas panes.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Res: ESP

Mensagem por Fernando G. Vichi Qua 27 Jun 2012 - 8:27



Antônio, bom dia e muito obrigado por sua contribuição.

No mais, como posso fazer essa medição? Ok para o multimetro, porém onde devo checar? Nos polos da própria bateria?

Apenas para constar, nas 3 vezes que passei pelo Star em razão desse problema, a tensão apresentada no Star sempre estava entre 12,5 e 13,3 volts... ou seja bem normal... porém o Star não guarda o histórico de picos e vales de tensão... ele apenas aponta a tensão no momento da leitura...

Por fim, em algum momento já vi um video no youtube demonstrando uma "tela escondida" no computador de bordo das W203 que apresenta a voltagem da bateria + algumas informações adicionais... será que lá é confiável?
Fernando G. Vichi
Fernando G. Vichi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 02/05/2012
Interesses : Carros e Barcos
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Convidado 9 Qua 27 Jun 2012 - 18:26



Fernando, quando você diz que acha estranho o Star não acusar nada, penso logo nas hipóteses de fuga de corrente afetando o equilíbrio elétrico ou o próprio regulador eletrônico de tensão com problema.

Essa função no painel da W203 mostra salvo engano o índice de carga na bateria, mas não te dá a amperagem real que sai do alternador para a bateria; quanto ao que perguntou: sim, pólo positivo.

A idéia é checar o equilíbrio elétrico para ver se há índice negativo influindo, começando pelo regulador eletrônico de tensão que tem que gerar entre 13,5 a 14,5 no máximo; por experiência própria te digo que em C320 e C240 o ideal com consumidores ligados é no mínimo 13,60, são versões com consumo elétrico maior; se quizer, te passo adiante se necessário, o par e passo para testar se há fuga de corrente nos módulos usando o alicate amperímetro eletrônico (um que meça corrente contínua ...), uma Mercedes dessa guardada na garagem o parâmetro de consumo normal segundo o Confrade Vander (Class-Service) é em torno de 0,35 mAh/hora, acima disso tem fuga para corrigir, até 0,60 se você usar o carro no dia-a-dia sua bateria vai acabar mais rápido e só vai perceber que há problema quando deixar o carro parado por exemplo por 3 ou 4 dias acima.

Caso você mesmo vá fazer esses testes, se tiver em mãos o alicate e souber operar as escalas, aí é mais prático ainda e você pode ir mais além e checar como anda o consumo módulo por módulo sem desconectar a bateria, esse consumo não aparece no Star; o mais seguro e recomendável é um bom eletricista ou técnico experiente fazer as medições e avaliar os resultados.


avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por RubenJensen Qua 27 Jun 2012 - 18:46



As W203 pelo visto em outros tópicos tem problemas com o regulador de tensão. A minha tb teve, e o defeito do ESP pode estar relacionado a queda de tensão na partida. Pará ressetar nas w163 e girando a direção em ambos os sentidos e depois voltando para o centro, deve apagar o aviso. A minha depois de trocar o interruptor do freio, que também interrompe o piloto automático, não deu mais o alerta.
Tem que ver os sensores das rodas que podem oxidar /sujar e também dar o alerta
RubenJensen
RubenJensen
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 262
Data de inscrição : 07/04/2010
Interesses : Veiculos, aeromodelos, marcenaria
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Fábio Cave Qua 19 Jun 2013 - 17:04



Será que alguém sabe qual foi a solução do problema???
Fábio Cave
Fábio Cave
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 27
Data de inscrição : 22/03/2012
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Guest Qua 19 Jun 2013 - 17:25



Um amigo meu muito interessante teve um problema similar a esse com sua C180 2005. A resolucao do problema foi a troca da placa de contato do volante, problema esse comum nessa epoca dos carros.

A peca que comprei pra ele 169 464 15 18  custou 348 dolares nos EUA
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por DCalino Ter 11 Mar 2014 - 11:09



Boa tarde aos caros confrades!

Estou vendo não um problema, mas um susto talvez relativo ao ESP. Depois do problema que tive na semana retrasada com o combustivel(ela parou quando ficou abaixo de 1/4 de tanque e só com mais gasolina voltou a rodar , hoje nem deixo chegar mais perto do 1/4) ela por algumas vezes já avisou umas 4 vezes que o ESP não estava disponivel e umas duas vezes que a Bateria estava com nivel baixo, sendo que a bateria é nova(trocada em agosto e ainda está na garantia). Visto o que já li aqui e em vários outros tópicos, esse problema então pode estar muito mais ligado a tensão do que e fato seja uma avaria, correto caro Antonio Elias?? Quase comprei outra bateria(visto que a mesma apesar de nova foi trocada perto de BH e mesmo estando na garantia o custo não compensa a meu ver), pois fui observar ela e pude notar que que no mostrador dela me diz que ela está com baixa carga, e ai, o que fazer? Desde já agradeço aos amigos!

Um grande abraço e tenha um bom dia!

Att,

Diego A. Calino
DCalino
DCalino
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 140
Data de inscrição : 25/02/2014
Interesses : Informações, contatos e MBs!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Convidado 9 Ter 11 Mar 2014 - 12:18



Diego, essa questão do combustível, te sugiro checar novamente todo o sistema de entrega de combustível, verificaria filtro regulador de pressão (que vence e pode estar com defeito ...), faria novos testes de pressão de bomba, verificaria boías e etc ... na minha opinião não tem lógica uma W203 funcionar mal abaixo de 1/4 de tanque, há algo errado aí.

Quanto ao tema do tópico - o ESP - esse sistema é integrado ao ABS, ao controle de tração e etc, então qualquer problema num deles reflete no conjunto, porisso penso que quando há avaria intermitente em ESP conforme o próprio Maluhy já disse no tópico, é cada caso um caso, não dá para generalizar e dizer que a solução é X ou sempre será Y.
No seu caso, resolver problemas com baixa tensão já é um bom começo, o resto te digo que só o Star para diagnosticar módulos e sensores, principalmente se há algum problema com sensor o de aceleração transversal que provoca avaria no ESP e há muitos relatos disso nos fóruns americanos, já ocorreu comigo inclusive.
Se a sua bateria é semi-nova e já está acusando carga baixa ainda na garantia e se for uma bateria de 1a. linha na especificação correta para o seu carro (90 amperes), tudo leva crer que seja realmente só baixa tensão e em princípio creio que resolve revisando o alternador, o regulador e etc e nessa revisão é praxe checar todo o sistema elétrico, sem ver o carro acho muito difícil alguém dizer exatamente o que pode ser, até interruptor de pedal freio acende ESP.
Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por DCalino Ter 11 Mar 2014 - 14:33



Pois é Antonio, verifiquei vários tópicos aqui e realmente muitos relatam problemas parecidos mas vi também que podemos ter N soluções e problemas para serem resolvidos, mas já me deram um Norte grande, pois ainda não entendo muito do funcionamento de uma MB(que se diferencia da grande maioria dos veiculos) mas tenho aprendido bastante. Vou começar checando relamente a parte elétrica dela, e conforme for irei eliminando muito do que se relatou. Desde já agradeço aos amigos o esclarecimento, em especial você Antonio. No mais tenham todos uma ótima tarde e um grande abraço!

Att,

Diego A. Calino
DCalino
DCalino
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 140
Data de inscrição : 25/02/2014
Interesses : Informações, contatos e MBs!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Convidado 9 Ter 11 Mar 2014 - 15:00



Por nada Diego!
Em Juiz de Fora diria que há boas oficinas que conseguem fazer reparos ou revisões básicas de motor, freios e parte da suspensão de W203, a parte elétrica é tranquila também, mas infelizmente para diagnósticos relacionados à eletrônica embarcada não há um leque de opções; a não que o Thales Castro que tem W203 saiba de mais alguém, que eu saiba para olhar esse ESP aí em JF por enquanto só mesmo o Márcio e o Luiz, fora disso infelizmente só RJ ou BHte.
Sucessos nos reparos!
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera  Empty Re: Mensagem ESP no painel W203 - carro não acelera

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos