Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Abr 2016 - 14:20



Dos liquidos de arrefecimento que testei em meu laboratório os que recomendo são o Delphi, AcDelco e Koube pois só fervem acima de 108 graus, e congelam a partir dos -8 graus Celsius.

Sérgio, nenhum destes produtos citados tem o MbApproval, você já testou algum fluído homologado pela Mercedes-Benz na norma 325.0? 

Inclusive, fluídos alaranjados foram descontinuado pela MB a partir de 2012 e entraram de classe G05.

Confrades, o tópico principal no fórum que trata deste assunto em "Ajuda Técnica" voltado para todos modelos é este:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Sáb 16 Abr 2016 - 14:26



Olá Antônio, eu não testei mas se me enviarem eu testo sem problemas no meu laboratório. Pela composição que vi na internet, todos os líquidos tem os mesmos elementos, em geral poli etileno glicol ou mono etileno glicol, mas em proporções diferentes assim como corantes diferentes e as vezes até expessantes  e anti espumantes diferentes. Por isso mesmo só posso opinar sobre o que testei.
Em tempo, coloquei no meu carro o Koube sintético depois de uma boa limpeza no sistema de arrefecimento e tudo está perfeito.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Abr 2016 - 14:50



Só uma correção no que postei acima, o fluído que entrou é o G48 azulado (e não o G05 que é foi descontinuado).

Sérgio, utilizo atualmente em todas as minhas MB e posso falar do Pentosyn Long Life da 325.0, produto aparentemente de excelente qualidade, exemplo notei que se deixar cair uma gota do produto bruto no bloco de um motor quente percebe-se que sobe um vapor gelado no local, um teste independente até bom que confirmaria realmente essa qualidade atestada pela fábrica, no tópico que indiquei acima tem a lista de todos homologados facilmente encontráveis no mercado aí no RJ, hoje não tenho nenhum frasco reserva para lhe enviar. 

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Sáb 16 Abr 2016 - 15:00



Sem problemas Antônio, mas se alguém tiver, pelo menos 150mL para enviar e eu testar agradeço. Pois gasto quase isso com os testes de congelamento, fervura e proteção a corrosão este último teste leva mais de 1 ano para eu dizer que está bom, se bem que, teve uma marca porcaria que em 1 semana já tinha corrosão.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Abr 2016 - 16:17



O Lubrax Petrobrás Sae J1034 até por ser mais barato utilizei em menor proporção durante o processo de limpeza do radiador da minha 190E até aplicar o Pentosin definitivo, o Rafael M. usa numa W126, esse acha fácil em postos.

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Andrei Dal Cortivo Seg 6 Jun 2016 - 18:56



Na minha C apareceu a msg do líquido por uns 10 min e desapareceu! Fui ver como estava e está um pouco abaixo do ideal. É verde o líquido. Devo trocar, adicionar água? Qual líquido os Confrades recomendam?
Andrei Dal Cortivo
Andrei Dal Cortivo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 132
Data de inscrição : 06/05/2015
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Seg 6 Jun 2016 - 23:57



Recomendo adicionar água, de preferência filtrada, já que a destilada que se vende no comércio, se não vier em frasco fechado a vácuo não é mais destilada. Depois observe se o nível caiu, principalmente depois de pegar um engarrafamento.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Andrei Dal Cortivo Ter 7 Jun 2016 - 8:21



machadosl, mas água, mesmo que filtrada, não é prejudicial ao sistema de arrefecimento do carro?

Pensei em fazer uma troca total deste líquido, para ter certeza do produto que está ali e então poder verificar se realmente existe algum problema.

Minha dúvida também é quanto às normas, pois em um comentário anterior, o Antonio Elias mencionou a norma 325.0 que eu sequer tenho ideia do que se trate!
Andrei Dal Cortivo
Andrei Dal Cortivo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 132
Data de inscrição : 06/05/2015
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Ter 7 Jun 2016 - 9:05



A água que e prejudicial ao sistema é a que tem cloro, o cloro quando aquecido é liberado e ataca principalmente o aluminio. A água filtrada, principalmente em filtro de carvão deixa de ter o cloro.
Uma coisa que me chateia muito é os caras venderem água destilada e cobrarem cara por essa, pois se não estiver guardada em um frasco fechado a vacúo em 24 horas ela já tem a mesma propriedade da água filtrada.
Outra coisa, não use água da chuva, ela em geral é ácida por causa da poluição, e isso leva ao ataque do sistema.
O mesmo vale para água mineral, como ela é rica em minerais pode levar a formação de depósitos no sistema do carro.
Se você morasse perto eu te fornecia água destilada a vontade, pois tenho um equipamento que produz água com esta qualidade e outra que é 100% isenta de microrganismos, DNA e RNA.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Coronel Ter 7 Jun 2016 - 14:34



O Machado está correto. Como os postos vendem água destilada em frascos opacos não se nota nada, mas esses dias eu parei num posto que tinha essa água em frasco transparente. Ele estava tomado por colônias de fungos escuros grudados na parede do recipiente.

Outro cuidado que se deve ter ao pedir água destilada em auto peças e postos, é que ela era usada para completar o nível das antigas baterias. Ocorre que existe no mercado uma solução para baterias, constituída de ácido sulfúrico diluído em água destilada.
Não é difícil os atendentes confundirem as duas águas, já que ambas são chamadas comumente de água de bateria.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Andrei Dal Cortivo Ter 7 Jun 2016 - 14:52



Melhor, a bem da verdade seria trocar todo o líquido então?! Eu não sei se o líquido (que é verde) se trata de orgânico ou sintético, qual especificação e qualquer outro dado, pois procurei no manual e não diz nada sobre qual líquido utilizar, apenas a medida (50% ou máximo 55%).

Estou com medo de trocando o líquido, utilizar um de má qualidade ou que não seja o correto.
Andrei Dal Cortivo
Andrei Dal Cortivo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 132
Data de inscrição : 06/05/2015
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Ter 7 Jun 2016 - 15:19



Bem, os que suportam mais tempo no radiador (mais de 1 ano) e seguram melhor a temperatura são os sintéticos, e aí, independente da cor tem os da própria Mercedes (nunca testei), os da Koube, AcDelco e Delphi, todos na versão concentrada e que já testei. A temperatura de ebulição e congelamento destes que citei por último e que fiz o teste em meu laboratório, mas fora de um sistema presurirzado foram:
Kobe: 105 a 111 e -31 graus Célsius
AcDelco: 108 a 109 e -4
Delphi: 112 a 119  e -3
Nos testes de corrosão, até hoje, e tem mais de 1 ano, já que comecei entre abril e maio do ano passado, estão todos bem.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Leon 1.6 Ter 7 Jun 2016 - 15:56



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Produtos disponíveis no Brasil com o MB Approval 325.0 (em 17/7/2013)

Fluido Anticongelante Anticorrosivo Mercedes-Benz 325.0 [Mercedes-Benz do Brasil Ltda.]
EuroPeak Antifreeze & Coolant [Peak do Brasil Ltda. (subsid. Old World)]
Genantin Super [Clariant S.A. Brazil]
Lubrax Fluido para Radiadores [Petrobrás Distribuidora S.A.]
Fluido para Radiadores Tutela [Tutela Petronas Lubrificantes Brasil S.A.]
Glysantin G 48-93M (*) [Basf Brasileira S.A.]
Mobil GS 333 Plus [Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.]
Mobil GS 333 Extra [Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.]
Pentosin Long-Time Antifreeze Super [Pentosin do Brasil Ltda.]
Bardahl Rad Cool M [Promax Prod. Máximos S.A. Ind. e Com.]
Tirreno Fluid Cool G48-93M [Tirreno Ind. e Com. Prod Químicos Ltda.]

(*) Disponível apenas para Concessionários
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por felipesiena Sáb 3 Mar 2018 - 18:13



Olá pessoal, sou Felipe Siena.
Estou localizado em São Paulo - SP.

Estou interessado em comprar uma CLC 200 K 2009.
Aparentemente o carro está inteiro, sem sinais de batidas e já com laudo aprovado.

Andei com o carro e motor, câmbio e suspensão aparentemente estão em ordem. 
O carro tem apenas 78 mil Km e com aparência de bem conservado desde zero.

A única coisa que me chama a atenção é que o painel está mostrando 3 mensagens:
- Adicionar líquido de refrigeração
- ABS, EBD sem função
- Controle pressão dos pneus sem função.

Pelo que eu li em alguns lugares, a questão do líquido é só nível e o da pressão dos pneus pode ser por um pneu descalibrado (o traseiro esquerdo realmente estava um pouco baixo). Já quanto ao do ABS estou um pouco mais preocupado. 

Vi em outro post que pode apresentar essa mensagem nas trocas de pneus. Esse carro teve os carros trocados, pode ser esse o motivo da mensagem?

Obrigado desde já.
felipesiena
felipesiena
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 03/03/2018
Interesses : Informações sobre mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por machadosl Sáb 3 Mar 2018 - 18:34



Bem Felipe, vemos lá
Baixo nivel de água no reservatório: Pode ser que tenha perdido porque o cara nunca completou ou o carro tem algum vazamento. Eu completaria e deixava o motor trabalhar até ele atingir a temperatura normal de funcionamento para depois desligar o carro e, enquanto ele esfria ver se tem alguma coisa. Aproveite e tire a tampa de óleo do motor e veja se tem aspecto esbranquiçado na face voltada para o interior do motor, se tiver, temos uma provável junta de cabeçote ruim ou radiador de óleo do motor (que é refrigerado pela água) vazando.
ABS, EBD sem função: pode ser desde os sensores ABS das rodas, módulo ABS, como apenas a direção desalinhada ou alguma folga na direção.
Controle de pressão dos pneus sem função: pode ser que o sensor de pressão esteja ruim ou ausente.
Espero ter ajudado,
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Sáb 3 Mar 2018 - 19:43



felipesiena escreveu:Olá pessoal, sou Felipe Siena.
Estou localizado em São Paulo - SP.

Estou interessado em comprar uma CLC 200 K 2009.
Aparentemente o carro está inteiro, sem sinais de batidas e já com laudo aprovado.

Andei com o carro e motor, câmbio e suspensão aparentemente estão em ordem. 
O carro tem apenas 78 mil Km e com aparência de bem conservado desde zero.

A única coisa que me chama a atenção é que o painel está mostrando 3 mensagens:
- Adicionar líquido de refrigeração
- ABS, EBD sem função
- Controle pressão dos pneus sem função.

Pelo que eu li em alguns lugares, a questão do líquido é só nível e o da pressão dos pneus pode ser por um pneu descalibrado (o traseiro esquerdo realmente estava um pouco baixo). Já quanto ao do ABS estou um pouco mais preocupado. 

Vi em outro post que pode apresentar essa mensagem nas trocas de pneus. Esse carro teve os carros trocados, pode ser esse o motivo da mensagem?

Obrigado desde já.

Parceiro, eu já comprei duas MBs usadas, minhas dicas pra vc são as seguintes:

1) o fluido de câmbio deveria ter sido trocado com 60.000km. Verifique se foi tudo dentro das normas MB;
2) verifique se o antigo dono trocou óleo no período correto e se o mesmo estava dentro normas MB. O mesmo para os fluidos de freio e de arrefecimento;

Se alguma destas não tiver sido atendida, eu não compraria. Vc pode não perceber o dano agora, mas a conta aparece mais tarde. Mesmo que vc seja muito cuidadoso daqui pra frente, não consegue recuperar o que já está feito. Os demais ítens, pra mim é check visual igual vc já fez.

Eu quase comprei uma CLC 200K 2010 em Vitória-ES que estavam com os mesmos 78.000km, mas a loja não conseguiu me comprovar nada disso que citei acima, e desisti. Acabei indo a Guarulhos comprar uma C200K 2010 de um confrade cuidadoso aqui do Portal, e até o momento foi só alegria 

Boa sorte!
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por MRaposo Sáb 3 Mar 2018 - 20:29



Ilustre Felipe Siena

Não compre Mercedes Benz sem histórico de manutenção. Se a loja que está lhe vendendo não tiver ou não lhe fornecer fuja desta roubada. 

E se este carro está mostrando mensagens no painel, o correto é levar a uma oficina com o Star Diagnosis e fazer a leitura do sistema. É bem provável que outras mensagens de erro estejam armazenadas no carro.

Um carro com 78 mil Km não poderia apresentar falta de líquido de refrigeração, a menos que o dono anterior seja extremamente relaxado.

E finalizando, sugiro antes de comprar  tentar descobrir o histórico do carro em sites como o checkmeucarro ou o carchek.  Não é garantido o resultado, mas eu particularmente já escapei de algumas roubadas com a ajuda destes sites.

Espero ter ajudado,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 350
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por HieronymusAugustus Ter 28 Jun 2022 - 10:01



Tenho um C250 2013/2014.

Depois de pesquisar muito e ler uns foruns do exterior (que falam em 15 anos), telefonei ontem para a concessionária Divesa (pois no site do fabricante dizem para se informar com uma concessionária), me afirmaram que a troca deve ser feita a cada 2 anos.

Nunca troquei, embora faça troca de fluidos anual, porém o aviso no painel de que o líquido está baixo demandou a pesquisa.

Depois de eu comprar e devolver um Tirreno (o fabricante recomenda um rosa, orgânico, pra esse modelo, mas o original é verde), a Divesa também informou que vende por R$38,00 o L (pronto para uso, ou seja, diluído).

Informaram, ainda, que é para por 6L e completar o resto com água (o que confere com a informação da Tirreno, de que a capacidade é de 6,5L, outra coisa omitida no manual).

Ainda, a Divesa informou que não preciso fazer a troca do aditivo todo imediatamente, que posso apenas adicionar água. Disse que iria por água destilada (comprei 15L pra fazer o flush), mas asseveraram que posso usar água da bica...

Os confrades seguem essa periodicidade de 2 anos ? (alguns fabricantes dos aditivos mencionam 3 anos para uso severo e 5 anos em geral, como a Valvoline, com o Zerex G-05, que é aprovado em outros países - já o Lubrax, embora nada diga no site do fabricante, em um anúncio de vendedor alude a 6 meses).
HieronymusAugustus
HieronymusAugustus
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 32
Data de inscrição : 05/08/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por lleonel Ter 28 Jun 2022 - 19:37



Depende de varias coisas, do tipo de aditivo que é usado se é LONGLIFE etc.

Tem umas oficinas que tem o teste pra saber se esta na concentração ideal.

Independente eu faria a troca como manutenção preventiva.

abs
lleonel
lleonel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 128
Data de inscrição : 12/02/2021
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204) - Página 2 Empty Re: Qual líquido de refrigeração adicionar? (W204)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos