C280 1994 Esquentando

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Mensagem por Kleverson Sáb 21 Jul 2012 - 6:54



Bom dia a todos, eu sou o rapaz que comprou uma C280 Elegance 1994 que mora no Piauí.
Não sei se vocês lembram, mas estou desde Outubro do ano passado na luta para fazer minha Mercedes ficar boa, já tive muita ajuda com sugestões de nosso confrade Maluhy.
Ele primeiramente estava com comando de válvulas quebrado, tive que conseguir um e já foi resolvido.
Depois o problema foi dela não querer andar, era o TBI. Já resolvido ontem.
Agora, ela continua esquentando, já fiz tudo o que li aqui nos tópicos: comprei a Válvula Termostática, comprei ventoinha nova, mas meu radiador está vazando um pouco. Será se o problema é esse? Se eu trocar o radiador ela pára de esquentar?
O que mais vocês acham que a fazem esquentar? Minha C280 não tem também aquele defletor de radiador, ele é indispensável?
Obrigado a todos.
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Mensagem por Juliano rodrigo favaro Sáb 21 Jul 2012 - 7:42



Olá Kleverson. Primeiramente arrume o radiador, defletor e outros componentes que devem estar faltando. Já foi feito teste para ver se esta marcando a temperatura correta no visor?Já trocou a cebolinha de água radiador? Ele chega a ferver? Pode ser cabeçote tb. Uma vez tive problemas semelhante num carro meu, levei em varios mecanicos e ninguem descobria oq era, aí entao conversando com um amigo eletrecista de autos ele me disse que era a bomba d'agua. Dito e feito, com a troca solucionou o problema. Ele chega a ferver. Procure um mecanico especializado em MB, porque se vc for ficar trocando muitas peças no "achismo" fica caro a brincadeira. Boa sorte e assim que tiver a solução posta pra gente, pode servir para outras pessoas.
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Mensagem por Kleverson Sáb 21 Jul 2012 - 15:11



Obrigado Juliano.
A cebolinha que você fala é o mesmo que válvula termostática? Se for, eu já comprei.
Sò falta mesmo o radiador então.
Aí depois vou ver a bomba d`água, como sei se ela está ruim?
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Mensagem por Convidado 8 Sáb 21 Jul 2012 - 16:02



Kleverson,

A cebolinha da temperatura é uma coisa, a válvula termostática é outra.
A troca da cebolinha acredito ser menos dispendiosa do que a troca da válvula e o problema pode estar aí. Se isso não resolver o problema, aí sim pode-se partir para a troca da VT.
Claro que antes de deixar o radiador com funcionamento perfeito nada disso vale e pena. Veja também o estado das mangueiras e o aditivo.
Um abraço e depois poste o resultado pra gente acompanhar.


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Mensagem por Kleverson Sáb 21 Jul 2012 - 16:11



Pois me digam por gentileza o que seria a cebolinha da C280 1994.
Mandem algum link onde tenha ela para que eu possa ver.
Obrigado.
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Mensagem por Convidado 8 Sáb 21 Jul 2012 - 18:13



Kleverson,
A "cebolinha" nada mais é do que o sensor de temperatura da água.
O teu mecânico conhece isso...
Abraço
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Mensagem por Kleverson Sáb 21 Jul 2012 - 18:51



Obrigado.
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Mensagem por Alexandre - pr Sáb 21 Jul 2012 - 23:55



Kleverson,

Atente ao aditivo do líquido do radiador também! Ele é responsável por auxiliar a troca térmica do calor do líquido vindo do motor para o radiador e por consequência, para o exterior, após o ar externo atravessar o radiador...

A ventoinha que você comprou, é a original? Porque provavelmente sua MB utiliza a viscosa; ela é recarregável; você talvez nem precisava trocar. Poucas pessoas sabem mecher nela e por isso, recomendam a troca, pois nem sabem que dá para recarregar.

Abs,
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Mensagem por Karl Fass. Dom 22 Jul 2012 - 7:50



Alexandre, tentei recarregar 3 mas o resultado não ficou bom. Melhora, mas fica aquém do que deveria. No da mercedes tem uma flange interna que atrapalha a recarga. Melhor é comprar nova e original.
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Mensagem por Kleverson Dom 22 Jul 2012 - 7:54



Obrigado Alexandre, amanhã vou ver esse aditivo que você me recomendou.
Quanto a ventoinha, comprei uma da Silverado, mas o mecânico percebeu que ela joga o vento ao contrário da original.
Amanhã vou comprar um elétrico para testar como fica.
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Mensagem por Karl Fass. Dom 22 Jul 2012 - 8:12



Seu carro tem uma ventoinha interna com efeito térmico. Experimente girar com a mão a ventoinha interna com o carro frio e depois com o carro bem quente ( desligado, lógico he, he..) Com o carro quente ela deve ficar bem mais pesada, Caso contrário, ou fique igual, ou próximo, ela já era.. É dessa que o Alexandre estava falando.

A externa é para temperaturas mais altas e quando se liga o ar.

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Mensagem por C-220 Dom 22 Jul 2012 - 12:59



O meu carro sem A/C trabalha em 80ºC no painel, já com A/C ligado fica em torno dos 90ºC no painel. Quanto ao viscoso, quando o motor está frio fica totalmente livre, quando quente fica muito pouco pesado. :?:
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Mensagem por Alexandre - pr Dom 22 Jul 2012 - 14:38



Fass,

Quando fiz a minha recarga, verifiquei que a flange interna é que impede do líquido sair. Por isso deve-se colocar uma seringa com a ponteira na medida exata do furo e injetar. Deve-se fazer com ela aquecida, pois a flange se modifica conforme a temperatura, o que facilita para entrar o fluído (silicone 10K).

Não se pode usar ainda silicone com densidade maior que 10K, pois é muito espesso e fica impossível colocar. Se quiser facilitar, pode usar silicone densidade 7500, é mais líquido, facilita a entrada na ventoinha.

Pelo que lembro, o origial é densidade 5000, mas ele costuma vazar ao longo de alguns anos.

Fiz no Omega em 2008 e está lá funcionando até hoje... talvez mude um pouco mesmo, mas não custa tentar... aliás, custa R$ 20,00 (preço do silicone de automodelismo), hehe.

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Mensagem por Kleverson Dom 22 Jul 2012 - 18:17



Obrigado a todos.
Amanhã posto os resultados.
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Mensagem por Kleverson Ter 24 Jul 2012 - 7:15



Bom dia.
Primeiramente venho a agradecer todos os confrades que me ajudaram nessa minha missão de fazer a C280 funcionar normalmente.
Vocês já devem saber que em Outubro de 2011 comprei-a de um rapaz que já havia dado ela como morta.
Ela estava com um dos comandos de válvulas quebrado e esquentando muito rapidamente. O rapaz havia desistido porque aqui em TeresinaPI não vende-se nada para automóveis Mercedes.
Pois bem, encontrei o comando numa loja de Minas Gerais através do Mercado Livre. Isso já foi lá para Dezembro.
Quando o comando já estava no lugar, ela apresentou outros problemas: não segurava marcha lenta, esquentava em menos de 2 minutos e não tinha força, só chegava até 20 km/h.
Comprei bomba de combustível, filtro de combustível, bobina de ignição, velas. Mas o problema continuava.
O mecânico disse que seria o TBI (Corpo de Borboleta). Pois bem, isso foi em Março. Um rapaz daqui especialista em eletrônica para carros disse que sabia refazer o chicote do TBI, cobrou 600 reais para isso. Mas não deu certo, e desde Março até algumas semanas atrás ele estava tentando conseguir outro para substituir o meu. Mas nunca encontramos a venda.
Até que semana passada, dia 16 de Julho, um garoto a viu lá e disse para mim que a faria andar. Aí eu pensei: "como pode um menino desses que tem no máximo uns 18 anos ter uma audácia dessas?" Mas resolvi deixar, para mim estava quase perdido mesmo.
Ele me perguntou se poderia fazer qualquer coisa para ela funcionar e eu dei carta branca.
Pois bem, ele disse que tiraria o TBI e instalaria um carburador. Eu disse que tudo bem, desde que funcione.
Ele colocou um carburador do Jeep e o carro ficou ótimo, andando como eu nunca tinha visto antes.
Mas continuava esquentando e como aqui não tem peças Mercedes, ele resolveu adaptar o radiador do Audi A3 e colocar a ventoinha elétrica de um carro da Renault.
Caiu como uma luva, o carro agora está perfeito: anda normal e não esquenta mais. Passamos o dia ontem testando e foi tudo 100%.
Hoje ele terminará de montar para me entregar.
Pois foi isso que ocorreu, caso resolvido de Outubro de 2011 a Julho de 2012.
Obrigado a todos, em especial ao confrade Maluhy que nos deu muitas dicas essenciais sobre onde seria o problema do carro.
Um abraço.
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Mensagem por Zeffer Ter 24 Jul 2012 - 10:59



Que nome se dá pra uma mercedes c280 ,com carburador de jeep, radiador de a3 e ventoinha de renault?

Acho que seria mercerenaltjeepa3. rss rss rss
Desculpe a brincadeira mas não resisti, mas se no final deu tudo certo ta valendo.
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Mensagem por Guest Ter 24 Jul 2012 - 11:36



Kleverson

Eu nao sou exatamente um neofito em mecanica e gostaria muito de saber e ver essa adaptacao com o carburador de Jeep e as conexoes deste. Obviamente como o mecanico ja fechou fica por isso mesmo. Mas quando for abrir para limpar o carburador se der peça para tirar foto com celular.
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 24 Jul 2012 - 11:47



Também queria ver fotos de como isso ficou...

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Mensagem por Mau71 Ter 24 Jul 2012 - 13:01



Bom, se o carro der outro problema e visitar esse mecanico mais uma vez, provavelmente ganhará motor e caixa de opala, rsrrs. Vai sobrar um bocado de fio!
:)
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 24 Jul 2012 - 14:04



Mau71,

Pense bem. O confrade está bem longe dos grandes centros. É complicadíssimo fazer manutenção de um carro desses, em um lugar longe de tudo.

Uma simples troca de óleo de motor ou de câmbio, já se tornam uma missão difícil.

Não acho legal também alterar a originalidade, mas nesses casos, de duas uma:

1) ou se mantém o carro original com um investimento espetacular (pois as peças não são fáceis de encontrar como por exemplo no Sul e Sudeste), ou

2) se fazem essas adaptações.

Depois disso, jamais o carro será o mesmo, mas se o confrade quer só um carro/meio de transporte, sem manter a originalidade, pode cumprir tal missão...

Assim, entendo que as particularidades desse caso, justificam em partes, o que foi feito; embora eu jamais teria coragem de fazê-las.

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Mensagem por Mau71 Ter 24 Jul 2012 - 14:54



Sim Alexandre... e em nenhum momento eu falei algo diferente disto, nao entendi o seu pense bem, disse o mesmo que você em outras palavras: ele está fazendo adaptação porque é a melhor alternativa que encontrou no momento.
Como ele mesmo disse, o carro ja estava condenado pelo outro proprietário.
abs
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 24 Jul 2012 - 17:06



Mau71,

Sim, entendido!

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Mensagem por Convidado 8 Ter 24 Jul 2012 - 21:00



Puxa vida, Kleverson. Jamais pensei que essa estória teria esse desfecho!!
Um tanto inusitado, convenhamos!
Se tiver a intenção de voltar teu carro à originalidade, vá adquirindo as peças devagar (tem várias dicas de empresas que fornecem componentes MB aqui no fórum e que até parcelam o pagamento se for necessário).
Um abraço e boa sorte!
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Mensagem por Kleverson Qua 25 Jul 2012 - 7:07



Obrigado a todos.
Mas o motor, que é o mais importante, está o mesmo, sem alterações.
O de mais radical mesmo, foi só a implementação do carburador.
Confesso a vocês que pensei que o carro fosse perder rendimento, mas isso não ocorreu (pelo menos é o que eu acho, pois nunca tive o prazer de ver o funcionamento dele quando ainda era injeção) . Eu digo que está normal porque ele está com muita força, segura a marcha lenta normal, liga de primeira, está ótimo.
Mas nunca pensei em mudar o motor para o de Opala, rsrsrs. Não farei isso nunca, afinal Mercedes-Benz é um motor respeitado e não quero perdê-lo por nada.
Um abraço.
Kleverson
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Mensagem por gustavo vanesghick Qua 25 Jul 2012 - 19:41



Corajoso...Boa sorte e sucesso em suas adaptações!
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