Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1 • Compartilhe
Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
Matéria interessante do site: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
----------------------------------------
Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
POR - LEONARDO CONTESINI - 13 NOV, 2012 - 11:57
No fim de novembro de 1982, a Mercedes-Benz apresentou o modelo W201, conhecido comercialmente como 190 e 190E. O sedã compacto e inovador ampliou a gama de modelos da Mercedes-Benz com uma terceira família, junto da Classe E e da Classe S – que na época ainda não levavam tais designações oficialmente. Ao lançar o 190E a Mercedes definiu seu futuro. Não apenas por ter marcado o início do segmento chamado internamente de “classe compacta”, mas também por marcar o início da fase mais acirrada da rivalidade com a BMW.
A Mercedes historicamente adotava uma postura de se considerar uma marca sem concorrentes, enquanto Audi e BMW se recuperavam a seu modo após a Segunda Guerra. Quando a BMW inventou o sedã compacto de luxo alemão e lançou o Série 3 em 1975 a Mercedes precisou rever sua postura. Pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra a Mercedes se viu obrigada a armar um contra-ataque a um rival.
O W201 foi cuidadosamente planejado para ser posicionado abaixo da Classe E de modo que não roubasse nenhum pedaço do território do modelo médio da Mercedes. Embora tenha sido um planejado como um produto para um nicho específico, ele não sofre dos males dos típicos “carros-produtos de nicho”, que deixam uma sensação de que poderiam ser um pouco melhores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na verdade o W201 foi um segundo passo na filosofia aplicada pelo designer Bruno Sacco: “um Mercedes deve sempre parecer um Mercedes”. Para conseguir fazer isso, Sacco criou os conceitos de “afinidade horizontal” e “afinidade vertical”. Segundo estes conceitos, os carros teriam elementos estéticos comuns entre si (horizontal) e deveriam evoluir seu estilo de modo que o modelo novo não tornasse obsoleto o modelo substituído, reforçando a ideia de continuidade que criaria um padrão estético atemporal. Dá para dizer que Sacco estava criando futuros clássicos – e sabia disso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Além da revolução estética da qual fez parte, o W201 difere dos demais produtos de nicho por sua qualidade de construção – que empregava chapas de liga de aço mais resistentes, permitindo manter o peso abaixo de 1.200 kg, e tinha inovações como a suspensão traseira “five-link”, que contribuíram para torná-lo o primeiro esportivo moderno da Mercedes.
Antes dele os Mercedes eram esportivos de linha reta, mas o conjunto mecânico bem equilibrado com o motor 2.3 de 16 válvulas com cabeçote Cosworth o tornaram um dos grandes esportivos da época, com direito a corrida em Nürburgring para o lançamento vencida por Ayrton Senna. Mais tarde foram feitas as versões 2.3-16 Evolution e 2.5-16, e com a aquisição da então preparadora independente AMG, tornou-se o primeiro modelo AMG a ser vendido oficialmente pela Mercedes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A preparação consistia no aumento da cilindrada do seis-em-linha de 2,6 litros para 3,2 litros, além das tradicionais alterações estéticas e aerodinâmicas. Seu sucessor, o C36 AMG W202 seria produzido em parceria com a Mercedes, o que faz do 190E o último AMG puro.
Em 1993 o W201 deixou de ser produzido, e deu lugar ao sucessor W202, agora já com a nova nomenclatura de classes oficializada pela Mercedes. Nesses 30 anos desde o seu lançamento, o 190E envelheceu bem, e deixa claro que é o ponto de partida do carro que o acompanha na foto de abertura do post – o que também prova que Bruno Sacco estava certo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Link para matéria original: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
----------------------------------------
Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
POR - LEONARDO CONTESINI - 13 NOV, 2012 - 11:57
No fim de novembro de 1982, a Mercedes-Benz apresentou o modelo W201, conhecido comercialmente como 190 e 190E. O sedã compacto e inovador ampliou a gama de modelos da Mercedes-Benz com uma terceira família, junto da Classe E e da Classe S – que na época ainda não levavam tais designações oficialmente. Ao lançar o 190E a Mercedes definiu seu futuro. Não apenas por ter marcado o início do segmento chamado internamente de “classe compacta”, mas também por marcar o início da fase mais acirrada da rivalidade com a BMW.
A Mercedes historicamente adotava uma postura de se considerar uma marca sem concorrentes, enquanto Audi e BMW se recuperavam a seu modo após a Segunda Guerra. Quando a BMW inventou o sedã compacto de luxo alemão e lançou o Série 3 em 1975 a Mercedes precisou rever sua postura. Pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra a Mercedes se viu obrigada a armar um contra-ataque a um rival.
O W201 foi cuidadosamente planejado para ser posicionado abaixo da Classe E de modo que não roubasse nenhum pedaço do território do modelo médio da Mercedes. Embora tenha sido um planejado como um produto para um nicho específico, ele não sofre dos males dos típicos “carros-produtos de nicho”, que deixam uma sensação de que poderiam ser um pouco melhores.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na verdade o W201 foi um segundo passo na filosofia aplicada pelo designer Bruno Sacco: “um Mercedes deve sempre parecer um Mercedes”. Para conseguir fazer isso, Sacco criou os conceitos de “afinidade horizontal” e “afinidade vertical”. Segundo estes conceitos, os carros teriam elementos estéticos comuns entre si (horizontal) e deveriam evoluir seu estilo de modo que o modelo novo não tornasse obsoleto o modelo substituído, reforçando a ideia de continuidade que criaria um padrão estético atemporal. Dá para dizer que Sacco estava criando futuros clássicos – e sabia disso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Além da revolução estética da qual fez parte, o W201 difere dos demais produtos de nicho por sua qualidade de construção – que empregava chapas de liga de aço mais resistentes, permitindo manter o peso abaixo de 1.200 kg, e tinha inovações como a suspensão traseira “five-link”, que contribuíram para torná-lo o primeiro esportivo moderno da Mercedes.
Antes dele os Mercedes eram esportivos de linha reta, mas o conjunto mecânico bem equilibrado com o motor 2.3 de 16 válvulas com cabeçote Cosworth o tornaram um dos grandes esportivos da época, com direito a corrida em Nürburgring para o lançamento vencida por Ayrton Senna. Mais tarde foram feitas as versões 2.3-16 Evolution e 2.5-16, e com a aquisição da então preparadora independente AMG, tornou-se o primeiro modelo AMG a ser vendido oficialmente pela Mercedes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A preparação consistia no aumento da cilindrada do seis-em-linha de 2,6 litros para 3,2 litros, além das tradicionais alterações estéticas e aerodinâmicas. Seu sucessor, o C36 AMG W202 seria produzido em parceria com a Mercedes, o que faz do 190E o último AMG puro.
Em 1993 o W201 deixou de ser produzido, e deu lugar ao sucessor W202, agora já com a nova nomenclatura de classes oficializada pela Mercedes. Nesses 30 anos desde o seu lançamento, o 190E envelheceu bem, e deixa claro que é o ponto de partida do carro que o acompanha na foto de abertura do post – o que também prova que Bruno Sacco estava certo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Link para matéria original: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro- Administrador
- Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
Tive uma e posso atestar que embora o acabamento não fosse tão caprichado quanto as irmãs mais nobres, não deixava a desejar em elegância e desempenho, abs.
Reuthmann- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1383
Data de inscrição : 28/11/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
Tenho uma e sou aficcionado pelo modelo. Embora a minha seja uma 2.3 8v com 136cv el e a ultima serie 1993 e esta bem conservada. O carro tem um desempenho muito bom, alem da maciez e dirigibilidade sensacional.
A minha que por sinal esta a venda deixara saudades embora o planejamento futuro inclui outra porém 2.3 16v ou a C36 AMG. Quem possuiu ou possui estes modelos sabe o quanto e difícil o desapego, pois alem das qualidades, são mais raras e difícil de encontar em bom estado rodando no dia a dia das cidades, diferente das w202 que se encontra facilmente...
O carro e encantador e sempre inspira comentários nos lugares onde passa.
E show !! Valeu pela matéria !!
Abs
A minha que por sinal esta a venda deixara saudades embora o planejamento futuro inclui outra porém 2.3 16v ou a C36 AMG. Quem possuiu ou possui estes modelos sabe o quanto e difícil o desapego, pois alem das qualidades, são mais raras e difícil de encontar em bom estado rodando no dia a dia das cidades, diferente das w202 que se encontra facilmente...
O carro e encantador e sempre inspira comentários nos lugares onde passa.
E show !! Valeu pela matéria !!
Abs
Cássio Vitor- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1368
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Tudo sobre Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Os 30 anos do Mercedes-Benz W201
tenho uma 2.6 com kit AMG que é o meu " dodói " ; realmente uma Estrela única , incomparável
Marcos Antonio Loureiro- Relações Públicas e Eventos
- Número de mensagens : 138
Data de inscrição : 29/06/2009
Interesses : Participativos
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» mercedes benz w201 190E, 2.0 ou 2.3??
» Mercedes-Benz W201 Service Manual Library
» Herzlich Willkommen beim Mercedes-Benz W201 16V Club e.V.!
» Conta Giros RPM C/ Relógio Original Mercedes-Benz W201
» SL R107 e R129 Vídeo Bellote
» Mercedes-Benz W201 Service Manual Library
» Herzlich Willkommen beim Mercedes-Benz W201 16V Club e.V.!
» Conta Giros RPM C/ Relógio Original Mercedes-Benz W201
» SL R107 e R129 Vídeo Bellote
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|