Óleo cambio automatico (W202) - tutorial de troca, especificações e quantidade de óleo
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W202 - 1993 a 2000
Página 2 de 3 • Compartilhe
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Óleo cambio automatico (W202) - tutorial de troca, especificações e quantidade de óleo
Sidney, seu post foi fundido a este tópico em andamento sobre o mesmo assunto.
Para confirmar qual é o óleo homologado para o câmbio 722.6, pode-se acessar a lista da MBB conforme a Norma MB, através de link nesse tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Te adianto que o óleo homologado para o câmbio 726.6 pela Norma 236.10 é o Shell ATF 3403/M115, mas as Concessionárias vem aplicando o Fuchs Titan 3353 (foto postada pelo A.CArneiro) aprovado na Norma 236.12 para o 722.6 (NAT1), 722.9 (NAT2) e caixas de transferência 4 Matic.
Onde encontrar, dê uma conferida em Caminho das Pedras, mas o Fuchs Titan no meu caso (W203 Amg e o próximo a trocar será o da W163) compensou comprar direto na Concessionária a R$ 107,00 por litro, o Confrade Erickdib fez assim também (achei fora de CCS a R$95,00 fora o frete), agora na Marimport ou com o Confrade Paulo Samico/SJ Parts você encontra o Febi da 236.10 em torno de R$ 60,00 o litro e aqui no Fórum procure por um anúncio de um lojista do RJ, Auto Peças Coronel salvo engano, pois o vendedor ofereceu também esse óleo Febi.
Para confirmar qual é o óleo homologado para o câmbio 722.6, pode-se acessar a lista da MBB conforme a Norma MB, através de link nesse tópico:
Te adianto que o óleo homologado para o câmbio 726.6 pela Norma 236.10 é o Shell ATF 3403/M115, mas as Concessionárias vem aplicando o Fuchs Titan 3353 (foto postada pelo A.CArneiro) aprovado na Norma 236.12 para o 722.6 (NAT1), 722.9 (NAT2) e caixas de transferência 4 Matic.
Onde encontrar, dê uma conferida em Caminho das Pedras, mas o Fuchs Titan no meu caso (W203 Amg e o próximo a trocar será o da W163) compensou comprar direto na Concessionária a R$ 107,00 por litro, o Confrade Erickdib fez assim também (achei fora de CCS a R$95,00 fora o frete), agora na Marimport ou com o Confrade Paulo Samico/SJ Parts você encontra o Febi da 236.10 em torno de R$ 60,00 o litro e aqui no Fórum procure por um anúncio de um lojista do RJ, Auto Peças Coronel salvo engano, pois o vendedor ofereceu também esse óleo Febi.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Re: Óleo cambio automatico (W202) - tutorial de troca, especificações e quantidade de óleo
Eu uso o Febi norma 236.10 para o câmbio 722.6. As 2 últimas vezes comprei da Marimport. Senão me engano por 60,00 ou 65,00 o Litro.
Aqui tem o procedimento parcial de troca (somente do cárter): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se quiser mais completo, pode usar a bomba de óleo do câmbio para ela expelir o óleo do conversor de torque, pois você não tem acesso a ele; somente desse modo ou por diálise com equipamento específico.
IMPORTANTE: certifique-se que possui a VARETA para medição do óleo, pois 100ml a mais ou a menos nesse câmbio, já vai ocasionar problemas no funcionamento. Os veículos com o câmbio 722.6 não tem mais a vareta. Você deve adquiri-la separadamente. No ebay tem boas escolhas, procure como "722.6 dipstick" mas veja com cuidado o modelo que não "desmancha". Aqui no Fórum tem bastante informação a respeito dessas varetas.
Abs,
Aqui tem o procedimento parcial de troca (somente do cárter): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se quiser mais completo, pode usar a bomba de óleo do câmbio para ela expelir o óleo do conversor de torque, pois você não tem acesso a ele; somente desse modo ou por diálise com equipamento específico.
IMPORTANTE: certifique-se que possui a VARETA para medição do óleo, pois 100ml a mais ou a menos nesse câmbio, já vai ocasionar problemas no funcionamento. Os veículos com o câmbio 722.6 não tem mais a vareta. Você deve adquiri-la separadamente. No ebay tem boas escolhas, procure como "722.6 dipstick" mas veja com cuidado o modelo que não "desmancha". Aqui no Fórum tem bastante informação a respeito dessas varetas.
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
Alexandre,
Recebeu meu e-mail com o manual de manutenção do câmbio 722.6?
Recebeu meu e-mail com o manual de manutenção do câmbio 722.6?
Convidado 12- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4695
Estado :
Advertências :
Boa noite Márcio,
Recebi, mas só ví agora que você comentou. Estava na caixa de SPAM.
Muito bom o material, mas espero nunca precisar abrir uma caixa de câmbio dessas, rs. Muito obrigado.
Aonde você conseguiu?
Abs,
Recebi, mas só ví agora que você comentou. Estava na caixa de SPAM.
Muito bom o material, mas espero nunca precisar abrir uma caixa de câmbio dessas, rs. Muito obrigado.
Aonde você conseguiu?
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
Alexandre,
Essa de cair na caixa de Spam já virou piada das boas. :P :P :P
Eu te mandei por que sei que você se interessa e conhece bastante sobre a 722.6
Essa de cair na caixa de Spam já virou piada das boas. :P :P :P
Eu te mandei por que sei que você se interessa e conhece bastante sobre a 722.6
Convidado 12- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4695
Estado :
Advertências :
Alexandre-Pr, adquiri a vareta de leitura desse fornecedor da Polônia seguindo a sua indicação do Ebay, excelente a ferramenta, nível OE!!!
Estado :
Advertências :
Troca do óleo da caixa automática C 230 Sport Kompressor 1999
Bom dia Srs.
Estou fazendo uma revisão na Joia, mas não sei qual oleo usar e nem a quantidade, alguém pode dar uma luz.....
Estou fazendo uma revisão na Joia, mas não sei qual oleo usar e nem a quantidade, alguém pode dar uma luz.....
sidney cesar dos santos- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 55
Interesses : amigos informações e mercedes
Estado :
Advertências :
Sidney, seu post foi fundido a este tópico em andamento sobre o tema.
Dê uma conferida na pág 2, a sua dúvida foi esclarecida ali com relação a quais são os óleos homologados para o câmbio 722.6 na Norma 236.10 e seguintes.
Quanto à quantidade, esgotando o conversor de torque (o Maluhy já postou no Forum como fazê-lo) cabem 8 litros no total.
Esse outro tópico, link a seguir, contém mais informações sobre a manutenção do 722.6:
Abraços,
Dê uma conferida na pág 2, a sua dúvida foi esclarecida ali com relação a quais são os óleos homologados para o câmbio 722.6 na Norma 236.10 e seguintes.
Quanto à quantidade, esgotando o conversor de torque (o Maluhy já postou no Forum como fazê-lo) cabem 8 litros no total.
Esse outro tópico, link a seguir, contém mais informações sobre a manutenção do 722.6:
Abraços,
Estado :
Advertências :
Prezado Antônio Elias, quando se faz a troca do óleo do cambio não seria o correto esgotar TODO o óleo, inclusive o do conversor de torque, sempre?? Por que alguns profissionais não o fazem? Qual será o prejuízo futuro com esse procedimento? O óleo novo não fica contaminado pelo antigo?
E mais, tive a recomendação de que quando for fazer esse trabalho, o correto é que se troque também a tomada do cambio (além, é claro, da junta e do filtro), pois é uma fonte de vazamentos, pela guarnição existente na peça, que se desgasta. Isso procede?
Um abraço, meu caro!
E mais, tive a recomendação de que quando for fazer esse trabalho, o correto é que se troque também a tomada do cambio (além, é claro, da junta e do filtro), pois é uma fonte de vazamentos, pela guarnição existente na peça, que se desgasta. Isso procede?
Um abraço, meu caro!
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
Jaguar, até onde tenho conhecimento, creio que a substituição da tomada do câmbio pode até ser preventiva para aproveitar a mão-de-obra, não acredito que seja um ítem de revisão programada por tempo ou Km.
O que os reparadores que conheço e as Concessionárias as quais tenho contato repassam, é que a troca é feita sempre com substituição da junta de borracha do cárter e do filtro interno, a tomada do câmbio só se houver necessidade.
Quanto a essa questão de esgotar todo o óleo da caixa incluindo o conteúdo do conversor, o Maluhy ou o Oldboy de repente possam esclarecer mais detalhadamente, o que sei é que é possível sim com uso de equipamento adequado e outros processos (dependendo do câmbio), já li alguns tutoriais orientando que caso não se consiga ou não se tenha meio de esgotar a quantidade que restar no conversor, falam para completar e misturar com óleo novo com o velho, só que falam para nessa situação diminuir o período de troca por esse motivo?!?!?! Então penso eu que certamente há contaminação e não é uma solução adequada.
Um dos meios de esgotar o conteúdo do conversor é com equipamento de diálise, o óleo do 722.6 da minha C55 por exemplo foi trocado recentemente na CCs Minasmáquinas e esgotaram todo o conteúdo do conversor por esse processo.
Um detalhe, existem 722.6 que não tem o bujão de sangria do conversor, no caso de W202 o Maluhy explicou no Fórum o seguinte:
O que os reparadores que conheço e as Concessionárias as quais tenho contato repassam, é que a troca é feita sempre com substituição da junta de borracha do cárter e do filtro interno, a tomada do câmbio só se houver necessidade.
Quanto a essa questão de esgotar todo o óleo da caixa incluindo o conteúdo do conversor, o Maluhy ou o Oldboy de repente possam esclarecer mais detalhadamente, o que sei é que é possível sim com uso de equipamento adequado e outros processos (dependendo do câmbio), já li alguns tutoriais orientando que caso não se consiga ou não se tenha meio de esgotar a quantidade que restar no conversor, falam para completar e misturar com óleo novo com o velho, só que falam para nessa situação diminuir o período de troca por esse motivo?!?!?! Então penso eu que certamente há contaminação e não é uma solução adequada.
Um dos meios de esgotar o conteúdo do conversor é com equipamento de diálise, o óleo do 722.6 da minha C55 por exemplo foi trocado recentemente na CCs Minasmáquinas e esgotaram todo o conteúdo do conversor por esse processo.
Um detalhe, existem 722.6 que não tem o bujão de sangria do conversor, no caso de W202 o Maluhy explicou no Fórum o seguinte:
as Mercedes 202 tem bujão de esgotamento no conversor ...
Estado :
Advertências :
O ideal seria sempre esgotar a maior quantidade de fluído possível.
oldboy- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 679
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
A CSS daqui está capacitada pela MB a desmontar e montar cambio. O gerente explicou-me que pela cor do óleo se decide em trocar todo o óleo.
Quando a cor do óleo indica limalha e há alteração no comportamento do mesmo, o procedimento técnico indicado é trocar o conversor de torque.
O grande problema da diálise, de acordo com o gerente, é acumular sujeira em lugares onde a pressão do óleo não vai conseguir remove-lá, mas promovendo o inverso.
Ele me mostrou um câmbio aberto de uma C180 2012, peça por peça sendo limpa, mas no caso do conversor não é possível limpar.
O mais importante da troca de óleo é remover a sujeira acumulada nos filtros e no cárter.
A.Carneiro- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3103
Interesses : Mercedez-Bens das Auto
Estado :
Advertências :
Olá.
A informação que obtive de um amigo consultor de CCS Mercedes é que apenas a mão-de-obra para o trabalho de substituição do óleo do cambio 722.6 é de R$ 575,00. Não ficou claro se o óleo do conversor será esgotado ou não e nem quantas horas esse serviço demanda, mas na minha opinião é um contra senso substituir o óleo e deixar o do conversor...
Não seria a mesma coisa de trocar o óleo do motor e manter o filtro antigo?
Abs
A informação que obtive de um amigo consultor de CCS Mercedes é que apenas a mão-de-obra para o trabalho de substituição do óleo do cambio 722.6 é de R$ 575,00. Não ficou claro se o óleo do conversor será esgotado ou não e nem quantas horas esse serviço demanda, mas na minha opinião é um contra senso substituir o óleo e deixar o do conversor...
Não seria a mesma coisa de trocar o óleo do motor e manter o filtro antigo?
Abs
Estado :
Advertências :
1- a maioria das MB tem o bujão de esgotamento do conversor
2- qdo não tem basta colocar um balde para recolher o óleo que retorna do cooler, qual a quantidade?Fácil, vc esgota o que tem na caixa (mais ou menos 4l), desliga a mangueira de retorno,bota a mangueira num balde, coloca 4l no sistema,liga o carro, vai adicionando mais 3 L no sistema, qdo tiver 3l de óleo no balde vc trocou tudo, se vc for um tarado gasta mais um litro para ter certeza que expulsou todos os demonios,kakakaa, feito isso,religue a tubulação e corrija o nível com a vareta ferramenta.
3- 575,00 para trocar o fluido e filtro da cx?Vou mudar minha tabela,kakakaka
2- qdo não tem basta colocar um balde para recolher o óleo que retorna do cooler, qual a quantidade?Fácil, vc esgota o que tem na caixa (mais ou menos 4l), desliga a mangueira de retorno,bota a mangueira num balde, coloca 4l no sistema,liga o carro, vai adicionando mais 3 L no sistema, qdo tiver 3l de óleo no balde vc trocou tudo, se vc for um tarado gasta mais um litro para ter certeza que expulsou todos os demonios,kakakaa, feito isso,religue a tubulação e corrija o nível com a vareta ferramenta.
3- 575,00 para trocar o fluido e filtro da cx?Vou mudar minha tabela,kakakaka

Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Cambio CVT de Fit nem assim se troca, tem que colocar 3L de fluido,andar uns 2 dias e trocar de novo, pq os incautos esquecem de trocar e qdo vem para oficina está lama pura.... :affraid:
Estado :
Advertências :
Putz Maluhy, se soubesse que você estava monitorando o tópico não tinha divulgado esse valor... kkk Realmente uma "cacetada"...
Quanto tempo demora para executar esse trabalho?
Abs
Quanto tempo demora para executar esse trabalho?
Abs
Estado :
Advertências :
O tempo normal em torno de 2/3h..... 

Estado :
Advertências :
Ok. Então $575 para 2 a 3 horas de trabalho...
Estado :
Advertências :
A hora do CSS aqui estava a 240,00...... 

Estado :
Advertências :
Aqui em Santos a CCs Divena cobra R$ 200,00, já em SP ela cobra R$ 400,00. Talvez pela estrutura bem maior e por ter heliponto.
Coronel- Administrador
- Número de mensagens : 3218
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Confrades,
Passeando, achei o seguinte endereço com informações relevantes. Boa leitura.
Sds,
Passeando, achei o seguinte endereço com informações relevantes. Boa leitura.
Sds,
Itamar- Usuário Prata
- Número de mensagens : 335
Interesses : filhos
Advertências :
Confrades, boa noite!
Estou pesquisando esse tema há dias, felizmente estou muito bem informado depois que li e reli todas as perguntas e respostas.
Um grande abraço, muito obrigado.
Fraternalmente
Josmar Faria
PS. contarei minha experiência nos próximos dias, comprei via internet o filtro e junta. “W202 / 722.6”
Estou pesquisando esse tema há dias, felizmente estou muito bem informado depois que li e reli todas as perguntas e respostas.
Um grande abraço, muito obrigado.
Fraternalmente
Josmar Faria
PS. contarei minha experiência nos próximos dias, comprei via internet o filtro e junta. “W202 / 722.6”
Josmar Faria- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Interesses : Carros e motocicletas
Advertências :
Josmar,
Que bom o fórum ter lhe ajudado. O objetivo é esse mesmo: aprendizado e troca de experiências, pois todos nós estamos aqui aprendendo.
Depois nos conte o resultado.
Seja bem vindo ao fórum.
Caso queira, voce pode se apresentar no tópico proprio (link abaixo) para que os demais confrades possam conhecê-lo e ajudá-lo em suas dúvidas:
Qualquer dúvida é só perguntar. Sinta-se a vontade e em casa.
Abç.
Que bom o fórum ter lhe ajudado. O objetivo é esse mesmo: aprendizado e troca de experiências, pois todos nós estamos aqui aprendendo.
Depois nos conte o resultado.
Seja bem vindo ao fórum.
Caso queira, voce pode se apresentar no tópico proprio (link abaixo) para que os demais confrades possam conhecê-lo e ajudá-lo em suas dúvidas:
Qualquer dúvida é só perguntar. Sinta-se a vontade e em casa.
Abç.
Coronel- Administrador
- Número de mensagens : 3218
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Boa noite! Por favor, como sabe o numero do cambio (722.?) da minha C180 1999 - Classic Plus?
Grato pela atenção.
Grato pela atenção.
waldirsilva- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 24
Interesses : Classe A
MB 236.10 tem que ter essa especificação no rótulo amigo.
Douglas Barddal- Usuário Prata
- Número de mensagens : 387
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3

» Troca de óleo do câmbio mecânico (manual) e semi-automático (AKS) - óleo correto
» Óleo do Cambio W203 - período de troca - especificações
» DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
» (W168) Troca do óleo do câmbio automático 722.7 -Classe A
» Câmbio 772.4 C180 94 patinando - não engata 4a. marcha - ruído conversor
» Óleo do Cambio W203 - período de troca - especificações
» DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
» (W168) Troca do óleo do câmbio automático 722.7 -Classe A
» Câmbio 772.4 C180 94 patinando - não engata 4a. marcha - ruído conversor
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W202 - 1993 a 2000
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|