Sistema de Som - CLA 45

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por amm1 Qua 29 Jul 2015 - 14:42



Caros confrades,

Como falei a vocês anteriormente, o grande ponto negativo desta carro para mim é o sistema de som. Vale, naturalmente, frisar que sou um grande entusiasta de qualidade na reprodução o que me torna extremamente crítico e muito chato com sistemas de som automotivos (e residenciais também). Até o momento, meus carros tinham sistemas que eu considerava longe da alta definição mas aceitáveis, de forma que minhas intervenções sempre foram menores. Como, levando em conta o investimento que fiz no carro, o sistema me pareceu absolutamente inaceitável, parti para uma intervenção mais radical. Tem uma loja daqui de SP (http://audiodesign.com.br/) que conheço o dono e que já mexe nos meus sistemas há vários anos, loja pequena mas trabalho fantástico em carros de ponta, então me sinto muito tranqüilo de mexer nisso, nunca tive um problema sequer. Principais diretrizes do projeto: altíssima definição, acabamento, no interior do carro, o mais próximo possível do original, perder o mínimo de espaço possível no porta-malas com acabamento de primeira e, por fim, não interferir na eletrônica do carro. Complexo, não? Vamos passo-a-passo, se preparem que é longo:

O sistema original


Meu carro veio com o Command Online, em termos de funcionalidades reputo o sistema como muito bom. Leitor de CD, DVD, SD, USB, boa interface com Iphone (tanto por cabo como por bluetooth), GPS e acesso à internet. Bastante completo, só necessitava desbloquear o DVD.
Qualidade de áudio: um completo desastre. O carro deveria pelo menos ter vindo para o Brasil com o sistema Harman Kardon, infelizmente a linha CLA não dispõe do Burmester como opcional, que está alguns degraus acima em qualidade. O carro não possuía um amplificador e tínhamos 6 falantes, sendo um kit 2 vias (tweeter + woofer) em cada porta dianteira e um coaxial em cada porta traseira. Definição ruim, grave totalmente focado nas portas, o que para meu gosto é horrível, e pouca capacidade de aumentar volume sem distorção. O ímã e o domo destes falante originais dá desgosto de ver, de tão fracos. Ok, não precisava ser algo de altíssima fidelidade, mas algo no mínimo aceitável.

O setup



  • 1 kit 2 vias Dynaudio Esotec
  • 1 kit 2 vias Morel Tempo
  • 2 subwoofers JL Audio 13TW5
  • 1 amplificador JL Audio HD 1200.1
  • 1 amplificador JL Audio HD 600.4
  • 1 processador de som Audison BitOne
  • Cabos Tchernov e DH Lab



Como o sistema funciona


Um processador de som é conectado ao sistema original através das conexões dos falantes originais para fazer o novo sistema conversar com a central do carro. A partir do processador, saem todas as conexões com os novos equipamentos. Além disso, o processador serve para fazer ajustes finos no som, como regulagem de frequências sonoras e atrasos / distribuição do som; este tipo de regulagem é feito através de um programa específico em notebook, através de conexão do aparelho ao computador.


Alterações no interior do carro - parte invisível


Bom, vamos lá. De nada adianta ter equipamentos excelentes se a fiação não acompanhar; além disso, pensando em manter a originalidade e poder desmontar este sistema um dia que vender o carro, passamos uma fiação completa a parte, paralelamente aos fios originais e sem qualquer alteração no chicote original. Há um porta-fusíveis no cofre do motor com fusíveis específicos para o sistema, tanto para proteção dos equipamentos de som quanto do carro como um todo. Utilizamos cabos russos Tchernov para os falantes e cabos DH Lab para fazer a conexão do processador ao sistema original, dos subwoofers e dos amplificadores.
Outra coisa que alguém poderia perguntar é se as portas não foram tratadas com mantas acústicas e a resposta é não, pelo simples fato das mantas de kevlar já existentes funcionarem como tratamento acústico. 
Nas portas traseiras, os falantes Morel foram acomodados no nicho original, tanto woofer quanto tweeter (apesar de não existir tweeter no setup original, o espaço dele está lá); nas portas dianteiras, os woofers Dynaudio foram acomodados no local original.
Por fim, uma última alteração invisível foi o desbloqueio do DVD via software, que até já citei em outro tópico. Para quem, como eu, não quer adicionar TV ou espelhamento de telefone no sistema original, a solução é perfeita, pois não envolve hardware e não é necessário desmontar o painel do carro. Você compra, recebe um link no email, grava um CD, insere no Command e em poucos minutos a tela está desbloqueada, podendo ser retornada ao original repetindo o procedimento. Cada compra serve para 1 carro pois é específica para cada chassi. Recomendo! (http://www.dvdinmotion.com/mercedes-benz)

Alterações na parte interior do carro - parte visível


Aqui temos duas alterações: a primeira diz respeito aos tweeters das portas dianteiras. Como os Dyanaudio são muito maiores que os originais, foi necessário substituir o suporte original (na porta, em formato de triângulo) por uma peça especialmente moldada seguindo o padrão original de acabamento do carro. Além disso, para melhor fidelidade e efeito-palco, eles foram instalados no esquema on-axxis, usado em competições de som e que significa que estão direcionados aos meus ouvidos no banco do motorista. Naturalmente as outras posições do carro ficam um pouco prejudicadas com isso, mas se quiser eu posso ativar uma configuração no processador de som que distribui eletronica e uniformemente o som pelo habitáculo. As peças originais foram guardadas para serem reinstaladas o dia que o carro for vendido. Imagens das novas peças abaixo:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Outra alteração foi o cinzeiro que fica no console: dentro da peça original eu tirei a tomada 12v e o cinzeiro e instalei o controle remoto do processador de som, de uma maneira que ainda fosse possível fechar a tampa da forma original. Esta é a única peça que não poderá ser reaproveitada no futuro pois foi cortada e o acabamento interno dela foi feito em black piano para combinar com o acabamento do teclado do Command, mas já comprei uma original nova para guardar.
Este controle tem a função de permitir a regulagem de alguns parâmetros gerais do som bem como o acesso rápido a 4 equalizações finas pre-definidas, além do controle se quero o som on-axxis ou distribuição uniforme:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Alterações no porta-malas


Bem, aqui era o lugar onde a maior parte dos equipamentos seriam instalados. Como eu queria perder o mínimo de espaço possível, foi necessário quebrar muito a cabeça; os subwoofers, que normalmente ocupam grande espaço, apesar de serem de excepcional qualidade são slim, ou seja, demandam uma caixa com pouca profundidade (acho que perdi no máximo uns 10 a 15% da capacidade do porta-malas). Já os amplificadores e o processador são de dimensões reduzidas, então aproveitamos o vão que existia embaixo do assoalho do porta-malas (já que não há estepe) para instalação destes equipamentos. 
Foi necessário confeccionar um assoalho totalmente novo (naturalmente o original está guardado em casa para recolocação no dia que o carro for vendido), sendo acomodados os dois amplificadores e o processador. Por baixo existem duas ventoinhas para refrigerar o sistema, que expulsam o ar quente através de aberturas ocultas no assoalho; fizemos também um nicho para guardar os componentes do Tirefit (última foto, então dentro de outras embalagens) e neste nicho temos uma tomada 12V para ligá-lo. 
Os materiais utilizados foram madeira, acrílico, couro e LEDs para iluminação (aliás, nestas fotos os leds não saíram com efeito que produzem pessoalmente, não sei por qual motivo). Estes LEDs estão interligados através de um relê com a iluminação do porta-malas, ou seja, quando a tampa é fechada, eles se apagam:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Resultados


Espetaculares, difícil descrever sem ouvir, mas é de longe o melhor sistema que já ouvi em carros, aí inclusos Harman Kardon, Bose e Bang&Olufsen que vêm de fábrica. Tudo muito equilibrado, mas com muita potência disponível, é possível chegar em regulagens perfeitas para cada tipo de música. Passa-se a ouvir detalhes que antes você nem sabia que existiam nas músicas que escuta só no carro e é possível perceber exatamente a posição dos instrumentos no palco. A equalização nos deu muito trabalho, mas realmente agora o carro tem um sistema a altura, estou muito satisfeito.
Para quem ficou curioso, foram necessários 15 dias de trabalho árduo da Audio Design para fazer esta montagem. Peço desculpas aos confrades por um post tão longo (gosto de ser detalhista no que descrevo) e também pela qualidade das fotos. Em breve o carro deve ser tema de reportagem de uma revista especializada em áudio e daí posto o matéria para vocês.

Abraço a todos.
amm1
amm1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 07/07/2015
Interesses : Automóveis, esportes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por A.Carneiro Qua 29 Jul 2015 - 21:55



Bom Deve ter ficado!!! Ocupa muito espaço, deve ter custado muitas dilmas.
Ficaria melhor numa CLS 63 Laughing

Eu gosto muito de som, deve ser uma boa experiência o som do seu CLA45.
Abs.
A.Carneiro
A.Carneiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3102
Data de inscrição : 12/05/2010
Interesses : Mercedez-Bens das Auto
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por rxavier Qui 30 Jul 2015 - 8:54



Caro amm1, parabéns pelas mudanças e pelo bom gosto.
Realmente, essa AMG merecia um aparato sonoro melhor.
Se vc está satisfeito, isso é que importa.
Eu, particularmente, contento me com um bom som.
Ainda estou de Lua de mel eterna com meu carro.
Gosto de andar com som mais baixo pra não atrapalhar ouvir o ronco e as notas musicais do meu v oito.
A minha esposa fica brava... Sempre quer aumentar o volume do som...
As novas AMGs 45 não sofreram mudança de som?
Estou estudando a possibilidade do espelhamento do meu iPhone no comand.
Abs e parabéns!
rxavier
rxavier
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 932
Data de inscrição : 14/11/2011
Interesses : carros e viagens
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por amm1 Qui 30 Jul 2015 - 11:55



A. Carneiro, não ocupa muito espaço não, como falei, perdi no máximo uns 15% do porta-malas. Em carros anteriores, cheguei a perder mais de 1/3, os grandes vilões são os subwoofers, mas esta linha da JL Audio é slim então ocupa pouquíssimo espaço. Você tem razão, o investimento foi um tanto quanto alto, mas valeu cada centavo - e também recupero no caso de venda pois desmonto tudo. Também adoraria que fosse numa CLS 63, quem sabe em alguns anos né...  cheers cheers 
Rxavier, obrigado! Tentei seguir o bom gosto da MB nas mudanças. Gosto muito do ronco do meu carro também, lógico, não é um V8, mas é bacana. No entanto, como meus deslocamentos diários são de pelo menos 45 min na ida e 45 min na volta, o som tem que estar lá, e aquele original estava me irritando muito, então já que tinha que fazer, fui a fundo. Até onde sei, infelizmente o sistema não mudou na linha 16 das 45, acho que continua a vir sem o Harman Kardon, que é um pouco melhor. Aliás, espero que a MB corrija a besteira que fez na linha 15 com o A45, capando alguns itens para diminuir o preço do carro (tiraram teto, bancos de couro...). O CLA 45 2015 manteve-se idêntico ao meu 2014.
Quanto ao espelhamento, acho bacana, por exemplo, ter o Waze na tela, mas como não uso tanto (o GPS do carro tem me agradado), somente em casos de trânsito muito ruim, preferi não desmontar o painel, já que para o espelhamento é necessário mexer em hardware. Mas que fica bom, fica.
Abs a todos.
amm1
amm1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 07/07/2015
Interesses : Automóveis, esportes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por A.Carneiro Qui 30 Jul 2015 - 20:49



É isso ai Xavier!!! Quem num tem uma orquestra dentro do carro vai de som do motor Laughing

Nos fóruns americanos o Harman Kardon é muito criticado.
Agora nos EUA se tem acesso ao que de melhor tem no mundo, nós tbém, 4xdolar+100% de imposto.
Acredito que essa instalação que foi feita no CLA45 supere quaisquer som de fabrica com exceção do Bursmeister. Esse é top, sim!!! Mas o projeto de instalação é que faz toda a diferença, dentro de uma S acusticamente preparada para isto, é o Top do Top.

Mas para opinar sobre som, somente experimentando. Em casa vamos de B&W empurradas por um NAD 777, mas em Goiânia tem colega que há 10 anos atrás trouxe um par de B&W Nautilus dos EUA, que deve estar custando hoje no Brasil o preço de uma CLS 63 0Km.

Ou seja, som de verdade custa muito dinheiro.

Aprecie sem moderação. O tópico abaixo é para os somnautas....

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
A.Carneiro
A.Carneiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3102
Data de inscrição : 12/05/2010
Interesses : Mercedez-Bens das Auto
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por davizaum Sex 31 Jul 2015 - 10:00



Estou indo de KVR650 com amplificador Alpine e sub Alpine na minha CLC e são outro espetáculos de falantes como os que você usa! Parabéns pelo seu projeto.
davizaum
davizaum
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 48
Data de inscrição : 10/02/2015
Interesses : CLC200
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Maranhão
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por Coronel Sex 31 Jul 2015 - 10:10



davizaum,
Foi esse som que você acabou de importar pelo site?

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3207
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por Pedroalexrj Sex 31 Jul 2015 - 10:17



ParaBENZ pelo Post e pelo som...deve ter ficado animal...só faltou o vídeo no YOUTUBE com ele funcionando...

Fiz um UPGRADE muito mais modesto que o seu...somente substituindo as caixas de som originais (1996), por JBL´s...do mesmo tamanho, mas potências maiores...com filtros crossovers...que vêm nelas inclusive...enfim...não sei nada de som...mas ficou mto bom...apesar de usar o módulo BOSE ORIGINAL dela...

Forte abs.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5779
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por davizaum Sex 31 Jul 2015 - 10:34



Coronel, vou instalar amanhã todo o equipamento, inclusive a central com Android 4.4. Os módulos e falantes eu já utilizava no meu antigo Focus e dava um show!!!
davizaum
davizaum
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 48
Data de inscrição : 10/02/2015
Interesses : CLC200
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Maranhão
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por amm1 Sex 31 Jul 2015 - 12:01



Pois é A. Carneiro, eu gosto de fazer todo um projeto antes de sair mexendo para de fato ficar bom, tanto em casa quanto no carro. Até entendo que os fabricantes não gastem fortunas no sistema de som porque pouca gente está disposta a investir pesado nisso, mas poxa, um carro de 300k vir sem um amplificador? Pisada de bola feia, no mínimo um sistema razoável tinha que ter... Nunca ouvi o Burmester da S, gostaria muito já que tenho a marca Burmester em alta consideração, pois o Bang&Olufsen da SLS Black Series, por exemplo, me decepcionou - agora, naquele carro isso não me incomodaria nem um pouco, o ronco é simplesmente maravilhoso. Aliás, a SLS Black para mim é fantástica...
Em casa vou de Focal, e assim como citou das B&W, as Focal Grande Utopia (que são um sonho para mim) custam mesmo uma CLS 63. Som hi end de verdade é muito caro...
Davizaum, obrigado. Gosto bastante dos amplificadores Alpine, tocam muito. Mas não conheço os falantes KVR650, de que marca são?
PedroAlexRJ, obrigado. Não tenho costume de fazer vídeos de som no youtube porque a qualidade acaba ficando ruim, até por conta da gravação... Se eu pensar num jeito de sair legal eu faço. Pelo visto o som do seu carro já era muito melhor de fábrica, pois tinha o amplificador Bose. Neste caso, dá para fazer um negócio legal sem mexer profundamente.
Abs a todos
amm1
amm1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 26
Data de inscrição : 07/07/2015
Interesses : Automóveis, esportes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por TZero Ter 4 Ago 2015 - 23:15



...............tanta coisa legal..............e eu continuo escutando só Boechat na BAND-NEWS, cliques de radar e apito de guarda....... Embarassed

_________________
Tolerância 0
O sucesso não é medido pelo dinheiro que se tem, e sim, pelos "nãos" que se pode dizer.

Gastei metade do meu dinheiro com Carros, Mulheres e Bebida........a outra metade eu desperdicei.
TZero
TZero
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4753
Data de inscrição : 09/08/2011
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Som - CLA 45 Empty Re: Sistema de Som - CLA 45

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos