Dúvida sobre o Estado de Conservação do Motor da A160 Ano 99

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Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Sex 31 Jul 2015 - 22:25



Boa noite amigos;

Estou para comprar uma Mercedes Classe A 160 ano 99 Confort (completa), prata ... linda, de cambio manual .
Porém se encontra:

1- Com a luz de óleo do painel sempre acesa , e o vendedor disse que era normal, era apenas um sensor dentro do motor que queimou mas que não afetaria do desempenho e outros componentes do motor.... e o óleo sempre mantem o nível .

2- A tampa do reservatório do óleo do motor esta com gotículas de água e com uma pequena borra espumosa branca indo pro tom de amarelo... ele disse que era um suspiro que estava gerando as gotículas de água no motor... e ao conferirmos a vareta de inspeção do nível do óleo do motor, não apresenta água, apenas o óleo preservado.

3- Ao funcionar o carro, apresenta um barulho constante do motor funcionando (aparentemente normal), mas quando piso no pedal da embreagem dáa um barulho estranho... que sempre mantem todas as vezes que pressiono o pedal da embreagem ... o vendedor disse que é normal do carro.

4- Ainda durante o funcionamento do carro, soua  um zumbido de algo energizado, que não muda a intensidade quando coloca marchas e desenvolve o carro... o vendedor disse que é normal também...

Como não conheço essa linha de carro, queria uma ajuda, alguém poderia me auxiliar ?

Obrigado, no aguardo.

Att,.

Lanes


Última edição por Antônio Elias em Sáb 1 Ago 2015 - 18:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título - todo redigido em letras maiúsculas, o que significa gritar com o teclado e/ou internet)
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Mensagem por Convidado 7 Sex 31 Jul 2015 - 22:45



Jose Lanes,

Sugiro  levar  um mecânico  de MB  para avaliar  esses problemas  e  passar  um star diagnóstico.  Verifique  no Forum   se tem  alguma mecânica  recomendada que atenda  a esta area de Minas.

abs
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Dúvida sobre o Estado de Conservação do Motor da A160 Ano 99 Empty Re: Dúvida sobre o Estado de Conservação do Motor da A160 Ano 99

Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Sex 31 Jul 2015 - 22:57



Excelente, obrigado Francisco.
Abçs.
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Mensagem por nbr561 Sáb 1 Ago 2015 - 1:25



Ela esta com um saida da bobina queimada  ai so funciona 3 velas
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Mensagem por Coronel Sáb 1 Ago 2015 - 16:03



Lanes,
Primeiramente, seja bem vindo ao fórum. Não deixe de se apresentar na área própria para que os demais confrades possam saudá-lo também:
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Os W168 são carros excelentes, mas sua manutenção demanda cuidados especiais. Se essa classe A teve manutenção neglicenciada, você pode ter que gastar, facilmente, para colocá-la em ordem, o mesmo valor pago para adquirir o carro.
Se você disse que nunca teve e não conheçe essa linha de carro, é conveniente fazer uma boa vistoria pré compra.
Não confie em papo de qualquer vendedor, a menos que ele seja de confiança ou seu amigo.
Aqui no portal temos o Azis, o Berek e outros que estão sempre nos brindando com MBs especiais, mas são velhos conhecidos nossos.
O fórum tem muitos confrades mineiros que poderão ajudá-lo, inclusive poderão indicar algum mecânico ai na região ou mesmo em BH.
Não conheço Ouro Branco, mas sei que a cinco anos atrás  (2010) foi escolhida a melhor cidade de MG para se viver, com um clima excelente a 1.100m de altitude. É isso mesmo?

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Mensagem por Convidado 9 Sáb 1 Ago 2015 - 19:28



José Lanes, boa noite, também solicito-lhe que se apresente na área de novos usuários para que você possa ser recepcionado na área adequada do Fórum, esse salutar procedimento é previsto nas regras do Fórum:
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Quanto às suas dúvidas:
A 160 ano 99 Confort 
Desconheço essa versão Confort
... luz de óleo do painel sempre acesa , e o vendedor disse que era normal
Não é normal, se medindo pela vareta está no nível e a luz continua acesa é mais provável defeito no sensor de transmissão do nível do óleo do motor, part-number do sensor é A0051539428 custa R$ 580,00 mais a mão de obra de instalação. 
Muita gente não dá importância a luz de óleo com vareta indicando nível manualmente em Classe A, mas se há erro na leitura de nível tem que se checar o que está acontecendo, verificar por baixo se o cárter está ou não amassado comprometendo o enchimento total (cabe 4,8 litros com filtro trocado), se há borra interna ou algo impedindo a leitura correta, enfim o sensor de nível seguramente é um ítem considerado importante no projeto do W168. 

... piso no pedal da embreagem dáa um barulho estranho... que sempre mantem todas as vezes que pressiono o pedal da embreagem ... o vendedor disse que é normal do carro. 
Normal aparentemente não é, depende desse barulho, se "cantando" por exemplo pode ser sinal de desgaste interno principalmente se houver sintomas com o carro em movimento, se trepida ou patina arrancando em subidas, se há dificuldade de engate de marcha, se o pedal estiver pesado e etc, embreagem mecânica de Classe A em bom estado com certeza não tem ruídos estranhos, a dessa A160 pode estar desgastada, só testando. 

Te alerto que se precisar trocar embreagem após a compra, o conjunto/kit mais o atuador original é da marca Sachs, existe acordo comercial entre o fabricante e a MB e você só encontrará esse kit em Concessionaria ao custo aproximado entre R$ 2 e 2.500,00 ou menos dependendo de alguma promoção, fora a mão-de-obra para troca que ficará em média R$ 400 a 500,00 em algumas oficinas independentes, tem que descer o agregado e existem kits paralelos chineses baratos mas não tem a qualidade do original.  

... durante o funcionamento do carro, soua  um zumbido de algo energizado, que não muda a intensidade quando coloca marchas e desenvolve o carro... o vendedor disse que é normal também...

Puxa, tudo para o danado desse vendedor é normal!!!! Shocked

Essa sem ver o carro não dá para afirmar com certeza, se entendi o que você quis dizer pode ser até mesmos os roletes inversores da correia poly V ou mais provavelmente dos rolamentos do alternador, tem Classe A com Valeo e Bosch; o alternador Valeo que acredito seja o que equipa o A desse ano 99 costuma fazer ruídos estranhos e não se acha peça de reposição com facilidade, quando o alternador do carro é Valeo o Márcio da Auto-Evolução orienta trocar por um Bosch mesmo usado, mais fácil manter, confirmar isso num bom auto-elétrico e mecânico para Classe A em MG são poucos os confiáveis, todos listados na área de oficinas em MG, pela sua descrição não compensa arriscar comprar sem uma prévia avaliação geral de Star Diagnózis e checar a parte mecânica e elétrica desse carro.  

À primeira vista aconselho olhar outros Classe A, na sua região não existe mecânico especializado que domine a eletrônica e da mecânica de Classe A, a maioria dos exemplares de Conselheiro Lafayette são mantidos em oficinas de BH ou no Márcio em Juiz de Fora, só pra você ter noção estou em Barbacena e realmente só opção em BH ou Juiz de Fora, fora isso só dá pra fazer o básico na região que é troca de óleo, pastilhas de freio e outras manutenções corriqueiras, restante só nas 2 cidades citadas, sugiro ver outros carros, o Confrade Machado vai vender o A160 dele 2003 com histórico confiável mantido com o Anderson ex-Minasmáquinas, o Erickdib não sei se já vendeu outra A160 boa também mantida no Carlinhos, ex-Minasmáquinas, agora além desses aspectos comentados, independente de qual exemplar for olhar checar a KM dos roletes inversores de correia (troca em média a cada 40.000 Km), líquido refrigerante se está em dia (troca a cada 3 anos), velas e etc, carros até 2003 examinar bem se o sensor Maf está bom (acoplado à central ECU, não se troca separado de central), enfim se notar manutenções acumuladas por fazer dependendo do custo final muitas das vezes no caso de W168 costuma não compensar a compra. 

Abraços,


Última edição por Antônio Elias em Sáb 1 Ago 2015 - 21:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
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Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Dom 2 Ago 2015 - 0:31



Boa noite a todos;

Retribuindo...

nbr561;

Obrigado pela dica, hoje todos os mecânicos estavam atarefados, mas agendei para verificar, abçs!!!

Coronel;

Obrigado pela receptividade, orientação e pelas referencias !!!
Ninguém aqui na cidade soube diagnosticar realmente minhas dúvidas relatadas ...
Realmente Ouro Branco - MG , foi eleita sim, é um lugar calmo, pacato ... interior de gente receptiva, onde possui uma fauna e flora típica, oferece uma beleza natural exuberante, dentre cachoeiras maravilhosas, paredões rochosos lapidados pelas intemperes (maravilhoso) , paisagens magníficas ... e sem contar que pertence ao ciclo do Ouro, por abrigar Tiradentes, imigrantes, senhores feudais entre outros... a Estrada Real corta a cidade... 
O PIB de O.B gira em torno das mineradoras da região do Alto Paraopeba e Quadrilátero ferrífero e da Siderúrgica na qual trabalho a Gerdau; complementado do comercio local e microempresários das zonas rurais que vem comercializar seus produtos naturais nas feiras da cidade...
Em fim falar de O.B é falar de hospitalidade ... O melhor lugar para se morar... rsrs (Moro apenas a 14 anos na cidade de O.B) !!!!

Obrigado novamente pela atenção... Abçs !!!

Antônio Dias;


Ok, obrigado pela orientação, vou me apresentar.
Realmente você tem razão, não é Confort ... e sim Elegance ... me desculpe !!!
Classe A 160 Elegance ano 99 , 1.6 , Prata - Painel, manopla e bancos todo em couro , vidros elétricos nas quatro portas, ar, direção, trava, aro 15" de liga, possui disqueteira e mais algumas coisas .... confesso que to sonhado acordado com ela ... rrss.

Um abraço.

Att,.

Lanes
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Mensagem por Convidado 9 Dom 2 Ago 2015 - 0:37



Muita calma nessa hora! rsrsrs

Antes de decidir-se, examinar bem esses indícios de problemas já detectados, Classe A bem mantido e de boa procedência geralmente não dá dor de cabeça, mas se tiver revisões por fazer procrastinadas com o tempo, se concretizar problemas com embreagem, o sensor que vc mencionou e mais os detalhes observados, aí pode inviabilizar, evitar ao máximo que sonho transforme depois em pesadelo. 

Me tire uma dúvida, essa Elegance está com câmbio manual?
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Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Dom 2 Ago 2015 - 0:48



Ok, obrigado ... rsrs , é cambio manual sim !!!!

Att,.

Lanes
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Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Dom 2 Ago 2015 - 0:59



ahh ... Antônio Elias ....

Na vareta o óleo não estava no máximo e sim 5 mm acima do mínimo , não encontramos o óleo recomendado no fórum para trocar o MB 317 ESSO OIL GEAR ...

No carter não ha nenhuma marca, em nenhum lugar, está ótimo por baixo . Me chamou a atenção, pois depois que lí vários posts, olhei bem dentro de onde coloca o óleo dentro do motor, bem la no fundo do tudo, havia pedacinhos de estopa ja decomposta junto com uma espuma amarelada e borra, peguei uma chave de fenda bem cumprida que ele tinha e consegui trazer pra fora, o vendedor disse que poderia ter caido por algum cliente olhando o carro para comprar...

O barulho da embreagem é como se tivesse acoplando a alguma coisa dentro do motor ... andando não da barulho nenhum, nem patina, trepida... nada !!!

Olhei os roletes da polia V e realmente estão gastos... mas o barulho parece de tensão mesmo (algo energizado constante), exemplo mais próximo que lembrei agora é : Quando se liga o chuveiro de tomar banho no quente, que a luz da casa ate diminui ... rsrs , sabe o tal barulho do chuveiro ... é esse !!!!! rsrs

Att,.

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Mensagem por Convidado 9 Dom 2 Ago 2015 - 1:46



Lanes, um detalhe: o óleo Shell Gear 317 é óleo de caixa manual/mecânica, não é óleo de motor, já troquei óleo de caixa no nosso A190, esse 317 é utilizado em algumas Sprinter, encontra na rede MB da linha comercial.

Óleos homologados para o motor M166 do Classe A são os aprovados na Norma 229.1, veja a lista:
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O barulho se for um tipo "clique" instantâneo acoplando no momento que se passa do ponto morto/neutro para engrenar 1a. marcha por exemplo, esse é normal.

Além dos roletes, esqueci de mencionar o exame dos 4 calços do motor, importante, W168 usa 2 coxins dianteiros de borracha maciça e 2 traseiros com circuito hidráulico interno, qualquer folga neles faz o conjunto movimentar e se houver excesso reflete na caixa e dependendo da situação pode causar mal contato no chicote próximo e gerar falhas, os coxins do motor são outro ítem de inspeção obrigatória em Classe A. 

Barulho parecendo chuveiro elétrico só olhando o carro de perto para opinar, um Confrade sugere bobina, acho que pode ser algum problema no alternador mesmo.

Achou borra no motor? Passe mais detalhes disso ou foto vermos.
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Mensagem por JOSÉ LANES SILVEIRA Dom 2 Ago 2015 - 20:28



Antônio Elias;

Boa noite, peguei a relação dos lubrificantes, obrigado.

- É esse o barulho mesmo da embreagem, menos mal ...
- Vou pedir para verificar os calços ... coxinhos , bobina e o alternador .
- Não estou conseguindo inserir fotos aqui, chego ate a parte que carrega a foto no  " Hospedar uma imagem" depois não tem opção nenhuma para prosseguir !!!!

Obrigado pela atenção.

Abçs.

Att,.

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Mensagem por Coronel Dom 2 Ago 2015 - 20:49



Lanes,
Para inserir fotos de forma simples e fácil:
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