Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por mts.poli Ter 8 Set 2015 - 16:22



Rafael M., conseguiu fazer o esquema de peças utilizadas nessa adaptação?

obrigado
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Rafael M. Qua 9 Set 2015 - 4:01



mts.poli, Alfrink e demais confrades
Peço sinceras desculpas pelo atraso com este mini tutorial. Pela falta de tempo de cuidar e por conta de algumas chateações, fiquei uns dias desanimado de carro (qualquer carro) e etc. Mas estou de volta, e espero ajudá-los.

Segue link do tutorial solicitado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Maluhy Qua 9 Set 2015 - 4:12



Está bem legal o tutorial,tb instalo mais embaixo,não tem nenhum empecilho.... :)
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por mts.poli Qua 9 Set 2015 - 13:48



Rafael, ficou show de bola!

Estou aprendendo muito com esse problema, agradeço de demais a ajuda recebida!!!

Mas posso questionar mais um pouco? hehe
Cara chato não!?

É que assim, estou entre a cruz e a espada...
De um lado está uma conceituada oficina mecânica com 40 anos de experiência, que não quer pensar em fazer algo que não seja original, ao menos sequer sugeriu algo.
Não tiro os méritos desse posicionamento, mas também ser mecânica de trocar peças é fácil quando existem peças de reposição com facilidade e valores acessíveis.
Não gostaria de tirar a originalidade da minha Mercedes, ela está íntegra!
Porém, contudo, todavia entretanto.... a alternativa apresentada em utilizar o desborbulhador é tentadora pelo baixo custo, para fazer isso irei levar em outra oficina multimarcas, então preciso estar muito bem preparado e acompanhar a adaptação.
Já que estou balançando a favor da não originalidade, então minha preocupação é fazer algo que seja o mais funcional possível.
Sobre instalar o desborbulhador seguindo o tutorial do Rafael, algumas considerações que gostaria de receber comentários.
O meu carburador é Pierburg e não Stromberg.
A minha 280S é W116 e não W126.
Maluhy e demais do forum, pelo que já trocamos de mensagens não teria nenhum problema certo?

Outra coisa, olhem esses gráficos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Está certo pensar dessa forma?
Gráfico 1 - Utilizando válvula original:
- quanto maior a aceleração, maior RPM, maior pressão, menor vácuo, menor retorno de gasolina ao tanque.
- quanto menor a aceleração, menor RPM, menor pressão, maior vácuo, maior retorno de gasolina ao tanque.

Gráfico 2 - Estado atual da minha Mercedes
- Válvula com problema, somente funciona bem quando em alta aceleração, pois consome todo a gasolina que foi bombeada para o carburador.
- A Válvula não faz o papel de controlar o retorno do excesso da gasolina ao tanque.

Gráfico 3 - Após instalação do Desborbulhador.
- O Desborbulhador não será uma adaptação utilizando um sistema passivo que não altera a pressão?
- A função da Válvula original não é diminuir a pressão em baixas rotações e aumentar a pressão em altas? 
- Utilizando o desborbulhador eu não teria uma sempre igual?
- Sendo uma mistura sempre homogênea não vou correr o risco de ser mistura rica nas baixas causando no futuro carbonização e mistura fraca em altas causando superaquecimento da cabeça dos pistões?
- O vácuo ficará tapado?


Lembrando como escrevi acima e repito.
Já que estou balançando a favor da não originalidade, então minha preocupação é fazer algo que seja o mais funcional possível.

Abraços
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Alfrink Qui 10 Set 2015 - 0:17



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...cuidado para não surtar hein!

A função do regulador de pressão por vácuo, é manter a pressão constante na entrada do carburador.

Ele é apenas uma válvula que abre e fecha com o vácuo do motor.
Alfrink
Alfrink
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 22
Data de inscrição : 05/08/2015
Interesses : Hã?
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Rafael M. Qui 10 Set 2015 - 6:36



mts.poli, fique à vontade. O fórum é para isso mesmo, e no que pudermos ser úteis, seremos.

O meu carburador é Pierburg e não Stromberg.
Sim, é que outros motores usam outros carburadores e podem ter problemas com isso. A Solex é da Pierburg e ambos os carburadores são os mesmos, peças intercambiáveis e kits de reparo também (a minha é Pierburg). Porém o kit pra Mercedes difere do usado nas BMW, Opel e Rolls Royce, principalmente pela junta da base e também por alguns terem borboletas de diâmetro diferentes (32/44 ao invés do 32/54 das nossas), mas isso é só uma curiosidade.

A minha 280S é W116 e não W126. Maluhy e demais do forum, pelo que já trocamos de mensagens não teria nenhum problema certo?
Fica tranquilo, o procedimento é o mesmo.

Está certo pensar dessa forma?
Gráfico 1 - Utilizando válvula original:
- quanto maior a aceleração, maior RPM, maior pressão, menor vácuo, menor retorno de gasolina ao tanque.


Na verdade, na tomada de vácuo que é ligada a esse regulador, quanto mais se acelera, mais vácuo ocorre e é esse vácuo que vai fechando o retorno.

- Válvula com problema, somente funciona bem quando em alta aceleração, pois consome todo a gasolina que foi bombeada para o carburador.

- A Válvula não faz o papel de controlar o retorno do excesso da gasolina ao tanque.


Na verdade, quando essa válvula dá problema, é justamente em alta aceleração que dá falta. Se você desconectar o retorno, verá que mesmo acelerando, o fluxo de retorno não se altera nada. Quando a bóia do carburador chega no nível, ela aciona o "estilete" que fecha a passagem de combustível. Se tivesse dando excesso não controlável, estaria morrendo mesmo a frio e encharcando até transbordar o carburador. Experiência própria...  Embarassed

Gráfico 3 - Após instalação do Desborbulhador.
- O Desborbulhador não será uma adaptação utilizando um sistema passivo que não altera a pressão?


A pressão se altera pois a bomba de combustível é mecânica e a velocidade e fluxo aumentam de acordo com a rotação do veículo. Tendo um orifício de retorno com pouca abertura, haverá sim um aumento de pressão conforme se acelera o veículo. Imagine uma garrafa cheia e você começa a despejar o conteúdo dela sobre um funil. Se você inclina ela mais, o líquido virá em maior quantidade, mas o funil restringe a passagem, assim "aumentando" a pressão retida ali. Não é o melhor exemplo, mas deu pra pegar a ideia?


A função da Válvula original não é diminuir a pressão em baixas rotações e aumentar a pressão em altas?
Não, é manter a mesma pressão a todo momento, que é 0,2 bar.

Utilizando o desborbulhador eu não teria uma sempre igual?
Não, conforme comentei acima

Sendo uma mistura sempre homogênea não vou correr o risco de ser mistura rica nas baixas causando no futuro carbonização e mistura fraca em altas causando superaquecimento da cabeça dos pistões?
O ajuste de mistura rica/fraca se dá pela regulagem do carburador, com os parafusos de ar. Mistura rica em baixa por conta de fluxo de combustível acontece no seguinte exemplo: Em alguns carros sem retorno e sem desborbulhador, com o desgaste do estilete, ele deixa de vedar a entrada e acaba deixando passar combustível, que transborda pela bóia e é aspirado junto com o ar pelo carburador. Aí a pessoa vai e instala o desborbulhador e linha de retorno, diminui-se a pressão, e o estilete passa a "segurar" o excedente. Vai consumir menos no fim das contas, mas o alto consumo era pelo estilete ruim, não pela ausência do desborbulhador.

Agora, relendo o tópico todo... Me atentei para o que você disse bem antes:

Quando o motor tá frio até que a marcha lenta se mantem.
Mas quando o motor está na temperatura correta após rodar com ela a marcha lenta falha.


Pensando melhor agora, penso ser um mero ajuste no parafuso da lenta e o que a Mercedes chama de "vacuum governor" e também é conhecido como "dashpot", "kicker" e "cápsula de ar condicionado". Ele está descrito no item "J", da penúltima página do seguinte PDF da Mercedes sobre o 4A1

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quando o motor esquenta, o afogador automático se recolhe totalmente e a lenta cai. Nisso, o vácuo diminui e é onde a mola do dashpot empurra a haste de encontro com o acelerador e mantém a lenta nos conformes. E essa compensação se dá em todos os momentos que há uma queda na marcha lenta, por exemplo quando se liga o ar condicionado, coloca-se o câmbio em Drive (nas automáticas) e quando a bomba de direção hidráulica se esforça além do normal.

Nesse vídeo, aos 3:16 min mostra um M110 ligando e acelerando, e a mola desse "bracinho" do dashpot empurrando a haste do acelerador. Inclusive, desligado ele mantém o acelerador levemente pressionado, que logo após a partida, o vácuo do motor recolhe ele.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Salve e leia o manual em PDF que mandei anteriormente. Ele explica detalhadamente as mudanças que o 4A1 teve na W116 e diversos detalhes do mesmo. Ele, junto deste manual da Rolls Royce me ajudaram MUITO a entender o funcionamento e regulagens desse carburador:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu bem acho que talvez seu problema não esteja na válvula de retorno, e sim na regulagem do parafuso que segura a haste do acelerador na lenta e no dashpot. É bem mais tranquilo, e dashpot tem reparo :). Pra não ficar parado, só regular o parafuso da lenta para um pouco acima do normal. Ao menos o motor não ficará morrendo a toa...

Abraço e boa sorte!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por mts.poli Qui 10 Set 2015 - 15:12



Olá Rafael, bom dia!

Acho que seria tudo mais fácil se tivesse mais tempo para me dedicar e estar presente no momento que foi feito o reparo no meu carburador.........

Enfim, eu dei duas voltas no parafuso da marcha lenta e mesmo assim ela ainda morre.
Andar dentro da minha cidade com muitas lombadas é difícil, mas na estrada em velocidade de cruzeiro ela é sensacional!

Esse é o estado atual que se encontra a válvula e tomada de vácuo.
Mesmo "mordido" percebi que sai gasolina ali.
Toda vez tem cheiro forte de gasolina quando aciono o motor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estou distante 60 km de distancia da oficina que levei ela para realizar a limpeza do carburador.
Onde foi feito o serviço e diagnosticado problema na válvula.
Onde levei, tem diversos comentários aqui mesmo no fórum elogiando, mas pra mim não me atendeu por diversos motivos. Porem cada um é cada um e cada problema é um problema diferente.
O carro ficou lá por 1 semana e eu apreensivo sem notícias ou informações desencontradas.
Daí solicitei ao mecânico para instalar a válvula com defeito mesmo pois eu precisava fazer a vistoria de transferência.
Mas por eles eu teria que "morrer" com uma válvula nova importada da Europa.
Bem ficou combinado que faria a vistoria e retornava para fazer a instalação da nova válvula.
Enquanto isso eu iniciei pesquisa pela internet a fora e chegamos onde chegamos.
Retornei uma ligação para a oficina sugerindo a instalação do desborbulhador como foi mencionado aqui.
Ixi... escutei um monte, que não iria funcionar, que estaria tirando a originalidade, que isso, que aquilo, que tem que ser a original...

Eu sinceramente não gostaria de fazer adaptações e ou tirar a originalidade ela está muito íntegra, sei que é complicado fazer as "gambi".
Mas devido alguns fatores, para esse caso é muito caro... apesar de ter comprado um "Mercedão" eu não sou magnata para pagar o preço só de uma valvulinha...

"Vou pagar para ver" e fazer a adaptação do desborbulhador em uma oficina em Amparo mesmo...
Seguindo as instruções apresentadas aqui no fórum.
E torço muito para que o problema seja solucionado.

Sou muito agradecido por todas as postagens dicas e sugestões apresentadas nesse tópico!
Logo retorno com os resultados alcançados.

Abraços!
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Rafael M. Qui 10 Set 2015 - 20:33



mts.poli,

Então pelo que está na foto, onde era pra passar só vácuo está passando combustível? Feche bem a passagem de combustível para não ocorrer uma tragédia!

Independente do número de voltas do parafuso da lenta, é preciso que o parafuso encoste e empurre um pouco a haste que faz a aceleração, para obter resultado quanto a isso... E sustentar a lenta. A minha, quando fizemos o primeiro ajuste na temperatura normal de funcionamento, ela segurou a lenta ok. Peguei estrada, e na volta ela morria com facilidade, rosqueei mais o parafuso até ter uma lenta ok. Na época o dashpot não estava funcionando, e em alguns momentos ela ficava mais acelerada que o normal. Mas não é o fim do mundo, antes isso que o carro morrendo o tempo todo.

Quanto à oficina que lhe foi recomendada, não sei qual é e não sei o que lhe foi sugerido, mas isso tudo é muito relativo. A oficina que é boa pra um, é ruim para outro. Infelizmente, chateações do tipo acontecem.

Você tem contato com algum clube de carros da região? Eles podem dar o caminho das pedras para alguém que possa resolver isso por perto. Muitos bons profissionais "das antigas" estão anônimos na internet, mas não entre os clubes.

Não é fácil de conseguir quem mexa bem mesmo no 4A1. Por aqui quem mexia, não mexe mais. Segundo o mesmo, "demoro 4x mais tempo que pra reparar um desse que um comum, e não consigo cobrar 4x mais"...

Abraços e boa sorte!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por mts.poli Sex 9 Out 2015 - 14:37



Olá Pessoal!

Venho aqui relatar sobre a adaptação realizada.
SHOW!!! Sem comentários!hahaha
Acho que ficou melhor que original o funcionamento!
Delícia de dirigir.
Passa por lombadas em 3ª Marcha, não precisa reduzir, não falha e não fica soluçando.
Após a instalação do Desborbulhador, fui até Campinas, andou redondinho.
Cheguei só até 140 km/h, sem abusar...pra mim está de bom tamanho.

Só que fiz um pouco diferente que o Rafael M. orientou.
Foi mantido a válvula original.
Ficou assim a sequência:
bomba de gasolina --> Desborbulhador --> Valvula --> Carburador.

No carburador e na válvula foram isoladas as tomadas de vácuo.

Agradeço a atenção e dicas
mts.poli
mts.poli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 21/07/2015
Interesses : Aprender sobre Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Rafael M. Sáb 17 Out 2015 - 2:52



Opa, desculpe a demora em responder. Fico MUITO feliz em saber que seu problema foi resolvido!

Essa sua alteração na ordem de montagem eu também achei interessante, não havia pensado nisso. Ao menos mantém o aspecto original do conjunto :)

Eu sei BEM o que é uma carburação não correspondendo às espectativas, tira todo o prazer de conduzir. Não mais, para nós :D

Forte abraço e felicidades com sua estrela! Qualquer dúvida, pode contar conosco!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas - Página 2 Empty Re: Válvula de retorno do Carburador (W116) - alternativas

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos