W204 - Troca de bateria - como proceder - especificações voltagem

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Mensagem por jaystevenns Sáb 2 Jan 2016 - 15:38



Confrades,

A bateria da minha C200 começa a dar sinais de fim de vida, após 8 anos de uso - é a original do carro.
Durou pouco não é ? rs rs.

Como nossa estrelas tem muita eletronica embarcada gostaria de saber dos experts se existe algum procedimento especial para troca-la.
Não pretendo faze-lo, vou levar em uma loja mas não quero ser surpreendido por problemas.

Fte abs,
Jay

PS: Só como curiosidade custa R$ 3.600 a original na CCS...
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 2 Jan 2016 - 16:44



Jair, qual a marca que veio de fábrica?

Sobre a troca sem desconfigurar nada aguarde opiniões.
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Mensagem por jaystevenns Dom 3 Jan 2016 - 0:41



Antonio é a original do carro selo azul com o logo MB. Vou tirar uma foto e postar aqui.
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Mensagem por Leon 1.6 Dom 3 Jan 2016 - 8:22



É uma boa ideia a sua, Jay, haja vista a possível relação entre um mau estado da bateria ou algum descuido no procedimento de troca vir a provocar defeitos em módulos.

Tomara algum confrade tenha acesso ao WIS e possa enumerar as etapas para a substituição da bateria.

Claro que o procedimento definido no WIS é o ideal mas, caso ele não venha a ser descrito aqui, há um tutorial em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Leon 1.6 em Dom 3 Jan 2016 - 8:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentado comentário sobre o tutorial da Pelican Parts)
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Mensagem por joao victorio pareto Dom 3 Jan 2016 - 15:34



Bateria e parte eletronica da MB so na concessionária ou com quem entende realmente de troca de bateria de MB, de outra forma ha o risco do carro não dar mais partida e sair de guincho...

quem avisa amigo é
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Mensagem por Leon 1.6 Dom 3 Jan 2016 - 19:43



Como não encontrei tópico para "chupeta" nas W204, aponto imagem com os procedimentos definidos no Manual do Condutor Interativo em português (para um manual com mais informações em geral sobre itens de interesse, basta alterar o idioma para "english", na parte inferior da tela):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por wlemes Seg 4 Jan 2016 - 18:12



Sabem se o João Bosco da Avanti faz troca?
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Mensagem por jaystevenns Seg 4 Jan 2016 - 22:58



Leon obrigado pela dica, mas meu carro não está precisando de chupeta.
O que ocorre é que testei a bateria com um aparelho e está indicando que na partida ela não está atingindo a quantidade de amperes suficiente e indicando no display como ruim.
Como a minha experiencia pessoal tendo carros há 30 anos mostra que é possível que ela me deixe "na pista" a qualquer momento sem nenhum aviso prévio, quero troca-la preventivamente e como não confio nem um pouco nestas lojas de baterias eu queria saber qual o procedimento para a troca e quais possíveis problemas posso ter, tipo desprograma o vidro elétrico, teto solar, ou outras coisas.
Assim quando for a uma loja saberei o que fazer e mais importante o que não fazer.
De qualquer forma o procedimento de chupeta fica aqui registrado para nossos confrades.
Quanto ao passo a passo da Pelikan é auto explicativo e não parece muito diferente de outros carros, obrigado pela dica.
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Mensagem por Piloto83 Qua 6 Jan 2016 - 20:40



Boa noite, confrades.
Aproveitando o tópico, os amigos que possuem MB desde zero poderiam confirmar se a duração da bateria fica em torno de 8 anos mesmo? Fiquei impressionado. De fato, pude confirmar que a qualidade das baterias é muito boa, pois comprei uma W204 C-180 13/14 com dois anos de uso e já percebi que não existe aquele corte de energia para o rádio durante a partida.
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Mensagem por jaystevenns Qui 7 Jan 2016 - 0:10



Tive um Toyota Corolla que a bateria durou seis anos, e agora a C200 oito anos. Os requisitos das marcas "de qualidade" são altos então acho que as originais devem durar bastante.
Exceto no caso da Fiat - tive um Novo Uno 2011 que a bateria alem de ser menor do que as "normais" durou um ano e um mes.
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Mensagem por deusdedit Qui 7 Jan 2016 - 11:01



O meu Classe A190 Avantgarde 2004/2005 ainda possui a bateria original. Por enquanto esta perfeita, mais é a 1ª

vez que vejo uma bateria durar tanto. Deve ser recorde mundial, rs.rs.rs.....

Até já comprei um auxiliar de partida (EZCharger), que deixo no porta-malas pois acho que qualquer dia ela deva morrer de mal súbito. :affraid: cheers.
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Mensagem por jaystevenns Qui 7 Jan 2016 - 20:43



Esta é a minha futura ex-bateria

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fabricante : Varta - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - fabricante alemão

Capacidade : 84 Amperes/h - Minha versão é avantgarde, tem bancos elétricos, teto solar, a tampa traseira é elétrica, quando destrava o carro acende faróis e luzes por todos os lados então precisa ser boa.Na substituição ela deverá ser de mesma capacidade (84 Ah) ou maior NUNCA MENOR.
Não sei se na Classic é a mesma capacidade.

Repare o respiro do lado esquerdo - um caninho com bico vermelho.

Cotação em 07-01-2016
Na loja da esquina : R$ 541,00
Na CCS Ago : R$ 720,00 (bateria Heliar - sim CCS vende bateria do mercado)
Na CCS Ago : R$ 3.600,00 (original mercedes - pelo preço deve ser Varta alemã)
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Mensagem por Pedro Eduardo Qua 10 Fev 2016 - 9:47



Os confrades ainda não responderam sobre procedimento de troca.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 10 Fev 2016 - 13:16



O Leon postou no tópico o tutorial da Pelican parts (vide link acima [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] não atende?

 A bateria do Mercedes W204 está localizada no lado direito traseiro do compartimento do motor pela base do pilar A e janela e é coberto por uma caixa de ar de plástico. Ao substituir a bateria certifique-se de usar uma unidade de alta qualidade; eles tendem a durar mais tempo do que os mais baratos. Substituir a bateria é fácil e, geralmente, pode ser feita em menos de 30 minutos.Este é um grande trabalho para iniciar a sua viagem de DIY. Trabalhando de forma segura com a sua bateria é um aspecto importante de fixar as coisas sozinho.      Antes de desligar a bateria, remova a chave do veículo e armazená-lo em um lugar seguro e anotar todas as predefinições de rádio. Quando a bateria está reconectado ou perde a carga, os seguintes itens podem precisar de atenção, dependendo do equipamento do veículo. Você pode ter que redefinir o relógio, digite predefinições de rádio, inicializar vidros elétricos e inicializar o teto solar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
figura 1
A bateria do Mercedes W204 está localizado no lado direito traseiro do compartimento do motor pela base do pilar A e janela e é coberto por uma caixa de ar de plástico (seta vermelha).
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Figura 2
Há três áreas principais para a bateria, a bateria ea tampa (seta vermelha), a caixa de distribuição de energia (seta amarela) e da pós terreno para (seta verde) salto de partida.
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Figura 3
Se você precisa para impulsionar seu veículo você precisa fazer para conectar diretamente o cabo de ligação à bateria. Quando salto de partida: Certifique-se de trabalhar em uma área bem ventilada. As baterias podem produzir um gás explosivo. Usar luvas e óculos de protecção. Se o ácido da bateria entrar em contacto com a pele, lave imediatamente a área com água e procurar assistência médica. Mova ambos os veículos próximos, mas não permita que toquem. Desligue a ignição em ambos os veículos. Conecte uma extremidade do cabo de ligação positiva para o terminal positivo (+) da bateria do veículo com a bateria boa. Deslize para trás a tampa protetora e conecte a outra extremidade do cabo de ligação positiva para o positivo (+) terminal de junção (seta amarela). Conecte uma extremidade do negativo (-) de cabo para o negativo (-) da bateria do veículo com a bateria boa. Ligue a outra extremidade do negativo (-) cabo de ligação ao negativo (-) pós junção ao lado do reservatório de refrigerante (seta vermelha). Ligue o motor do veículo com a bateria boa. Deixe-a marcha lenta e, em seguida, levantar o motor a 2000 RPM. Em seguida, ligar o motor do veículo com a bateria descarregada. Uma vez que o veículo com as partidas bateria descarregada, desligue todos os acessórios eléctricos, rádio, HVAC ventilador, etc. Cuidadosamente desconecte o cabo de ligação na ordem inversa que você conectou-los. Permitir que o veículo com a bateria descarregada para a marcha lenta para recarregar a bateria.
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Figura 4
A principal distribuição do poder é na caixa de derivação ou distribuição. Para aceder a este que você precisa para remover a tampa, empurrando os quatro clipes de plástico e levantando a tampa. A seta amarela indica a cobertura para o terminal de jump-start positiva.
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Figura 5
Com a tampa você pode ver como o poder é dividido e distribuído em outras partes do veículo (seta vermelha). Se você precisa executar qualquer trabalho na caixa ou substituir qualquer da distribuição cabos certifique-se de desligar a bateria em primeiro lugar.
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Figura 6
Há três grampos que seguram a tampa da caixa de ar em proteger a bateria. Use as mãos e soltar os clipes e levante a caixa de fora.
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Figura 7
Com a tampa você pode ver o (seta amarela) positivo e mensagens negativas (seta vermelha) na bateria. Ao trabalhar em uma bateria, desligue sempre o pólo negativo primeiro e colocá-lo fora do caminho em algum lugar onde ele não pode acidentalmente fazer contato com o posto novamente. Use uma chave de 10 mm e desligue o pólo negativo e depois o positivo.
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Figura 8
Com ambos os terminais desconectados (negativo primeiro) usa um soquete de 13 milímetros com uma longa extensão e remova os dois parafusos que prendem a bateria mantenha no lugar (setas vermelhas).
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Figura 9
Remova os parafusos ea placa de retenção para baixo da bandeja.
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Figura 10
Levante cuidadosamente a bateria para cima e para fora. É muito pesado para ter um amigo forte ajuda se necessário. Sempre limpe e examine área da bandeja da bateria. Se não foi vazado ácido de bateria ou ferrugem começou você precisa cuidar disso imediatamente, antes de instalar uma nova bateria. A instalação é o inverso da remoção.
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Mensagem por VABF Qua 10 Fev 2016 - 13:55



Conversando na última visita a CCS, o chefe de oficina alertou que o mais importante para evitar danos nas centrais é retirar a chave do contato. Atenção: não basta desligar o veículo, tem que retirar do contato!!!
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Mensagem por joao victorio pareto Qua 10 Fev 2016 - 20:57



Minha bateria foi trocada sem problemas, e tudo continuou a funcionar normalmente, com excessão do relógio que teve que ser acertado, de resto, tudo normal...

( w204 )
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Mensagem por Diogotakayama Qui 11 Fev 2016 - 10:31



A minha C-180 é 2012 e a bateria deu problema ano passado. Quando cotei na concessionária, eles mesmo indicaram a bateria da Heliar no lugar, pois a original MB custava mais de 5 mil. Aproveitei e troquei a bateria auxiliar do start-stop, pois já estava indicando que ia dar problemas, mas a do start-stop so tem original e saiu 1500,00 na concessionária.

Estou usando a quase 1 ano a Heliar e está normal... não percebi diferença no carro.
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Mensagem por HELDER PIRES Qui 11 Fev 2016 - 11:33



Como sempre fiz:  Carro desligado e sem chave no contato.
1ª opção:
-Colocar uma bateria auxiliar, no chão, e prender com cabos (com máxima eficiência e segurança) + com + e - com - ; aí é só desapertar os parafusos da bateria velha, soltá-los (encapando-os com uma borracha para evitar contato).
Trocar a bateria, rê-conectar os cabos, apertar os parafusos, passar vaselina nos polos, e soltar os cabos que estão mantendo eletricidade.
Desta forma o sistema não ficara sem energia momento algum.
2ª opção:
Com bateria auxiliar, no chão; ligar o ( + e - ) no alternador (eletricista sabe como); aí poderá desconectar a bateria velha e trocá-la, pois não faltará energia no sistema.
Esta é a forma que sempre fiz e sempre funcionou.
Espero ter ajudado
Helder
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Mensagem por jaystevenns Qui 25 Fev 2016 - 22:10



Prezados.

Com relação a troca em si, parece que é comum as lojas plugarem uma bateria em paralelo no carro, com ele desligado naturalmente, depois removendo a bateria velha para não perder as programações do carro.

A sequencia de conexão que deve ser seguida a risca :
1 - desconecta negativo
2 - desconecta positivo
3 - troca bateria
4 - conecta positivo
5 - conecta negativo

Tambem o carro deve ter tudo desligado, farol, ar, radio e a chave REMOVIDA e guardada no bolso do proprietário.

Após extensiva busca, Verifiquei que o modelo compatível para troca seria a Heliar SL95MD - 95 Amperes. (http://imperiobateriassantos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/bateria-para-carro-heliar-modelo-SL95MD-Free-95ah-12v.jpg). Não consegui bateria de 84 Amperes igual a original. Inclusive esta Heliar é visualmente igual a original que está no carro tendo inclusive as alças de remoção.

Pois bem, hoje fui a loja que é revenda Heliar aqui na cidade e o rapaz que atendeu me disse - esta bateria que o sr. quer não cabe no carro... aí me explicou uma experiencia que teve em outra mercedes num atendimento de emergência e realmente vimos que não dava (usamos uma régua para medir).
Embora sejam semelhantes a original tem 30 cms e esta 35 cms.

No local da bateria no carro quase não tem espaço sobrando e ele não tinha outra opção para instalar. O suporte que a prende não parece ter folga igual aos carros "normais" para ajuste.

Uma outra Heliar mas de 70 Amperes, que não seria a correta, poderia ser instalada, mas por outro lado é pequena demais, a amperagem é menor pode dar problema no alternador e acaba ficando solta.

Estou aprendendo que nada com Mercedes é simples, quando não se é rico é claro rs rs rs

Missão abortada...

Então minha pergunta é : Qual a marca e modelos que os confrades tem em seus carros pois voltei a pesquisar e simplesmente não sei qual seria o modelo a usar - não quero fazer experiências e sim colocar a bateria certa ou no mínimo com maior amperagem.

Agradeço antecipadamente. (HELP !!!)

PS: Caso não consiga o jeito é na CCS - R$ 720 da bateria + R$ 340 da M.O. mais o Star
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Mensagem por mrkalvin Sex 26 Fev 2016 - 9:56



vejam o que diz o documento do WIS sobre colocação e remoção de bateria:

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Mensagem por deusdedit Sex 26 Fev 2016 - 14:35



A minha W203, C180K 2004/2005 tem uma ACDelco 95 Amp., funciona normal ha + de dois anos. Caso sirva no W204, recomendo.
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Mensagem por jaystevenns Ter 1 Mar 2016 - 11:18



Bem, mais pesquisas - Existem uma da Heliar que pode ser a certa : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ela mede 31 cms que é o espaço que tem disponível no carro.

Será que as W204 fase 1 tem baterias diferentes da fase 2 ?

Alguem ajuda ?

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Mensagem por NMoro Ter 1 Mar 2016 - 23:34



Troquei a Heliar que tinha no meu carro por uma Moura de 95A e não tive problemas.
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Mensagem por dan.bal Qua 2 Mar 2016 - 15:08



Tenho uma C180K 2011. Troquei a bateria na ISA aqui no RJ, por uma HELIAR de 80 amperes. A minha original era de 84, será que tem algum problema?
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Mensagem por jaystevenns Qua 2 Mar 2016 - 16:43



Dan.bal sendo 80 AH não tem problema. Sabe me dizer se a sua é a Heliar modelo AG80KD ?
Pois este modelo é o mais parecido que consegui da original :

ORIGINALVarta
===========
- 84Ah
- 700 A de carga de partida
- Tamanho 31,0 x 17,1 x 19,0

HELIAR AG80KD
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,5 x 17,5 x 19,0
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