Mistura de agua no oleo

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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Dom 1 maio 2016 - 21:54



Comprei recentemente uma slk 200K ano 2006 e originalmente com 40Mil KM, assim por hábito fui vereficar o oleo e constatei que no mesmo estava aquela borra branca(tipica de mistura de agua no óleo). Sim, é por lógica que a junta do cabeçote está queimada (salvo se existe outra maneira de se misturar oleo com agua). Bem, a minha questão é: Como pdoe queimar uma junta se no sistema e em momento algum acusou uma sobre-temperatura - acima dos 100º. Chequei todos os sensores e todos estavam em ordem, inclusive os de temperatura. Alguém pode me explicar? Pode ocorrer algum outro fato alem da temperatura? Realmente estou meio que perdido, help, help
Obrigado queridos confrades, pois qualquer informação me ajudará muito.
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 2 maio 2016 - 7:46



Então meu caro, qual a motorização da sua SLK?
pelo que vc estah relatando, mto.provável que esteja vazando óleo do câmbio pra dentro do sistema de arrefecimento...através do trocador de calor que existe dentro do radiador.
Se eu fosse fvc, parava o carro AGORA, e nem.ligava mais, pq qto mais quente, mais fino o pelo, e mais fácil dele escapar sle se misturar mais.
O problema maior serah se tiver entrado água no câmbio...portanto, o caminho inverso...arruina qq câmbio automático... O prejuízo eh bem maior....certeza.
Logo, sugiro checar o óleo do câmbio(nível) pra saber se estah vazando...além de ver como está se dando essa mistura...
Como fica a água? O cheiro dela? E por aí vai.
Leva num especialista, pq pode comprometer seu câmbio de vez.
Espero ter ajudado.
Poste fotos da cor da água e do óleo.
Forte ABS.

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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Seg 2 maio 2016 - 9:20



Obrigado meu irmão, nada a haver com o cambio, pois se trata de agua no oleo do motor (onde está se processando mistura de agua e oleo), visto que oleo está embranquiçado e leitoso. A questão é que já tive um problema similar em outra slk(170) que esta sim deu super aquecimento devido a problema no sensor de temperatura(caso diferente desta que o sensor está funcionando). Vamos pensar junto e tentar saber do problema atual. pois como informei não foi por problema de super aquecimento. Vamos continuar para saber o real motivo deste problema, assim espero pelo apoio dos confrades amigos!
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 2 maio 2016 - 10:50



Mas meu caro, o óleo do câmbio, se misturado com água, fica esbranquiçado da mesma maneira...
Por isso eu indiquei uma possível mistura dele com a água...entende?
Verifica o nível de óleo do câmbio da sua Estrela...e se há mistura de água nele...como diria o ditado, "seguro morreu de velho"...kkkkk
De qq forma, se for mesmo óleo do motor, não pode vir de outro local, se não da junta do cabeçote, pode ser que vaze apenas de um lado pro outro... e não vice-versa...não é uma regra...digo...é difícil de acontecer, mas pode acontecer...
Vais ter que checar direito isso daí...
forte abs.

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Mensagem por machadosl Seg 2 maio 2016 - 11:10



O antigo proprietario do carro pode ter deixado ela superaquecer e não tomou o cuidado de desligar o carro e abrir a tampa de abastecimento do óleo do motor nem tirar a vareta de óleo, com isso a junta fica comprometida e cedo ou tarde ela abre passagem.
Siga a recomendação do Pedro e pare o carro, leve ele no reboque até uma oficina competente para trocar a junta, verificar se o cabeçote e bloco estão empenados e, caso estejam será necessário um passe. Se continuar rodando, vai comprometer os anéis dos pistões e riscar os cilindros, exigindo uma retifica quase que completa.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Seg 2 maio 2016 - 12:49



Sim, vou providenciar uma ida a 1 mecânico, mas antes queria entender se o fator é mesmo junta já que não houve super aquecimento( o problema é recente, pois até semana retrasada o oleo estava tudo ok), fato estranho é que já me informaram que tem um resfriador combinado de oleo e agua e que talvez seja lá onde está fazendo a mistura. Outro problema é que estou em P.venceslau, onde não existe 1 mecânico que possa ver isso. mas vou continuar pesquisando. Agradeço antecipadamente a todos os confrades já pelas informações que sempre são bem vinda!
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Mensagem por machadosl Seg 2 maio 2016 - 13:10



Pior que se a origem for deste resfriador ou da junta do cabeçote você só vai saber se o mecânico desmontar. 
Agora, pode tentar uma solução temporária que é drenar a água do sistema e colocar água nova com o sela radiador e claro trocar o óleo também. Se a origem for do resfriador, será muito difícil ter a mistura mas se for junta do cabeçote ela costuma continuar.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 2 maio 2016 - 13:13



Só lembre meu caro Luiz, DE NÃO IR DIRIGINDO COM ELA ASSIM...pq o prejota com certeza vai aumentar EXPONENCIALMENTE...
boa sorte na resolução do problema.
Aproveite e poste fotos da sua Estrela...caso não tenha já postado.
forte abs.

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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Seg 2 maio 2016 - 15:05



Quero agradecer a todos os confrades, vou sim em primeira mão trocar a junta (até ja comprei) e fazer todas as limpezas necessárias e acompanhar diariamente para ver se o problema ficará resolvido, caso não, recorrerei ao resfriador. Me desejem sorte nesta primeira tentativa e deixo aqui o meu abraço e um muito obrigado a todos os confrades!
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 2 maio 2016 - 17:02



Meu caro Luiz, tive uma ideia...
Pq vc naum pega um pote com água...e mistura óleo do motor normal...do seu carro...
E fluido do câmbio...do seu carro...e compara com o que estah no seu veiculo?
Rapidinho saberás se é UM ou OUTRO...daí não gasta tempo e dinheiro trocando o que não precisa...não acha melhor?
Acho q tem como saber sem precisar desmontar nada...analisando as amostras....inclusive pelo cheiro...tb
Forte abs.

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Mensagem por Aleanz Seg 2 maio 2016 - 18:58



Confrade Pedro, o confrade Luiz percebeu existência da mistura ao verificar o nível de óleo do motor, não o nível do óleo da caixa ou ainda a água do tanque de expansão. Deste modo, mesmo que existisse contaminação do óleo do câmbio, como poderia isto ser verificado na vareta do óleo do motor? Perceba que não faz sentido. Grande abraço.
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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Seg 2 maio 2016 - 19:12



Sou lhe agradecido meu caro amigo Pedro em compartilhar com o meu problema, mas como já citou o nosso confrade Aleanz o problema esta no oleo do motor que está misturando com agua. Mas mesmo assim sou grato a todos que comigo tentou buscar uma solução a contento!
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 2 maio 2016 - 19:28



Sim meu caro Aleanz...vdd...mal minha...não tinha atentado para esse fato...
Boa..falhou o tico e o teco...kkkkk
:sleep: :sleep: :sleep: :sleep: :sleep:
Então meu caro Luiz, tem jeito não...é faca na caveira...digo, chave no cabeçote mesmo...kkkkk
boa sorte..
mande fotos da empreitada.
forte abs.

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Mensagem por Aleanz Ter 3 maio 2016 - 20:23



cheers Aproveito para lhe parabenizar confrade. Sempre solícito, ajuda à todos o tempo todo. Conduta exemplar e paradigma do verdadeiro espírito deste espaço! cheers
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Mensagem por Luiz Minervino de Carvalh Qua 1 Jun 2016 - 18:35



Comprei a junta e fiz a troca devida, tudo bem só que 2 dias depois voltou a misturar o oleo com a agua, até troquei novamente o oleo, fato este que passei a monitorar tanto a agua e oleo (o mecânico fez todos os procedimentos de troca acompanhando um manual técnico). Ainda assim fiz mais uma troca de oleo achando que a borra encontrada era ainda residual e também percebi que no reservatório de agua estava contaminada com oleo. Deduzi daí que o problema está no trocador de calor (resfriador). Bem, se alguém já passou por problemas com o resfriador que me informe o sintomas (se é igual ao da junta queimada). Desde já agradeço antecipadamente a todos confrades.
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Mensagem por machadosl Qua 1 Jun 2016 - 19:58



O meu carro também está com esse problema, assim que voltei de viagem (ele ficou parado em casa por 4 dias) drenei um pouco de óleo do câmbio e do motor para ver se tinha água. Visualmente nada!
Então lembrei de um dos testes que fazia no laboratório de química para saber quem tinha água, o teste é realizado da seguinte forma:
Aqueça uma chapa metálica no fogo e a mantenha ali;
Jogue ou pouco do óleo, se sair apenas fumaça o óleo está sem água
Se sair fumaça e você ver que ele borbulha, nem que seja um pouco, tem água.
No meu caso foi o óleo do motor que apresentou contaminação.
Já importei um radiador de óleo novo acho que até o fim do mês ele chega e aí efetuo a troca.
Detalhe, segundo o Maluhy (mecanico daqui do Rio) o motor não tem sintomas de junta queimada, mas ele achava que era o radiador do óleo do câmbio que estava com problema.
Bem Luiz, espero que o seu problema seja igual ao meu, pois isso é bem fácil de resolver e mais barato que comprar o jogo de juntas do cabeçote, parafusos do mesmo sem falar no tempo que se gastará fazendo o serviço, se for você que vai colocar a mão na massa.
Abraços,
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