Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
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Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Confrades,
Troquei o óleo da minha querida bomba de direção (lembrando-se que a minha W204 parece um caminhão), e não resolveu muito.
Fui numa especializada em Direção Hidráulica, tudo foi desmontado, etc e tal. Resumo
Caixa de direção com problema e bomba de direção estragada, como o meu estepe está trincado, consegui entender agora a causa do problema, provavelmente o antigo dono passou num buraco, e danificou a caixa, forçando a bomba (que para piorar tudo estava com óleo errado...) e levando as 2 para o pau por mau uso.
Ví várias bombas de direção por preços bons, e também vou comprar uma caixa de direção nova, mas os códigos nunca batem, então fui lá hoje para ver.
Conversando com um especialista localizado na Inglaterra, pelo meu número de chassi, ele me recomendou essas duas bombas, que funcionam, são "diferentes" mas enfim:
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Achei uma usada, de uma C180 ano 2009. A bomba era essa (A DA C180 não a minha)
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Só que a bomba da minha neguinha é essa:
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A ZF Lenksysteme foi comprada pela Bosch, consegui achar uma idêntica a minha (usada, não se acha mais nova).
Em resumo, quais opções de bomba vou ter? Coloco a da ZF Lenksysteme? e a caixa de direção, como faço para ver o Part Number? Ví várias anunciadas no Mercadolivre, mas o pessoal sempre erra os modelos, anunciam peças da CGI (pós facelift) como se fossem da pré-facelift, etc, preciso comprar sem erro. Como faço?
Troquei o óleo da minha querida bomba de direção (lembrando-se que a minha W204 parece um caminhão), e não resolveu muito.
Fui numa especializada em Direção Hidráulica, tudo foi desmontado, etc e tal. Resumo
Caixa de direção com problema e bomba de direção estragada, como o meu estepe está trincado, consegui entender agora a causa do problema, provavelmente o antigo dono passou num buraco, e danificou a caixa, forçando a bomba (que para piorar tudo estava com óleo errado...) e levando as 2 para o pau por mau uso.
Ví várias bombas de direção por preços bons, e também vou comprar uma caixa de direção nova, mas os códigos nunca batem, então fui lá hoje para ver.
Conversando com um especialista localizado na Inglaterra, pelo meu número de chassi, ele me recomendou essas duas bombas, que funcionam, são "diferentes" mas enfim:
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Achei uma usada, de uma C180 ano 2009. A bomba era essa (A DA C180 não a minha)
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Só que a bomba da minha neguinha é essa:
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A ZF Lenksysteme foi comprada pela Bosch, consegui achar uma idêntica a minha (usada, não se acha mais nova).
Em resumo, quais opções de bomba vou ter? Coloco a da ZF Lenksysteme? e a caixa de direção, como faço para ver o Part Number? Ví várias anunciadas no Mercadolivre, mas o pessoal sempre erra os modelos, anunciam peças da CGI (pós facelift) como se fossem da pré-facelift, etc, preciso comprar sem erro. Como faço?
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Definho,
Dá uma olhada no EPC para ver o código certo para seu carro. A julgar pelo histórico e pela falta do simbolo da MB na bomba que está instalada, tenho quase certeza que ela já foi trocada por uma que não é a original.
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Tópico à respeito de dúvidas sobre este Epc russo neste link:
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Minha primeira escolha seria para peças originais. Se o custo for proibitivo, paralelas de boa qualidade como da Bosch.
Abs!
Dá uma olhada no EPC para ver o código certo para seu carro. A julgar pelo histórico e pela falta do simbolo da MB na bomba que está instalada, tenho quase certeza que ela já foi trocada por uma que não é a original.
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Minha primeira escolha seria para peças originais. Se o custo for proibitivo, paralelas de boa qualidade como da Bosch.
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accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
a ZF Lenksysteme foi comprada pela Bosch, e já teve parceria com a Mercedes.
O que eu não entendo é que a minha W204 está MUITO PESADA MESMO a direção, e a bomba da C180 tem o mesmo "BAR". Será que a bomba está boa e a caixa que está dando esse peso absurdo? Não sei :(.
Qual bomba será que serve? A que me foi oferecida ali 0054668301 será que entra?
O que eu não entendo é que a minha W204 está MUITO PESADA MESMO a direção, e a bomba da C180 tem o mesmo "BAR". Será que a bomba está boa e a caixa que está dando esse peso absurdo? Não sei :(.
Qual bomba será que serve? A que me foi oferecida ali 0054668301 será que entra?
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Na prática a MB não fabrica todas as peças. Provavelmente a ZF fabrica a esse componente em nome da MB em algum momento. Só que quando a peça é feita para a MB vender, ela geralmente saí com o logo da MB. Como a peça da segunda foto está com o logo do fabricante, é provável que já tenha sido trocada.
O certo é a oficina verificar a saída da bomba antes de condenar. Pelo histórico pode ser muito bem o setor da direção que está com defeito. Indícios vão ser folga, ruídos anormais e vazamentos.
Usa o chassi para ver o código original das peças. Os fabricantes paralelos descentes geralmente vinculam o código original ao deles de forma que você consegue ter certeza que serve.
Se tiver com tempo me passa o chassi que eu olho no WIS amanhã se tem alguma tarefa de inspeção que pode ser útil para você.
Abs
O certo é a oficina verificar a saída da bomba antes de condenar. Pelo histórico pode ser muito bem o setor da direção que está com defeito. Indícios vão ser folga, ruídos anormais e vazamentos.
Usa o chassi para ver o código original das peças. Os fabricantes paralelos descentes geralmente vinculam o código original ao deles de forma que você consegue ter certeza que serve.
Se tiver com tempo me passa o chassi que eu olho no WIS amanhã se tem alguma tarefa de inspeção que pode ser útil para você.
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accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Ela tem que ter aquele output ali né? 128BAR, deve ter uma máquina que mede isso.
Mas ao mesmo tempo a direção está MUUUITO pesada, será que é a maledeta caixa que deixou 100% pesada? Ou tem culpa da bomba?
Chassi: WDDGF41W29A240039
Mas ao mesmo tempo a direção está MUUUITO pesada, será que é a maledeta caixa que deixou 100% pesada? Ou tem culpa da bomba?
Chassi: WDDGF41W29A240039
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Deu isso:
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Ixi to achando que essa Lenksysteme aí é original sim, mesmo sem o símbolo.
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Ixi to achando que essa Lenksysteme aí é original sim, mesmo sem o símbolo.
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Bom, a bomba da primeira foto não serve para você.
A bomba da ZF ainda acho que não veio de fábrica no seu carro. Se prestar atenção vai ver que tem duas numerações nela. Provavelmente a de cima é a de equivalência e a de baixo do fabricante.
Se se mecânico tiver um manômetro para testar a pressão de saída dela antes de trocar acho ideal. Se der os 128 BAR você já sabe que não é a bomba.
Você já deu uma olhada na correia de acionamento da bomba? Se ela estiver com defeito ou travando a correia deve ter sinais de desgaste.
Se não for nada na bomba só pode ser o setor mesmo. Quando as vedações internas dele se rompem o auxílio hidráulico cai para zero.
Abs!
A bomba da ZF ainda acho que não veio de fábrica no seu carro. Se prestar atenção vai ver que tem duas numerações nela. Provavelmente a de cima é a de equivalência e a de baixo do fabricante.
Se se mecânico tiver um manômetro para testar a pressão de saída dela antes de trocar acho ideal. Se der os 128 BAR você já sabe que não é a bomba.
Você já deu uma olhada na correia de acionamento da bomba? Se ela estiver com defeito ou travando a correia deve ter sinais de desgaste.
Se não for nada na bomba só pode ser o setor mesmo. Quando as vedações internas dele se rompem o auxílio hidráulico cai para zero.
Abs!
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Hmmm, interessante,
Alguém com C200K 2008/2009 pode confirmar? Eu só quero uma bomba que sirva e seja boa hahaha.
Alguém com C200K 2008/2009 pode confirmar? Eu só quero uma bomba que sirva e seja boa hahaha.
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
O número vinculado ao DATACARD do carro corresponde a A0034664301
Mas a A0034664301 é da ZF, não teria que ter outro código no carro, no caso Mercedes? Eu não achei nenhuma bomba Mercedes com A0034664301
Mas a A0034664301 é da ZF, não teria que ter outro código no carro, no caso Mercedes? Eu não achei nenhuma bomba Mercedes com A0034664301
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Na Similar Parts a bomba da C180K que mostrei a foto entra (o código).
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para baixo tem até marca Indiana/Chinesa... o_O
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definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Então, na sua lista aí aparece a da ZF com o código que está na segunda linha da etiqueta (7692 900 519) e aparece também o código da Mercedes, mas lista o fabricante nesse caso como Mercedes-Benz (A 003 466 43 01). Por isso que disse que suspeito que a bomba já foi trocada. A bomba original devia ter uma etiqueta similar a da bomba que te ofereceram.
De qualquer forma, é muito provável que a bomba vendida pela Mercedes seja fabricada pela própria ZF. O importante é você usar o código da peça que apareceu no EPC e no meu ver, essa da ZF atende (eu correria das indianas... rsrsrs). Usando a peça certa e reparando o setor de direção não tem como não ficar bom.
Só ressaltando, eu não colocaria essa que te ofereceram pois o código não parece ser o adequado para o seu carro.
De qualquer forma, é muito provável que a bomba vendida pela Mercedes seja fabricada pela própria ZF. O importante é você usar o código da peça que apareceu no EPC e no meu ver, essa da ZF atende (eu correria das indianas... rsrsrs). Usando a peça certa e reparando o setor de direção não tem como não ficar bom.
Só ressaltando, eu não colocaria essa que te ofereceram pois o código não parece ser o adequado para o seu carro.
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Sim, você tem razão, mas então, se pegarmos um confrade com uma W204 C200K 08/09, eu posso ter outra "opção" caso a bomba dele seja diferente, certo?
Pq lembre-se do seguinte, todos os números que eu tenho até agora (inclusive o do DATACARD) me levam a uma bomba de direção da ZF LENKSYSTEME) e nunca até uma bomba da Mercedes.
O datacard não me guia para uma bomba de outro "código" que ligue a MB, apenas me liga para a prória ZF LENKSYSTEME.
Pq lembre-se do seguinte, todos os números que eu tenho até agora (inclusive o do DATACARD) me levam a uma bomba de direção da ZF LENKSYSTEME) e nunca até uma bomba da Mercedes.
O datacard não me guia para uma bomba de outro "código" que ligue a MB, apenas me liga para a prória ZF LENKSYSTEME.
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Mais ou menos... lembre que a Mercedes faz pequenas atualizações nos seus carros ao longo do ano. Então outra C200K 08/09 pode sim ter outra bomba, mas ela não é necessariamente compatível com o seu carro. Por isso é sempre importante checar o EPC com o chassi. Esse é o único jeito de ter certeza.
A questão do fabricante da bomba é menos relevante. Pelo que você pesquisou parece bem claro que a ZF fabrica esse componente para a Mercedes. Na etiqueta o número Mercedes aparece como kunden No (número do cliente). Ou seja, o código que a Mercedes deu para a peça.
A questão do fabricante da bomba é menos relevante. Pelo que você pesquisou parece bem claro que a ZF fabrica esse componente para a Mercedes. Na etiqueta o número Mercedes aparece como kunden No (número do cliente). Ou seja, o código que a Mercedes deu para a peça.
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Accateb,
Hoje as 10 da manhã levei minha MB para fazer recall do sensor do airbag etc e tal.
Ví uma C200K mesmo ano, ela tinha a mesma bomba da ZF Lenk, e tinha uma SLK como motor M271 e também era exatamente a mesma bomba ZF Lenksysteme. Ou seja, a minha é de fábrica sim pelo visto.
PS: Eu não entendo p**** nenhuma de carro, sou programador, sei nem trocar pneu. Mas tanto na CSS MB quanto nas mecânicas que conversei e tal, o pessoal não tem muito interesse OU não manja nada. Pode ser a mistura dos dois. Embora o rapaz que eu tenho levado e conversado (de uma empresa de Direção Hidráulica) o cara manja pkct de Direção/Bomba/Sistema/Marcas etc, consigo entender que é mais óbvio o fato dele entender mais sobre isso por ser de uma especializada no assunto, esse atendimento aí na especializada em direção foi 1000000x melhor que o da CSS MB.
A CSS me retornou falando que a minha direção e caixa estão "normais" ? Mas não estão, pois nessa empresa de Direção Hidráulica foi desmontado a minha caixa, e eu senti com a minha mão que a caixa está com folga, trincada, tendo dificuldade para navegar, e as caixas de direção não são assim.
Mas desde que eu comprei a MB e tive que ir em mecânicos/lojas/css, sempre achei o atendimento meio porco. Acho que vou encaminhar um email para MB DE, sempre me dão resposta.
No geral achei o atendimento muito fraco, pior ainda foi o da CSS, os caras não tem muita noção não, e meu carro está fazendo um reparo de 16.800R$, ou seja até que vão fuçar nele, mas enfim, atenção 0. Parte disso deve ser porque:
Estou no Interior do Paraná
Cultura Tupiniquim Generalizada
Tenho apenas 25 anos e sou metaleiro, então devem achar que sou um cara bem tosco
O atendimento da CSS na Alemanha e até na Sérvia é muito bom, quem me ensinou os macetes do ELV/EZS foi um mecânico funcionário da MB na Sérvia.
Mas também eu devo estar vendo o mecânico como o cara que manja de tudo, mas de fato o mecânico é mais generalista e acaba mais trocando peças do que outra coisa.
Hoje as 10 da manhã levei minha MB para fazer recall do sensor do airbag etc e tal.
Ví uma C200K mesmo ano, ela tinha a mesma bomba da ZF Lenk, e tinha uma SLK como motor M271 e também era exatamente a mesma bomba ZF Lenksysteme. Ou seja, a minha é de fábrica sim pelo visto.
PS: Eu não entendo p**** nenhuma de carro, sou programador, sei nem trocar pneu. Mas tanto na CSS MB quanto nas mecânicas que conversei e tal, o pessoal não tem muito interesse OU não manja nada. Pode ser a mistura dos dois. Embora o rapaz que eu tenho levado e conversado (de uma empresa de Direção Hidráulica) o cara manja pkct de Direção/Bomba/Sistema/Marcas etc, consigo entender que é mais óbvio o fato dele entender mais sobre isso por ser de uma especializada no assunto, esse atendimento aí na especializada em direção foi 1000000x melhor que o da CSS MB.
A CSS me retornou falando que a minha direção e caixa estão "normais" ? Mas não estão, pois nessa empresa de Direção Hidráulica foi desmontado a minha caixa, e eu senti com a minha mão que a caixa está com folga, trincada, tendo dificuldade para navegar, e as caixas de direção não são assim.
Mas desde que eu comprei a MB e tive que ir em mecânicos/lojas/css, sempre achei o atendimento meio porco. Acho que vou encaminhar um email para MB DE, sempre me dão resposta.
No geral achei o atendimento muito fraco, pior ainda foi o da CSS, os caras não tem muita noção não, e meu carro está fazendo um reparo de 16.800R$, ou seja até que vão fuçar nele, mas enfim, atenção 0. Parte disso deve ser porque:
Estou no Interior do Paraná
Cultura Tupiniquim Generalizada
Tenho apenas 25 anos e sou metaleiro, então devem achar que sou um cara bem tosco
O atendimento da CSS na Alemanha e até na Sérvia é muito bom, quem me ensinou os macetes do ELV/EZS foi um mecânico funcionário da MB na Sérvia.
Mas também eu devo estar vendo o mecânico como o cara que manja de tudo, mas de fato o mecânico é mais generalista e acaba mais trocando peças do que outra coisa.
definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
É Delfinho, compartilho sua opinião. Mão de obra técnica no Brasil me parece absolutamente desqualificada. Acredito que tenha a ver com o fato que a pessoa não escolhe ser mecânico de carro por aqui, ele acaba virando por falta de opção e não por gosto ou apreço pela profissão. Mas isso é tema para outra discussão...
Se a bomba que está na sua é a original, pode ser que seja ela a culpada mesmo. Pesquisando no WIS achei um boletim de inspeção. Pode ajudar a te levar ao culpado.
Para falar a verdade tem vários boletins sobre direção dura que valem a pena você dar uma lida:
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Infelizmente precisa ficar no pé dos mecânicos de oficina para o serviço sair direito. Como eu tenho facilidade e gosto por carros, geralmente prefiro fazer as coisas em casa ou acompanho o serviço na oficina pessoalmente.
Tem de tomar cuidado com os trocadores de peça se não acaba exatamente igual o caso do ELV/EZS. Coloquei um procedimento para sangrar o óleo da bomba. Se o cara que trocou não tirou o ar pode ser isso a fonte de problemas.
Se a bomba que está na sua é a original, pode ser que seja ela a culpada mesmo. Pesquisando no WIS achei um boletim de inspeção. Pode ajudar a te levar ao culpado.
Para falar a verdade tem vários boletins sobre direção dura que valem a pena você dar uma lida:
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Infelizmente precisa ficar no pé dos mecânicos de oficina para o serviço sair direito. Como eu tenho facilidade e gosto por carros, geralmente prefiro fazer as coisas em casa ou acompanho o serviço na oficina pessoalmente.
Tem de tomar cuidado com os trocadores de peça se não acaba exatamente igual o caso do ELV/EZS. Coloquei um procedimento para sangrar o óleo da bomba. Se o cara que trocou não tirou o ar pode ser isso a fonte de problemas.
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Accateb obrigado,
Mas minha caixa de direção está ruim pelo seguinte: Do lado do passageiro, o cara especializado em Direção tirou ela, e ela não esta "lisa", ela está com folga e vai meio que travando, ele disse que isso não é normal de forma alguma.
Meu estepe está trincado, a caixa de direção só quebra com pancada/buraco, ou seja, pancada o carro levou sim, se não o estepe não estaria tricando, tanto que vou precisar comprar outro, eu sou segundo dono e ela veio assim.
Mas ok vamos pensar, a caixa está ruim, isso é um fato, mas será que a caixa iria influenciar no peso? Meu carro parece que nem direção hidráulica tem, porém quando o carro está frio (a rotação fica mais alta quando está frio por causa da injeção etc) ela fica mais macia. Na ré quando está quente é quando ele fica mais pesado, quase impossível de virar.
Meu carro nunca teve vazamento de óleo de direção hidráulica, o nível está até um pouco acima do recomendado, e não abaixa de forma alguma.
Falam também que pode ficar sujeira no fim do reservatório, o que você tem para me dizer? Será que a bomba está ruim? Chato demais isso accateb :( :( :(, não consigo entender mais.
Mas minha caixa de direção está ruim pelo seguinte: Do lado do passageiro, o cara especializado em Direção tirou ela, e ela não esta "lisa", ela está com folga e vai meio que travando, ele disse que isso não é normal de forma alguma.
Meu estepe está trincado, a caixa de direção só quebra com pancada/buraco, ou seja, pancada o carro levou sim, se não o estepe não estaria tricando, tanto que vou precisar comprar outro, eu sou segundo dono e ela veio assim.
Mas ok vamos pensar, a caixa está ruim, isso é um fato, mas será que a caixa iria influenciar no peso? Meu carro parece que nem direção hidráulica tem, porém quando o carro está frio (a rotação fica mais alta quando está frio por causa da injeção etc) ela fica mais macia. Na ré quando está quente é quando ele fica mais pesado, quase impossível de virar.
Meu carro nunca teve vazamento de óleo de direção hidráulica, o nível está até um pouco acima do recomendado, e não abaixa de forma alguma.
Falam também que pode ficar sujeira no fim do reservatório, o que você tem para me dizer? Será que a bomba está ruim? Chato demais isso accateb :( :( :(, não consigo entender mais.
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Delfinho,
Com certeza a caixa ruim pode influenciar no peso da direção. A bomba só gera a "energia" hidráulica mas quem faz força na verdade é a caixa de direção (também chamado de setor de direção). É dentro dela que está o atuador hidráulico que converte a pressão da bomba em trabalho mecânico. Se ela está com problemas, a energia que a bomba está gerando pode estar sendo desperdiçada. Tendo tantos indícios que ela levou uma pancada, eu começaria a pesquisa do problema por aí. Uma vedação interna rompida ou danificada dentro da caixa pode deixar o fluído hidráulico passar livremente pelo atuador, fazendo com que a direção fique dura.
Outro ponto para prestar atenção é que seu carro não deveria variar a força necessária para virar entre a ré e a marcha para frente. Talvez a pancada tenha afetado alguma coisa na geometria da suspensão. Recomendo verificar o relatório do último alinhamento para ver se tem algum parâmetro fora do normal.
Sujeira/contaminação: fatal para qualquer sistema hidráulico. Destrói as vedações dos atuadores e bombas do sistema fazendo com que a eficiência caia para zero. Isso vale para o sistema de freio também por sinal. Porém, como seu carro não apresenta vazamentos e não tem indícios de ter sofrido manutenção previa no sistema, acho difícil isso ser a causa. No máximo a contaminação seria o resultado de algum componente interno do sistema que esteja se desintegrando. Você mencionou em outro post que fez a troca do fluído a algum tempo, seria bom verificar com quem fez o serviço se ele notou a presença de partículas no fluído removido (metálicas ou com aspecto de "sujeira").
Recomendo os seguintes testes para tentarmos direcionar a solução:
1. Com o carro frio, em uma superfície de asfalto plana, freio de estacionamento acionado e o câmbio em neutro, vire o voltante de um lado para o outro (batente a batente). Faça uma avaliação da força, ruídos e trancos. Agora pise no acelerador e mantenha umas 3000 rotações no motor. Mantendo o motor acelerado, vire novamente o voltante de uma lado para o outro e avalie se algo mudou.
2. Repita o teste 1 com o carro após ter percorrido um percurso diário seu, antes de deixar ele esfriar.
Se o comportamento com o sistema aquecido (teste 2) for muito pior que com ele frio, diria que o problema é provavelmente relacionado a vazamentos internos no sistema da caixa de direção. O fluído aquecido fica menos viscoso e passa com mais facilidade pelas vedações defeituosas.
Se o comportamento for igual (teste 1 igual ao teste 2), mas aumentar a rotação deixa a direção com o peso normal, o problema pode ser ligado a bomba, deve estar com dificuldade de gerar a pressão/vazão necessária em baixas rotações.
Infelizmente, existe a possibilidade também do problema ser em ambos componentes. Para descartar um ou outro com certeza precisaria testar eles separadamente. A bomba até da para testar instalada no carro se colocar um manômetro para medir a pressão de saída, mas o setor teria de ser testado em bancada própria para medira a força e folgas no sistema.
No mais, tenta achar alguém que recupere essas peças na sua região. Dependendo do dano, trocar algumas vedações internas pode resolver o problema com um custo bem menor que um setor novo por exemplo.
Depois me avisa como foram os testes.
Abs!
Com certeza a caixa ruim pode influenciar no peso da direção. A bomba só gera a "energia" hidráulica mas quem faz força na verdade é a caixa de direção (também chamado de setor de direção). É dentro dela que está o atuador hidráulico que converte a pressão da bomba em trabalho mecânico. Se ela está com problemas, a energia que a bomba está gerando pode estar sendo desperdiçada. Tendo tantos indícios que ela levou uma pancada, eu começaria a pesquisa do problema por aí. Uma vedação interna rompida ou danificada dentro da caixa pode deixar o fluído hidráulico passar livremente pelo atuador, fazendo com que a direção fique dura.
Outro ponto para prestar atenção é que seu carro não deveria variar a força necessária para virar entre a ré e a marcha para frente. Talvez a pancada tenha afetado alguma coisa na geometria da suspensão. Recomendo verificar o relatório do último alinhamento para ver se tem algum parâmetro fora do normal.
Sujeira/contaminação: fatal para qualquer sistema hidráulico. Destrói as vedações dos atuadores e bombas do sistema fazendo com que a eficiência caia para zero. Isso vale para o sistema de freio também por sinal. Porém, como seu carro não apresenta vazamentos e não tem indícios de ter sofrido manutenção previa no sistema, acho difícil isso ser a causa. No máximo a contaminação seria o resultado de algum componente interno do sistema que esteja se desintegrando. Você mencionou em outro post que fez a troca do fluído a algum tempo, seria bom verificar com quem fez o serviço se ele notou a presença de partículas no fluído removido (metálicas ou com aspecto de "sujeira").
Recomendo os seguintes testes para tentarmos direcionar a solução:
1. Com o carro frio, em uma superfície de asfalto plana, freio de estacionamento acionado e o câmbio em neutro, vire o voltante de um lado para o outro (batente a batente). Faça uma avaliação da força, ruídos e trancos. Agora pise no acelerador e mantenha umas 3000 rotações no motor. Mantendo o motor acelerado, vire novamente o voltante de uma lado para o outro e avalie se algo mudou.
2. Repita o teste 1 com o carro após ter percorrido um percurso diário seu, antes de deixar ele esfriar.
Se o comportamento com o sistema aquecido (teste 2) for muito pior que com ele frio, diria que o problema é provavelmente relacionado a vazamentos internos no sistema da caixa de direção. O fluído aquecido fica menos viscoso e passa com mais facilidade pelas vedações defeituosas.
Se o comportamento for igual (teste 1 igual ao teste 2), mas aumentar a rotação deixa a direção com o peso normal, o problema pode ser ligado a bomba, deve estar com dificuldade de gerar a pressão/vazão necessária em baixas rotações.
Infelizmente, existe a possibilidade também do problema ser em ambos componentes. Para descartar um ou outro com certeza precisaria testar eles separadamente. A bomba até da para testar instalada no carro se colocar um manômetro para medir a pressão de saída, mas o setor teria de ser testado em bancada própria para medira a força e folgas no sistema.
No mais, tenta achar alguém que recupere essas peças na sua região. Dependendo do dano, trocar algumas vedações internas pode resolver o problema com um custo bem menor que um setor novo por exemplo.
Depois me avisa como foram os testes.
Abs!
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Vou fazer os testes Accateb, valeu! Você é muito legal! :D :D :D
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definho- Usuário Bronze
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
Engenheiro aeronáutico, mas as vezes finjo que entendo de carro também...
accateb- Moderador
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Re: Código da Bomba de Direção não bate, W204 C200K 2009
accateb, acabei de dar um print e imprimir esse método por você descrito. Gosto de ter muitas coisas a mão já para fazer testes.
Ramon Lourenço Patricio- Usuário Bronze
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