Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

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Mensagem por NMoro Sáb 21 Jan 2017 - 14:02



Confrades, tudo bem?

Encontrei uma mancha de óleo na lataria próximo ao kompressor da minha estrela. Alguém sabe o que pode ser?

O carro está normal sem nenhum barulho diferente. 

Segue algumas fotos:

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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por NMoro Dom 19 Fev 2017 - 15:12



Apenas informando que o óleo que eu suspeitava ser do Kompressor  nada mais é do óleo que o mecânico deixou vazar quando foi trocado o óleo do motor.
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Mensagem por Ozéas dos Santos Ter 9 maio 2017 - 14:12



Boa tarde, Companheiros.

 Gentileza, estou iniciando agora com os companheiros.
 
 Comprei uma Mercedes Compressor C 200 ano 2009/2010, executei a substituição do óleo de  motor e filtros e substituição do óleo diferencial.

 Peço à fineza aos companheiros me informarem a classificação e intervalo de troca do óleo do compressor e também da transmissão.

 Forte Abraço.
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Mensagem por Convidado 8 Ter 9 maio 2017 - 21:30



Olá Confrade Ozéas dos Santos. Como vai?
Para postar nas áreas técnicas do Fórum é necessário que você faça a sua apresentação para que  possamos saber de quem se trata e recepcioná-lo da maneira adequada.
Para facilitar, indico o link abaixo:
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Mensagem por NMoro Qui 15 Jun 2017 - 14:13



Pessoal, tudo bem?

Atualizando o post, o vazamento voltou a ocorrer, e com mais tempo na oficina, foi detectado que embaixo do Kompressor tinha uma pequena mangueira do motor que estava rachada. A mesma foi trocada e o vazamento não ocorreu mais. 

O vazamento não estava relacionado ao Kompressor. 

Abs
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Sáb 12 Out 2019 - 17:28



Confrades,

Parei pra fazer uma revisão hoje no veículo, retirei a mangueira do supercharger e para minha surpresa havia vestígios de óleo do supercharger nela

Como eu possuia um oleo ACDelco e uma seringa, suguei o óleo velho, e deu apenas 100ml. Ou seja, parece que cerca de 10 ou 20ml do superchaeger "vazaram" na mangueira. Completei com 118ml do ACDelco e um pouco de militec, uma vez que eu nao poderia parar o carro pra retirar o supercharger hoje.

Quais as prováveis causas deste vazamento? O que me orientam a fazer?


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Mensagem por Convidado 8 Dom 13 Out 2019 - 22:03



Rafael, mas pra fazer a troca do óleo do compressor precisa remover o charger? Não dá pra fazer usando a mangueirinha e a seringa? Acho que esses 118ml que você colocou é a capacidade total do M62 mesmo. Porque adicionou Militec?
Abs
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Dom 13 Out 2019 - 23:28



EfBauru escreveu:Rafael, mas pra fazer a troca do óleo do compressor precisa remover o charger? Não dá pra fazer usando a mangueirinha e a seringa? Acho que esses 118ml que você colocou é a capacidade total do M62 mesmo. Porque adicionou Militec?
Abs

Sim, confrade ... só precisa retirar a mangueira do filtro de ar e a da saída do supercharger, que já é possivel acessar o bujão, eu retirei o oleo velho e adicionei o novo com uma seringa. Mas acredito que precisarei retirar o supercharger pra analisar este vazamento, não era pra ter óleo ali. Limpei bem o local, vou rodar mais um pouco e voltar a abrir a mangueira pra ver se o vazamento persiste ... existe algum anel de vedação ou "respiro" neste supercharger pra gerar este vazamento? Sobre o militec, sou da turma que acredita nos efeitos positivos dele, então costumo utilizar rs
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Dom 13 Out 2019 - 23:37



Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  :crying:
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Dom 13 Out 2019 - 23:39



NMoro escreveu:Pessoal, tudo bem?

Atualizando o post, o vazamento voltou a ocorrer, e com mais tempo na oficina, foi detectado que embaixo do Kompressor tinha uma pequena mangueira do motor que estava rachada. A mesma foi trocada e o vazamento não ocorreu mais. 

O vazamento não estava relacionado ao Kompressor. 

Abs

Confrade, interessante esta informação ... pode dar mais informações sobre que mangueira é essa? É algo comum de se acontecer? Abraços
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Mensagem por accateb Seg 14 Out 2019 - 10:19



Rafael Possatto Gaigher escreveu:Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  :crying:

Rafael, eu ia te perguntar se não era simplesmente óleo de motor acumulado por conta da recirculação de gases do carter, mas se ele fedia a queijo suspeito que seja o óleo do compressor mesmo. Você pode estar com os selos dos rolamentos do compressor começando a vazar. Acho que o jeito mais fácil antes de remover o compressor seria completar e monitorar o nível.

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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Seg 14 Out 2019 - 11:19



accateb escreveu:
Rafael Possatto Gaigher escreveu:Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  :crying:

Rafael, eu ia te perguntar se não era simplesmente óleo de motor acumulado por conta da recirculação de gases do carter, mas se ele fedia a queijo suspeito que seja o óleo do compressor mesmo. Você pode estar com os selos dos rolamentos do compressor começando a vazar. Acho que o jeito mais fácil antes de remover o compressor seria completar e monitorar o nível.

Abs


Confrade, pra ser sincero nao me lembro se verifiquei o cheiro deste óleo que estava na mangueira, fiquei tao apavorado que ja fui verificar quanto de óleo tinha no supercharger (esse oleo que senti o cheiro após retirar do supercharger). Vou ligar no mecânico pra lembrar se ele verificou este oleo na hora. 

Nao sabia que poderia existir vestigios de oleo de motor ali e que isso é normal, fiquei até aliviado agora pois pode ser isso. Vou fazer exatamente a sua sugestao, monitorar a saida do supercharger pra ver se aparece oleo ali de novo!
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Mensagem por accateb Seg 14 Out 2019 - 13:27



Por questões de norma ambiental motores são obrigados a re-circular os vapores de óleo do carter. Os fabricantes fazem isso jogando na admissão esses vapores para serem queimados junto com o combustível. Por isso, é 100% normal ter vestígios de óleo na admissão do motor após o ponto onde a recirculação de gases entra na admissão.

Obviamente estamos falando de vestigios de óleo (que condessa do vapor de óleo), se começar a aparecer uma abundancia de óleo de motor na admissão aí pode ser sintoma de algum outro problema.

Não conheço o M271 pré-CGI em muitos detalhes, mas é fácil de identificar onde entra a re-circulação de gases. Deve ter um tudo saindo do lado direito do cabeçote (considerando a orientação do carro) que entra na admissão de ar. Dali para frente no circuito da admissão, é normal ter restos de óleo.

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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Seg 14 Out 2019 - 22:02



Entendido, confrade. Vou fazer os testes e ver se voltou  aparecer oleo ali ... e qual é (motor ou supercharger). Muito obrigado pelas dicas!
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Sáb 2 Nov 2019 - 13:55



accateb escreveu:Por questões de norma ambiental motores são obrigados a re-circular os vapores de óleo do carter. Os fabricantes fazem isso jogando na admissão esses vapores para serem queimados junto com o combustível. Por isso, é 100% normal ter vestígios de óleo na admissão do motor após o ponto onde a recirculação de gases entra na admissão.

Obviamente estamos falando de vestigios de óleo (que condessa do vapor de óleo), se começar a aparecer uma abundancia de óleo de motor na admissão aí pode ser sintoma de algum outro problema.

Não conheço o M271 pré-CGI em muitos detalhes, mas é fácil de identificar onde entra a re-circulação de gases. Deve ter um tudo saindo do lado direito do cabeçote (considerando a orientação do carro) que entra na admissão de ar. Dali para frente no circuito da admissão, é normal ter restos de óleo.

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Confrade accateb, vc é o cara! Hoje tive tempo pra parar e abrir de novo a mangueira de saída do supercharger. Novos vestigios de óleo, mas analisando a coloração, viscosidade e cheiro, com certeza é óleo de motor e não óleo do supercharger ... obrigado pela dica!

Agora outra questão que me intriga: se eu retirei apenas 100ml de óleo do supercharger e não tem vazamento, onde estão os outros 20ml? Existe a possibilidade deles terem sido "consumidos" nos 100.000km e 9 anos do veículo? Se eles estavam dentro do supercharger e eu simplesmente não fui eficiente na retirada, os mesmos ficaram lá, com a adição de mais 130ml deve ter cerca de 150ml de óleo + militec dentro do supercharger. Qual seria risco de rodar com este óleo em excesso?

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Mensagem por Convidado 8 Sáb 2 Nov 2019 - 20:24



Rafael (entrando na conversa...) pelo que vi em vídeos gringos, quando se adiciona o óleo novo no Supercharger utilizando-se a mangueirinha e seringa, o excesso sai pelo próprio orifício do bujão, pois ultrapassando o nível da rosca, o excesso escorre, ou seja, atingiu a quantidade correta, começa a vazar.
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Mensagem por Rafael Possatto Gaigher Sáb 2 Nov 2019 - 20:30



EfBauru escreveu:Rafael (entrando na conversa...) pelo que vi em vídeos gringos, quando se adiciona o óleo novo no Supercharger utilizando-se a mangueirinha e seringa, o excesso sai pelo próprio orifício do bujão, pois ultrapassando o nível da rosca, o excesso escorre, ou seja, atingiu a quantidade correta, começa a vazar.
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Confrade, obrigado pela informação! De fato ao completar o óleo, um pouco escorreu pelo bujão, na hora achei que pudesse ser o posicionamento errado da seringa, e era de fato ja nos últimos volumes ... tudo certo então com o supercharger! Aproveitando, ja trocou o da sua estrela? Tenho a seringa e mangueira aqui, e um frasco de ACDelco sobrando, se quiser so trazer umas cervejas e a gente faz kkk
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Mensagem por Convidado 8 Sáb 2 Nov 2019 - 20:38



Isso mesmo, Rafael.
Grato pela oferta, mas acabei de vender minha estrela. Havia comprado 2 frascos do ACDelco, mas não tive a oportunidade de trocar o óleo do compressor, missão assumida pelo novo proprietário.
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Fil Qua 7 Set 2022 - 14:27



Confrades, como vão?

Gostaria de trocar o óleo do compressor preventivamente. Qual o óleo indicado? Não consegui encontrar pela lista de fluídos homologados pela Mercedes.
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Mensagem por jaystevenns Qui 15 Set 2022 - 13:09



Fil escreveu:Confrades, como vão?

Gostaria de trocar o óleo do compressor preventivamente. Qual o óleo indicado? Não consegui encontrar pela lista de fluídos homologados pela Mercedes.
Existe previsão para troca do óleo do supercharger ? Gostaria de saber pois nunca ouvi falar nisso.
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Fil Dom 18 Set 2022 - 22:07



jaystevenns escreveu:
Fil escreveu:Confrades, como vão?

Gostaria de trocar o óleo do compressor preventivamente. Qual o óleo indicado? Não consegui encontrar pela lista de fluídos homologados pela Mercedes.
Existe previsão para troca do óleo do supercharger ? Gostaria de saber pois nunca ouvi falar nisso.
Não, não existe. Mas sou da opinião que todo óleo perde a sua propriedade com o tempo e, portanto, vale trocar.

O pessoal aí em cima está comentando sobre a troca desse óleo. Mas queria saber qual a especificação.

Abraço
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Fil Dom 23 Out 2022 - 19:57



Olá Confrades! Como vão?

Me permitam subir o tópico, pois sigo precisando de ajuda para saber qual a especificação do óleo do compressor.

Abraço a todos.
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Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por DIC_N Qua 11 Set 2024 - 21:21



Também gostaria de saber qual a especificação do óleo.
Ouvi até boatos, em fórum da gringa, que utilizam óleo para a turbina de avião. Acho que é conversa fiada.
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