Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Antonio Vargas Qua 15 Fev 2017 - 11:17



Bom dia a todos

Venho pensando seriamente em comprar um classe c 180, usado, 2012,  ao invés de trocar meu Civic por um mais novo. No entanto, me assusta a perspectiva de haver um custo de manutenção muito elevado. Mina intenção é ficar com o carro uns 5 anos, logo rodar uns 100 mil com ele. Supondo que encontre um carro com cerca de 80 mil, gostaria de saber se os amigos podem me orientar sobre a questão. Po exemplo: Qual o custo aproximado de uma revisão a cada 10 mil, supondo que seja feito apenas o indicado pelo manual? E no aso de haver algo extra, o que é mais comum de estragar entre 80 e 180 mil km e mais ou menos o custo? Opções de mecânicas qualificadas na Grande Florianópolis ajuda também.
Espero que entendam que desejo comprar uma mercedes para desfrutar do carro e não comprar um stress cortando outros prazeres para poder manter o carro em bom funcionamento. Sei que o Civic não pode ser comparado com um classe c, mas também sei que o civic não estraga e quando estraga não preciso arrancar os olhos da cara nem gastar todo o décimo terceiro.
Outra questão que gostaria que me informassem, se forem gentis, é a questão de facilidade em encontrar peças quando necessário pois uso diariamente o carro e não posso ficar 15 ou 30 dias sem carro esperando uma peça chegar.
Se puderem me ajudar, eu realmente agradeço.
Muito obrigado


Última edição por Antônio Elias em Qua 15 Fev 2017 - 22:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título - inserido o modelo para direcionar o foco)
Antonio Vargas
Antonio Vargas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2017
Interesses : mercedes classe c
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por W204 Qua 15 Fev 2017 - 22:22



Antonio,

Por gentileza, faça a sua apresentação na área de novos usuários para que possamos lhe conhecer e ajudar da melhor maneira, além de ser necessária para a utilização da área técnica.

Um abraço.

_________________
Das Beste oder nichts.
W204
W204
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3318
Data de inscrição : 01/05/2016
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Convidado 9 Qua 15 Fev 2017 - 22:34



Antônio Vargas, não obstante estarmos aguardando a sua apresentação aos demais Confrades já muito bem orientada pelo colega Moderador [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], na questão "conteúdo" acompanhe por fineza pois teremos que reposicionar o tópico movendo-o desta seção de dicas gerais aplicáveis a mais de um modelo (não é o caso) para a área técnica do modelo W204 para continuidade do debate por lá.

Tópico movido.


Última edição por Antônio Elias em Qui 16 Fev 2017 - 0:55, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : mover tópico)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Convidado 9 Qua 15 Fev 2017 - 23:30



Caro Antônio Vargas, 

Para uma pessoa iniciante na marca compreender como funciona manutenção de Mercedes-Benz, vou tentar detalhar um pouco mais. Basicamente as revisões de MB são controladas e/ou monitoradas através de um sistema eletrônico chamado Assyst que projeta as intervenções atuais e futuras conforme a KM percorrida (caso de W204 a cada 7.500 Km) ou pelo tempo (anualmente), valendo o que vencer primeiro; segundo aspecto, a cada revisão se zera o Assyst no painel e reposiciona para a revisão seguinte, em Mercedes não se usa colar no para-brisas aqueles adesivos de troca de óleo mormente utilizados em carros de marcas comuns, o controle correto é totalmente eletrônico. 

O scanner utilizado pela Mercedes é conhecido como Star Diagnózis, utiliza um programa chamado Xentry, quando se pluga o Star na entrada de leitura do veículo, o programa mostra ao reparador qual é o nível de revisão para aquele momento e Km em 2 níveis, Assyst A e Assyst B (na Europa e parte da Ásia há até 3 subdivisões de cada um destes níveis que pode chegar até nível H salvo engano), no Brasil chamamos de revisão de Assyst A para as rotineiras (óleo do motor, filtros em geral e etc) e Assyst B para revisões consideradas mais pesadas ou completas, envolvendo as mesmas ações da A mais verificação de vazamentos e ruídos no motor, a transmissão, ruídos na suspensão com checagem de folgas, troca de amortecedores, de correia, velas de ignição e etc.     

Estou citando esses detalhes por que você pediu custo de manutenção para um iniciante, ou seja entenda-se como sendo alguém que ainda não está familiarizado com o programa de manutenções de Mercedes.

As ações estão previstas no manual? Sim.

O custo de manutenção muda conforme feito em Concessionária e se feito em especializadas MB independentes e pode apresentar variações se feita em multimarcas sem conhecimento específico da marca, onde o custo aparentemente menor na verdade pode representar uma "cilada" que estourará adiante em serviços e manutenções não realizadas, ou realizadas incorretamente que precisarão de correção adiante, um exemplo simples que tem ocorrido é numa troca de óleo de motor que em princípio seria algo simples, temos tido conhecimento de aplicação errada de filtro (e outros componentes), a haste interna da tampa quebra, prejudica a circulação do óleo na parte alta do motor e barulhos sinalizando o problema típicamente de mão-de-obra desqualificada para mexer em Mercedes, exemplo de uma variável que influi nos custos para corrigir serviço errado.   
  
Escolha de peças: é outro ítem que o custo depende do que o proprietário vai optar, se vai fazer tudo em Concessionária? Vai entremear revisões principais na Concessionaria e restante pesado fora? Tudo fora do dealer?

Ponto importante: só se compra qualquer componente de Mercedes de um parafuso a um farol com o part-number pesquisando pelo chassis no Catálogo Eletrônico de Peças (EPC), aqui no fórum Moderadores e vários usuários tem acesso e apoiam habitualmente os Confrades que precisam.

Outro ponto importantíssimo: todos os fluídos, líquidos, óleos de qualquer tipo e aplicação testados e aprovados pela Mercedes-Benz são listados pela fábrica em Normas e disponibilizamos no Portal nestes tópicos, basta     consultar tudo que é aplicável a uma W204 CGI:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem um outro tópico aberto pelo Moderador [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que é bem completo.

Estou citando tudo isso para você ter uma idéia geral de como funciona para você escolher no futuro qual melhor caminho para manter uma W204, dentro da sua realidade, programação e etc
 
O que se faz por tempo? Em resumo, as principais revisões por tempo são o fluído do arrefecimento que tem que ser trocado a cada 3 anos e fluído de freio a cada 2. 

Arrefecimento, gasta no máximo 3 litros de fluído homologado pela MB, exemplo Pentosin antefreeze custa em torno de R$ 50,00 o litro no balcão de Concessionária, usando um mecânico de sua confiança que deve te cobrar no máximo uns R$ 200,00 retirar o vaso de expansão, fazer toda a limpeza do sistema antes de reaplicar o fluído misturado na proporção de 40% de aditivo com 60% de água desmineralizada (média de R$ 5,00 cada litro), vai gastar em oficina independente em torno de R$ 300 a 380,00.

Fluído de freio: Mercedes só homologou produtos Dot 5.1 ou equivalente (4 Extra), gasta 1 litro em torno de R$ 80,00 mais mão-de-obra. Oficina independente em torno de R$ 100 a 150,00.

Revisões por tempo ou Km: troca do fluído da transmissão automática 722.9 (nove marchas, fluído mais caro), recomendada a cada 4 anos ou 60.000 Km, o que ocorrer primeiro. Neste caso vai gastar 8 litros do óleo recomendado pela MB, mais filtro e junta de borracha do cárter mais a mão de obra especializada para checar tudo, ver se tem limalhas e etc e dar sinal verde para troca do fluído, isso significa que você comprar uma C180 com óleo da caixa vencido, certeza que vai gastar em torno de mais ou menos R$ 2.000,00 acho fazendo em oficina independente ou aproveitando descontos em pacote de revisão gastará em torno de uns R$ 2.500,00 - ou até menos, geralmente negociável - no cômputo geral do valor final da fatura no dealer.  

Fazendo todas essas revisões previsíveis por tempo em Concessionária, considere que a mão-de-obra no dealer gira em torno de R$ 350 a 400,00 a hora e fora varia conforme a oficina.

Pacotes de revisões em Concessionárias saem mais em conta do que levar o carro para eles para realizar um serviço separado, fora da revisão programada. 

Assyst A numa C180 2012 em Concessionária vai gastar anualmente em torno de R$ 1.200 a R$ 1.500,00, depende de cada Concessionária, cada uma tem o valor de pacote (para as MB usadas mais recentes existem planos pré-adquiridos à parte pelo primeiro dono). 

Assyst B depende do que for constatado, em situação normal, não se encontrado nenhum problema "surpresa", diria em torno de R$ 2.000,00, proprietários do modelo poderão lhe dizer com mais propriedade.

Fazendo em oficina independente, acredito que possa "economizar" em torno de 30 a 40% do valor, coloquei economizar entre aspas por que depende se o reparador e o proprietário vão seguir à risca o plano de manutenção recomendado pela fábrica e fazendo fora não terá histórico registrado no sistema da fábrica nem o manual carimbado, vantagem para uns, desvantagem na visão de outro, decisão muito pessoal

Agora, o que acho que pode mudar esse quadro? 

Se você escolher para compra um exemplar sem histórico comprovado de manutenções isso pode representar gasto com problemas ocultos que aparecerão na pré-compra.

Carros com injeção direta precisam passar por uma avaliação prévia antes da compra, reparador verificar funcionamento geral do turbo, sensores e módulos, aconselha-se como condição sine-qua-nom passar o Star para evitar surpresas posteriores. 

Aconselho nunca olhar uma W204 com motor quente, observe o funcionamento do motor frio pela manhã logo após a partida, se o motor rajar tipo máquina de costura nos primeiros minutos e continuar com ruído muito excessivo tipo motor diesel (leve é normal dos bicos piezoelétricos) ou descarta logo ou se o carro for algo muito interessante leva para um mecânico experiente com Mercedes para avaliar, problema tido como recorrente nesses motores sem uma origem pré-determinada, cada caso um caso. 

Demais aspectos, deixo para os proprietários do modelo ajudá-lo.

Sucessos nas buscas. 

Abraços.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por anigrof Qui 16 Fev 2017 - 4:11



Amigo, se vc fosse comprar uma zero km ou pouquíssimo rodada, tipo ate 20 mil km comprovados, tudo bem.
Fora isso, vc vai ter dor de cabeça e sentira falta do civic.
A maioria é apaixonada por MB e o custo de manutenção é bem mais elevado se compararmos com civic/corolla!
Abs
anigrof
anigrof
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 623
Data de inscrição : 16/05/2010
Interesses : CARROS, principalmente MB!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Kleberbh Qui 16 Fev 2017 - 13:22



Estou pensando em vender a minha C 180 CGI 2010/2011, caso tenha interesse entre em contato.
Carro usado somente para viagens.
Ela está hj com  menos de 35.000 km rodados.

Abs.
Kleberbh
Kleberbh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 68
Data de inscrição : 17/04/2015
Interesses : Contatos sobre as Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por efarias Qui 16 Fev 2017 - 20:47



Venho de dois Accord e realmente o custo é mais elevado, mas não assustador, compensa pelo prazer de dirigir e da segurança que o carro passa. Na verdade, dependendo do serviço que o carro precisar os custos são até equivalentes, como uma manutenção de Câmbio, por exemplo.

No mais, não me arrependo da troca, hoje, por exemplo, resolvi consultar o computador de bordo e vi incríveis 13,3 Km/l no misto cidade/estrada, coisa impossível de se obter num Civic e mais ainda num Accord. Confirmei a média ao abastecer, o que me deixou muito feliz.
efarias
efarias
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 95
Data de inscrição : 19/09/2016
Interesses : Viagens
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Guest Sáb 18 Fev 2017 - 13:00



muito obrigado Antonio Elias para sua excelente artigo - analise aqui.

Para mim muito interessante o preços ficar cobrado aqui no Brasil.  :crying:

imaginar minha V140 com M119 no concessionário :holidayspirit:.

mas aposentado (muito tempo disponível) e com Stardiagnosis e WIS, minhas custas do manutenção ficar em baixo do um carro comum aqui. em caso uma coisa quebrar grande ou com alto peso, o dor do cabeça chegar.

Infelizmente aqui nao tem motores, cambio automática quebrado e barato para comprar e reparar. o preços para carros com danos ficar absurdo alto aqui. no outro lado preços para carros em excelente estados ficar interessante no Brasil.

concluso: muito trabalho em futura...

abraços.
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por AUSR444BRA Dom 19 Fev 2017 - 10:55



quer mercedes boa é dos anos 90 pra baixo, as mais novas o bicho pega.
AUSR444BRA
AUSR444BRA
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 143
Data de inscrição : 08/10/2010
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Bom dia, Antônio. Tenho uma 2012/12 72 mil Km todas as rev. feitas em autorizadas. R$ 78 mil. BC-SC

Mensagem por RONALDO BERRETTA Seg 14 Nov 2022 - 12:26



Antonio Vargas escreveu:Bom dia a todos

Venho pensando seriamente em comprar um classe c 180, usado, 2012,  ao invés de trocar meu Civic por um mais novo. No entanto, me assusta a perspectiva de haver um custo de manutenção muito elevado. Mina intenção é ficar com o carro uns 5 anos, logo rodar uns 100 mil com ele. Supondo que encontre um carro com cerca de 80 mil, gostaria de saber se os amigos podem me orientar sobre a questão. Po exemplo: Qual o custo aproximado de uma revisão a cada 10 mil, supondo que seja feito apenas o indicado pelo manual? E no aso de haver algo extra, o que é mais comum de estragar entre 80 e 180 mil km e mais ou menos o custo? Opções de mecânicas qualificadas na Grande Florianópolis ajuda também.
Espero que entendam que desejo comprar uma mercedes para desfrutar do carro e não comprar um stress cortando outros prazeres para poder manter o carro em bom funcionamento. Sei que o Civic não pode ser comparado com um classe c, mas também sei que o civic não estraga e quando estraga não preciso arrancar os olhos da cara nem gastar todo o décimo terceiro.
Outra questão que gostaria que me informassem, se forem gentis, é a questão de facilidade em encontrar peças quando necessário pois uso diariamente o carro e não posso ficar 15 ou 30 dias sem carro esperando uma peça chegar.
Se puderem me ajudar, eu realmente agradeço.
Muito obrigado
RONALDO BERRETTA
RONALDO BERRETTA
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2022
Interesses : Compra e Venda
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por RONALDO BERRETTA Seg 14 Nov 2022 - 12:32



Cor grafite, pneus novos, velas novas trocadas com 70 mil Km na revisão.
Veículo sem detalhes, como novo, filtros de ar (cabine e motor) filtro de combustível etc. Nada a fazer. IPVA 2022 e tudo funcionando como zero.
Wats (21) 98075-9997
RONALDO BERRETTA
RONALDO BERRETTA
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2022
Interesses : Compra e Venda
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por RONALDO BERRETTA Seg 14 Nov 2022 - 12:33



Pastilhas e discos de feio também novos.
RONALDO BERRETTA
RONALDO BERRETTA
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 14/11/2022
Interesses : Compra e Venda
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Ceará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Marujo_BSB Qui 17 Nov 2022 - 11:11



RONALDO BERRETTA escreveu:Pastilhas e discos de feio também novos.
Ronaldo sugiro que vc faça um anuncio por favor. Este topico é para ajudar o confrade não para anunciar carros
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012  Empty Re: Custo de manutenção para um iniciante - C180 2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos