Criando uma Planilha - AJUDA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Passerin Sex 7 Abr 2017 - 20:23



Pessoal,

O tempo disponível, somado a mania de fazer planilhas no excel, estou querendo desenvolver 2 planilhas para controlar minha A160, a primeira seria uma de custo km/rodado e a segunda de "CTM - Controle Técnico de Manutenção", esta uma mania dos tempos de aviação.

O que eu gostaria de idéias de voces é o seguinte, eu vou copiar óbvio o plano de manutenção que consta no manual, quanto a revisão A e B! Porém como o carro já tem 18 anos e 188 mil rodados, convém reduzir o intervalo das revisões?

Segundo ponto... óleo e filtros a 5 ou 10 mil? Todos os filtros? Ou por exemplo filtro de ar ou da cabine/ar-condicionado pode ser esticado o intervalo de revisão? Quantos KM em condições normais dura um pneu? Eu sempre troquei por inspeção visual não me sinto confortavel com pneus com sulcos rasos.

Então queria saber qual intervalo ideal de troca dos seguintes componentes (observando a questão da idade/km do carro)...

- Oleo de motor (e optar pelo mineral ou sintético? 10W40 mesmo?)
- Fluido Hidraulico
- Filtro de Gasolina
- Filtro de Oleo
- Filtro de Ar
- Filtro de ar-condicionado
- Liquido de arrefecimento

A partir das variáveis de km, aí vou calcular o famigerado custo km/rodado, para já ir fazendo a reserva de manutenção, para não infartar igual aconteceu com o C3, risos... quando a planilha ficar pronta, rola até de compartilhar aqui, vai que tem outro maniaco de excel né?
Passerin
Passerin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 198
Data de inscrição : 08/10/2010
Interesses : W168 W202 W204
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Re: Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Convidado 9 Sáb 8 Abr 2017 - 2:28



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], sempre mantive planilha das minhas MBs e outros carros que tive, mas faço apenas quadros simples com data, km, oficina, preço, peça/revisão e observação próxima troca; facilitam muitíssimo, mas ainda não cheguei no nível de montar em excel. rsrsrs

Sugiro: 
- Oleo de motor (e optar pelo mineral ou sintético? 10W40 mesmo?) - evite mineral, já me manifestei a respeito noutro tópico sobre óleo. Uso seguinte critério: semi a cada 5000 Km ou 8 meses e sintético a cada 7.500 ou 1 ano, o que vencer primeiro. 
- Fluido Hidraulico -da direção? Nas embalagens do Pentosin CHF 11S consta que vence em 5 anos que seria o período de troca;
- Filtro de Gasolina - por ser combinado com regulador de pressão na prática troco a cada 25.000km em função dessa mijolina vendida nos postos, Assyst prevê 40 salvo engano, não passa de 30.000 km já começa aumentar consumo e alterar o funcionamento do motor, exceto usando pódium ou shell racing alterando o mapeamento da mistura no módulo de injeção pelo Star;
- Filtro de Oleo - motor, a cada troca óleo, não é bom reaproveitar o cartucho;
- Filtro de Ar - do motor, depende, se rodar só em estradas asfaltadas sem muito pó pode ser que dê para trocar pela validade do produto que se estende até 24 meses, mais prudente substituir junto com as trocas de óleo do motor; 
- Filtro de ar-condicionado - eu troco anualmente junto com aplicação de higienizador na cabine, só aplico o certo que é com carvão ativado, filtros comuns não aguentam nem 6 meses, não filtra todas as impurezas;
- Liquido de arrefecimento - a cada 3 anos;

Acrescentaria na sua lista:
- Fluído de freios - a cada 2 anos, importante aplicar somente DOT 5.1;

Essa questão de reduzir prazo de manutenções acho que não é por aí não, tomo como exemplo o que faço há 7 anos com a ML320, o nosso A190 já está 5 anos conosco, faço preventivas por tempo e troquei todos componentes de borracha que ressecam e se tornam imprestáveis geralmente após 10 a 15 anos, os coxins do motor por exemplo no W168 é conveniente trocar por KM a cada 50.000 para evitar movimentação do conjunto e causar mal contato na tomada do módulo injeção, mesmo os originais é muito difícil coxim ir além disso, amortecedores no W168 geralmente desgastam primeiro os dianteiros, do nosso troquei aos 55.000 Km logo após a compra mas creio que foi reflexo do uso na época do dono anterior, por que aguenta muito mais dependendo da tocada, forma de uso, tipo de piso que roda com mais frequência e etc, já os amortecedores traseiros não sei exatamente por qual razão costumam durar mais tempo, do nosso ainda são os linha de montagem com 89.000 km e ainda rodam muito, cuidado com a famosa caçoleta haste do tramulador que é uma peça barata que deixa na mão quando menos se espera, custa máximo uns R$ 40,00, veja se no carro já está a peça atualizada que dizem foi reforçada pela MB, o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da Sinal Verde aconselha checagem anual desta pecinha, se rachar ou folgar vai ter dificuldade para engatar marchas e se cair nessa situação na mão de oficina picareta ou mesmo multimarcas que não conhecem bem de W168 condenam atuador ou kit embreagem e etc e fica exposto a uma boa prejota desnecessária. 

Abraços.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Re: Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Passerin Sáb 8 Abr 2017 - 18:37



Belo bate bola... 

Eu procurei referência no manual de manutenção sobre o filtro de gasolina e não encontrei. Mesclando eu, com os intervalos previstos no manual ficou assim a vida útil de cada item em KM (No parentese caso vença idade primeiro):

Pneus - 60.000
Velas - 50.000
Oleo Motor - 5.000
Fluido de Freio - 50.000 (1 ano)
Filtro de Ar-Cond - 15.000
Filtro de Carvão do Ar-Cond - 50.000 (4 anos) - é a mesma coisa do filtro de ar de cabine?
Filtro Oleo Motor - 5000
Limpeza Ar-Cond - 15.000
Gás do Ar-Cond - 85.000 (isso é polêmico...)
Correia POLY-V - 50.000
Alinhamento - 5.000
Rodízio dos Pneus - 5.000

O manual prevê uma REVISÃO A a cada 15.000 Km e uma REVISÃO B a cada 22.000, só que fiquei na dúvida entre, executei uma A aos 145.000 km, a B seria nos 167.000 correto? Mas aí a próxima A cairia 6.000 pós a última B?
Passerin
Passerin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 198
Data de inscrição : 08/10/2010
Interesses : W168 W202 W204
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Re: Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Convidado 9 Sáb 8 Abr 2017 - 23:04



Gás do A/C onde você viu essa previsão de KM? O R134 que saiba dura o tempo vida útil do automóvel. 

Não entendi o 50.000 no fluído de freio e 1 ano, esse fluído DOT 5.1 se troca somente por tempo, a cada 2 anos; fluído do sistema de arrefecimento da mesma forma por tempo, a cada 3 anos. 

Filtro carvão ativado do A/C sim, mesmo de cabine, trocado por fora retirando a grade abaixo do para-brisa, meio trabalhoso, mas dá para fazer em casa com calma, tem tutorial no Fórum.

Filtro de combustível tem sim , página 27 do manual de manutenção (mesmo que contém os carimbos de revisões de Concessionária), está "Trabalhos adicionais de manutenção a cada 50.000 a 70.000 Km (se a quilometragem indicada não for atingida, no máximo a cada 4 anos)" junto com troca das velas de ignição, troca a correia de acionamento poly V e o fluído de freio (caso a troca por limite de tempo não tenha sido efetuada).

As revisões A e B são intercaladas assim mesmo mas olhando cada ítem por tempo e KM, quando pluga o Star o softer mostra o que está pendente, mas não como nesses casos de carros mantidos fora de Concessionária não há como seguir à risca as projeções do Assyst, pode ter ficado revisões para trás sem fazer, na minha opinião o mais prático (não sei se seria o mais viável por causa do gasto) seria fazer uma revisão geral começando tudo do zero, do jeito que você está planejando teria que ter certeza do que já foi feito pra trás para projetar próximas revisões.

Não vi na sua lista troca dos rolos inversores de correia do A/C e esticador da poly feita a cada 40.000 Km.

Tem o manual?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Re: Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Passerin Dom 9 Abr 2017 - 17:24



Vamos por itens

- O gás do A/C eu fiz uma estimativa pelo intervalo da troca, na verdade seria 185, digitei 85.
- Tenho o manual
- Devo estar cego, nassa parte dos trabalhos adicionais de mnt entre 50000-70000km... ou 4 anos não vi o filtro de comb.
- O fluido de freio saiu justo da seção...

A minha idéia é executar uma "B" e partir daí começar o controle, só estou na dúvida é da periodicidade, se será 0 a 15 e aí zera de novo para ir até 22 e volta a 0 pra ir a 15... no bate-bola da A e B.

Quanto ao esticador da poly, não vi no manual não...
Passerin
Passerin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 198
Data de inscrição : 08/10/2010
Interesses : W168 W202 W204
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma Planilha - AJUDA Empty Re: Criando uma Planilha - AJUDA

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos